Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 3 de novembro de 2012

VITÓRIA LEVA TRES DO BRAGANTINO

Gabriel e Uéliton dão uma forçinha e o Vitória

Salvador  – Uma vergonha. Um time sem garra, confuso, sem força, incapaz de trocar três passes certos e com vários jogadores andando em campo, indiferentes à partida e -literalmente – facilitando a vida do adversário. Foi assim que o Vitória atuou na tarde deste sábado contra o Bragantino. Resultado: triunfo do limitadíssimo  time paulista por 3 a 0.  Diego Macedo, Uéliton (contra) e Malaquias marcaram os gols do Braga. Apesar do resultado, o rubro-negro se mantém na terceira colocação com 66 pontos – quatro a menos que o líder Goiás.

A atuação dos jogadores do Vitória esta tarde foi – no mínimo – estranha.  Logo aos 3 minutos do primeiro tempo, a primeira lambança. O zagueiro Gabriel – agredido pelos torcedores no aeroporto de Salvador ontem, antes do embarque para São Paulo – errou na saída de bola e acabou cometendo pênalti. Com era o último homem, foi expulso. Diego Macedo bateu e marcou para o Braga.

O que era um time virou um bando desmotivado e entregue, incapaz e criar uma jogada de área e assustar o goleiro do Bragantino.

O segundo tempo o desastre foi  ainda maior. Numa cobrança de falta, o meia Uéliton – também alvo dos protestos da torcida Os Imbatíveis – acabou marcando contra. Em seguida, num lance parecido, Malaquias marcou o terceiro.
Terça-feira, às 20h50 em Salvador (21h50 de Brasília), o Vitória joga contra o América-MG, no Barradão.

 Da redação do Jornal da Mídia
Foto: BN-Notícias

Oficina promovida pela SJCDH reúne propostas para promoção da acessibilidade

Durante dois dias 29 e 30/10 gestores e técnicos da administração pública estiveram reunidos no Hotel Vila Mar, em Amaralina, para discutir a acessibilidade das obras dos megaeventos esportivos que serão realizados nos próximos anos, na Bahia. O evento promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF reuniu propostas acessibilidade para pontos da cidade.

As discussões sobre os critérios de acessibilidade nas intervenções arquitetônicas e os principais entraves para a efetivação da legislação sobre o tema movimentaram as mesas de debates que contou com a participação de representantes de órgãos responsáveis pela execução de construções, bem como os de controle e fiscalização de obras públicas. 

Representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Raul Nobre, louvou a iniciativa da SJCDH. “As soluções tecnológicas para efetivação da acessibilidade existe, o que precisamos é de vontade política”, salientou. Já a coordenadora Nacional da campanha do Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total, Maísa Barbosa, ressaltou a necessidade de responsabilização de técnicos que aprovarem obras que não atendem as normas gerais de acessibilidade.

A arquiteta, mestre em Desenho Universal, Silvana Cambiaghi, apresentou pontos turísticos acessibilizados em estados brasileiros e em países da Europa. De maneira ilustrativa, a especialista listou vários exemplos de grandes obras de valor histórico e cultural que passaram por um processo de adequação para atender turistas com qualquer tipo de deficiência. “Tornar patrimônios históricos em locais acessíveis é uma evolução”, lembrou.

O evento ainda contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Zilton Rocha, do Procurador do Ministério Público e Coordenador do Tribunal de Contas da União, Sérgio Caribé, e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), do Ministério Público, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, além da representante do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN), Karina Lima.

 
Da-Assessoria de Comunicação SJCDH

Congresso cria cargos de Defensor Público Federal

O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei de n° 4367/2012 que cria 789 cargos de Defensor Público Federal na estrutura da Defensoria Pública da União, com o objetivo de criar as condições para a inclusão de mais de 45 milhões de beneficiários dos serviços prestados pela Defensoria Pública da União.

O Deputado Federal Márcio Marinho, do PRB da Bahia, votou a favor do projeto e justificou a importância da medida. “A Defensoria Pública da União tem como missão prestar assistência jurídica integral e gratuita aos mais carentes e possibilita ao Judiciário socorrer aqueles que não podem pagar pelos serviços de um advogado”, afirmou. 

Na justificativa para a criação dos novos cargos estão os comparativos de 2010 e 2011 que demonstram um crescimento significativo de 27% no atendimento à população, de 1.000.204 atendimentos para 1.275.771.


