sábado, 20 de outubro de 2012

SOM DEIXA A FUNDAÇÃO MARIMBETA


O diretor da Rádio Nacional, Dinailson Oliveira (Som) deixou a presidência da Fundação Marimbeta em Itabuna. A informação foi dada hoje (20) pela manhã aao programa “Bom dia Bahia” apresentado pelo radialista e jornalista, Ederivaldo Benedito (Bené) pelo próprio Som.

Dinailson Oliveira que assumiu a Fundação Marimbete, devido à transferência do Presidente, da época, Geraldo Pedrassoli, para a Secretaria de Finanças, entregou a sua carta de exoneração  ao Prefeito Capitão Azevedo. Na oportunidade teor, agradeceu ao Prefeito pela confiança a ele depositada.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Parabéns a D. Telma e Sandoval Benevides.

(D. Telma e Sandoval duas pessoas que fazem Itabuna)

 
Comandado por D. Telma e o nosso amigo Sandoval Benevides o Restaurante O Grilo já se tornou o point das famílias do bairro Banco Raso e que gostam de saborear uma ótima comidinha caseira, além de frangos, costelas e calabresas bem assadinhos e um tempero todo especial da Casa.





Estamos fazendo essa referencia toda especial, porque no próximo domingo (21) acontece aniversário duplo de D. Telma e Sandova. Daqui os parabéns desse blog, desejando ao ilustre casal muitas felicidades, saúde e longa vida. Parabéns Sandova! Parabéns, D. Telma!

O Restaurante o Grilo, fica localizado da Rua Alfredo Benevides, antiga Travessa Getúlios Vargas. Apareça, você vai ficar freguês!

Controlador geral de Itabuna recebe representantes da Comissão de transição

          O controlador geral do município, Antônio Calhau, representando  o prefeito Capitão Azevedo  recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo Firmino Alves, membros da comissão de transição do prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB).

No encontro o controlador ressaltou a preocupação do atual prefeito em facilitar o processo de transição para que ela seja feita de forma harmoniosa e democrática  a fim de que o futuro prefeito e sua nova equipe possam assumir, a partir do dia 1º. de janeiro de 2013, o comando do município inteirados das atividades administrativas.

“É importante que o prefeito eleito tenha conhecimento de todos os atos administrativos já realizados, os que estão em execução e os que serão encaminhados para que os projetos não sofram processo de descontinuidade, o que não seria bom para a população”, frisou o controlador.

Ele também considerou importante esse primeiro contato com os representantes da comissão de transição definida pelo prefeito eleito, até mesmo para evitar que  pessoas não autorizadas possam se apresentar à prefeitura e atrapalhar o processo.      
    
Calhau disse que não existe um padrão estipulando todas as regras para a transição de governo, mas, ressaltou que seguirá a Resolução nº1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios, que disciplina as providencias a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeito. Ele também disse que se espelha no modelo de transição realizada entre os governos do ex presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva, o qual considerou “transparente e democrático, enfim, um exemplo a ser seguido”.

O controlador adiantou que o atual governo municipal disponibilizará um espaço para acomodar os integrantes da comissão de  transição, irá elaborar em conjunto com a comissão uma agenda de visita às secretarias e departamento municipais, além da disponibilização de documentos da administração municipal.

A advogada Cleide Oliveira, da comissão básica, formada por seis integrantes, explicou que haverá subcomissões a serem definidas cujos representantes terão seus nomes repassados à prefeitura, no sentido de facilitar o conhecimento das ações administrativas. 

O jornalista Luis Conceição, disse que a preocupação do  prefeito eleito, Vane do Renascer também é estabelecer uma transição passiva, cordeira e democrática. O jornalista informou que Vane está em viagem mas garantiu que ele fará uma visita ao prefeito Capitão Azevedo.    

Neste primeiro encontro na prefeitura, além do jornalista Luis Conceição e da advogada Cleide Oliveira, estiveram presentes o ex-vereador e economista Luís Sena, a psicóloga Mariana Alcântara e o advogado Jorge Latrilha.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

www.itabuna.ba.gov.br 

Azevedo implanta mais um assentamento em Itabuna

           Técnicos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento iniciam, na próxima segunda feira (22),  o levantamento topográfico das fazendas Bela Vista e Bela Flor, próximo à usina asfáltica de Itabuna, no acesso da Volta da Cobra, onde deverão ser assentadas até dezembro 60 famílias.
 
O projeto, segundo o secretário Antônio Marcelino Oliveira,  foi autorizado pelo prefeito Capitão Azevedo e deverá ser concluído até o final deste ano. O levantamento topográfico abrange uma área superior a 400 mil metros quadrados, numa ação realizada através do governo municipal e com recursos próprios.

