sábado, 17 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa tira folga e participa de casamento em Natal


Joaquim Barbosa fez foto  ao lado da gerente do hotel Fernanda Paiva (Foto: Divulgação)

Resguardado por um forte esquema de segurança, o ministro Joaquim Barbosa, que assume a presidência do Supremo na próxima quinta-feira (21), tirou uma folga no feriadão para participar de um casamento em Natal. O ministro desembarcou na cidade anteontem. Discreto, fez check-in em um hotel de luxo usando o nome Joaquim Gomes –seu nome completo é Joaquim Benedito Barbosa Gomes.

 Somente quando tomava café da manhã foi reconhecido por funcionários. “Ele é bem simples. Nos atendeu bem”, disse a diretora comercial do estabelecimento, Fernanda Paiva, que tirou uma foto com o ministro.

A Folha apurou que Barbosa foi convidado como padrinho de um casamento realizado ontem, em um espaço de eventos perto do hotel. Barbosa não havia falado com a imprensa até a tarde de ontem. Também não chegou a fazer passeio durante o dia.

Para chegar à cerimônia, o ministro usou uma passagem exclusiva entre os dois estabelecimentos. Quatro seguranças acompanharam o ministro na viagem.
Barbosa será o primeiro negro a assumir a presidência da corte. O mandato é de dois anos. Ele substituirá o ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou nesta semana. (Folha.com)

Do Jornaldamìdia

Associação dos juízes federais rebate críticas do PT ao STF

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) informou nesta sexta-feira (16), por meio de nota, que o julgamento do mensalão foi “justo” e “técnico”. A ideia da associação é rebater as críticas do PT, que acusou o Supremo Tribunal Federal de ter feito um “julgamento político” da ação penal 470, o mensalão.

“A irresignação quanto às penas que vêm sendo aplicadas é perfeitamente compreensível dentro do contexto e, por essa razão, a crítica do PT deve ser recebida como expressão de inconformismo, no exercício da liberdade de expressão. Nada mais do que isso”, escreveu a Ajufe ao lembrar que oito dos 11 ministros que compõe o tribunal foram indicados por Lula ou Dilma – o que comprova a independência dos membros. (Coluna de Cláudio Humberto)

Do Jornaldamídia

Movimento para Mar Grande é intenso e Astramab faz recomendações para a volta

Sistema está operando de 15 em 15 minutos por 11 embarcações (Foto:
O movimento de passageiros saindo de Salvador com destino à Ilha de Itaparica é intenso na manhã deste sábado (17) na travessia marítima Salvador-Mar Grande. As saídas das embarcações do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, estão ocorrendo de 15 em 15 minutos, mas não há filas para embarque. O sistema está com oito embarcações em tráfego de três na reserva e as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. Saindo de Salvador, hoje, a última viagem prevista será às 20h e de Mar Grande, às 18h30.

Como milhares de pessoas atravessaram para a localidades da Ilha de Itaparica desde a última quarta-feira, para passar o feriadão, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) recomenda aos usuários que procurem antecipar o retorno à cidade amanhã (19), evitando assim os horários de pico durante à tarde. “Quem puder viajar mais cedo é melhor. Apesar de contarmos com 11 embarcações em condições de tráfego e com grande quantidade de horários extras, a concentração de passageiros pode ocorrer, já que o movimento com destino à Ilha foi intenso”, observou Jacinto Chagas, presidente da Astramab.

A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições. Para amanhã, no retorno à cidade, todos os horários estão completos nos catamarãs e lanchas rápidas. Hoje, os horários saindo do Terminal Náutico são 8h30,9h, 10h30m, 13h30m e 14h. As saídas do Morro são as 9h, 9h30m, , 12h30m e 15h. As escunas do tour turístico das ilhas estão zarpando do Terminal Náutico com lotação completa e quatro escunas da LR Turismo estão atendendo aos baianos e turistas. O passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica e o retorno a Salvador acontece às 17h30.

