quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Oftalmologistas indicam reforço ocular contra raios UVA e UVB




O Verão está em alta e a estação do sol traz grandes consequências para a saúde humana, principalmente para aqueles que não se cuidam adequadamente. A exposição desprotegida e prolongada aos raios UVA e UVB pode causar sérios danos não somente à pele, mas também aos olhos, órgão dos sentidos dos mais sensíveis do homem. Desde o aceleramento de doenças na retina, à queimaduras oculares, os riscos são altos para quem não se previne.

Segundo o médico oftalmologista do DayHORC, José Fabiano Menezes (CRM 14258), a chamada Degeneração Macular Relacionada à idade é uma causa importante de piora da qualidade de vida das pessoas de mais idade, ou que tem larga exposição ao sol. “Este quadro clínico pode ser prevenido com o uso de óculos escuros de boa qualidade, que garantam proteção contra os raios UVA e UVB”, declarou o médico oftalmologista.

Alguns dos sintomas causados pela exposição excessiva ao sol são as queimaduras oculares, com ardor, vermelhidão e lacrimejamento. “A exposição não precisa ser direta, já que um dos grandes vilões é o reflexo do sol sobre superfícies, como mar, praia e piscina”, relatou o oftalmologista.

Para quem não se preveniu e foi acometido por qualquer um destes sintomas associados, a dica é procurar um oftalmologista e evitar a auto-medicação. “Usar colírios indicados por amigos ou familiares é um outro risco que se corre de agravar ainda mais os sintomas. O indicado é observar os sintomas e, em caso de persistência, procurar imediatamente um oftalmologista de sua confiança”, acrescentou José Fabiano. 

Lentes com proteção solar
A chegada do alto verão e das férias de final de ano também são motivações para o aumento da opção por lentes de contato, que protegem contra os raios UV. Neste caso, os fatores de proteção estão incorporados nas próprias lentes para protegerem o cristalino. No entanto, apesar desta proteção adicional, a oftalmologista do DayHORC, Solange Cunha (CRM 6345) não dispensa a indicação do óculos de sol.

“Apesar desta proteção adicional, o uso de óculos de sol com bloqueador para os raios solares é essencial para proteger as demais partes dos olhos e as áreas circundantes”, declarou a médica oftalmologista Solange Cunha. 

Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...