Para ele a desapropriação da área é uma importante conquista para as famílias que serão beneficiadas e para o município, que assegurará condições de geração de emprego e renda, bem como para a fixação de mais pessoas na área rural através de atividades produtivas. O município tem 420 famílias incluídas no Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Na atual gestão além de apoiar os projetos existentes na Roça do Povo, Manoel Chinês e outros assentamentos, a prefeitura instalou 42 famílias de produtores na Fazenda Niterói, em parceria com a Associação Grapiúna de Agricultura Familiar (Agrafam), como parte do apoio à agricultura familiar.

Por -  Kleber Torres    

Seleção de Itabuna enfrenta Itamarajú no Luís Viana Filho


        A Seleção de Itabuna precisa vencer Itamaraju, jogando em casa, no Estádio Luis Viana Filho, no domingo (21), com apoio da sua torcida, a partida de volta para chegar à terceira fase do Campeonato Intermunicipal.


As duas equipes empataram em 1 a 1 na primeira partida realizada semana passada e somente a vitória servirá de passaporte para a nova etapa da competição. Em caso de empate a decisão será definida nos pênaltis

        O secretário de Esportes, Alcântara Pellegrini lembra que o governo municipal apoiou integralmente o projeto da seleção que conquistou ma sua história oito vezes o Campeonato Intermunicipal e há mais de 20 anos não passava da primeira fase da competição. 

“Acredito que estamos resgatando a tradição do futebol itabunense e com uma equipe formada com atletas revelados na própria comunidade, todos com um grande potencial” explicou Pellegrini.

        Ele lembra que e que a equipe dirigida pelo técnico Alex Pereira, o Gué, deve apresentar um futebol ofensivo, mas jogando à base de contra ataques  e um elenco competitivo, a exemplo do meia Bruno, que vai atuar na ala direita e pode ser considerado uma das revelações do intermunicipal.

        Para Alcântara Pelegrini, o jogo é considerado decisivo para as duas equipes e Itamaraju tem a sua equipe dirigida pelo técnico Beto Oliveira, um profissional experiente e que além de itabunense, dirigiu o Itabuna Esporte Clube
       
 Por: Kleber Torres   

Feira de Negócios oferece palestras e minicursos na Faculdade de Ilhéus



      Diversas palestras e minicursos serão oferecidos à comunidade acadêmica e profissional durante a VII Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo), evento promovido pela Faculdade de Ilhéus, entre os dias 24 e 27 de outubro, na sede da instituição, localizada no bairro São Francisco, zonal sul da cidade. Na abertura, com entrada franca, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Mulher, Saúde e Trabalho”, com a participação de vários especialistas.
 

    Os minicursos também começam no dia 24, quarta-feira, às 8 horas, abordando o tema Principais Inovações da Lei da Ficha Limpa, com o professor George do Nascimento. No dia 25, os temas são Interação Droga-Nutriente, com a doutora Mônica Torres; O sistema carcerário em confronto com o Artigo 5° da Constituição Federal, com Darlúcia Palafoz; Responsabilidade Tributária dos Sócios, pelo professor Luiz Antônio de Aquino Coelho (manhã e noite); Alimentação da Gestante na Síndrome Metabólica, com Andréia Spier; Orientação Vocacional: atendimento aos alunos e dinâmicas - professora Laysa Viana; Casamento, Famílias de Origem e Sexualidade, com Betina Casanova; e Formação Intercultural e Oportunidade de Negócios, com doutora Maria Isabel Estigarribia.

    Na sexta-feira, dia 26, os minicursos são Internacionalização da Empresa, com o professor Arthur Andrade Moreira; Orientação Vocacional: atendimento aos alunos e dinâmicas - professora Laysa Viana; Interpretação de Exames Laboratoriais voltados para a Nutrição, com Hugo Monteiro; Planejamento Familiar e Pré-Natal: uma abordagem na atenção à saúde da mulher, com os professores Aldecy Almeida Silva, Wagner Santos Alves e Mário Amorim Filho; Estudos de Casos Clínicos: uma abordagem conjunta dos cursos de Enfermagem e Nutrição, com Sérgio Molfi e Robson Vidal; Atualização em Curativo, com os professores Mitchelandgelo Catai Cardoso e Priscila Teixeira Ceo Mota; e Stress da Vida Moderna, com Hiromi Isazaki.  

    No sábado, último dia da Fenopo, os minicursos disponíveis são sobre Marketing Pessoal, com o professor Amarildo Moretti; Elaboração de Projetos, com Elifaz Anunciação; O Tripé do Sucesso Profissional: Gestão por Competência, Inteligência Emocional e Inteligência Competitiva, com o professor Sérgio Ferreira da Cruz;  Normas ABNT para trabalhos acadêmicos, com Maria José Serrão Nunes; Introdução à Prática Trabalhista, com professor Expedito Santana; e Cenários Econômicos e Expectativas Regionais, com professor Danilo José Santana dos Reis.

Palestras – Com programação específica, as palestras continuam no dia 25, às 17 horas, sobre Orientação Vocacional: Em busca do que faz sentido, com a professora Laysa Viana. Em seguida, às 19 horas,  palestra sobre Formação Intercultural e Oportunidade de Negócios, com a doutora Maria Isabel Estigarribia. Às 20h30min, Valores Éticos nos Negócios, com o doutor Ricardo Estigarribia Velázquez.

