sábado, 8 de dezembro de 2012

PT QUER CONSOLIDAR QUADRILHA

PT deve fazer ‘vaquinha’ para ajudar réus do mensalão a pagar multas, quando deveria expusá-los do partido

sábado, 08/12/2012 - 17:05O presidente do PT, Rui Falcão, disse neste sábado (8), durante o Encontro do Diretório Nacional do partido, que os militantes devem se cotizar para ajudar os condenados no julgamento do mensalão a pagar as multas que lhe forem impostas.

“O PT não (vai pagar). Mas, certamente, se as multas forem mantidas, eu já ouvi a manifestação de inúmeros companheiros que estão dispostos a se cotizar. Até porque os companheiros (condenados) não têm recursos para pagar essas multas totalmente desproporcionais aos crimes que lhes são imputados”, afirmou.

Falcão disse que ele mesmo vai colaborar com recursos e descartou a possibilidade de expulsar do partido os condenados no mensalão. As multas contra os três petistas condenados chegam à aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, réu no processo, participou dos dois dias de reunião. O deputado João Paulo Cunha e o ex-presidente José Genoino não compareceram ao encontro em Brasília. (Coluna de Cláudio Humberto)

Fonte- jornaldamídia

Notícias Relacionadas

Educação, a chave da Cidadania


Empresário Helenilson Chaves


Devemos ser extremamente gratos àqueles que conseguiram a instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia, mas é preciso avançar no sentido de que ela venha a funcionar como um centro de disseminação de oportunidades.

A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá sede em Itabuna, é fruto de ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade organizada. Uma grande conquista para a nossa região.
A implantação de uma universidade federal vai bem além de sua estrutura física. É preciso criar as condições necessárias para que a Ufesba proporcione o surgimento de oportunidades para os sulbaianos, através do conhecimento a ser conquistado.

Estrutura física adequada e cursos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e intelectual são a combinação perfeita para que possamos ter na universidade um instrumento que atenda aos anseios da população.

Devemos ser extremamente gratos àqueles que conseguiram a instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia, mas é preciso avançar no sentido de que ela venha a funcionar como um centro de disseminação de oportunidades, num momento em que o Sul da Bahia passará por grandes transformações com a chegada de empreendimentos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, o Gasoduto da Petrobrás e a rede de distribuição de gás natural da Bahiagás.

Para que possamos ter à disposição as imensas potencialidades oferecidas pela Ufesba, é preciso que nossos governantes também invistam na base do sistema educacional, com um ensino fundamental e médio de qualidade e a valorização dos professores.

Somos mais do que uma mistura de negros, índios e brancos. Somos um povo que, tendo oportunidades de se desenvolver, fazemos do espírito empreendedor a nossa marca.
E a educação é e sempre será o caminho para a cidadania. Temos no Grupo Chaves, através da Fundação Manoel Chaves, um exemplo de que a educação transforma.

Crianças e adolescentes que frequentam a escola e os cursos oferecidos pela Fundação demonstraram que quando a semente é plantada, a colheita é fértil. Muitos deles já chegaram à Universidade Estadual de Santa Cruz, em cursos como Medicina Veterinária, Educação Física e Administração. Outros já estão no mercado do trabalho, a exemplo de ex-alunos hoje funcionários do Banco do Brasil, ou iniciando seus próprios negócios.
A educação de qualidade, da base ao topo, é a garantia de um futuro melhor para nossa região.

Helenilson Chaves é empresário.

HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Hoje é o dia da Imaculada Conceição. Os seus devotos realizam festas em todo o Estado da Bahia para comemorar a data. Aqui em Itabuna a Diocese realiza as comemorações especiais no bairro que tem o mesmo nome da Santa, ou seja, Nessa Senhora da Conceição, com a presença de centenas de devotas para festejar o dia e pagar sua fé. 


Como hoje (08) é o dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado em Salvador e estendido a todo estado em Salvador onde se realizam grandes festas, onde a maior atração é o desfile marítimo da Conceição da Praia. 


Com isso, desejamos a todos os devotos um clima de muita fé, paz e esperança, no sentido de acabar a violência no Brasil, inclusive, a pior delas que é o roubo do dinheiro público por quem governa o país.   
D.Josefa, hoje residindo em Brumado.