Foto: Astramab/Divulgação
www.JornaldaMídia

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ibama libera licença prévia do Porto Sul em Aritaguá

Salvador - O empreendimento Porto Sul, que será construído no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, no sul da Bahia, recebeu quarta-feira (14) a licença prévia (LP) expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A licença de número 447/2012 é válida por dois anos e condicionada às normas estabelecidas pelo órgão ambiental, que constam no documento assinado pelo presidente Volney Zanardi Júnior.
 
Ao receber a informação, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo projeto, disse que a decisão do Ibama confirma a qualidade e a sustentabilidade do projeto. “O Porto Sul é prioritário para o governo e será construído sob os marcos mais atuais de respeito ao meio ambiente. Esta é mais uma etapa que vencemos no desafio de criar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento econômico futuro do nosso estado”.

O complexo portuário inclui os terminais Público do Governo da Bahia e o de Uso Privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin), com a finalidade de escoar minério de ferro, clínquer, soja, etanol, fertilizantes e outros granéis sólidos.

Do-JornaldaMídia

ANDIRLEI FAVORITO PARA A ELEIÇÃO DA OAB


Devido a um grande trabalho realizado frente a entidade, o atual presidente da OAB-Itabuna, advogado Andirlei Nascimento está sendo o mais cotado para vencer a eleição do próximo dia 22, quarta-reria. 

 

Além de Dr.Andirlei o candidato da oposição e o advogado José Henrique Chaves. Mas  informações dão conta de que  Andirlei Nascimento deverá ser reeleito com cerca de 80% dos votos. 

Para isso ele tem recebido apoios importantes da classe - entre eles - os advogados:  Herisson Leite, Juracy, Daniela Haum, Cosme Reis e Jorje Nobre, além de muitos outros de grade influencia no meio jurídico do sulda Bahia.


Liberdade de imprensa será monitorada por fórum nacional

Uma nova comissão irá monitorar processos que tratam da liberdade de imprensa, abordando temas como censura, segredo de Justiça e “assuntos de interesse público”.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e batizado de Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade, o grupo irá identificar a atuação dos magistrados, ajudando a fornecer informações que possam orientar sentenças em todas as instâncias da Justiça.

A proposta foi apresentada nesta semana pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. (Coluna de Cláudio Humberto)

Do JornaldaMídia.com

Cresce número de contribuintes para renegociação do Refis



        Uma média de 50 contribuintes têm  procurado diariamente o Departamento de Tributos  da Prefeitura de Itabuna para renegociar suas dívidas junto ao fisco municipal beneficiados pelo  Programa Municipal de Recuperação Fiscal – Refis Municipal, aprovado pelo legislativo municipal.
 
Segundo o secretário de Finanças, Geraldo Pedrassoli, a lei oferece dispensa integral dos encargos devidos à Fazenda Pública Municipal relativos à multa e juros de mora para pagamento à vista ou em duas parcelas consecutivas.

        Ele observa que o programa tem caráter temporário, e objetiva fazer com  que os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2011, inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, poderão ser pagos, excepcionalmente, até 28 de dezembro deste ano, atualizados através do Índice Geral de Preços – IGPM, para pagamento à vista.     
Ações

Para Pedrassoli, as ações implementadas visam facilitar a aplicação da lei e incluem a autorização para que seja concedido o parcelamento da dívida em até duas vezes, desde que o recolhimento da última parcela ocorra até o final do prazo estabelecido, considerando-se para efeito de quitação a data de autenticação bancária constante do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. A cobrança exclui multa e juros de mora devidos por pessoas físicas e jurídicas.

        Visando facilitar e orientar o atendimento dos contribuintes até o final do período do programa do Refis Municipal, o secretário explica que o Departamento de Tributos mobilizou toda a sua equipe de auditores e técnicos no Centro Administrativo Firmino Alves para realização de cálculos e emissão dos respectivos Documento de Arrecadação Municipal.

        Pedrassoli salienta que o Refis beneficia diretamente a milhares de contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com dividas de IPTU,  ISS ou alvarás. Destaca ainda que o atendimento on-line oferece rapidez e facilidade no atendimento aos contribuintes durante os primeiros dias de implementação do programa.