    Dia 26, às 19 horas, a palestra será sobre o tema Gestão dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho: A saúde do trabalhador em questão, com o professor doutor Alberto José Ogata. No sábado, 27, às 8 horas, haverá palestra para professores e pais sobre o tema Infância Abreviada e Juventude Prolongada, com César Ibrahim, e às 10 horas, sobre Responsabilidade Tributária, com José Felipe Consentino.

    As inscrições para minicursos e palestras podem ser feitas pelo público em geral, com taxa de apenas cinco reais, cada uma, com  bônus a partir de três atividades. Serão fornecidos certificados de participação. Vale ressaltar que a visitação à Feira de Negócios é permanente e gratuita, incluindo exposição de produtos e gastronomia, gincana e atrações culturais. O show de encerramento será com as bandas Lordão e Estakazero. Outras informações pelo telefone 2101-1700.

Por - Zé Carlinhos

Pelegrino e ACM Neto fazem debate agressivo


Os candidatos à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM), fizeram um agressivo debate na noite de desta quinta-feira, em encontro promovido pela Band Bahia. Em ataques mútuos durante todo o programa, foram destacados, entre outros, o julgamento do mensalão - e as relações de Pelegrino com os condenados pelo Supremo Tribunal Federal -, o chamado mensalão do DEM e acusações de corrupção na prefeitura de Salvador.

Os últimos governos da Bahia e a atual prefeitura tampouco foram poupados. Rebatendo a uma fala de Pelegrino, que disse integrar "um time que está mudando o Brasil e a Bahia", Neto alegou que o governo baiano, liderado pelo petista Jaques Wagner, "é um time que está perdendo de goleada" e que "é preciso mudar". "A Bahia está perdendo o jogo da segurança pública e da mobilidade urbana", disse.

Pelegrino, então, decidiu atacar a administração do então PFL (atual DEM) no Estado, que antecedeu o governo Wagner. "Na época deles, a Bahia era a terra do grampo, do grupo de extermínio." Pouco depois, em uma troca de acusações sobre escândalos de corrupção protagonizados pelos partidos dos candidatos, Neto perguntou a Pelegrino se, mesmo depois de condenados, o ex-ministro José Dirceu e outras lideranças petistas continuariam sendo celebrados pelo partido, ou se ele defendia a expulsão deles do PT.

O democrata lembrou que o DEM expulsou o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o ex-senador Demóstenes Torres. Surpreendentemente, Pelegrino escapou da resposta dizendo que "quem celebrava José Dirceu, quem vivia andando com ele, era o senador Antônio Carlos Magalhães". Neto ficou contrariado. "Respeito com quem não está mais aqui para se defender. Isso não é verdade."

Cidadão Repórter

Expressaounica:

 Na opinião do público bahiano ACM Neto foi o vencedor do debate, principalmente quando o candidato do PT, tentou envolver o nome de seu avô, ACM nas discussões.

Leonardo e Osvaldo agora na Jornal

(OS COMPETENTES PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO PAULO LEONAR E OSALDO BISPO, CAMPEÕES DE AUDIENCIA, AGROA  NOS MICROFONES DA RÁDIO JORNAL DE ITABUNA. ESTÁ DE PARABÉNS O GRUPO LUZ/POLIRODAS)

Os apresentadores e repórteres policiais, Paulo Leonardo e Osvaldo Bispo, acabam de fechar contrato com Duda Polirodas, diretor da rádio Jornal. A dupla vai comandar um programa policial, nos moldes do apresentado até então na Difusora. O horário será o mesmo e a estreia será na próxima segunda feira (22). Segundo Leonardo, mais dois nomes, ainda não divulgados, vão reforçar a equipe.Entre esses nomes está o do radialista Alex de Souza, que  estreia dia 30, próximo, no mesmo horários das emissora por onde passou, ou seja, das 21 às 22 horas.
 
Informações: Redebrasildenotícias 

PEDRÃO ANUNCIA AUDITORIA NAS CONTAS DE ITAPÉ

Participando hoje (19) dos programas dos comunicadores Orlando Cardoso (Rádio Difusora) Jota Silva e Geraldo Ribeiro - Geraldão (Rádio Jornal de Itabuna), o prefeito eleito - pela quarta vez - de Itapé, Pedro Jakson Brandão (Pedrão), acompanhado de seu vice, Naéliton Rosa Pinto, disse que fez uma campanha pés no chão, sem gastar muito, o que vai lhe possibilitar melhor administração do seu município: “Não fiquei devendo a nenhum empresário”, disse.

Na oportunidade fez uma retrospectiva do trabalho realizado em beneficio da comunidade ao longo dos seus governos, o que lhe deu respaldo para novamente ser prefeito do município, enfatizando que já participou de sete eleições e todas vitoriosas.

