quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ilhéus está mais preparada para temporada de Cruzeiros

As histórias dos coronéis, as fazendas de cacau e a tradição dos chocolates, a beleza natural da vegetação litorânea e Mata Atlântica, associada a uma arquitetura que reúne os estilos barroco, rococó e gótico atraem pessoas de vários locais do país e do mundo para Ilhéus, que chegam por meio de Cruzeiros.  Nesta temporada, o município já recebeu 15 Cruzeiros e vai receber outros 13, até o final de março, que dá uma média de 8 mil pessoas a cada semana, que encontram uma cidade mais limpa, mais organizada e mais preparada para a temporada.

Nesta quarta-feira, 16, chegaram os cruzeiros Orchestra, que faz o percurso Búzios-Salvador, e Costa Favolosa, fazendo o percurso Salvador-Ilha Bela/SP. Além dos turistas brasileiros, também desembarcaram pessoas da Argentina, Itália, Alemanha e Estados Unidos. 

Viajantes como a empresária mineira, Iracy Pereira de Mattos, vieram atraídos pelo imaginário difundido pela literatura, novelas e minisséries gravadas na cidade. “Espero ver o que está nos livros de Jorge Amando e o que vi na TV. Quero conhecer as igrejas, as fazendas e a natureza da cidade”, destacou a empresária, que esteve pela primeira vez em Ilhéus, com 13 pessoas da família.

Do mesmo modo, a carioca Fernanda Calixto, que também visitou Ilhéus pela primeira vez, veio em busca dos seus encantos históricos e naturais. “Quero conhecer as praias, comer cacau, ver o Vesúvio, o Bataclan e tudo que a gente já conhece pela TV”, comentou.  

Segundo o coordenador de Gestão Portuária da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba-Ilhéus), Renilton Rhem, o porto está preparado para receber os turistas. “Nós temos condições adequadas de atracação com segurança, e junto à prefeitura, organizamos e disciplinamos o receptivo”, informou.

Atrativos – Quem chega à Terra de Gabriela tem várias opções de lazer e cultura. Um passeio pelo centro da cidade permite ao visitante mergulhar no romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, comendo um quibe no Vesúvio, o famoso bar do Nacib, o turco que se apaixonou e casou com a morena protagonista. A história da cidade também está descrita em edificações como o Bataclan, a Catedral de São Sebastião e a própria casa do famoso escritor, que foi transformado em um museu, entre outros equipamentos arquitetônicos. 

Outras atrações ficam por conta da própria natureza. De norte a sul, o turista encontra boas praias para tomar banho e comer as iguarias locais, especialmente à base de peixes e mariscos. Na região Norte, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, reúne a fauna e flora típicas, permitindo um contado direto com a natureza.

Ainda, no município é possível conhecer a história da cacauicultura, através de visitas às fazendas. Nesses locais, o visitante pode ver a casa grande, as barcaças de cacau, a máquina de moer o fruto para a feitura do chocolate, além de penetrar pelas plantações, cultivadas dentro da Mata Atlântica.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
16.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...