Da - Assessoria do PRB
Por: Izabela Reis e Dilamara Cruz

Ótimo Desempenho

O nosso amigo de infância Wellington Rodrigues, nosso querido "Leléu" neste curto tempo como vereador vem demonstrando, se não fosse suplente, seria um grande parlamentar em defesa do bem estar dos itabunenses, visando o progresso de nossa cidade.

Como presidente da nova Mesa Diretora da Câmara, formada pelos novos vereadores suplentes, em lugar  dos vereadores que foram afastados, em pouco tempo está conseguindo arrumar aquela Casa Legislativa, seguindo o seu Código de Postura. O elogio está partidndo da maioria dos analíticos politicos e de algumas pessoas lideranças de Itabuna.

Parabéns, Leléu, o homem colhe o que planta! Que amanhã você se torne  um grande legislador de Itabuna. Afinal de contas você é filho desta terra. Correu nas ruas de Itabuna, jogando pelada, ou baba, ainda quando tinha a "Maria Fumaça".  

FTC recebe parecer favorável



          A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna acaba de receber parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o seu recredenciamento institucional, junto ao Ministério da Educação (MEC). A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira, 1º de novembro, na página 34 da Seção 1 do Diário Oficial da União, edição nº 212. 

        O voto favorável do relator Brenno Sander foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Superior, considerando tanto o prazo máximo de 5 anos para a revalidação do credenciamento, conforme o artigo 4º, da Lei nº 10.870/2004, como a exigência avaliativa prevista no artigo 10, inciso 7º, do Decreto nº 5.773/2006, com redação dada pelo Decreto nº 6.303/2007, que normatizam o funcionamento das Instituições de Ensino Superior no País.

        Neste ano, além do parecer favorável ao recredenciamento institucional, a FTC Itabuna já obteve junto ao MEC a renovação de reconhecimento para os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Administração. Atualmente, todos os cursos da FTC são reconhecidos pelo Ministério da Educação.


Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mais de 20 mil pessoas visitam os mortos



Mais de vinte mil pessoas passaram pelo Campo Santo, hoje (02), dia de finados, em Itabuna.

A Igreja Católica com a participação de todas as suas Paróquias, como acontecem todos os anos, celebrava Santas Missas de hora em hora em sufrágios das almas daqueles que se foram e também para aliviar a dor da saudade.

Muita gente que foi ao Cemitério de Itabuna elogiou o trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mantenedora do Cemitério, que possibilitou ao Campo Santo todo o conforte e a infraestrutura para receber os seus visitantes.

No local á última Missa aconteceu às 17 horas, finalizando a programação religiosa na Catedral de São José com uma Missa em favor das almas, às 18 horas, desta vez celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Ceslau Stanula e o PE. Moisés.         

MORRE MULHER DO PASTOR JOSEVALDO



Após ser transladado da cidade de Brumado, oeste da Bahia, para Itabuna, o corpo da senhora Romilda Mnezes da Hora, esposa do Pastor da Igreja Internacional da Graças, Josevaldo dos Reis Santos foi sepultado ontem (01), às 17;00 horas, nesta cidade. Ela faleceu na noite, deste dia 31, às 22 horas, no Hospital  de Brumado.

O sepultamente aconteceu no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O Pastor Josevaldo dos Reis Santos que já fez peregrinação por quase todo o interior da Bahia, é irmão do jornalista Joselito dos Reis.   

Uma doença degenerativa e diabetes causou a morte de Romilda da Hora



Denúncia de Marcos Valério só será usada em outros processos

Está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público Federal decidir como serão investigadas as novas denúncias feitas pelo operador do mensalão, Marcos Valério. Ele prestou depoimento ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em setembro, incriminando pessoas que não estavam incluídas na ação penal. As revelações não terão efeito prático no processo em julgamento no STF, mas podem ser inseridas em novo inquérito judicial ou ser apuradas inicialmente pelo Ministério Público.
 
O teor do depoimento está sob sigilo. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, Valério citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e outras remessas de dinheiro para o exterior no esquema do mensalão. Além disso, falou sobre o assassinato, em 2002, de Celso Daniel, então prefeito de Santo André.

