quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Defensoria Pública de Itabuna: assistência jurídica para quem não pode pagar


Com o objetivo de proporcionar assistência jurídica gratuita, principalmente para pessoas de baixa renda, que não têm condição de pagar advogado, a Defensoria Pública de Itabuna atende centenas de pessoas todos os anos.  Em janeiro deste ano já foram 62 casos, envolvendo ações de pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de menores, divórcio, tutela, curatela, regulação de visita, retificação de certidão de nascimento e alvará judicial.

Segundo o coordenador, advogado Valdir Mesquita, a orientação do prefeito Claudevane Leite é que "as pessoas que precisam não passem mais de dois dias sem ter suas ações efetivamente ajuizadas. Há uma urgência para encaminhamento e acompanhamento junto ao Fórum”. Valdir Mesquita diz que o propósito é oferecer um trabalho eficiente e com resultados mais ágeis, garantindo direitos básicos do cidadão, já que o público da Defensoria Municipal é formado pela população carente. “Normalmente são atendidas questões nas áreas Cível, Criminal e Direito do Consumidor”, explica o coordenador, que espera melhoria na estrutura física, material e profissional do órgão ainda para este ano para ampliar o atendimento.

Para ingressar com qualquer demanda judicial, a pessoa precisa apresentar à  Defensoria Pública a documentação completa e um relato de sua expectativa de direito perante a Justiça. “Só dessa forma se facilitará para que o atendimento seja mais rápido. A equipe conta com seis defensores, mas a pretensão é chegar à 10 advogados”, afirma Valdir Mesquita, acrescentando que, após triagem, o atendimento logo é encaminhado para um advogado e acompanhado por um estagiário.

A Defensoria Pública Municipal é parte integrante da Procuradoria Geral do Município e funciona na Rua Ruffo Galvão, em frente ao Fórum Rui Barbosa. É um serviço de assistência jurídica gratuita para a defesa dos direitos dos cidadãos. O horário de funcionamento público é das 8h às 13h. No mesmo local funciona a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) das 14h às 18h.

Do Departamento de Comunicação Social



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...