terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Capa » Mundo » América do Norte » Obama destaca liderança americana e defende direitos de minorias

Obama destaca liderança americana e defende direitos de minorias

O presidente Barack Obama assumiu hoje (21) o segundo mandato. Em discurso, Obama destacou a liderança dos Estados Unidos e defendeu os direitos das minorias. Ele foi reeleito em novembro do ano passado (Foto: Agência Brasil)
O presidente Barack Obama assumiu hoje (21) o segundo mandato. Em discurso, Obama destacou a liderança dos Estados Unidos e defendeu os direitos das minorias. Ele foi reeleito em novembro do ano passado (Foto: Agência Brasil)

Brasília – O presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou em seu discurso de posse hoje (21) pontos que pretende trabalhar no segundo mandato. Foram abordados temas como meio ambiente, economia e igualdade – de gêneros, sexual e de imigrantes. Além disso, Obama destacou a atuação do país como líder mundial. “Os Estados Unidos permanecerão a âncora forte em todo o globo”, afirmou.

“O que nos torna excepcionais, o que nos torna americanos, é uma ideia articulada há mais de 200 anos. Nós consideramos essas verdades: todos os homens são iguais, dotados pelo seu criador e têm direitos como vida, liberdade e a busca da felicidade.”

Barack Obama destacou que a atual geração de americanos foi testada por uma década dura, de guerras e crise econômica, que estão acabando, mas tem todas as características de que o mundo moderno precisa para superar o momento. “Esta geração de americanos foi testada por crises. Uma década de guerra está terminando. Uma recuperação econômica já começou”.

Para retomar o crescimento, Barack Obama ressaltou que o país deve se apoiar na classe média norte-americana. Além disso, Obama fez uma autocrítica de sua primeira gestão, ao afirmar que muitos programas do governo são inadequados para as necessidades atuais e que o país precisa se lembrar das “lições do passado”.
Após o discurso de Barack Obama, a cantora Kelly Clarkson interpretou a música My country, Tis of Thee.

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro do ano passado, com 303 dos 538 votos do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. A eleição foi bastante disputada. Obama venceu com o lema de campanha Four More Years! (Mais Quatro Anos!) e prometeu que, no segundo mandato, concluirá o processo de recuperação econômica.

Nos Estados Unidos, os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17h de Brasília) do dia 20 de janeiro após a eleição presidencial. Mas a cerimônia pública, quando o dia 20 é um domingo, ocorre na segunda-feira seguinte.

Obama começou ontem o dia colocando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no Cemitério Militar de Arlington, na Virginia, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden. Biden também foi empossado ontem para o segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial. O juramento público do vice-presidente ocorre hoje, a exemplo do de Obama.

Fonte - jornaldamídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência Erasmo Ávila  Uma noite de emoç...