quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ilhéus será contemplado com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura

O município de Ilhéus será contemplado com o Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2013/2014. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, durante reunião mantida em Salvador, na última segunda-feira (21), com a superintendente Federal de Pesca e Aquicultura da Bahia, Sílvia Cerqueira, que contou com a presença do deputado estadual José de Arimatéia. O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, será convidado para o lançamento do plano, na cidade, cuja data será ainda definida.


O Plano Safra é um instrumento para tornar mais efetiva as políticas públicas econômicas e sociais do Governo Federal, voltadas para a cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.


Programas – Sebastião Vivas informou que a Superintendência Federal colocou também à disposição do Município todo o portfólio de programas e recursos disponibilizados, através do Ministério da Pesca e Aquicultura para a Bahia, com o objetivo de beneficiar os pescadores, marisqueiras, aquicultores locais, além de outros profissionais e suas famílias.


Entre os programas apresentados pela superintendente Sílvia Cerqueira, estão o de microcrédito produtivo pesca e aquicultura; de pesca e aquicultura familiar; mulher, pesca e aquicultura; jovem, pesca e aquicultura; pesca e aquicultura para agregar renda – agroindústria; pesca e aquicultura, agroindústria familiar (comercialização); crédito de investimento – alimentos, além do programa o Revitaliza.


Segundo o secretário, os recursos envolvidos vão de R$ 2.500 a R$ 130.000 para os pequenos pescadores e aquicultores, com juros de 0,5 a 1,0 % ao ano e redução de 25% na quitação do valor tomado, com fins para gerar renda, agregar valores aos produtos comercializados, qualificar meios de produção e dos pescados capturados, aquisição, reforma e modernização de embarcações. “Enfim, a proposta é gerar oportunidades para fixar as famílias em seu ambiente natural de vida cotidiana”, assegurou Vivas.


Da Secretaria de Comunicação (Secom).
Ilhéus - 23.01.2013
www.ilhéus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...