Minha mãe
 

Como hoje é também o aniversário da minha querida mãe, Josefa dos Reis Santos, completando 82 anos, queremos saudá-la em nome de Nossa Senhora da Conceição. Parabéns, D.Josefa! Que Deus nosso Pai Supremo Lhe dê muita saúde e paz   


Adorando imagem, ou não, que todos tenham um mesmo pensamento; "amar ao próximo como a ti mesmo" e sem retalização ou preconceito, sempre pensando no bem para combater o mal, pregar  na íntegra a Palavra de Deus! 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Corpo de Oscar Niemeyer é sepultado no Rio

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi enterrado às 17h59 desta sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, sob aplausos e ao ritmo de samba. Integrantes da Banda de Ipanema tocaram “Cidade Maravilhosa” e “Carinhoso” durante a cerimônia.

O velório aberto do arquiteto no Rio começou às 8h30 desta sexta, no Palácio da Cidade, também em Botafogo. A viúva Vera, o sobrinho Paulo, e o neto Carlos Oscar Niemeyer foram os primeiros a chegar.

Pouco antes de os portões serem abertos, o governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes entraram para uma breve cerimônia ao lado de familiares. Em seguida, centenas de pessoas começaram a entrar. (Coluna de Cláudio Humberto)

jornaldamídia

Notícias Relacionadas

MORRE “SEU CARDOSO” DO BAIRRO DE FÁTIMA



Foi sepultado na tarde de hoje (07) no Cemitério do Campo da Santo Casa de Misericórdia,  o corpo do  senhor José Cardoso Lima, pai do médico veterinário José Carlos Cardoso, diretor do Matadouro Municipal de Itabuna.

“Seu Cardoso” como era mais conhecido por seus amigos, era comerciante e tinha uma mercearia, já há muitos anos, desde quando o bairro ainda se chamava “Cajueiro”, na Rua São Pedro, no bairro de Fátima, morreu aos 86 anos e era natural de Sergipe.

Daqui, em nome de seus filhos: José Carlos ((Esse é de Raça), José Haroldo, Cardoso Junior e demais irmãos e familiares, a solidariedade deste blog.

Seu Cardoso, pelos muitos anos  que  já tinha na comunidade, era considerado pioneiro da família do bairro.   

Encontro dos Filhos e Amigos de Ibicaraí,no Balneário Patiobas



No próximo dia: 22 de dezembro, sábado, a partir das 9/h, vai acontecer no Balneário Àguas da Patioba, em Ibicaraí, um grande encontro de velhos amigos e familiares. Para isso os organizadores estão tomando todas as providencias para o sucesso do evento.

O Balneário da Patioba fica no trecho Ibicaraí/Floresta Azul, quilômetro 02. É um local ótimo para você e sua família se confraternizar e se distrair junto ao lazer com  Natureza exuberante da Mata Atlântica   
 “Compareça, não perca essa oportunidade de rever velhos e novos amigos”, diz o professor e jornalista Waldyr Montenegro Junior, que é um dos organizadores.

Eventos culturais marcam a abertura da I Semana Estadual dos Direitos Humanos

Em comemoração ao aniversário de 64 anos de proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 62 da instituição do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, promove, de 10 a 14 de dezembro, a Semana Estadual dos Direitos Humanos.

A abertura da semana será realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM com a presença do Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, da Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Zaudith Silva Santos, do Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, além de representantes de diversos segmentos da sociedade civil e esferas governamentais.

Na ocasião haverá o lançamento do Livro Direitos Humanos: Múltiplos Olhares, de Valnêda Cássia Carneiro e Vanessa Cavalcanti.

Programação - Ainda em comemoração ao dia Internacional dos Direitos Humanos, Salvador sediará, nas noites dos dias 10 e 11, a 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Rua. Os filmes serão exibidos no Largo do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, à partir das 20hs, com entrada franca.

A solenidade de abertura contará com a presença da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, do Governador Jaques Wagner e do Secretário Almiro Sena. A programação faz parte da 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que será realizada em Salvador a partir da próxima sexta, dia 14, na Sala Walter da Silveira.

