sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Acolhida a alunos e familiares marca início do ano letivo em Itabuna


Secretária de Educação, Dinalva Melo
            O início do ano letivo 2013 na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, na segunda-feira, 25, será marcado por atividades de acolhida aos alunos e de seus familiares. Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e colaboradores administrativos de 110 unidades escolares do setor urbano e do campo estão mobilizados para fazer do primeiro dia uma verdadeira aula de valorização da diversidade e da cidadania, com realização de dinâmicas de integração, manifestações culturais e atividades recreativas. As atividades foram definidas durante o encerramento do Seminário de Planejamento na sexta-feira. 
                     

            No Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), por exemplo, que é a maior escola da Rede com capacidade para atender até 600 alunos em tempo integral, a acolhida será realizada no Ginásio de Esportes do colégio, onde haverá apresentações musicais, atividades lúdicas com  professores de Educação Física, além da explanação da direção para a mensagem de boas-vindas e apresentação do corpo docente e administrativo da escola.

            De acordo com o diretor do Imeam, professor Ricardo Dantas, a presença das famílias no primeiro dia do ano letivo é algo muito importante para que os pais e responsáveis pelos estudantes sejam despertados a interagir de maneira mais intensiva com a Escola. “É necessária uma compreensão de que a relação escola-família passa por uma troca de favores sociais, ou seja, a família colabora para que a escola possa cumprir o seu papel com eficiência e, consequentemente, a escola assume o seu compromisso social de oferecer educação de qualidade à comunidade”, frisou o professor.

            Dando exemplo de trabalho coletivo para a melhoria da escola, professores e funcionários do Grupo Escolar Cleonice Moreira de Almeida, no bairro João Soares, promoveram um mutirão para a organização, reparos na rede elétrica, limpeza e pintura da fachada escola. Segundo o diretor Érico Santos, a intenção da equipe escolar foi assegurar condições de higiene necessárias para acolher os estudantes. Nas atividades de planejamento, os professores definiram como tema para o ano letivo “Família e Escola: parceiras na construção de vínculos afetivos”. 

            Para acolher as famílias e os alunos a Escola planejou uma dinâmica utilizando um texto literário da escritora Ruth Rocha. “O nosso objetivo é fazer com que desde o primeiro momento do contato das famílias com a escola, elas possam compreender que as diferenças não podem comprometer a unidade do grupo”, disse Érico.

            A secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou que do ponto de vista pedagógico está tudo organizado. Neste sentido, a SEC atuou junto aos coordenadores pedagógicos para que as questões relacionadas ao ensino-aprendizagem sejam prioridades nas ações planejadas pelas escolas. “A nossa proposta de resgatar e valorizar a importância do papel do coordenador pedagógico na escola é algo que será determinante para avançarmos em termos quantitativo e qualitativo na educação itabunense”, afirmou.

            A secretária da Educação disse ainda que as famílias devem acreditar na intenção da SEC de fazer do espaço escolar o reduto do processo de ensino-aprendizagem, com a implementação de novos recursos como o projeto de arte e cultura e a promoção de uma maior interação escola-familia-comunidade. “Entendemos que sem  um maior envolvimento da família no cotidiano da escola teremos dificuldades para alcançarmos os nossos objetivos. É preciso que haja uma melhor compreensão dos papeis da família, no seu atual contexto, e da escola. Pois à escola cabe a formação intelectual do aluno e à família o dever de formá-lo para a cidadania”, finalizou Dinalva Melo.

Departamento de Comunicação Social
Por: Erivaldo Bomfim                                                                           
Foto: Wilson Oliveira
22 de fevereiro de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...