        Segundo o diretor do Departamento de Tributos, Emerson Carvalho, o Refis explica que  a aplicação da lei 2.220 tem caráter temporário, tendo como data limite 28 de dezembro, com  os débitos  atualizados através do Índice Geral de Preços – IGPM, mas com dispensa dos encargos devido referentes à juros e multa de mora, além de multa de infração para pagamento à vista, em espécie.    
   
A lei define ainda, que os benefícios não implicam em direito adquirido para os contribuintes que já tenham quitado seus débitos, com incidência de juros e multas. 

        Carvalho acredita ainda, que em função da expectativa do pagamento do 13º, a arrecadação aumente ainda mais neste período até o final ano e visando facilitar e orientar o acesso e atendimento aos contribuintes o Departamento de Tributos disponibiliza uma equipe de plantão no Centro Administrativo Firmino Alves para realização de cálculos e emissão do respectivo DAM, que atende no período das 8 às 16 horas, durante os dias úteis.

POR : Kleber Torres  


CLUBE DO POETA E CORREIO DOS MUNICIPIOS FAZEM HOMENAGEM A ELIAS GARÇOM


Churrascaria Rodeio, Avenida Inácio Tosta Filho, 183

Reconhecendo os seus serviços ao povo grapiúna, como garçom há cerca de 50 anos, numa iniciativa  dos poetas Joselito dos Reis e Adeildo Marques, através  do Clube do Poeta Sul da Bahia e o Jornal Correio dos Municípios fizeram hoje (16.11) uma homenagem  surpresa ao Senhor Elias Costa Santos no seu ambiente de trabalho na Churrascaria Rodeio, Avenida Inácio Tosta Filho, centro de Itabuna.
 
Antonio, Clovisnaldo, Elias e Joselito
A homenagem incluindo um recital de poesia pelo grupo dos poetas do Clube, o que encantou a todos os clientes da Casa, foi conferido ao garçom Elias  Garçom a honraria de Personalidade Municipalista, título este, conferido pelo jornal Correio dos Municípios.

Eleias, agradece 
Elias, com sua humildade de homem evangélico  ficou muito alegre, demonstrando isso nas poucas palavras de agradecimento dirigidas a Deus,  aos poetas e aos jornalistas que lembraram de seu nome e do seu trabalho.
Didi, Elias e Adeildo
 Os poetas: Adeildo Marques, Clovisnaldo Argolo, Antonio Oliveira e Romilton Santos e Joselito dos Reis fundador  do Clube do Poeta Sul da Bahia ficaram encarregados do recital, quando foram aplaudidos por todos do recinto, inclusive, pelo proprietário da Churrascaria, Didi, que  satisfeito ofereceu o almoço aos promotores do evento.

PERSONALIDADE MUNICIPALISTAS EM COARACI



CORREIO DOS MUNICÍPIOS MARCA NOITE  DE PREMIAÇÃO EM COARACI
Abertura - Hino Nacional
 Em uma noite de muito Glamour e Poesias, o Correio dos Municípios, reuniu Personalidades dos diversos seguimentos da Sociedade Coaraciense e confere o  Título “Personalidade Municipalista”  às pessoas que contribuíram  e contribuem para o engrandecimento e desenvolvimento daquela cidade. Essa premiação já faz parte de uma pré, pois no dia 12 de Dezembro o município completa 60 anos de Emancipação/Político/ Administrativa.
Jornalista Paulo Lima, cerimonial 

Ivan, vice Prefeito. Vanderlei  e esposa
A Noite de 15 de Novembro (Proclamação da República) ficou  marcada, com as presenças ilustres de: médicos, Advogados, comerciantes, profissionais liberais e  políticos - entre eles - o Vice-Prefeito, Ivan Sérgio Lordello Fraife, representando a Prefeita Josefina Castro, que não pode comparecer, devido a compromissos na Capital do Estado. A prefeita  também seria, na oportunidade, homenageada, mas foi bem representada. 

Os vereadores Antonio Carlos Maia, Robson Vilanova Cavalcanti, este último representando  o Presidente da Câmara, José Francisco Neto também  foram presenças marcantes.  

Valter Miranda e Francisco Galvão
Os poetas do Clube do Poeta Sul da Bahia, ilustrando a noite decantaram um recital de poesias, com muito lirismo provocando um  momento único, o que deverá ficar marcado na memória dos homenageados e convidados, como um encontro que permanecerá na história de Coaraci.