Para se ver livre da cadeia, Valério pediu para ser incluído no programa de proteção à testemunha e, em troca, daria mais detalhes sobre as novas acusações. Ele foi condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão. No fim de setembro, Valério encaminhou fax ao STF formalizando o pedido de inclusão no programa de proteção à testemunha. Depois, ofereceu-se para prestar o novo depoimento ao Ministério Público.

WWW.JORNALDAMÍDIA

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deputado acusa governo de praticar “a maior roubalheira da história da Bahia”

Luciano Simões acusa o governo do Estado de irrigar os cofres de ONGs ligadas ao PT
Luciano Simões volta a criticar repasses irregulares do governo para ONGs ligadas a petistas
Luciano Simões volta a criticar repasses irregulares do governo para ONGs ligadas a petistas

Salvador – O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões (PMDB), considerou nesta quarta-feira (31) a assinatura de convênios entre o governo do Estado com ONGs e associações ligadas ao PT, no valor de R$ 125 milhões, para a execução de projetos hídricos no semiárido, como “a maior roubalheira da história da Bahia”.
“É o mensalinho com outra roupagem. O Ministério Público precisa apurar essa vagabundagem, porque enquanto o povo morre de sede no interior, sem carro pipa e sem nada, olha o que acontece aqui?”, declarou Simões no plenário da AL-BA.

Segundo ele, o PT na Bahia irriga os cofres de ONGs pertencentes a cabos eleitorais do partido, da mesma forma que o PT nacional usou o mensalão para desviar verbas públicas.
O peemedebista garantiu que a bancada de oposição ingressará com representações nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, no Tribunal de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE) para que o assunto seja investigado.

Denúncias - As irregularidades na assinatura de contratos entre o Governo do Estado e ONGs têm sido denunciadas pelo líder do PMDB/DEM na AL-BA. Na segunda-feira (30) ele fez nova denúncia contra a a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que publicou no Diário Oficial dos dias 28 e 29 atos que destinam cerca de R$ 125 milhões a ONGs baianas para a execução do projeto de construção de estruturas hídricas para captação, armazenamento e utilização sustentável de água pluvial no semiárido.

O deputado lembrou que esse tipo de atividade é realizada pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), órgão estadual especializado em perfurar poços artesianos e prestar serviços de extensão de rede de água no Estado.
“Foi assim na primeira denuncia que fizemos, onde o governo repassou R$ 1,2 bilhões às ONGs próximo às eleições para governador. Logo após veio a segunda denuncia, no primeiro turno das eleições municipais, onde eu e outros deputados de oposição apontamos irregularidades nos convênios celebrados pela Secretaria Estadual da Agricultura. Agora, passado o segundo turno, o governador Wagner não se emenda e, mantendo o esquema do mensalão, celebra convênios com ONGs e associações no valor de R$ 125 milhões”, criticou Luciano Simões.
O parlamentar observou que o convênio da Sedes não revela a localização e a destinação da verba, publicando somente o nome das associações que serão beneficiadas. De acordo com ele, cada entidade receberá R$ 5,3 milhões para exercer o papel da Cerb.

Entre as ONGs está a Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus). Segundo as informações apresentadas por Simões, a entidade foi beneficiada com R$ 5,3 milhões e apresenta um projeto de utilidade pública na Assembleia Legislativa de autoria do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zilton Rocha (PT).
Outro convênio foi celebrado com o Centro de Estudos Socioambientais da Bacia do São Francisco (Cesab), que também apresenta projeto de utilidade pública na Casa, desta vez de autoria do então deputado federal Waldenor Pereira (PT). “Waldenor é um deputado bem votado na região de Vitória da Conquista e foi celebrar esse convênio nas suas barbas, nas barrancas do Juazeiro, para retirar do governo R$ 5,3 milhões. Agora a gente não pode saber o nome do presidente da ONG porque ele não assina o contrato. A Sedes omitiu junto com a localização. Veja como o governo age na tentativa de roubar o dinheiro dos baianos e colocar na conta dos petistas”, disparou Luciano Simões.

Entre as ONGs beneficiadas, estão também o Instituto de Desenvolvimento da Colônia Esperança; a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Serrinha (APAEB); a das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas (AEASP); a dos Moradores do Distrito de Santo Inácio; o Centro de Assessoria do Açuruá; a Associação Filhos do Mundo (FEME); a do Semiárido da Microrregião de Livramento (ASAMIL); a Ong Agendha, em Camaçari, além das dioceses de Ruy Barbosa e Amargosa.