Sobre suas ações prioritárias, anunciou uma auditória nas contas do município e expôs sobre o seu novo plano de governo, para colocar em prática a partir do dia 1º de Janeiro de 2013. Enfatizou a necessidade de buscar recursos para a geração de emprego e renda, quando anunciou a instalação de um Mineroduto, através do Grupo Votorantim, que vai explorar o solo de Itapé.

Falou de sua participação no Seminário da AMURC, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), que expôs aos Novos Gestores, sobre a nova gestão pública de acordo a Lei de Responsabilidade Fiscal e eleitoral, dias 17 e 18, no Canabrava Resort, em Ilhéus.

Para Pedrão, o encontro foi muito importante para os administradores baianos ficarem informados sobre a realidade dos municípios e os desafios a serem enfrentados a partir de 2013. Também no sentido, de sensibilizar os parlamentares, das necessidades dos investimentos estruturantes para os municípios.

Pedrão encerrou, falando dos investimentos a serem feitos nas áreas de Educação, Saúde, Lazer, moradia, esporte e de mobilidade do município.

Últimas, da Agencia de Notícias

Curso Perito Criminal da Polícia Civil de São Paulo 2012 - 371 vídeoaulas
Posted: 19 Oct 2012 01:03 AM PDT
Curso com 371 vídeoaulas para o Concurso de Perito Criminal 2012 da Polícia Civil de São Paulo. As inscrições para este Concurso vão até novembro. Estude!
Classificação do Brasileirão 2012 – 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro – Série A
Posted: 18 Oct 2012 11:36 PM PDT
Neste sábado a noite, 3 jogos fecharam a 31ª Rodada do Brasileirão 2012. Com a conclusão da rodada, chegou a hora de conferirmos como ficou a Classificação do Campeonato Brasileiro Série A. Com os resultados das partidas, as mudanças ficaram concentradas apenas na parte do meio da tabela. A equipe que mais subiu na rodada [...]Classificação do Brasileirão 2012 – 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro – Série A: Agencia Noticias
“Herman Melville” – Google celebra 161º Aniversário de “Moby Dick”
Posted: 18 Oct 2012 05:37 PM PDT
Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, o Google revolveu homenagear mais um escritor famoso. Desta vez o homenageado é Herman Melville, conhecido principalmente por ter escrito o livro “Moby Dick”. A decisão de homenagear o escritor veio pois o seu famoso livro está comemorando hoje 161 anos. O livro “Moby Dick” foi lançado no ano de [...]“Herman Melville” – Google celebra 161º Aniversário de “Moby Dick”: Agencia Noticias
São Paulo x Atlético-GO – Transmissão do Jogo – Hoje 18/10 (Quinta)
Posted: 18 Oct 2012 04:54 PM PDT
São Paulo e Atlético-GO irão se enfrentar hoje (dia 18 de outubro) com objetivos completamente diferentes na competição. A partida será válida pela 31ª Rodada do Brasileirão 2012 e será disputada no estádio do Morumbi, às 21:00. O São Paulo, atual 4º colocado, vem de uma vitória em casa contra o Figueirense. Hoje, a equipe [...]São Paulo x Atlético-GO – Transmissão do Jogo – Hoje 18/10 (Quinta): Agencia Noticias
Novela Avenida Brasil – Penúltimo Capítulo – 18/10 (Quinta)
Posted: 18 Oct 2012 04:45 PM PDT
Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, vai ao ar pela Rede Globo o penúltimo capítulo da novela “Avenida Brasil”. O capítulo deve mostrar o sequestro de Tufão. O ex-jogador será levado por Santiago para um cativeiro, localizado em um sítio do pai de Carminha. Nina irá contar para Lucinda que foi Santiago e não ela [...]Novela Avenida Brasil – Penúltimo Capítulo – 18/10 (Quinta): Agencia Noticias
Botafogo x Vasco – Jogo da 31ª Rodada do Brasileirão 2012
Posted: 18 Oct 2012 04:42 PM PDT
Na noite desta quinta-feira, dia 18 de outubro, Botafogo e Vasco irão se enfrentar pela 31ª Rodada do Brasileirão 2012. A partida será disputada no estádio do Engenhão, às 21:00. O Botafogo, atual 11 colocado da competição, vem de um empate fora de casa com o Grêmio. A equipe precisa da vitória para subir 4 [...]Botafogo x Vasco – Jogo da 31ª Rodada do Brasileirão 2012: Agencia Noticias
Festa latino-americana neste domingo
Posted: 18 Oct 2012 02:50 PM PDT
A Pastoral do Migrante de Curitiba promoverá neste domingo (21) a 10ª Festa Latino-Americana. Será no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, a partir das 10 horas. A organização da festa é do padre Gustot Lucien. A festa começa com uma missa, às 10h30, com a participação do Coral Bom Jesus. Após a missa, os [...]Festa latino-americana neste domingo: Agencia Noticias
Sppc promove curso à distância de noções básicas em previdência complementar
Posted: 18 Oct 2012 02:32 PM PDT
A capacitação é gratuita e aberta à população Começa na próxima quarta-feira (24) o período de inscrições para o Curso de Noções Básicas em Previdência Complementar, promovido Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência. O curso é gratuito e será oferecido na modalidade à distância. O objetivo da capacitação é divulgar [...]Sppc promove curso à distância de noções básicas em previdência complementar: Agencia Noticias
Palestra ensina a evitar acidentes de trabalho
Posted: 18 Oct 2012 01:48 PM PDT
O secretario dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, fez palestra nesta semana, no Clube Duque de Caxias, sobre a importância da prevenção para evitar acidentes de trabalho e de como proceder quando ocorrências deste tipo causem mutilações e seqüelas físicas e emocionais. A apresentação, feita a 50 funcionários do clube, [...]Palestra ensina a evitar acidentes de trabalho: Agencia Noticias
Biarticulados são vendidos em leilão
Posted: 18 Oct 2012 12:46 PM PDT
Dois ônibus biarticulados foram vendidos pela Prefeitura em leilão realizado nesta quarta-feira (17). Eles faziam parte de um lote de 30 itens, todos eles vendidos com uma arrecadação total de R$ 177,2 mil bem acima da expectativa inicial para estes itens, de R$ 85,9 mil. No leilão eletrônico (06/2012) foram vendidos também máquinas, caminhões, caminhonetes [...]Biarticulados são vendidos em leilão: Agencia Noticias
Brasileirinho apresenta o show 100 gonzagão
Posted: 18 Oct 2012 09:14 AM PDT
O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, completa 19 anos de vida. São muitas histórias neste período, mas quase nada se comparado aos 100 anos de nascimento do Rei do Baião. Para comemorar mais um aniversário do músico e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, artista que tão bem traduziu as raízes nordestinas para todo [...]Brasileirinho apresenta o show 100 gonzagão: Agencia Noticias
Agencia de Notícias

