sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Banco de Sangue de Itabuna amplia horário de atendimento

Para minimizar crise de doações de sangue originada no período de fraco movimento e na suspensão das coletas externas, a direção do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna decidiu ampliar o horário de atendimento do órgão. O funcionamento aos sábados, que ocorria das 7 ao meio dia, foi estendido até às 17 horas, objetivando facilitar o acesso de potenciais doadores. Durante a semana, o atendimento permanece das 7 às 17 horas. 

Segundo a enfermeira coordenadora de captação do Banco de Sangue de Itabuna, Lígia Natalino, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os de maior baixa no número de doações de sangue. “Piorou muito este ano, devido à suspensão das coletas externas, realizadas de forma itinerante em diferentes bairros e instituições de Itabuna e, principalmente em cidades circunvizinhas. “As campanhas de coleta externa eram responsáveis por quase 50% do número de doações que tínhamos no Banco de Sangue, o que reflete na baixa considerável do estoque”, acrescentou Lígia. 

         Com a necessidade de captar uma média mensal de 1.400 doações de sangue a cada mês, o estoque não supera 1.100 bolsas, gerando um déficit que pode representar a perda de vidas. “Por isso a tentativa de ampliar o horário de atendimento e captar novas parcerias”, detalhou Lígia. 

         Assim, outra alternativa encontrada foi a realização de parcerias com Instituições de Ensino Superior (IESs) e sociedade civil organizada para a captação de maior número de doadores. É importante que entidades que tenham interesse, como colégios, igrejas, associações, também procure o Banco de Sangue para formalizar parcerias.  

Quem pode doar 

Entre os requisitos básicos para a doação de sangue, a enfermeira Lígia Natalino destaca a importância do doador estar em boas condições de saúde; ter idade entre 18 e 67 anos; ou mesmo o adolescente a partir de 16 anos acompanhado de pessoa responsável. “Para realizar a doação é preciso também ter peso igual ou maior a 50 quilos e comparecer ao Banco de Sangue, munido de documento de identificação com foto, sendo necessário vir alimentado e ter dormido o mínimo de seis horas na noite anterior”, finalizou a enfermeira Lígia.   

O Banco de Sangue de Itabuna funciona em anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, situado na rua Antônio Muniz, número 200, Pontalzinho. Telefone para contato: (73) 3214-9126. 

Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...