Por - Jornaldamídia

VANE DEFINE SECRETARIADO ATÉ DIA 15

O prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), espera anunciar a sua equipe de secretários, no máximo, até dia 15 de novembro. 

A preferência, disse, será por nomes que se encaixem no perfil da mudança prometido durante a campanha eleitoral. “Estamos conversando com os partidos e queremos anunciar todo o secretariado até dia 15 [de novembro]“, afirmou em entrevista exclusiva ao PIMENT. A íntegra será publicada no final de semana.

A partir da definição do secretariado e com o diagnóstico inicial da máquina administrativa, o prefeito eleito quer articular as ações prioritárias para os primeiros cem dias de governo. Uma das grandes preocupações é a área da Saúde. Ele afirmou que buscará um quadro técnico e a conversa com os partidos aliados tem avançado. Mas fez um alerta:

- Certos (definidos) até agora na equipe, só os eleitos [em 7 de outubro] -  respondeu, numa referência a ele próprio e ao vice, Wenceslau Júnior (PCdoB), que acompanhou a entrevista.
Nesta quinta, 1º, Vane e o vice, Wenceslau Júnior (PCdoB), devem ter encontro com o prefeito Capitão Azevedo (DEM) para tratar de transição de governo.

 O prefeito eleito afirma ter sido muito proveitoso o contato inicial da sua equipe de transição com o atual governo, ocorrido há duas semanas.

Exclusivo do Pimentanamuqueca

Respeite o Dia de Finados: Santa Casa prepara Cemitério para visitação pública



Mantendo a tradição dentro da fé católica que escolheu em seu calendário o dia 2 de Novembro como o dia dos mortos, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna já realizou todos os procedimentos (Pintura, lavagens dos túmulos e corredores), do Cemitério Campo Santo para a visita dos itabunenses aos seus antequeridos;
 
O dia de finados, como foi criado, significa um momento de reflexão e orações para aquelas pessoas que ainda têm sentimentos e Deus no coração dedicados aqueles que já se encontram  em outra dimensão e que a gente aqui , na terra não conhece.

Para isso, a Diocese de Itabuna programou, para amanhã (02.10), como  sempre acontece neste período, Santas Missas  de 07:00 às 17:00 horas, celebrada por todos os paróquios  que formam a Diocese de Itabuna, de hora em hora.

A saudade

É uma meiga lembrança
Perdida no tempo
E que não retorna jamais

É como o curto tempo da rosa
Por ser ela, a mais bela das flores.
É o adeus dos amores...
Esquecendo as dores...

Joselito dos Reis
01.10.12
   

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Câmara aprova criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Itabuna, aqui ficará o Campus/sede em terreno já doado pelo municipio, atravfés do prefeito Capitão Azevedo
Salvador – Nesta quarta-feira (31), o colegiado da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, de maneira conclusiva, o projeto do Executivo que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia – Ufesba.

A votação se tornou possível por um acordo liderado pelo deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que apresentou requerimento pedindo a apreciação imediata da matéria. “O povo da Bahia conquista mais uma universidade federal que vai promover o ensino, pesquisa e extensão e, com isso, trazer mais desenvolvimento para a região Sul e Extremo Sul baiano”, comemora Florence.

Estima-se um período de quatro anos para a completa implantação da UFESBA. Serão criados 36 novos cursos de graduação, tendo como meta atender 11.110 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. O modelo institucional e acadêmico a ser adotado para a implantação da UFESBA será multicampi. Inicialmente, contará com dois campi, nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede no município de Itabuna.

O quadro de pessoal efetivo previsto para a Universidade será composto por 1240 cargos, sendo: 617 cargos de professores do magistério superior, 623 cargos técnico-administrativos.

Do Jornaldamídia

Notícias Relacionadas

Aproximação de ACM Neto com Michel Temer irrita Dilma Rousseff

As declarações do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, de que o vice-presidente Michel Temer seria seu principal interlocutor junto ao governo federal, irritaram a presidente Dilma Rousseff. Deputado do DEM, Neto derrotou justamente a tese pregada por seu adversário, Nelson Pelegrino (PT), de que era necessário Salvador ter um prefeito alinhado ao governo federal. Para tentar eleger o candidato petista, Dilma e Lula foram à capital baiana e fizeram duros discursos contra Neto.
A avaliação no Planalto é que ao eleger Temer como interlocutor prioritário, Neto vai contra a premissa institucional básica de que o prefeito deve debater políticas públicas com a presidente. Segundo um interlocutor de Dilma, Temer jamais conversou com ela a respeito de Salvador.

