terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UFSBA tem 2.550 vagas de ensino superior para Itabuna




Depois de 100 anos de emancipação política e de se destacar no Sul da Bahia na oferta de ensino médio e de ensino superior, mantido por faculdades privadas, o município de Itabuna, finalmente, vai sediar uma universidade pública. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), deverá funcionar em 2014 e terá campus e reitoria nesta cidade. Para isso, a Comissão de Implantação já recebeu do prefeito Claudevane Leite três sugestões de terrenos para funcionamento da universidade. A UFSBA ofertará para Itabuna 2.550 vagas e um total de 18 mil alunos em todas as cidades onde vierem a ser instalados campi e colégios universitários (Cunis).
 

O projeto da universidade está tramitando na Câmara dos Deputados e pela importância de sua aprovação ainda neste semestre, o prefeito Claudevane Leite e demais prefeitos da região irão a Brasília para reuniões com parlamentares em busca de apoio.

Em reunião com a Comissão de Implantação da UFSBA, na Câmara de Vereadores de Itabuna, no dia 18, Vane falou do seu encantamento com o modelo inovador do projeto educacional proposto para a universidade. “Os nossos estudantes vão ter uma facilidade muito maior agora. Itabuna foi privilegiada depois de muita luta, mas isso também aumenta nossa responsabilidade para atender a todos os requisitos estabelecidos” afirmou o prefeito. Segundo Vane, depois da conquista da Ceplac e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), este é o primeiro grande avanço para a região sul do Estado. O desejo é que ocorra uma transformação social através dos projetos de extensão e do compromisso da Universidade com a inclusão social.

Pelo projeto, Itabuna sediará o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado, que compreenderá Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Uruçuca, Ibicaraí, Camacan, Una e Canavieiras. Porto Seguro será sede do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa, que atenderá Belmonte, Guaratinga, Cabrália, Itabela e Eunápolis. Teixeira de Freitas sediará o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire. Inicialmente serão 26 cursos de formação geral, 12 bacharelados, 15 de tecnologia e 30 graduações.

O aluno da UFSBA poderá escolher áreas para estudo inicial e só depois decidir o curso de especialidade. O coordenador da Comissão de Implantação, professor Naomar Almeida Filho, destacou que os estudantes receberão dois diplomas, um pelo curso geral e outro pela graduação específica. “Esse é um modelo de educação diferenciada e no quadro docente o perfil do professor terá que ser diferente” declarou. A professora Joana Guimarães, da comissão de implantação, ressaltou que a universidade vai formar pessoas que sejam capazes de resolver os problemas nas áreas em que a região é carente.

Departamento de Comunicação Social
Por Naudielle Silva
Fotos: Gabriel de Oliveira
19 de  Fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...