quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Secretários e Procuradores criam Fóruns Municipais

 Visando dar continuidade as ações de fortalecimento da Gestão Pública Municipal no Território Litoral Sul, Secretários de Administração e Procuradores aprovaram nesta terça-feira (19) o regimento para a criação de fóruns municipais e elegeram as diretorias correspondentes para solucionar as principais demandas locais. O projeto é realizado pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, através do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS). 

Durante o encontro, os grupos apresentaram e discutiram as dificuldades encontradas em seus municípios e relataram algumas demandas que visam o bom funcionamento do Poder Público Municipal. De acordo com os Secretários de Administração, algumas das principais solicitações devem-se a urgência para a realização de um curso de Pregoeiro e do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga) para servidores, além da necessidade de um Curso de Gestão Pública para planejamento estratégico voltado aos secretários.

Entre os Procuradores foram abordadas temáticas como a Lei Municipal, Piso Salarial e Índice de Pessoal, o nível de endividamento acima do limite legal, além das necessidades de qualificação das Comissões de Licitação, atualização do Estatuto dos Servidores, a Reforma Administrativa, dentre outros assuntos pertinentes a Procuradoria. Junto aos profissionais acadêmicos da Uesc, os representantes municipais estarão reunidos em uma próxima reunião, que ainda será definida, para buscar as devidas soluções estratégicas.

Estrutura
A diretoria do Fórum Regional das Secretarias da Administração do Sul da Bahia – Framsul será coordenada pelo secretário de Administração de Ibicaraí, Osvaldo Martins dos Santos Júnior, que contará com os demais membros representando os municípios de Arataca, Floresta Azul e Ibirapitanga. Já o Fórum de Procuradores e Assessores Jurídicos Municipais do Sul da Bahia – Foprom elegeu o Procurador do Município de Itabuna, Harrison Ferreira Leite para coordenar os trabalhos, juntamente com os Procuradores das cidades de Uruçuca, Floresta Azul e Ibicaraí.

O coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga aproveitou a oportunidade para agradecer a presença dos Procuradores e Secretários Municipais no encontro que resultará na construção de uma equipe municipal mais eficiente e eficaz, norteados pelos valores da ética. “Este programa reunirá as melhores práticas, feedback, capacitação e outros que permitirá a transformação pelo conhecimento do gestor, consequentemente da gestão pública na nossa região”, analisou.

Ainda estiveram presentes ao encontro, o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Euclides Monteiro, o Coordenador Técnico de Habitação, Roberto Celestino e o Analista de Habitação, Florisvaldo Damasceno, que apresentaram viabilidades para a aprovação de recursos em programas sociais, disponíveis para os setores de habitação e infraestrutura.



POR - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...