Aliados de Temer avaliam, porém, que o vice pouco poderá fazer se a presidente ficar contra o auxílio a Salvador — o que Dilma tem dito que não fará em relação a nenhum prefeito ou governador.


Neto voltou nesta terça-feira à Câmara dos Deputados, onde é líder do DEM, e foi recebido com festa e muita comemoração dos funcionários e companheiros de partido. Para minimizar o problema e não criar problemas com o Palácio do Planalto, antes de assumir a prefeitura, minimizou a crise:
— Vou procurá-la (Dilma), quero fazer a interlocução diretamente com ela — afirmou ao chegar ao Congresso.

Temer tem um álibi para se aproximar de Neto que, como líder do DEM, fazia oposição intensa ao governo. Segundo aliados, o objetivo de Temer é se aproximar de Neto para reerguer o debate sobre a fusão do PMDB com o DEM.

Apesar de os peemedebistas considerarem que seriam um porto seguro para os integrantes do DEM, as dificuldades para a tese da fusão prosperar são imensas. As principais lideranças do DEM, que detêm o controle da legenda, são de estados onde o PMDB também têm quadros fortes, como Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.

O ponto mais difícil é decidir quem comandaria o partido em cada um dos estados. Segundo parlamentares, ninguém aceitaria perder a primazia do comando partidário em sua região. O próprio Neto descartou essa possibilidade:
— Pelo amor de Deus, discutir fusão? Você é louco. Só se for confusão. (O Globo)

Por: Jornaldamídia

Salon du Chocolat Paris abriu apresentando os “Novos Mundos do Chocolate”


Flores de chocolate em París

 Teve início, ontem,  quarta-feira (30), o maior evento de chocolate do mundo, o Salon du Chocolat Paris. Os maiores chocolateiros, produtores de cacau, empresários e apreciadores de diversas partes do mundo participam desta 18ª edição do evento que acontece na capital francesa e atrai visitantes de diversas partes do mundo.

O Salon 2012 que tem como tema: “Les Nouvex Mondes du Chocolat” (Os Novos Mundos do Chocolat)  visa apresentar todas as novidades do setor e as tendências do mercado mundial. Além disto, o evento proporciona um ambiente ideal para novos negócios entre produtores de cacau e chocolatiers.

A noite especial de abertura – dedicada exclusivamente para expositores e convidados – foi marcada pelo tradicional desfile de modelos usando vestidos confeccionados com chocolate. O casal organizador do evento, Sylvie Douce e François Jeantet destacaram a importância do evento e lembraram as edições de sucesso realizadas em diversas partes do mundo, incluído a 1ª edição que aconteceu na Bahia.

O Brasil que sediou uma edição nos mês de julho, em Salvador, está representando no stand especial, ao lado do palco principal do evento Cacau Brasil. O espaço é organizado pela Associação de Produtores de Cacau e Instituto Cabruca, ambos da Bahia e tem a participação dos Estados do Pará e Espírito Santo.

O evento será aberto para o grande público amanhã (31), e segue até o próximo dia 04 de novembro, no Hall 5 do Porte de Versailles e tem a cobertura - pelo segundo ano consecutivo - do Mercado do Cacau, que conta com o apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau, Jaf Inox, André Guimarães, Governo da Bahia, e Fertilizantes Agrichem.

 Abre hoje para o grande público


O Salon du Chocolat Paris maior evento destinado ao chocolate do mundo, abre suas portas hoje (31), para o grande público, com o tema : “Les Nouvex Mondes du Chocolat” (Os Novos Mundos do Chocolat)

O Salon du Chocolat movimenta a capital francesa e atrai milhares de visitantes para a cidade luz. São mais de 400 participantes, incluindo 200 chefs e chocolateiros internacionais renomados, ao lado de 160 expositores de chocolate de diversas partes do mundo, que esperam um público de 130 mil pessoas.

O Salon du Chocolat 2012 oferece uma verdadeira imersão nos novos mundos com Chocolate com uma área de 12.600 m², com apresentação dos grandes chocolateiros, demonstrações de receitas, degustação, proporciona ainda, um espaço excelente para a realização de negócios, shows culturais e uma área exclusiva para as crianças. 