A Semana dos Direitos Humanos também contará com a participação dos povos indígenas com a realização do IV Fórum de Políticas para os Povos Indígenas, de 12 a 14 de dezembro.
O encontro, que será realizado no Hotel Sol Barra, na Av. Sete de Setembro, 3577 – Porto da Barra, trará um diagnóstico sócio econômico dos povos indígenas na Bahia e promoverá discussões sobre as perspectivas dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

A abertura do encontro contará com as presenças do Secretário Almiro Sena, do Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Ricardo Maurício Soares, do antropólogo Ordep Serra, do professor José Augusto Sampaio, do Coordenador Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas na Bahia – MUPOIBA, Cacique Babau, do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas na Bahia – COPIBA, Marcelo de Jesus e de representantes de diversas etnias do estado da Bahia.

Na sexta-feira, 14, acontece a 4ª Marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não Violência. A concentração para a caminhada está prevista para as 15hs, com saída do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. A 4 ª Marcha é fruto da Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência (World March for Peace and NonViolence), realizada em 2009 em mais de 100 países. A versão nordestina de 2012 acontecerá como evento de encerramento da I Semana Estadual dos Direitos Humanos
A abertura oficial da Semana Estadual de Direitos Humanos acontece às 14:30 de segunda-feira, dia 10, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, 3ª Avenida, 310, Centro Administrativo da Bahia – Salvador.

Da assessoria

No jogo do Vai-e-Vem,vereadores reassumem hoje a Câmara de Itabuna


Leleu mostrou o papel de um parlamentar
Segundo informações do vereador Nadson Monteiro, através dos microfones do seu programa, da Rádio Jornal de Itabuna,naquele momento (10:40) a Justiça estava entregando a Secretaria Parlamentar da Câmara a notificação para que os vereadores afastados reassumissem suas funções.

Para isso o atual presidente Leleu Rodrigues estava tomando todas as providências para acatar a decisão judicial.
Nestes 60 dias que a Câmara foi legislada pelo suplentes sob a liderança de Leleu, a população de Itabuna, reconheceu que foi realizado um grande trabalho pelos vereadores suplentes, inclusive deixando aos cofres das Câmara mais de 1 milhão de reais.



DIA 10/12 ESTÁ ANUNCIADA A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE ITABUNA


A senhora Karla Lúcia Alves Oliveira, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna- SINDSERV, alerta ao povo itabunense, ao Estado da Bahia, aos usuários dos serviços públicos e ao Município de Itabuna, que a partir da 00h00min hora do dia 10 de dezembro de 2012, todos os servidores municipais suspenderão suas atividades. Essa paralisação está respaldada na Lei 7.783/89 e tem como motivo, a falta de pagamento desses servidores, mães e pais de famílias que precisam dos seus salários, pois trabalharam e trabalham para isso. O município neste fim de governo se encontra em estado de calamidade, vários setores estão gritando por urgência, e infelizmente o grito está sendo calado. Nada vem sendo feito. A saída encontrada neste momento é a greve, a fim de chamar atenção das autoridades para a resolução do problema.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Corpo de Niemeyer deixa o Palácio do Planalto


Depois de três horas de velório, corpo de Niemeyer deixa o Palácio do Planalto sob aplausos


Brasília - Depois de três horas de velório, o caixão com o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deixou o Palácio do Planalto. Coberto com a bandeira do Brasil, o caixão desceu a rampa carregado por cadetes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, às 19h30.

O corpo saiu em cortejo em direção à Base Aérea de Brasília, às 19h45. De lá, seguirá em avião da Presidência da República para o Rio de Janeiro, onde será velado amanhã (7) no Palácio da Cidade, em Botafogo. O enterro ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 17h30, de amanhã.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto e da Polícia Militar, 3,8 mil pessoas passaram pelo local durante as três horas de velório. O caixão chegou às 15h45, e a entrada do público foi liberada às 16h40.

Ainda de acordo com o Planalto, o fim do velório foi antecipado a pedido da família de Niemeyer. Os parentes do arquiteto alegaram problemas de limitação de horário para o pouso do avião no Rio de Janeiro. A presidenta Dilma Rousseff não acompanhou a saída do caixão, mas se despediu da família.

