sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PRIMEIROS DIAS: Itabuna terá mutirão de limpeza e recadastramento de servidores

Na primeira reunião após a posse, com os secretários e dirigentes de órgãos municipais, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite (Vane do Renascer), determinou o recadastramento de servidores efetivos como parte do compromisso assumido com a população de alcançar índice de 50% nos gastos com a folha de pagamento. Com o recadastramento Vane pretende identificar se há funcionários fantasmas ou servidores que não cumprem suas funções.

Vane também decidiu que apenas metade dos cargos comissionados será nomeada e ordenou que todas as secretarias façam uma avaliação criteriosa do quadro de prestadores de serviço contratados, já que ficarão apenas aqueles considerados essenciais ao serviço público. 

    O prefeito disse aos secretários e colabores que sua maior preocupação é com o controle dos gastos públicos para que sejam atendidas imediatamente as demandas relativas à varrição, coleta e disposição de lixo, para reverter o mais rápido possível a caótica situação em que a cidade foi encontrada pelo novo governo. Vane determinou como prioridades nesta primeira semana a atenção à área da limpeza urbana e operações tapa-buracos.

A redução do elevado índice de infestação predial por larvas e mosquito da dengue, o imediato funcionamento dos postos de saúde, da marcação de consultas e exames e a normalização das operações do Hospital de Base, além do combate às endemias, foram medidas administrativas determinadas por Vane aos secretários.

POSSE

O prefeito de Itabuna tomou posse na terça-feira, 1º, no Centro de Cultura Adonias Filho, reafirmando que vai realizar auditoria para que a comunidade tome conhecimento de como estão às finanças do município. Vane destacou não se tratar de perseguição, mas de uma obrigação moral com o povo.

No seu discurso, o prefeito afirmou que, embora tenha conseguido muitos amigos, não fará uma administração para eles, mas para o povo, principalmente os que mais precisam. “Sei que os meus amigos vão entender a minha decisão. O governo tem que atender as necessidades coletivas, não individuais”, disse, diante de um auditório lotado logo depois da posse.

Vane mais uma vez assegurou que está muito preocupado com as áreas de saúde e social e com a segurança pública. O prefeito lamentou que Itabuna tenha aparecido no noticiário como campeão nacional da dengue e também lidere o ranking como um dos municípios mais violentos do Brasil. “Com o apoio do povo e dos vereadores, vamos mudar essa realidade”, afiançou.

No ano passado foram registrados 174 assassinatos em Itabuna e o índice de infestação da dengue chegou a 18,4% de acordo o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). Isso significa que, de cada 100 imóveis pesquisados, 18 tinham larvas do mosquito da dengue.

O prefeito lembrou que o tinha que ser feito antes não foi feito, mas que não vai ficar lamentando e olhando para trás. “Já adotamos as medidas para enfrentar uma possível epidemia de dengue, as unidades de saúde estão sendo preparadas e a população pode ficar sossegada porque estamos iniciando um trabalho sério para mudar essa situação de caos”.

Ao finalizar o breve discurso de posse, Vane reafirmou seu compromisso com a austeridade, transparência e relação de independência entre os Poderes. “Preciso que a Câmara de Vereadores fiscalize as ações do governo, fiscalize os secretários. Se tiver indícios de irregularidade e tiveram que criar uma Comissão Especial de Inquérito, serei o primeiro apoiar”, declarou.

Departamento de Comunicação Social
Por: Luiz Conceição
Foto: Gabriel de Oliveira 

rwww.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...