Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CONTAS DE 2010 DE AZEVEDO SÃO APROVADAS

Considerada a pior da história, atual legislatura aprova contas de Azevedo.
Considerada a pior da história, atual legislatura aprova contas de Azevedo.
A Câmara de Vereadores acaba de aprovar as contas do exercício de 2010 do prefeito Capitão Azevedo (DEM) por 9 a 3. O prefeito teve os votos necessários para derrubar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que opinou pela rejeição das contas devido a irregularidades insanáveis superiores a R$ 12 milhões no contrato com a Marquise, gastos de 74,45% com folha de pagamento (a lei permite máximo de 54%) e investimentos a menor em Educação e Saúde.

CONFIRA AQUI O PARECER DO TCM

A decisão dos vereadores é considerada absurda diante do relatório com centenas de irregularidades e que levaram a Justiça Eleitoral a negar o registro de candidatura do prefeito em julho último.
Apenas os vereadores Vane do Renascer (PRB), Wenceslau Júnior (PCdoB) e Ricardo Bacelar (PSC) votaram contra a aprovação das contas do prefeito, que não conseguiu reeleição. Gerson nascimento (PSB) faltou à sessão.


Hoje, novamente votaram pela aprovação das contas de Azevedo os vereadores Ruy Machado (PTB), Raimundo Pólvora (DEM), Solon Pinheiro (DEM), Roberto de Souza (PR), Rose Castro (PSDB), Milton Gramacho (PRTB), Milton Cerqueira (PRB),  Clóvis Loiola (PSDC) e Didi do INSS (PDT).
Na quarta, 26, os nove vereadores governistas já tinham aprovado as contas de 2009 de Azevedo, após reunião na Secretaria de Transporte e Trânsito, no antigo aeroporto, quando o prefeito fez uma exposição de milhares de motivos para que não ficasse inelegível. A Câmara terá nova sessão às 14h desta sexta, 28, para votar a Lei Orçamentária de 2013.

Do Pimentanamuqueca

Nazir Maron lança livro dia 09 na Academia de Letras de Ilhéus


O poeta, escritor, artista plástico, filósofo e empresário Nazir Maron lançará no próximo dia 09 de janeiro, às 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus, o livro “Fragmentos de um Lobo Solitário”, uma obra escrita em 25 anos de arte, resultando numa coletânea humorada das pitorescas praias de Ilhéus e de sentimentos como a solidão, amores, encontros sensuais e abandonos de desamar. 


O livro reúne quase 50 poemas e oito fragmentos que fazem uma viagem ao coração, seguindo do amor ao desamor, da política  a questões sociais, da tristeza ao humor e da solidão humana inerente à vida de cada um. “Fragmentos de um Lobo Solitário” vem com apresentação da jornalista, escritora e poeta Janete Badaró, que revela toda a sensibilidade, o sentimento e a inspiração transmitida pelo autor. “Nazir Maron deixa passar nos poemas de Fragmentos de um Lobo Solitário toda a sensibilidade que possui. Nos seus versos intimistas passeiam a dor e o amor, saudades, liberdade, enfim, Nazir expressa seus dilemas existenciais em versos livres, às vezes românticos, às vezes saudosistas, descortinando no horizonte uma chama de esperança”. 

Janete Badaró chama a atenção ainda que a solidão presente nos versos que dão nome ao trabalho de Nazir Maron perpassa sutilmente todas as páginas do livro.
Artista plástico e poeta, Nazir Maron conta que nesse livro ele transcreve poemas que antecedem os quadros e que, vez por outra, deles se resultam. “Da solidão que mora em cada um fluem sentimentos de filósofo, sociólogo ou empresário de vida feliz. A solidão a que me refiro parece ser por contada minha total entrega, de verdade e intimidades sem igual”, revela o autor. Editado pela Scortecci Editora, “Fragmentos de um Lobo Solitário” traz um lado romântico e sonhador do autor, onde o lobo vez por outra rompe a ilusão frente à realidade, espreitando o amor com curiosidade, falando da vida de um artista a vencer sobre fracassos de amar e até de amor.
 
Ilhéus. 28.12.2012

Ed Camargo

FINAL... MALDITO!

( AQUI ESTÁ A VIOLENCIA MAIOR;;;)

Constantemente a imprensa local, regional e nacional espalha a onda de violência em Itabuna. 


Uma cidade classificada como uma das primeiras em assassinato do país, com 99% dos casos devido ao tráfico, aonde os traficantes vêm ganhando terreno numa competição paralela com as autoridades.


Tudo isso por falta de projetos dos governos federal e estadual na área de lazer, esporte e educação.


Contudo, queremos citar que a maior violência, estamos passando agora, neste final de governo maldito, onde vários pais de família não puderam festejar seu natal ou da o presente a esposa e filhos. Muitos deles já com seus nomes no terrível SERASA, uma vertente da ditadura militar. Esta é a real violência, quando um pai de família trabalha dignamente e não recebe o seu salário, na luta do suor de seu rosto para dar comida aos filhos. 