Professora Clara Iris e Maria Célia, advogada 
“Personalidades Municipalista” é um evento que vem ganhando conceito   em várias cidades da região sul da Bahia, graça  a competência de seu idealizador, diretor  do Jornal Correio dos Municípios, Adeildo Marques Santos, que informou  que o próximo evento será realizado na cidade de Ibicaraí, conforme contatos já  mantidos  com algumas autoridades do município e o apoio do prefeito Lenildo Santana, já confirmado.


Poetas do grupo de recital do Clube do Poeta Sul da Bahia presentes a solenidade:
Elias, Garçom cerca de 50 anos na profissão
Sérgio Fraife  e os  Bornier, Antonio Oliveira e Clovis 
Público presente
Blogueiro do Portal Mix
Adeildo Marques,  recitando 

Este evento contou com a participação especial  da professora Sandra Maria da Conceição Santos e seu esposo Nilton César Santos, que foram resposáveis pela organização, inclusive,  e o Coffee-break. 

EMASA Realiza palestras para seus funcionários


Auditório José Petrúcio

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa S/A, através do seu Núcleo de Assistência ao Trabalhador (NAT) proferirá palestras sobre a “Importância das Vacinas” em nossas vidas e os cuidados que devemos ter com as “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”.
  
O evento que acontece na ETA-01, bairro São Lourenço, no auditório José Petrúcio, as palestras  estão programadas para os próximos dias 20 e 21, deste mês, com início às 7:30 horas, extensivo aos funcionários da empresa. Os palestrantes serão os próprios membros do Núcleo.     

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Caetano Veloso é a ‘Personalidade do Ano 2012

Caetano Veloso é a ‘Personalidade do Ano 2012′ do Grammy Latino

Caetano Veloso já ganhou oito estatuetas do Grammy Latino
Caetano Veloso já ganhou oito estatuetas do Grammy Latino

Nesta quinta-feira será realizada a 13ª edição do Grammy Latino, cuja cerimônia de entrega dos prêmios em Las Vegas, nos Estados Unidos, terá a apresentação de diversos artistas consagrados, entre os quais o brasileiro Caetano Veloso e o espanhol Alejandro Sanz.

Caetano Veloso, que ao longo de sua carreira recebeu oito estatuetas do Grammy Latino e duas do Grammy, será o homenageado da noite, com o prêmio “Personalidade do Ano 2012″.
Os artistas Luz Casal (Espanha), Leo Dan (Argentina), Rita Moreno (Porto Rico), os mexicanos Daniela Romo e Poncho Sánchez, e o brasileiro Milton Nascimento também serão homenageados com o prêmio “Excelência Musical 2012″.

Entre os candidatos a “Álbum do Ano” desta edição, além de Veloso, estão os brasileiros Ivete Sangalo e Gilberto Gil, com “Especial Ivete, Gil e Caetano”, e Chico Buarque, por “Chico”; e o cubano Arturo Sandoval, com “Dear Diz (Every day I think of you)”, entre outros.

A cerimônia, na qual também participarão a colombiana Shakira, o dominicano Juan Luis Guerra e a dupla mexicana Jesse e Joy, será transmitida ao vivo para a América Latina pelo canal pago TNT.

AnsaLatina
www.Jornaldamídia

Obeso resgatado por guindaste morre em hospital de Salvador

Wellington Cortes Conceição, 33 anos, tinha obesidade mórbida; a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) ainda não divulgou o motivo da morte


Morreu na madrugada desta quinta-feira (15) , às 1h50, com suspeita de embolia pulmonar Wellington Cortes Conceição, 33 anos, segundo informações do Hospital Roberto Santos. Ele tinha obesidade mórbida e precisou de auxílio de um guindaste para ser resgatado de casa na última sexta-feira (9) após sofrer uma torção no joelho. Ainda segundo o hospital, o corpo já foi Wellington removido para o necrotério.