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Azevedo presta homenagem aos profissionais pelo Dia do Médico

Numa homenagem aos profissionais que atuam no município pela passagem do Dia do Médico, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, destacou a importância do seu trabalho para a saúde da população e os avanços da medicina com a incorporação de novos recursos tecnológicos, que têm tornado o diagnóstico e o tratamento de pacientes cada vez mais eficientes. 

Ele ressalta que os avanços contribuem para que a profissão seja cada vez mais valorizada e reconhecida pela população, que a considera a saúde uma demanda essencial, daí a importância do tratamento humanizado aos pacientes nos postos de saúde e hospitais, uma tendência irreversível não só na área do governo municipal, mas em todos os segmentos da sociedade que envolvem atendimento e prestação de serviços às pessoas. 

Para Azevedo esta humanização do atendimento é uma preocupação do seu governo e exige uma ampla reflexão, pois,  “médicos, equipes de enfermagem e todos os serviços de apoio, precisam estar preparados para cada vez mais tornar os processos de atendimento mais humanos e mais próximos da população”.



Por: Kleber Torres

Prefeitura de Itabuna seleciona mil famílias para o Minha Casa, Minha Vida


A Secretaria de Assistência Social está divulgando através da rede de postos de saúde e no Centro Administrativo Firmino Alves a sétima lista, com mais de mil nomes de famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida financiado pelo governo com recursos repassados  pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o diretor da Divisão de Combate à Pobreza, Márcio Abreu, os nomes encaminhados para o agente financeiro do governo federal serão beneficiados com os mil apartamentos que estão sendo construídos nos condomínios Jardim América I e II, nas proximidades do semi-anel rodoviário.

A lista contempla mais de mil mutuários  com renda familiar de até R$ 1,6 mil e 500 nomes serão sorteados para o conjunto Jardim América I, a partir do mês de dezembro e o restante para o Jardim América II, em fase de conclusão. As moradias da segunda etapa ainda não têm um prazo para sorteio.

A relação contempla pessoas inscritas e cadastradas através da Secretaria de Assistência Social, que também realiza visitas domiciliares e cuida da seleção dos inscritos para posterior avaliação pela Caixa Econômica.

Por -  Kleber Torres  Fotos : Waldyr Gomes 18-10-2012

XIV REUNIÃO CONJUNTA DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Todos os anos o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) realiza um grande encontro com representantes de conselhos municipais e também gestores do setor. Um espaço de troca de experiências, de orientação e também de planejamento para o futuro, no campo da Educação.


Iniciamos agora as inscrições para o evento deste ano, o décimo quarto realizado pelo CEE-BA, que, desta feita, terá lugar dias 04, 05 e 06 de novembro no auditório do Hotel Pestana (Rio Vermelho), em Salvador. Para tanto, estamos disponibilizando a Ficha de Inscrição para o evento. As inscrições são gratuitas, porém informamos que todas as despesas de viagem e permanência dos representantes municipais em Salvador devem correr por conta dos órgãos e secretarias desses representantes.


