segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais de 2.600 se inscrevem para os cursos do Pronatec



 Mais de 2.600 pessoas se candidataram, em Ilhéus, aos 19 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma demanda que superou as expectativas e provocou a antecipação do encerramento das inscrições do dia 08, quinta-feira, para esta segunda-feira, 04. Os cursos mais procurados foram o de Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Montador e Reparador de computador e Operador de computador. 
 

O objetivo do programa é incluir no mercado de trabalho famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em situação de seguro-desemprego, além de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cursos são inteiramente gratuitos e são resultado do trabalho conjunto, ainda, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Cada aluno receberá material didático gratuito para acompanhar as aulas, e, ao final de cada 15 dias, o valor correspondente a R$ 9 diários para despesas com transporte e lanche. Os cursos têm duração de dois a três meses e irão acontecer na sede do IFBA, na rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo ao campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Adolescentes que estão prestes a terminar o ensino médio e adultos que buscam qualificação profissional foram maioria nas inscrições do programa.

O titular da SDS, Jamil Ocké, considera que o número de inscrições demonstra que a população aceitou bem a iniciativa dos cursos e está interessada em se qualificar profissionalmente.  A coordenadora do projeto pela SDS, Cristiane Almeida, assinala que os cursos oferecem aos alunos condições reais de competir no mercado de trabalho, além de atender a demanda das indústrias e novas empresas que serão instaladas em Ilhéus.

Da Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus – 04.02.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...