Ele foi transferido na tarde de terça-feira (13) do Hospital Geral do Estado (HGE) para o Hospital Roberto Santos, onde morreu. Wellington iria passar por tratamento contra obesidade, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ele torceu o joelho quando estava no banheiro de sua casa, em Amélia Rodrigues. O Corpo de Bombeiros precisou quebrar uma parede da residência para resgatar o obeso, que estava com mais de 220 kg.

Wellington será acompanhado por equipe multidisciplinar no Roberto Santos
Um guindaste emprestado por uma empresa ajudou a remover Wellington de casa e colocá-lo em uma ambulância da Viabahia. Ele foi transportado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde chegou no início da noite de sexta (9). 
 
Para ser transferido para Hospital Roberto Santos ele foi conduzido em uma ambulância do Grupamento Salvador, mobilizando uma dúzia de maqueiros para o transporte. Em nota, o diretor médico do Roberto Santos, Miguel Andrade Mota, informou que duas camas especiais foram unidas em uma adaptação. "As equipes de Endocrinologia e Ortopedia se preparam para acolher e assistir o paciente. Ele passará por avaliação clínicas e metabólica, com o objetivo de prepará-lo para o tratamento de redução de peso, provavelmente com a colocação de um balão intragástrico a fim de  possibilitar um futuro procedimento de cirurgia bariátrica", explicou. 
 
O paciente estava sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta de endocrinologista, nutricionista e psicólogo.
Bombeiros ajudaram no resgate do obeso, que se machucou em casa

PT lança manifesto em defesa dos réus do mensalão

Documento diz que houve forte pressão da mídia para influenciar o veredicto. "Será que eles esquecem que também usam a mídia para enganar o povo?"

PT lança manifesto em defesa dos réus do mensalão Luciana Santos/Divulgação / PT
Rui Falcão (D), presidente nacional do PT, junto com o secretário nacional de Comunicação do partido, André Vargas (PT-PR) Foto: Luciana Santos / Divulgação / PT
 
A Executiva Nacional do PT divulgou, nesta quarta-feira, em São Paulo, manifesto em defesa dos réus no processo conhecido como mensalão e condenou o que classificou de "politização" do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento diz que houve forte pressão da mídia para influenciar o veredicto, questiona a "coincidência" do julgamento com o calendário eleitoral e o fato de a denúncia contra o Partido dos Trabalhadores ter sido julgada (pelo STF) antes do chamado mensalão mineiro, do PSDB.

Saiba mais:
Acesse a capa de notícias sobre o julgamento do mensalão
> Em INFOGRÁFICO, veja como ficou o placar das condenações e absolvições

Informações:  http://zerohora.clicrbs.com.br

Expressaounica

Com essa decisão do PT, todas as evidencias ficam claras de que o Partido apoia o roubo neste país, e está consolidando a quadrilha de desvio do dinheiro  público. Que vergonha! Estamos realmente  vivendo uma inversão de valores. Enquanto os outros partidos, como por exemplo,o Democrata, expulsam os corruptos,o PT defende. Cuidado meu povo! Abra o olho. Eles estão dando centavos de um lado (bolsa família) e levado do outro os milhões de reais. 

NEIDE DE CARLITO UMA GRANDE ATUAÇÃO



Carlito, David e Neide
A vereadora Neide de Carlito vem tendo desempenho destacado na revisão do Código Tributário de Itabuna, e que está sento discutido no Legislativo. Está demonstrando que tem conhecimento de causa.


Essa revisão tem que sair logo, pois Itabuna tem vários loteamentos que já se transformaram em bairros. Nestes locais é muito difícil encontrar o endereço, devido à repetência de nomes de ruas, até meso para os agentes dos  correios.


Vamos substituir as letras (ruas: A, B, C, D... etc! Quadra tal...) por nomes de nossos pioneiros, nomes que fizeram e fazem a história de Itabuna.  Vamos pagar o IPTU de acordo o valor do imóvel.    Parabéns, Neide, você já demonstrou e está demonstrando que seria, uma grande parlamentar.  Aliás, a Câmara que ai está, vem tendo atuação destacada e a população está vendo!   

