sábado, 13 de outubro de 2012

Morre em Jequié Waldomiro Borges

O empresário e ex-deputado Waldomiro Borges de Souza, pai do ex-senador César Borges, faleceu na manhã deste sábado (13), aos 94 anos. O seu  sepultamento aconteceu  às 17h, no Cemitério São João Batista, em Jequié. Waldomiro Borges foi prefeito de Jequié entre 1967 a 1971 e, por duas vezes, atuou como deputado estadual, entre 1975 e 1979 e entre 1979 e 1983. 

Daqui esse blog solidariza-se com o ex-senador César Borges, seus familiares e todos os nossos amigos jequieense. Que Deus dê um ótimo lugar, ao nosso querido guerreiroWaldomiro Borges. Realizou muito bem sua missão entre nós.
Informações do BahiaNotícia
   

Senador do PT no Rio pode ficar inelegível por cinco anos

Lindbergh Farias foi condenado por improbidade administrativa; se mantida, decisão frustará planos de disputar governo do estado nas eleições de 2014

Por - Cecília Ritto, do Rio de Janeiro
Lindbergh Farias é senador pelo PT
Lindbergh Farias é senador pelo PT (Divulgação)
 
"A decisão é estranha, principalmente neste período eleitoral. Os desembargadores mudaram de opinião", contesta Lindbergh Farias 
 
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou o senador do PT pelo Rio de Janeiro, Lindbergh Farias, por improbidade administrativa. A decisão, publicada no último dia 3 pela 10ª Câmara Cível, determina a cassação dos direitos políticos de Lindbergh, que deve ficar inelegível por cinco anos, além do pagamento de multa. Se a sentença for mantida - ainda cabe recurso -, o senador pode ter frustrados os planos de se candidatar ao governo do estado em 2014. A condenação se refere à época em que ele era prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em 2005. Segundo a ação, a empresa Luxelen Montagens Elétricas Ltda. foi contratada sem licitação para fazer a manutenção da iluminação pública da cidade.

No texto do acórdão, o relator e desembargador Gilberto Dutra Moreira afirma que não foi caracterizado o caráter emergencial da licitação. "De fato, a prova dos autos demonstra que houve burla ao procedimento licitatório, porque a situação emergencial, suscitada pelo então prefeito não restou caracterizada, pois, apesar de o agente político ter tomado posse no cargo de chefe do executivo municipal em janeiro de 2005, a contratação direta ocorreu somente em 25 de março de 2005, tendo transcorrido um lapso de quase três meses entre o fim do contrato anterior e a contratação direta que não atendeu aos ditames legais."

Lindbergh contesta a sentença, que define como "um dos casos mais escandalosos da Justiça do Rio", e garante que vai recorrer. Seu advogado, Bruno Calfat, diz que quando Lindbergh assumiu a prefeitura de Nova Iguaçu, não havia contratos de serviços essenciais, porque eles haviam vencido na gestão anterior de Nelson Burnier, no fim de 2004. "Em janeiro de 2005, o cenário da cidade era de caos. Havia demandas da população, e o Lindbergh fez contrato para manter o serviço de iluminação. Três meses não é um lapso grande. Não há anomalia nisso", declara, ao site de VEJA.

A defesa do senador tem esperanças de que o TJ-RJ reformule a decisão. "Ele não cometeu ato de improbidade administrativa. O Lindbergh não foi citado para responder a ação (chamado pela Justiça para se defender). Foi condenado sem processo. Isso é equivocado juridicamente", argumenta Calfat. Em nota publicada no site do PT nesta sexta-feira, Lindbergh diz acreditar que o parecer judicial tem motivações políticas. "Surpreende, ainda, o fato de tal decisão ter sido proferida às vésperas do primeiro turno da eleição municipal (7 de outubro), num momento em que o senador manifesta sua intenção de concorrer ao governo do estado do Rio em 2014.

Quem quiser vencer Lindbergh terá de fazê-lo nas urnas e não nas sombras." Ao site de VEJA, ele reitera: "A decisão é estranha, principalmente neste período eleitoral. Os desembargadores mudaram de opinião."

O ex-prefeito de Nova Iguaçu usou o pleito deste ano para dar início à corrida eleitoral pelo governo, dentro de dois anos. No primeiro turno, ele trocou Brasília pelo Rio em todos os finais de semana, quando transitou pelas 61 cidades onde seu partido tinha candidato ou estava apoiando alguém. Lindbergh garante que desta vez não abrirá mão de disputar o Palácio Guanabara - como foi obrigado a fazer em 2010. O cenário aponta para um racha da aliança de 12 anos do PT com o PMDB no estado.