Este ano a Reunião Conjunta comemora os 170 anos do CEE-BA, que é o primeiro órgão nesses moldes criado no Brasil. Por isso a programação é especial e conta com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima. Temas como “A Questão da Legalidade das Escolas de Educação Profissional”, “A Chamada Escolar”, “Planos Decenais de Educação”, “A Educação de Jovens e Adultos”, “A Perspectiva da Escola de Tempo Integral”, dentre outros, fazem parte das palestras e oficinas.


Baixe a Ficha de Inscrição (link para download no final do texto), coloque os dados do(s) representante(s) de seu município e envie a ficha preenchida para o e-mail reuniao.cee@educacao.ba.gov.br. Também acompanhe o site do CEE-BA (www.sec.com.br/cee), que estará sempre postando novidades a respeito da Reunião Conjunta.

Siga os três passos para preenchimento da Ficha de Inscrição

1 – Baixe em seu computador a Ficha de Inscrição. Salve-a em seu computador.

2 – Preencha a Ficha de Inscrição. Salve novamente o documento.

3 – Anexe a Ficha de Inscrição, já com os dados, em e-mail e o reenvie para nosso endereço (reunião.cee@educacao.ba.gov.br). Não esqueça de, no campo Assunto, escrever “Inscrição do Município (identifique o nome do seu município)”.

Download Ficha de Inscrição

Da assessoria

Comédia "Gozados" no Teatro de Ilhéus

O espetáculo teatral “Gozados”, com os atores Luiz Salém e Stella Miranda, será apresentado neste final de semana, sábado (20) e domingo (21), sempre às 20h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. A comédia promete um festival de risadas com a invasão de personagens intrigantes, como a cantora Amy Winehouse, o bissexual que entrou no armário, a mulher rica, a baiana cansada, o stand-up Blasé, o musical Passado e outros fenômenos gozados que agora fazem parte do repertório da dupla. Na comédia Luiz Salém e Stella Miranda reinventam o mundo das celebridades, com sátiras e paródias musicais.


Ninguém escapa do repertório dos humoristas. Na comédia, sucesso de público e crítica, há versões do compositor Chico Buarque, de Arnaldo Antunes e do antigo grupo Dominó. No roteiro, muitas novidades, como a música Alegria, Alegria, de Caetano Velloso, que virou uma Overture Tropicalista; Corrente, de Chico Buarque que virou Coerente; Sunny, de Bob Hebb sucesso da década de 60, que virou Sandy; e Hoje, samba enredo da União da Ilha, que se transformou em Transcarioca, em homenagem à Copa do Mundo. Tudo isso sem contar que Amy Winehouse reencarna pela primeira vez no Brasil e até Sua Majestade o Sabiá agora vem palpitar no meio dos Gozados. Alguns clássicos do repertório de Subversões também serão revisitados, como Vai Pastar (Vai Passar, de Chico Buarque), P da Vida (Dominó) e Pentelho (Cabelo, de Arnaldo Antunes).


Além da comédia “Gozados”, o mês de outubro prossegue com muitas novidades no Teatro Municipal de Ilhéus. De acordo com a programação, na segunda-feira, dia 22, às 18 horas, acontecerá a semifinal regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), um evento organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Direc-06. A entrada é gratuita. Já na terça-feira, dia 23, pela manhã, a partir das 8 horas, acontecerá o Seminário sobre Adolescência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. À tarde, às 14 horas, será a vez da homenagem aos professores da Rede Municipal de Ensino, também realizado pela Secretaria Municipal de Educação.


Ainda de acordo com a programação, no dia 25, às 19h30min acontecerá o recital “Schumann”. Os ingressos custam R$ 10,00. Já no dia 28, às 19 horas, Ilhéus vai sediar o I Encontro de Corais Encontro de Corais, com a apresentação dos corais Madrigal Canta Vox, Coral da Santa Casa de Itabuna, Coral Dom Eduardo, Coral da Uesc, Coral da Ceplac, Coral UniSons-Sesi , Coral da Unati e Coral da Escola Clave de Sol. A programação do Teatro Municipal de Ilhéus continua no dia 27, às 18 horas, com o Festival de Talentos, apresentado pelos estudantes do Colégio São Jorge de Ilhéus. No dia 30 acontecerá a apresentação do espetáculo infantil “O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé”, às 19 horas, e no dia 31, encerrando a programação, acontecerá o coquetel de abertura da exposição Gueto da Alegria, organizada pela Fundação Fé e Alegria.

Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

VIII Mutirão do Diabético acontece em Itabuna


mutiraodiabeticoNo próximo dia 10 de Novembro será realizado o VIII Mutirão do Diabético (www.mutiraododiabetico.com.br). Segundo Rui Carvalho,trata-se hoje do maior evento de combate ao Diabetes do País.
O evento torna realidade o conceito de que "Itabuna é a capital da prevenção do Diabetes no Brasil". O grupo conta com a participação da população na consolidação deste projeto que tem como objetivo maior propiciar a classe menos favorecida a possibilidade de ter informações vitais sobre esta doença que hoje é a maior responsável pela cegueira irreversível, amputação e problemas renais crônicos. Todos os serviços são inteiramente gratuitos.
A associação convida a todos para divulgar, participar, sugerir,e incentivar,ajudando na divulgação do MUTIRÃO DO DIABETES de Itabuna realizado pelo Hospital de Olhos Beira Rio e a ASDITA ( Associação dos Diabéticos de Itabuna ).

ProJovem Itabuna lança campanha para ajudar famílias do lixão


Foto: Divulgação
O ProJovem Adolescente Itabuna,  desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social está mobilizando a comunidade para contribuir com a campanha para arrecadar roupas, sapatos, e artigos de cama e banho para que serão repassadas às famílias que moram no lixão.
As doações poderão ser entregues na Secretaria de Assistência Social, sala 06, no Centro Administrativo Firmino Alves (bairro São Caetano). A entrega de todo o material arrecadado será feita em novembro com data ainda a ser definida. Moradores de outros municípios que desejarem participar da campanha de doação podem entrar em contato pelos telefones (73) 3214-6144/8822-2056/9153-4565, ou email admcrasitabuna@hotmail.com
De acordo com a assessora do Cras/ProJovem Adolescente, Paloma Sodré, a iniciativa atende as diretrizes do Ciclo II do programa, por meio do projeto de participação cidadã do coletivo já executado com sucesso no bairro Jorge Amado.
Paloma explicou que o ProJovem Adolescente Itabuna, é um programa do Governo Federal, gerenciado pela do departamento de Proteção Sócia Básica Módulo II da SAS  e é destinado a jovens entre 15 e 17 anos. “O programa além de promover a capacitação teórica e prática possibilita a permanência dos jovens no sistema de ensino, fortalecendo laços familiares e comunitários”.
A diretora do Departamento de Proteção Básica, Eliomar Santana disse que o Projovem também contribui para a formação de caráter e consciência social dos envolvidos no programa  visando uma maior qualidade de vida dos cidadãos itabunenses, como também a viabilidade no acesso a serviços de rede. 

Xuxa é chamada de Satanás e ganha idenização da Universal



A Justiça determinou que a Igreja Universal do Reino de Deus, terá que indenizar a cantora Xuxa, com o valor de R$150 mil por danos morais.

O processo foi movido pela apresentadora em 2008, após um jornal pertencente a Edir Macedo afirmar que Xuxa “tem um pacto com o diabo”. Na sentença o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que além do valor estipulado, que a Editora Gráfica Universal, deve colocar na primeira página do seu jornal “Folha Universal”, o seguinte aviso: “em desmentido da publicação do exemplar 855 de 24/08/2008, Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões”.

Não há mais possibilidade de recurso da ação, já que o processo já havia passado para a segunda instância, em janeiro.

Carmelita e Mário Alexandre


A vereadora e ex-candidata a prefeita de Ilhéus nas últimas eleições municipais, Professora Carmelita (PT), e o médico e vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) se reuniram na noite desta quarta-feira (17), na sede do Partido da Mobilização Nacional (PMN), com os dez vereadores eleitos para a próxima legislatura e os presidentes dos oito partidos da coligação “Ilhéus Mais Forte”. O objetivo do encontro foi avaliar as últimas eleições, assegurar a unidade do grupo e comemorar a vitória da coligação na chapa proporcional, que fez a maior bancada de vereadores da Câmara Municipal de Ilhéus, recebendo mais de 44 mil votos.

Durante o encontro com os vereadores eleitos, Professora Carmelita agradeceu a cada um dos parlamentares pelo empenho nas últimas eleições e por acreditar num projeto que tinha como principal proposta oferecer uma mudança para a cidade, garantindo desenvolvimento com responsabilidade, transparência e honestidade. A ex-candidata a prefeita de Ilhéus destacou também a unidade do grupo e o companheirismo que reinou durante toda a campanha política. “E tenho a certeza que esse sentimento de união vai continuar, porque acompanhei essa harmonia durante o período eleitoral e sei do compromisso de cada um dos dez vereadores eleitos em nossa coligação e dos partidos políticos na defesa dos interesses da nossa cidade”, complementou Professora Carmelita.

O vice-prefeito Mário Alexandre também fez questão de confirmar a harmonia e a união entre os candidatos da coligação “Ilhéus mais Forte” e garantiu que esse projeto de lutar pelos interesses de Ilhéus não se esgotou com o resultado das eleições, mas se fortifica a cada dia e será consolidado não apenas com os mandatos dos vereadores eleitos, mas também com o apoio dos parlamentares estaduais e federais dos oito partidos políticos que fizeram parte da aliança. “Nosso compromisso não se esgotou nos palanques e nos discursos. Estaremos juntos, eu e a Professora Carmelita, com os vereadores e com os deputados estaduais e federais cobrando obras, investimentos e melhorias para a cidade”, garantiu.