As pessoas que não conseguiram chegar a tempo do velório aplaudiram quando o corpo de Niemeyer deixou o palácio. Enquanto o caixão era posto no caminhão do Corpo de Bombeiros, eles cantaram o Hino Nacional. O trânsito na via que passa em frente ao Palácio do Planalto ficou interditado por cerca de 25 minutos, provocando congestionamento no local.

Editado: por Aécio Amado,
Luciene Cruz, Luana Lourenço, Mariana Jungmann e Wellton Máximo
 Repórteres da Agência Brasil

Justiça decide: shoppings de Salvador vão cobrar taxa de estacionamento.

 
 
Salvador – A 7ª Vara da Fazenda Pública da Justiça acatou uma ação da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que permite aos shoppings de Salvador associados à entidade a cobrança de taxa de estacionamento dos clientes.

A decisão do juiz Benedito da Conceição dos Anjosa foi publicado do Diário da Justiça do Estado da Bahia, desta quarta-feira (5). A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão responsável pela implantação das regras para cobrança da taxa no prazo de 30 dias, ainda não foi notificada.

A luta dos shoppings pela cobrança de estacionamento já é antiga. Em abril de 2011 o vereador Batista Neves (PMDB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal favorável à cobrança. Desde 2005, shoppings tentam fazer a cobrança, mas a Lei Municipal 6.994/2006 a veta. Na época, a ideia foi rechaçada pelo prefeito João Henrique, que, anos atrás, chegou a dizer a uma emissora de televisão que renunciaria ao cargo caso a cobrança fosse feita.

Em 2011, João garantiu que, enquanto fosse prefeito, não haveria cobrança nos estacionamentos dos shoppings. Em nota de 2011, garantiu: “Eu não mudei em minhas convicções. Tenho uma luta pela defesa dos direitos do consumidor que será mantida enquanto eu continuar prefeito de Salvador e seguirei com esta trajetória após findar meu mandato como chefe do Executivo municipal”, afirmou.

www.jornaldamídia.com

Cerca de 3 mil pessoas já passaram pelo velório de Niemeyer

Chegada à Brasília

Brasília – Uma multidão aguardava para prestar as últimas homenagens, quando, às 16h40, o público foi liberado para participar do velório do arquiteto Oscar Niemeyer. Uma fila foi formada na Praça dos Três Poderes até a rampa de acesso ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde ocorre a solenidade póstuma.

A sede do governo federal foi projetada pelo próprio arquiteto. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório. Como as filas continuam extensas, caso a procura siga o mesmo ritmo, o número pode chegar a 5 mil.

Com lágrimas, cartazes e gestos, o público quer demonstrar a admiração pelo gênio da arquitetura. A estudante de arquitetura Luiza Solano, 21 anos, não segurou o choro. Nas mãos, um cartaz com uma frase dita por Niemeyer: “A gente tem que sonhar, se não as coisas não acontecem.

“É uma perda profissional e artística muito grande. Foi o talento dele que fez eu tomar a decisão de seguir a mesma profissão. Ele se foi, mas não morre no coração de cada arquiteto que o admirou pelo seu legado artístico”, comentou.

A geógrafa Rosemaria Godinho saiu de Montes Claros (MG) e enfrentou cerca de 700 quilômetros de estrada para se despedir do arquiteto. “Vale a pena enfrentar sol, espera e distância para dar o último adeus a Oscar Niemeyer que deixou obras no Brasil e no mundo”, disse. A fã espera ainda que os novos profissionais da área continuem o legado do “mestre Niemeyer”. “Espero que novos arquitetos continuem sua obra”, acrescentou.