Arlessen é o novo presidente do Sindirod em Itabuna

Greve deixou muita gente a ver navio nosponto
O candidato Arlessen, da Chapa 2, apoiada pelo ex-presidente da entidade e vereador em exercício, Adeladio Pezão venceu as eleições do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna – Sindirod, eleições ocorrida ontem (14).

Com uma diferença de 48 votos, a Chapa 2, que tinha uma posição de 3ª colocada, com 22% de preferência de pesquisa, surpreendentemente, venceu o pleito e deu a vitória ao rodoviário Arlessen, Eduardo Batista, contra a chapa de Joselito Pé de Rato que liderava a pesquisa.

Tudo leva a crê que a grande vitória da Chapa 02, apoiada por Pezão foi provocada pela irresponsável greve que deixou os Itabunenses sem transporte, ou melhor; o tiro saiu pela culatra.  

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

LIMINAR GARANTE BUSÃO NAS RUAS DE ITABUNA


Uma liminar concedida pela desembargadora Vânia Chaves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, determina o retorno de parte da frota de ônibus em Itabuna.

A decisão em favor da Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) estipula, pelo menos, 60% dos 88 ônibus nas ruas em horários de pico e 40% nos demais horários.

Há mais de dois dias que os rodoviários cruzaram os braços contra decisão das empresas de ampliar a jornada diária de trabalho de 7 para 7 horas e 20 minutos. A multa diária em caso de descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.

Do seu pimenta
 Paralisação atingiu 100% da frota (Foto Pimenta/Arquivo).

Jabes garante apoio do governo estadual para realização do Carnaval

                O fortalecimento do turismo foi o principal tema do encontro entre o prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, em Salvador.  O primeiro passo é o resgate do carnaval oficial, festa de grande importância para o setor turístico, que terá apoio total do governo estadual, assim como o retorno do São João de Olivença.

                Jabes solicitou também a construção de um pavilhão de eventos para melhorar a infraestrutura local, colocando Ilhéus na agenda nacional do turismo de negócios. A articulação política do prefeito eleito visa assegurar ainda a ampliação do potencial turístico de Ilhéus, com foco na sustentabilidade e intensificando sua vocação natural para a cultura e ecologia.

                Para Jabes, a parceria entre prefeitura e governo estadual possibilitará a execução de um projeto conjunto de atividades para incrementar o turismo de Ilhéus, setor que sofreu um retrocesso nos últimos oitos anos, com a falta de novos investimentos e manutenção do patrimônio histórico e cultural da cidade.


Por - Vera Rabêlo - Assessora de Comunicação

Bancada da Bahia se reúne para ajustes finais das emendas a LOA

 
Os parlamentares baianos  terão que definir 21 emendas de bancada para o Orçamento da União. Ao todo serão investidos aproximadamente R$ 600 milhões na Bahia. A reunião foi coordenada pelo deputado Daniel Almeida.

A Bancada da Bahia no Congresso se reuniu nesta terça-feira , 13 de novembro, em Brasília para discutir as emendas prioritárias à Lei Orçamentária da União (LOA) 2013. O grupo tem direito a apresentar 21 emendas, sendo 18 dos deputados federais e três dos senadores baianos. 

Os parlamentares definiram que as propostas serão apresentadas em três blocos para melhor contemplar as demandas do estado, assim como a execução dos projetos. A ideia foi uma sugestão dos deputados e dos dois senadores - Lídice da Mata e Walter Pinheiro - acatada pelo coordenador da Bancada, deputado Daniel Almeida (PCdoB).

As emendas foram agrupadas em m bloco de emendas que envolve a infraestrutura urbana e turística; outro para educação – compreende Universidades Federais, entidades de ensino superior não federal e Institutos Federais de Educação Tecnológica Ifet´s –  e por último, o bloco para a infraestrutura hídrica para o interior do estado.

As emendas deste terceiro bloco farão frente ao problema da seca. “A Bahia passou por uma das piores secas dos últimos 40 anos. Estas emendas visam preparar o estado para este tipo de calamidade natural. As secas sempre vão existir. Temos que nos preparar para enfrenta-las e evitar que nossa população continue sofrendo com a falta de água”, afirmou.