Os peemedebistas já anunciaram o nome do vice-governador Luiz Fernando Pezão para pleitear o cargo hoje ocupado por Sérgio Cabral.

Leia também:
Justiça bloqueia bens do senador Lindbergh Farias

Radar on-line: Teorias da conspiração de Lindbergh

Radar on-line: Lindbergh réu?

Veja

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ibicaraí, uma tarde de lazer e música



Eraldo Machado e sua filha Andrea
Entre um papo e outro, um drinque e outro, um refrigerante e outro para quem não bebe álcool, o barzinho “O escritório” no centro da cidade de Ibicaraí é um referencial dos artistas daquela terra e dos seus visitantes. Entre eles: Zé Silva e Carlos Coelho, filhos daquela terra e agora eleitos vereadores em Itabuna.  

Lá nas tardes dos sábados, domingos e feriados sempre se encontra uma grande atração, muitas vezes  formada por grandes amigos e familiares, raízes da familia “Os Corsários” que recentemente lançou um CD com belas musicas interpretadas pelos cantores da antiga banda, para matar a saudade de muita gente.

Aqui em Itabuna o disco é encontrado no Salão João Paulo ll, com uma seleção dos melhores sucessos nacionais e internacionais dos anos 60 e 70. Nas vozes de Joel Gomes, César Assis e Cia.

Hoje (12), dia de Nossa Senhora Aparecida procedente da cidade de Itapetinga, juntamente com o nosso amigo Pedro Vivas, passando no local, encontramos, como não poderia deixar de ser, uma turminha bem animada e que dá o que falar: Joel Gomes, Letiano, Nelitinho, acompanhado de sua esposa senhora Luzia, Anilton, Birrinho e o querido Waldyr Montenegro (Boró). 

E, como não poderia deixar de ser, a jovem cantora Andrea Machado que estava encantando a todos com sua voz meiga e violão, interpretando a MPB como ninguém, ao lado do seu pai coruja, Eraldo Machado levando a alegria ao ambiente. No ambiente só estava faltando Carlinhos Bueiro e Juarez Vicente!        

DISCUSSÃO INFINITA



 Para você refletir:Dedicado a Nossa Senhora Aparecida, pelo seu dia.


A religião católica, criada desde a Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo, filho de Deus Pai, através de São Pedro, um dos discípulos de Jesus, chegou ao Brasil logo após o seu descobrimento em 1500 e tornou-se a religião mãe e tradicional deste país. Chegou ao Brasil através dos Jesuítas que primeiro catequizaram os nossos índios e caboclos, pregando a Fé em Deus, ensinando a todos eles a implantar o amor e o saber do dividir o pão, condenando a usura, mas ultimamente a situação está se revertendo e a pregação e o evangelizar dos católicos estão cada vez difícil para atingir o intento; A verdadeira religião de DEUS PAI; que é a de “Amar ao teu próximo com a ti mesmo”.
  
Hoje com a evolução e a chegada dos protestantes no Brasil, religião que surgiu no Século 16, através de Lutero, Sua doutrina funciona ao contrário da católica, é claro!  Em nome de Deus, os protestantes pregam “o ter”.  Por isso muitas igrejas do protestantismo enveredam por outros caminhos, usam o nome de Deus para a formação de grupos econômicos heterogêneos, inclusive, ingressando na política partidária, também, em nome de Deus; a política que não é a Dele. Com isso enganam o povo, o mais desavisado e pobre intelectualmente, para simplesmente engordar o seu poder econômico e o bolso.  É triste, mas é a pura realidade. Vendem até o pedaço do céu!

Enquanto isso os católicos que são condenados por usar e adorar imagens, o que não é errado! Porque o errado e o certo está na consciência de cada ser humano, estão vendo cair o número de seguidores, para as promessas mirabolantes dos protestantes, fugindo do lema do “dividir o pão”, aceitando “o ter” não condenando mais a usura. Do lado de lá foram na usura do buscar a riqueza ou a pobreza de vez. Deixando de amar ao próximo, como a ti mesmo, como manda a Lei de Deus. Este fato está deixando a nação católica a cada dia mais preocupada com a debandada de muitos rebanhos que só usam o nome de Deus, nosso Pai Supremo, para outros interesses. Está na hora dos católicos, usarem a mesma moeda para combater esse mal. 