O encerramento do velório no Palácio do Planalto está previsto às 20h. Por volta das 21h, o corpo segue para o Rio de Janeiro, no avião da Presidência da República. Uma nova solenidade póstuma aberta ao público ocorrerá amanhã (7). O enterro será às 17h30, no Cemitério São

Luciene Cruz, Luana Lourenço e Mariana Jungmann
Agência Brasil

Rose seria a “mulher invisível” que negociava diamantes africanos na Europa

Rosemary Noronha: passeios de negócios com passaporte diplomático
Rosemary Noronha: passeios de negócios com passaporte diplomático

O Rosegate revela mais duas bombas. Não existem registros nos anais da FAB de viagens internacionais feitas por Rosemary Novoa Noronha nos aviões da Presidência da República, embora a ex-chefe do gabinete paulista de Dilma tenha viajado 24 vezes ao exterior com o amigo e chefe Lula. Por tal informação, passada reservadamente pela inteligência das Forças Armadas ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a “Doutora Rose” seria a “mulher invisível” que trabalhava para Lula.

Outro bomba. Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à PGR pelos militares.

Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior, para “passeios de negócios”. O passaporte especial a denunciou. Foram 23 para a França. Para Suíça, ocorreram 18, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos, aconteceram de navio – de acordo com a inteligência militar brasileira.

Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. Militares também estão checando o informe, que circula pela internet, de que, numa viagem de Lula a Portugal, Doutora Rose teria levado, na mala diplomática, 25 milhões de Euros. O valor, que teria sido declarado à receita portuguesa, seguiu em carro forte para depósito na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto.

Como os documentos sobre tal operação estariam arquivados na Aduana do aeroporto internacional Francisco de Sá Carneiro, a petralhada morre de medo que se confirme o informe do e-mail denúncia – segundo o qual Rose mandou fazer o depósito tendo Luiz Inácio Lula da Silva como o possível beneficiário de um seguro que fora feito para evitar “algum sinistro” com tanto dinheiro.

Diante de novas denúncias que surgem com o Rosegate, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, se prepara para pedir, a qualquer momento, a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Luiz Inácio Lula da Silva & Família. A solicitação é um desdobramento do julgamento do Mensalão e servirá para alimentar de informações o Processo Investigatório 2.474. Correndo em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal, desde 2007, com 77 volumes de fatos concretos, o trabalho investiga as relações de negócios entre o PT, o Banco BMG, e o mito Lula.

Gurgel quer saber como e onde Lula aplica os recursos que recebe nas palestras que vem dando no Brasil e no exterior. O Instituto Lula também pode ser alvo do Procurador, para saber quem são as pessoas físicas e jurídicas que andam financiando as atividades políticas de Lula. A maior preocupação do ex-presidente é com a Polícia e a Receita Federal. Lula foi informado de que servidores fora do controle do Governo – mas agindo dentro da lei e do dever de ofício – teriam informações comprometedoras sobre ele e seus filhos.
Se tudo vier à tona, o processo do Mensalão vai parecer roubo de galinha no quintal do vizinho mais próximo… (Alerta Total) -JORGE SERRÃO

www.jornaldamídia

Quadra poliesportiva do Imeam foi reinaugurada em Itabuna



        Em clima de festa a comunidade escolar do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), primeira Escola de Tempo Integral de Itabuna, reinaugurou a quadra poliesportiva do Ginásio de Esportes do colégio no último dia 27.
 
Para devolver totalmente reequipada a quadra aos alunos e professores, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SEC), investiu recursos da ordem de R$ 105.031,77 (cento e cinco mil, trinta e um reais e setenta sete centavos) na melhoria do piso, cobertura, iluminação, arquibancadas e alambrados.

A festa de reinauguração da quadra contou com a presença do secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, da diretora geral do Imeam, professora Lídia Maria Bomfim Lima, além de dezenas de educadores e familiares dos estudantes. O evento foi marcado por apresentações de ginástica e o campeonato de futsal entre salas.

Escola referência

        Gustavo Lisboa ressaltou a importância do Imeam na Rede Municipal de Ensino, que hoje tem o colégio como referência estadual na questão da Escola de Tempo Integral. “Neste contexto, torna-se imprescindível que os estudantes desta unidade escolar sejam atendidos de forma integral e o esporte é algo indissociável neste contexto”.

        “Portanto, a reforma do Ginásio de Esportes irá melhorar significativamente no incremento de habilidades esportivas  que, por consequência, resultará no desenvolvimento físico, da saúde e a melhoria do desempenho escolar”, argumentou Lisboa.