Enquanto isso, prefeitos, vereadores, secretários curtem sua mansões, muitas delas, em beira de mar; verdadeiros parasitas do erário público, tirando das famílias a alegria e das bocas das crianças o alimento, enquanto eles curtem as principais e melhores iguarias da vida. Referimo-nos aos funcionários públicos de Itabuna e de todo o Brasil que estão vivendo esse momento. 


Cadê o MP para defender os funcionários?  A realidade é a de que muitos desses funcionários estão vivendo um astral infernal, convivendo com todo o tipo de humilhação, dentro da impotência e inanição. Chega! 


Prisão para quem rouba o dinheiro publica deveria ser perpetua, pois, o ladrão está roubando a si próprio, ao cidadão, ao município, ao estado e ao país. Acorda código penal!   

O mundo ainda não acabou!


Joselito dos Reis

É jornalista    

   

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MAJOR SERPA FALA DE SUA CANDIDATURA


O Coronel Valci Serpa disse no programa  do comunicador Helio Bocão, Rádio Nacional, hoje (27),  às 10/h, que é pré-candidato a uma vaga à Assembleia Legislativa.

Ainda na entrevista, não descartando  o convite do PCdoB e a conversa que manteve com Sargento Gilson e Davidson Magalhães, ele está recebendo  muitos convites de outros partidos. E que no momento está analisando a penetração do seu nome na comunidade.

Major Serpa, com um grande ciclo de amizade em todo o sul da Bahia, por sua linha de conduta  educada e humilde, com certeza, será um bom nome desta região na Assembleia Estadual.    

TRIBUTO A JORGE NEME



foto arquivo
Reclamamos, vemos os outros reclamarem da infraestrutura de Itabuna, mas o que não sabemos, é que desde 1971 que existe na prefeitura, o Plano de Desenvolvimento Integrado deste Município. O Plano foi idealizado por uma comissão presidida pelo então Secretário de Obras, Weber Rocha, com a participação do advogado Jorge  Webe Neme e do Vereador Juvêncio Reis. E foi aprovado e orçado em 147 milhões de cruzeiros.

 Jorge Neme, lembrou o assunto referindo-se a uma matéria  publicado pelo grande e extinto Diário de Itabuna, intitulado “Prefeito recebe estudo para Plano Integrado” em uma edição de 1971. Em artigo no Jornal Agora, desta quinta feira (27), lamenta  que o Plano nem mesmo começou a ser executado naquela Administração, e muito menos nas posteriores; Nenhum prefeito ligou para esse plano, que já está completando 41 anos e constata, que o aconteceu foi EMPIRISMO + IMPROVISAÇÃO = ISSOQUETAÍ! 

E conclui: “Uma prova de que a cidade não passou por qualquer tipo de plano de reestruturação, são suas ruas, seus terríveis problemas, que não a abandonam. Por exemplo, todos nós temos que orar para que não caia chuva em volume muito grande, porque caso contrário, as pontes da cidade, de estrutura defeituosa, dificultam a vazão das águas e com outros fatores aumentam as condições de transbordamento, ou seja, enchentes
É aquele velho ditado: “Quem não remedia remediado está”, esses problemas de Itabuna acontecem desde que ela foi fundada, e todos os governantes, prometem melhorias, mas o que vemos são apenas asfaltos sendo feitos e refeitos durante as gestões. Eles tapam seus olhos para os verdadeiros problemas da cidade, é lastimoso, mas é a realidade”.   diz Jorge Neme. 

Por - Joselito dos Reis


AZEVEDO TEM CONTAS APROVADAS


Azevedo
Sem os votos dos vereadores Vane Renascer, Wenceslau Júnior, Ricardo Bacelar e Gerson Nascimento em sessão extraordinária, realizada ontem (26), a Câmara de Itabuna  com nove votos a zero, aprovou as contas do Prefeito Capitão Azevedo, ano 2009. As contas já tinham sido rejeitadas através de parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

O papel do TCM-BA é analisar a prestação de contas do Executivo municipal e opinar pela aprovação ou rejeição. Aos vereadores cabe analisar o parecer da corte de contas, votando pela aceitação ou não da opinião do conselheiro relator.

O vereador Roberto de Souza em entrevista a uma emissora local, justificando seu voto, disse que hoje o TCM, que deveria ser um órgão técnico, está sendo mais político. 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Um milhão de residências não tem energia elétrica no Brasil


Radiografia: Um milhão de residências não tem energia elétrica no Brasil
Levantamento inédito feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revela que as estimativas do governo federal sobre o número de residências sem energia elétrica estavam longe dos números reais. 
 
O estudo da Aneel junto às distribuidoras indica que um milhão de lares ainda vivem às escuras no Brasil. Em setembro e baseado em dados do Censo de 2010, o governo contabilizava apenas 378 mil residências nessa situação.
 