O Vaticano abrir suas portas para todas as nações, inclusive, também, participando da política partidária para o poder econômico “do ter”, não suplantar a verdadeira Lei de Deus, que é a do saber dividir o pão e amar ao próximo como a ti mesmo. 

Viva Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!

Joselito dos Reis
12.10.12          

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PARABÉNS DR VIEIRA!



Excelente caráter de um homem integra humano na essência da palavra. Médico, ético e prestativo na área de ortopedia e traumatologia (leia-se, COTEF), fazendo o possível e o impossível para ver todos bem.  Os nossos parabéns, especiais, vão para o nosso amigo vice-prefeito e ex-secretário de saúde, Doutor. Antonio Vieira que neste dia 12 de Outubro;  Dia das Crianças e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, está completando mais um adversário.

O doutor Vieira, com uma larga experiência, o que lhe levou a ser deputado estadual em 2001, substituindo a Jânio Natal, sempre lutou e luta, a toda hora, a todo dia; incansável, em prol do bem estar de todo cidadão(a), em especial aos Itabunenses, esperando o melhor de cada um. Por esse motivo, este blog Expressaounica lhe deseja muita saúde, paz e mais progresso em sua vida, ao lado de sua esposa senhora Maria das Dores Correia Vieira e de seus filhos: Antonio Júnior, Aline Maria e Alex  Vieira, com as benções do nosso Pai Supremo.

NOVA MESA DIRETORA SÓ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA



Os vereadores suplenes e que tomaram posse às 16 horas de ontem (10) e substituem os afastados por 90 dias pela Justiça, devido as farras das diárias e outros,não puderam escolher a nova Mesa Diretora, por causa dos feriados e também do prazo do Regimento  Interno do Legislativo.

O vereador Paulo Luna (foto)  é um dos que  vão concorrer à Presidencia da nova Mesa Diretora, o que deverá atontecer na próxima terça-feria. Os novos vereadores estiveram hoje (11) à tarde no Plenário, Dr. Raimundo de Oliveira Lima, juntamente com seus assessores iniciando as articulações e várias medidas já foram tomadas. 

Este blog tomou conhecimento de que a nova Mesa Diretora também contará com a participação da vereadora Neide de Carlito. Outro nome citado foi o do vereador, Wellington Rodrigues  "Leléu", que também preende  disputar à presidencia.

Vamos aguardar os acontecimentos, ainda existem muitas hipóteses, inclusive, a do retorno dos vereadores afastados, que já recorreram da decisão, segundo informou o diretor da Câmara Municipal, Moacir Smith Lima. Os vereadores afastados têm dez dias para recorrerem da sentença.            

Ainda sobre a parceria pública privada


Com a justificativa da incapacidade do Estado, por si só realizar investimentos em infraestrutura e oferecer serviços à população pela inexistência de recursos nos orçamentos públicos, foi editada a Lei Federal nº 11.079/04, durante o mandato do presidente Lula. Esta lei instituiu as normas gerais de licitação e contratação que regem a Parceria Pública Privada (PPP), no âmbito da União, dos Estados e dos Municípios. Para atrair o setor privado a lei oferece uma série de garantias e benefícios.

Em Pernambuco, o Programa de Parcerias Público Privadas foi iniciado a partir da publicação da Lei Estadual nº 12.765 em janeiro de 2005. Posteriormente a Lei Estadual nº 12.976 de 28 de dezembro de 2005, instituiu o Fundo Estadual Garantidor das PPP´s, e criou na estrutura da Secretaria de Planejamento, a Unidade Operacional de Coordenação de PPP´s – denominada Unidade PPP. Em janeiro de 2006 foi publicado o Decreto nº 28.844 que instalou o Comitê Gestor do Programa Estadual, o CGPE.


No que se refere à chamada PPP do Saneamento, o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado em 25 de setembro de 2009, propondo o que se denominou “universalizar” os serviços de esgotamento sanitário em 15 municípios, sendo os 14 da Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, na Mata Norte.