A 18ª edição do Salon du Chocolat Paris segue até o próximo dia 04 de novembro. Hoje, na abertura para o grande público terá apresentação do cantor brasileiro, Peu Meurray. O Brasil também participa com um stand montado para apresentar a diversidade da cacauicultura nacional. 

O Mercado do Cacau está presente no evento e acompanha todas as novidades do setor, para isto, a empresa conta com o apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau, Jaf Inox, André Guimarães, Governo da Bahia, e Fertilizantes Agrichem. Fonte: Mercado do Cacau

Stand Brasil
Com o intuito de divulgar o cacau brasileiro, comercializar chocolates gourmets nacionais e facilitar a negociação entre os produtores brasileiros e os chocolateiros de diversas partes do mundo, foi montado no Salon du Chocolat Paris o stand Cacau Brasil.
Esta é a quinta edição que o Brasil participa do maior evento dedicado ao cacau e chocolate do mundo, realizado na capital francesa. O Stand foi organizado pela Associação de Produtores de Cacau (APC) e do Instituto Cabruca e conta com o apoio de diversas entidades brasileiras.
A Bahia está representada através de diversos produtores e, em especial apresenta o cultivo tradicional conservacionista do cacau – Sistema Cabruca –. Nesta edição, haverá também uma maior participação dos estados do Pará e do Espírito Santo, apresentando as diversas origens do cacau brasileiro, a conservação do Bioma Mata Atlântica e da Amazônia.
 A 18ª edição do Salon du Chocolat será aberto ao grande público amanhã (31) e segue até o próximo dia 04 de novembro, em Paris,  na França.
O Mercado do Cacau - que pelo segundo ano consecutivo - cobre o Salon du Chocolat  direto de Paris, conta com o apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau,  Jaf Inox, André Guimarães, Governo da Bahia e Fertilizantes Agrichem. Fonte: Mercado do Cacau


  Fonte: Mercado do Cacau
Foto: bol 

Prefeitura de Itabuna agiu com lisura no processo de reversão de terreno



 Diante das indagações do Ministério Público sobre a legitimidade do processo que oficializa a reversão do terreno, onde foi iniciada a construção do Centro de Convenções, ao patrimônio do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, o secretário de governo da Prefeitura de Itabuna, Carlos Burgos revela que o processo foi realizado com total lisura, atentando para os princípios do artigo 555 do código civil.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado foi avisado antecipadamente sobre o pedido de reversão do terreno, já que a solicitação foi encaminhada aquele órgão no dia 15 de agosto de 2011. Após o conhecimento da instância Estadual, foi publicado no Diário Oficial do Município, o decreto de nº 9.855, de 19 de julho de 2012, que oficializa a reversão do terreno.
 
Ainda segundo Burgos, o município não ficou omisso quanto ao abandono das obras onde iriam funcionar o Teatro Municipal e o Centro de Convenções de Itabuna. Assim que o prefeito Capitão Azevedo assumiu o mandato, tratou em uma audiência com o governador Jaques Wagner sobre a conclusão das obras. “No entanto, lamentavelmente, o governador disse que não iria dar andamento às obras, pois o terreno era do ex-prefeito Fernando Gomes, inimigo político seu”, revelou Carlos Burgos.

Por: Viviane Cabral – Fotos:  31/10/12



Protejo promove palestra
educativa para jovens
  
        A Secretaria Municipal de Assistência Social estará promovendo na próxima terça-feira (6), pela manhã uma palestra educativa na sede da Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, rua Almirante Tamandaré, na área central de Itabuna, dirigida para os jovens participantes do Programa de Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo).  

        Segundo o secretário de Assistencial Social, Acles Dantas, a atividade faz parte da programação de ações do Protejo, um programa de alcance social realizado em parceria com o governo federal e que visa atender  jovens em situação de vulnerabilidade social oferecendo a oportunidade de envolvimento em atividades socioeducativas, inserção no mercado de trabalho, além de cursos e oficinas.

Os alunos inscritos recebem educação formal durante um turno e fora dos horários das aulas têm acesso à assistência social e psicológica oferecida através da Secretaria da Assistência Social, que é extensiva para os familiares dos jovens e adolescentes. Hoje, cerca de 150 alunos estão inscritos nos turnos matutino e vespertino.

Por: Kleber Torres - Fotos:                        31-10-2012


 www.itabuna.ba.gov.br