Na coligação “Ilhéus Mais Forte”, que tinha como candidata a prefeita Professora Carmelita, foram eleitos os vereadores Fábio Magal (PSC), Gilmar Sodré (PMN), Dero (PT), Walmir Freitas (PT), Alisson Mendonça (PT), Lukas Paiva (PMN), Roland Lavigne (PPS), James (PMN), Tarcísio Paixão (PSD) e Roque do Sesp (PSC), totalizando 10 dos 19 vereadores que farão parte da nova Câmara Municipal a partir de janeiro de 2013. A coligação contou com os partidos PT, PSD, PPS, PMN, PV, PT do B, PSC e PSDC. Tanto os vereadores eleitos como os presidentes dos partidos que fizeram parte da coligação garantiram continuar a unidade na defesa dos interesses da cidade. “Fizemos uma aliança não somente para disputar as eleições, mas para apresentar um projeto responsável e com compromissos verdadeiros com Ilhéus”, afirmaram os presidentes dos partidos políticos.

Da assessoria

Entradas de cacau continuam limitadas na Bahia


As restrições no recebimento de cacau por diversos processadores continuam limitadas, isto em virtude, do excesso de amêndoas que ainda ocupam os armazéns. Outro fator que colaborou para a redução das entradas na última semana foi o feriado na sexta-feira.

Grandes quantidades de cacau continuam retidas nas mãos de comerciantes intermediários aguardando uma chance de serem entregues. As colheitas da safra principal da Bahia estão em pleno andamento e tenderão a manter apertada a situação da estocagem na região produtora.

Foi recebido na última semana um total de 66.494 sacas com amêndoas de cacau de 60 kg, sendo 50.236 sacas oriundas da Bahia e 16.258 sacas originadas de outros estados. Segundo a análise da TH Consultoria a safra do Pará entrou na sua desaceleração sazonal até o início do próximo ano. Fonte: Mercado do Cacau com informações da TH Consultoria.

Moagens de cacau em setembro marcaram pico histórico


Segundo dados da TH Consultoria as moagens brasileiras de cacau cresceram 9,14% no comparativo ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma a produção do 3º trimestre marcou um novo pico histórico. Foi processado um total de 62.975,9 toneladas de amêndoas.

As moagens totais no ano-safra internacional 2011/12 também registraram um recorde histórico com 4.041.494 sc (=242,489,6 t), ao superar o marco anterior de 239.122,0 t estabelecido em 2010/11. Fonte: Mercado do Cacau com informações da TH Consultoria.

Por - Nancy Macedo

Assessoria - TV Mercado

Veja mais informações: www.mercadodocacau.com.br





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VEREADORES ELEGEM NOVA MESA DA CÂMARA DE ITABUNA

O  Microempresário Welington Rodrigues, Leléu Rodrigues, do DEM, foi eleito na tarde de hoje  o novo presidente por 90 dias da Câmara de Vereadores de Itabuna. 


A Mesa Diretora está composta pelos vereadores Adeládio Pereira (Pezão), e Júnior Brandão (PT) para a primeira e a segunda vice-presidência respectivamente. Rosivaldo Pinheiro, Beto Dourado e Ricardo Xavier  foram eleitos, respectivamente para primeira, segunda e terceira secretarias.

Os  suplentes foram empossado nas vagar dos e ocupam  13 vereadores afastados pelo Poder Judiciário que atendeu solicitação do Ministério Público que acusa os mesmo de participação da “Farra das Diárias”.

Foram empossados empossas hoje à tarde os seguintes vereadores: Nadson Monteiro, Wellington Rodrigues (Leléu), Adeladio Pezão, Glebão, Piçarra, Ricardo Xavier, Emanuel Acilino, Neide de Carlito, Del Galy, Carmem do Posto, Paulo Luna, Júnior Brandão  e Rosivaldo Pinheiro.


COMISSÕES ESCOLHIDAS


Ricardo Xavier é o presidente da Comissão de Legislação

Após a posse, na sala de Comissões vereador Filemon Brandão as quatro Comissões foram escolhidas e ficaram assim constituídas:

Legislação – Ricardo Xavier (presidente); Neide de Carlito (vice-presidente);  Nadson Monteiro (relator).

FINANÇAS -  Del Gally (presidente); Nadson Monteiro (vice-presidente); Adelário Pezão (relator).

Educação – Neide de Carlito (presidente); Carmem do Posto (vice-presidente); Júnior Brandão (relator).

Economia, Indústria e Comércio – Glebão (presidente); Piçarra (vice-presidente); Paulo Luma (relator).

O presidente Leléu anunciou para a próxima sexta-feira uma entrevista coletiva à imprensa com membros da Mesa Diretora. O plano de ação da Nova Câmara será divulgado.
Por-Juarez Vicente

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...