A PPP do Saneamento foi um dos assuntos mais polêmicos ao longo do processo eleitoral de 2012 em Recife. O que sindicatos, políticos e movimentos sociais já alertavam e protestavam contra esse tipo de gestão em implantação pelo governo, veio à baila: a população através do aumento das tarifas é quem “pagaria a conta”. Desmentidos foram feitos acusando os denunciantes de mentirem, de desinformação, de politizarem um assunto que diz respeito “ao bem estar e saúde do nosso povo”.


Esta reação faz lembrar o processo de privatização da CELPE, em que a população foi iludida com argumentos muito semelhantes. Naquela oportunidade as promessas eram de universalizar os serviços de energia elétrica, e afirmavam que ao transferir a empresa à iniciativa privada, ocorreria como conseqüência, uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e as tarifas seriam reduzidas. Deu no que deu. E agora por que acreditar?


Uma das características do governo do Estado é a falta de transparência, pois somente passado o processo eleitoral divulgou o relatório do estudo de viabilidade da PPP do Saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), preparado pela consultoria KPMG datado de dezembro de 2011.


Analisando o estudo verifica-se a grandiosidade da obra (Pernambuco falando para o mundo?) em atender 3,7 milhões de pessoas em 15 municípios com investimentos de 4,5 bilhões de reais em obras, e estabelecendo como meta, aumentar a coleta de esgotos de 28% para 90%, em 12 anos, e ampliar o tratamento de 10% para 100% do que é coletado. O estranho disso tudo é que a Compesa não conhece ao menos, o tamanho da rede que ela informa ter. O que pode significar o desembolso do governo estadual (nós a população) de muito dinheiro (cifra desconhecida) para reequilibrar o negócio. Daí é obvio que a iniciativa privada não colocará um tostão, e portanto é recomendável o cidadão/contribuinte colocar “as barbas de molho”, pois ele será chamado (mais uma vez) a “contribuir”.


Outra questão que merece destaque é o argumento da urgência para que o saneamento básico e distribuição de água aconteçam. De pleno acordo. O desacordo é a alegação de que a única maneira disto acontecer é através da PPP, evitando assim a morosidade da burocracia. Não é verdade, pois a experiência da PPP para a construção das obras do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) em Itaquitinga é um exemplo do atraso na entrega da obra. E mesmo a chamada PPP da Compesa já esta atrasada em relação ao seu cronograma inicial.


Portanto não se iludam com as promessas de que o prazo de execução das obras passaria para 12 anos, e não mais 60 anos como os estudos indicam (alguns falam em 30 anos). Logo associar o emprego da PPP, como uma iniciativa de um governo moderno, que tem uma gestão eficiente, e que tem trilhado novos caminhos e levando Pernambuco “ao lugar que merece” no contexto nacional, pode ser um “tiro no próprio pé”, daquele que quer um dia ser presidente da república.

Por Heitor Scalambrini Costa

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

PSF do Basílio realiza ação do Dia da Criança

Os Postos de Saúde da Família (PSF) I E II do bairro do Basílio realizaram nesta quarta-feira (10) diversas atividades em comemoração ao mês da criança. Foi montado ao lado do posto de saúde o “Espaço colorido” que reuniu cerca de 300 crianças do Centro Comunitário do Basílio e outras crianças do bairro. O evento contou com músicas, atividades lúdicas, pintura de rosto, palhaços, lanches, oficinas de educação e saúde, pula-pula e presentes.


As oficinas foram divididas por faixa etária e temáticas. As oficinas oferecidas foram a de Shantala, para mães e crianças (massagem indiana relaxante para o bebê), ministrada pela fisioterapeuta Karla Rocha; Oficina de Contos e Histórias, com a psicóloga Terezinha Zélia; Oficina de Nutrição, voltada para a educação alimentar de crianças, com a nutricionista, Marjorie Bittecourt; atividades com a educadora física Ednagila Pinheiro; oficinas sobre Saúde Bucal, com os cirurgiões-dentistas Bolívar, Ana Luiza Del Rey, dentre outros.