 Reportagem do jornal O Globo informa que, com os novos números apresentados, as concessionárias pediram prazos mais elásticos para universalizar o acesso no país, meta que a presidente Dilma Rousseff fixou para o fim de 2014. Algumas, como as de Mato Grosso e Tocantins, querem jogar a meta para 2027. Ainda de acordo com o jornal, a radiografia feita pela Aneel indica que as metas do Programa Luz Para Todos podem ter sido subestimadas.  
 Brasil Carinhoso mais uma enganação
 
O Partido Trabalhista ou PT como é conhecido popularmente, fugindo das suas origens já vem a bastantes anos influenciando a política brasileira. Saiba que a primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Rousseff, que intera a equipe do PT acaba de lançar um novo programa em seu mandato político, trata-se do Programa Brasil Carinhoso, saiba o que é este novo programa? Irá beneficiar diversas famílias brasileiras.

Com esse novo projeto eleitoreiro, mais um,  para enganar o povo, o PT, diz, através da Presidente que está acabando com a miséria no País. Um grande engodo, ninguém consegue sobreviver  com setenta reais, que é o limite que querem chegar ao novo projeto. Cuidado meu povo, queremos  empregos  dignos, não esmolas. R$70,00, nuinca vau acabar com a miséria neste  país, ao contrário, incentivará ainda  mais  o alto indice da  violencia. Vamos investir na educação, ai sim, o Brasil poderá sair da misério em que vive. 

Inscrições para o Sisu começam em 7 de janeiro

O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga
Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 7 de janeiro de 2013. Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior.
 
O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2013. No segundo semestre de 2012, foram oferecidas 30 mil vagas.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado hoje (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu.

Uma vez inscrito no Sisu, o candidato concorre a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita nesta sexta-feira (28).

Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência – em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda.
A partir de amanhã (27), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibilizará uma ferramenta de busca com todos os cursos ofertados pelo Sisu no próximo semestre. A consulta poderá ser feita no portal da empresa.

Fonte - Jornal da Mídia

Missa e cortejo marcam despedida de Dona Canô em Santo Amaro, BA


dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Filhos se reúnem ao redor do caixão para última despedida (Foto: Lílian Marques/G1)

Uma missa de corpo presente marca a manhã de homenagens a Dona Canô em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Por volta das 8h20 (horário local), o corpo saiu do Memorial Caetano Veloso, no centro da cidade, onde foi velado, e seguiu em cortejo para a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, de quem a matriarca era devota. Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Na igreja, amigos e parentes participam da cerimônia religiosa.

Uma missa de corpo presente marca a manhã de homenagens a Dona Canô em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Por volta das 8h20 (horário local), o corpo saiu do Memorial Caetano Veloso, no centro da cidade, onde foi velado, e seguiu em cortejo para a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, de quem a matriarca era devota. Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Na igreja, amigos e parentes participam da cerimônia religiosa.

Caetano Veloso (Foto: Lílian Marques/G1)Caetano Veloso na missa de Dona Canô na Bahia
(Foto: Lílian Marques/G1)
Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido, o presidente da Rede Bahia, ACM Junior, e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM).
A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz.

O corpo de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, será enterrado nesta manhã, após a missa, no cemitério de Santo Amaro.

dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Despedida dos filhos a Dona Canô durante a missa (Foto: Lílian Marques/G1)
  •  
Maria Bethânia (Foto: Lílian Marques/G1) 
Maria Bethânia se despede da mãe (Foto: Lílian Marques/G1)
dona canô (Foto: Lílian Marques/G1) Cortejo chega à Igreja da Matriz após velório no Memorial Caetano Veloso (Foto: Lílian Marques/G1)
dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Maria Bethânia ajuda a carregar o caixão da mãe até a Igreja da Matriz (Foto: Lílian Marques/G1)
A matriarca, de 105 anos, morreu na manhã de terça-feira (25), em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles. Caetano e Bethânia acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia realizada no Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde o velório se estende até a manhã desta quarta-feira.

O corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de terça-feira em um cortejo até o Memorial marcado pela emoção e muitos aplausos. Caetano de Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe.


Fonte: http://g1.globo.com/bahia

DERRUBADA DE ÁRVORES CRIMINOSA EM COARACI


Neste natal aproveitamos a oportunidade para visitarmos alguns amigos na cidade de Coarací. De lá, com eles fomos visitar outro amigos nossos na região da “Lagoa de Dentro” trecho que liga ao distrito de Inema, e que pertence a Ilhéus.

Até ai estava tudo bem, mas de repente deparamos com uma cena que não gostamos de ver. Várias árvores cortadas, cepadas, criminosamente; “Triste muito triste!” Procuramos saber o porquê daquele ilícito, nos informaram que o IBAMA, em Coaraci não existe e o pior é que o local trata-se de nascentes.

Fazemos apelo aos agentes do IBAMA que investigue a questão. É desumano! Vamos conservar as florestas ainda existentes!