         Segundo a gestora do Imeam, professora Lídia Lima, algumas ações aparecem como fundamentais para o bom funcionamento e o desenvolvimento como um todo. Nessa perspectiva, pensar, planejar e organizar a infra-estrutura de uma escola pode contribuir para uma aprendizagem diferenciada.
        
 “A reforma deste espaço esportivo é um marco para o engrandecimento da nossa escola e toda a comunidade. Ele representa os anseios dos nossos seiscentos alunos e de todos os que fazem parte desta Unidade Escolar”, enfatizou.

        A diretora disse ainda que o recriar de um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal, afetivo, psicomotor e social possibilita o resgate de indivíduos ativos e comprometidos com a transformação social tendo como objetivo, o respeito às individualidades, e manifestações socioculturais da sociedade, formando assim cidadãos responsáveis e sujeitos da sua própria história. Em nome da equipe do Imeam, Lídia agradeceu o compromisso do prefeito José Nilton Azevedo Leal e do secretário Gustavo Lisboa com a Educação.  

            Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Divulgação – 05/12/2012                            


Amurc apoia "Derrubada do Veto" ao projeto de distribuição dos Royalties

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, Cláudio Dourado manifesta o apoio da associação ao movimento de “Derrubada do Veto”, fomentado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A mobilização ganhará força no próximo dia 19, no Congresso Nacional, quando está prevista a votação do veto ao Projeto de Lei que prevê a distribuição, de forma igualitária, das parcelas dos Royalties de Petróleo para Estados e Municípios não produtores. 

Nesta quarta-feira (5), governadores de 24 Estados e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgaram uma nota oficial no jornal Correio Braziliense, anunciando que governadores e prefeitos mantêm a luta pela justa distribuição dos recursos dos royalties entre Estados e Municípios. De acordo com Cláudio, “ao derrubar o veto sobre o projeto que regulariza a distribuição correta dos Royalties no Brasil, estaremos diminuindo as desigualdades entre os Estados e oferecendo mais investimentos aos municípios brasileiros”, declara Cláudio.

Veto
Anunciado no dia 30 de novembro, o veto ao Projeto de Lei (PL) 2.565/2011 (PLC 448/2011 no Senado) prejudica a Bahia e seus municípios, que deixarão de ganhar 8,8 bilhões nos próximos oito anos (2013 – 2020), segundo dados do Diretor de Assuntos Financeiros e Econômicos do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Sergio Furquim.


Por Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Cirurgia Plástica Ocular – funcionalidade e estética a serviço da visão


          O avanço das técnicas médicas e cirúrgicas para tratamento de doenças oculares resultou também num grande avanço das modalidades disponíveis de tratamentos estéticos e funcionais reparadores dos chamados anexos oculares. Através da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica Ocular, médicos oftalmologistas cirurgiões plásticos têm revolucionado o tratamento com técnicas minimamente invasivas, com destaques para as realizadas com laser. O DayHORC – Unidade de Itabuna – disponibiliza da Cirurgia Plástica Ocular através de dois especialistas com realização de um amplo leque de tratamentos estéticos e funcionais. 

Encontrar soluções definitivas para problemas como pálpebras e supercílios caídos, má formação ou deformação ocular, excesso de lacrimejamento, ou mesmo equilíbrio funcional para os chamados olhos secos é mais que uma questão estética. “Sabemos da funcionalidade de cada tecido e área do chamado ‘anexo ocular’, por isso, garantir o funcionamento equilibrado é de extrema importância para a garantia da saúde ocular e de uma melhor qualidade de vida”, declarou a médica oftalmologista especializada em Cirurgia Plástica do DayHORC, Josete Mendes (CRM-16514).

Pálpebras caídas
Uma das tendências na Plástica Ocular é a Blefaroplastia com Laser CO2, também conhecida como Cirurgia para Levantamento de Pálpebras. Além da retirada de camada superficial da pele com utilização do laser de modo contínuo, o tratamento também possibilita minimizar os efeitos sulcos e bolsões palpebrais, situados na região inferior dos olhos. Esta cirurgia deve ser uma opção sempre que as disfunções acarretarem problemas como dificuldade de visão ou sensação de peso, tornando-se, inclusive, uma das indicações para os casos de emagrecimento via cirurgia bariátrica, quando a flacidez excessiva de pálpebras gera conseqüência na qualidade da visão. 