As propostas finais serão definidas na próxima reunião marcada para 21 de novembro na Câmara dos Deputados. O encontro desta terça-feira contaria com a presença de Jaques Wagner. O governador não compareceu por conta audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal  (STF) destinada a cessar uma disputa pode resultar na perda de cerca de 100 mil hectares para a Bahia.
 


Por - Karlo Dias

CZZ de Ilhéus alerta a população sobre o combate à roedores e caramujos

 
O Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus continua com o trabalho de combate aos roedores e aos caramujos em Ilhéus e segue atendendo as denúncias realizadas pela população sobre estes casos. A leptospirose (doença infecciosa causada por uma bactéria eliminada através da urina de ratos), por exemplo, tem todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus e acompanhados por técnicos.
Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, também pode entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a colocação do raticida, uma espécie de veneno para ratos.
Já a espécie conhecida como caramujo africano tem tido ocorrência principalmente na zona sul da cidade, em bairros como Pontal e Sapetinga. O caramujo africano é hermafrodita e possui uma rápida proliferação. Ele realiza quatro posturas ao ano, com cerca de 400 ovos em cada uma. O animal pode transmitir doenças aos seres humanos, e por isso é importante manter um nível de infestação baixo, preservando a saúde pública. Assim, a população deve recorrer ao Centro de Zoonoses quando encontrar estes animais tanto em residências, quanto em lugares públicos como ruas e praças. Ao receber a denúncia, a equipe do CZZ irá ao local realizar a catação dos animais que estejam mais evidentes e colocar um produto específico para o combate ao caramujo.
O coordenador do CZZ, Aloísio Correia, informou que o produto utilizado é liberado pelo Ministério do Meio Ambiente, e não é nocivo as plantas e nem aos animais domésticos.  Após 10 dias da colocação do produto, a equipe retorna ao local para averiguar a situação e recolher os caramujos mortos. Aloisio explica ainda que, o recolhimento dos caramujos mortos é muito importante porque seu casco pode acumular água, contribuindo para a proliferação da dengue. Alguns cuidados devem ser tomados como pegar o animal somente com luvas ou saco plástico, e não permitir que crianças tenham contato com o caramujo.
Medidas preventivas podem ser tomadas como impedir a formação de entulhos, acondicionar corretamente o lixo, e só colocá-lo na porta de casa próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta, evitam a proliferação de ratos e caramujos. Deve-se evitar também o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Nessas situações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.
O CCZ de Ilhéus funciona de segunda a sexta-feira no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela), e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. As denúncias tanto da ocorrência de roedores e caramujos, quanto de outros animais como escorpiões e cães agressivos, podem ser feitas pelos telefones: 0800-2846992 ou (73) 3634 – 4434.
 Da assessoria

Rodada do Interbairros tem oito jogos pela segunda fase



A Secretaria de Esportes anuncia os oito jogos de volta da segunda fase do Campeonato Interbairros com a realização de disputas na quinta-feira (15) e domingo (18). Na quinta-feira os jogos entre Banco Raso x Jaçanã e Santa Inês x Manoel Leão serão realizados no Estádio Luiz Viana Filho, durante o período da manhã.
 
        O coordenador do Interbairros, Paulo Roberto Rezende informa que no domingo (18), os jogos serão realizados no Núcleo Habitacional da Ceplac, entre a seleção local contra o Novo Jaçanã. Na Vila das Dores se enfrentam o João Soares e Mutuns e no campo do Lomento, jogam as equipes  da Bananeira e Santo Antônio.

        A programação conta com apoio do 15º Batalhão da Polícia, que montou um esquema de segurança para juízes, atlatas e torcedores, termina com jogos também pela manhã no campo  Maria Matos, com o jogo entre as seleções do Jorge Amado  e Ferradas. No Estado Luiz Viana Filho se enfretam o Nova Ferradas X Maria Matos e Califórnia X Antique.

        O campeonato movimentou 53 equipes, com 1.150 atletas e foi marcado até agora pela realização de 74 jogos, com 237 gols marcados, uma média de três por partida, com a distribuição de 177 cartões amarelos e outros 51 cartões vermelhos.

Por: Kleber Torres  Fotos :                              14-11-2012  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...