Uma outra opção, esta especificamente estética, é a utilização da Blefaroplastia com Laser CO2 de modo fracionado, quando o resultado é o chamado ressurfacing, ou rejuvenescimento da região dos olhos. Neste tipo de tratamento, além de levantar as pálpebras caídas, o laser CO2 estimula a produção de colágeno promovendo resultando no rejuvenescimento facial.

Mais qualidade
Um dos destaques na Cirurgia Ocular é a utilização da toxina botulínica – Botox – para controle das contrações involuntárias nos músculos ao redor dos olhos. O bom funcionamento da musculatura orbicular do olho pode ser garantido sempre que a repetição dos espasmos se apresentarem de forma progressiva e causar interferência nas atividades diárias. Assim, os oftalmologistas cirurgiões plásticos do DayHORC garantem a aplicação do Botox tanto para reparações estéticas com efeitos de rejuvenescimentos, bem como para controle dos espasmos musculares. 

“Por mais simples que pareça ser o procedimento cirúrgico, a região ocular envolve uma série de nervos e músculos extremamente sensíveis e complexos, exigindo cuidado ainda maior na escolha do procedimento e do profissional que irá executá-lo”, declarou o gerente de unidade do DayHORC Itabuna, Jean Wagner Pereira.   
“Como estamos tratando de um procedimento cirúrgico, seja ele como vimos, estético ou funcional, cumprimos todo o rigor exigido para um procedimento cirúrgico, a exemplo dos exames pré-operatórios, como hemograma, coagulograma, controle do diabetes e da pressão arterial”, declarou o médico especialista do DayHORC, Moacyr Freitas (CRM-17304).
   
Por - Jack Simões
Da Assessoria de Imprensa

Entre 176 países, Brasil ocupa 69ª posição em ranking de corrupção


corrupção (Foto: SXC)A organização não governamental (ONG) Transparência Internacional (Tranparency Internacional) divulgou nesta quarta-feira (5) o estudo Percepções da Corrupção Index 2012, em que analisa a situação em 176 países. O Brasil aparece em 69ª posição no ranking. Na América Latina, o país fica atrás apenas do Chile e do Uruguai, empatados na 20ª posição. Compartilham o topo da lista, com menos casos de corrupção, Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia.

As piores posições no ranking da ONG são ocupadas pelo Afeganistão, Coréia do Norte e Somália. Nas Américas e no Caribe, as posições mais negativas são as do Haiti, em 165º lugar, e do Paraguai, em 150º.
De acordo com a organização, os níveis de corrupção no mundo ainda são elevados, assim como casos de “abuso de poder e relações sigilosas”. Para a presidente da Transparency Internacional, Huguette Labelle, é necessário intensificar as ações governamentais em busca do combate à corrupção. Segundo ela, é fundamental estabelecer regras para o lobby e o financiamento para campanhas políticas, bem como a definição de normas transparentes para a contratação de serviços públicos. Labelle disse ainda que a intenção do estudo é incentivar os governos a tomar uma decisão “mais dura contra o abuso de poder”. 

No caso dos países que ocupam a primeira posição (Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia), a organização afirma que o esforço público, com a facilitação de acesso aos sistemas de informação e a definição de regras claras que regem o comportamento dos que ocupam cargos públicos, foi preponderante para evitar casos de corrupção.

Nas piores posições, ocupadas por Afeganistão, Coreia do Norte e Somália, a ONG diz que faltam líderes responsáveis e instituições públicas eficientes. Também estão em posições consideradas negativas alguns países da zona do euro, como Grécia, em 94ª posição, e Itália, em 72ª -- regiões que sofrem os impactos intensos provocados pela crise econômica internacional. Os países que estão em confrontos internos, como a Síria e o Egito, também aparecem entre os apontados com graves problemas de corrupção. A Síria ocupa a 144ª posição e o Egito a de 118ª.  

http://revistaepoca.globo.com

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...