Segundo a enfermeira-chefe do PSF Basílio I, Bárbara Christian, a unidade procura sempre realizar atividades diferenciadas em datas comemorativas como dias dos pais, das mães, natal, entre outras, a fim de aproximar e estreitar a relação entre a comunidade e o posto de saúde. A atividade contou com a participação dos funcionários do posto de saúde, do Núcleo Atenção de Saúde Mental (Nasf), e alunos de Medicina da Uesc e de enfermagem da Uesc e Faculdade de Ilhéus.

da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

DayHORC comemora 30 anos de serviços em Itabuna

Uma festa com direito a bolo e parabéns comemorou a data de fundação do DayHORC Hospital de Olhos nesta quarta-feira (10), na matriz da instituição, em Itabuna. Com a presença de funcionários, pacientes e do diretor presidente e cirurgião oftalmologista máster Ruy Cunha (CRM 5775 RQE 4860), a confraternização foi marcada pela emoção da data, afinal são três décadas de prestação de serviços de saúde. Esse período foi marcado pelo pioneirismo em alta tecnologia em saúde ocular e pela humanização do atendimento como prioridade entre colaboradores e médicos.


“São 30 anos de dedicação não somente a um Hospital de Olhos, mas, principalmente, ao aprimoramento técnico científico de novos tratamentos e descobertas para doenças oculares, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida do paciente e sua plena reinserção na sociedade”, declarou o oftalmologista Ruy Cunha.

Ao longo de 30 anos, o DayHORC conquistou importantes certificações de excelência, como a ISO 9001:2008. “Nosso Sistema de Gestão de Qualidade, certificado na ISO 9001, tornou-se fundamental para a liderança e o aperfeiçoamento contínuo da organização. Todo modelo tem um único objetivo que é o cuidado com a saúde e o compromisso com a excelência técnica e empresarial, aliados ao carinho em todas as ações”, definiu o gerente da Unidade DayHORC de Itabuna, Jean Wagner Pereira.

Hospital Completo

Fundado em Itabuna em 7 de outubro de 1982, a antiga Clínica Santa Clara logo se tornaria o Hospital de Olhos Ruy Cunha (HORC), e em seguida DayHORC, após a instituição implantar o modelo de Hospital Dia. A expansão e investimento contínuos resultaram na inauguração de novas unidades em Salvador e Eunápolis. A organização mantém hoje quase 300 colaboradores e uma rede de médicos que garante a cobertura de todas as subespecialidades da oftalmologia.

“A comemoração dos 30 anos do DayHORC traz a marca da confiança, da qualidade e da diversidade com o moderno conceito de Hospital Completo”, definiu o médico Ruy Cunha. Uma série de ações comemorativas voltadas para o público externo será desenvolvida nos próximos dias, em Itabuna.

Da assessoria

São Desidério receberá II Caravana da Cultura

Uma programação especial está sendo preparada para marcar a passagem da II Caravana de Cultura por São Desidério, que chega em São Desidério dia 19, sexta-feira. A caravana tem o intuito de conhecer a cultura em determinados territórios, e nesta segunda edição abrange o oeste da Bahia e três territórios de identidade (Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande), trazendo na comitiva o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubin e representantes da Secretaria de Cultura do Estado.

Em São Desidério, o encontro acontecerá no Centro Cultural Celso Barbosa, no qual o secretario estadual tomará conhecimento da realidade cultural do município, além da troca de experiências com a comunidade local. Na noite anterior à caravana, quinta-feira, 18, a Secretaria de Cultura organiza uma programação cultural na Praça Abelardo Alencar a partir das 19 horas.

O diretor de Cultura do município, Vanderlino Barbosa salienta sobre a passagem da caravana em São Desidério. “Este, com certeza será um momento ímpar da história cultural de São Desidério, uma vez que estaremos, discutindo, debatendo e propondo, junto ao Secretário Albino Rubin e demais agentes culturais, os rumos da política cultural de nosso município. Por isso, a importância da participação de toda comunidade local”.

Uma ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), a II Caravana Cultural é realizada entre os dias 14 e 20 de outubro, e passará pelos municípios de Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.

Ascom da Prefeitura de São Desidério
Foto:Divulgação

FTC homenageia professores com Mérito Educacional 2012

A Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna irá homenagear 40 professores e professoras grapiúnas com a entrega do Mérito Educacional FTC 2012. Realizado pela primeira no ano passado, a iniciativa foi instituída pelo Conselho Superior Acadêmico da Faculdade visando resgatar e trazer à luz a história de homens e mulheres que ajudaram a construir a trajetória de sucesso da educação no Sul da Bahia.

A solenidade do Mérito Educacional FTC está marcada para a próxima segunda-feira, 15 (Dia do Professor) e acontece na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Itabuna, a partir das 19 horas. Como ocorreu na primeira edição, estão sendo convidados para a entrega da condecoração ex-alunos dos professores.

Os homenageados foram selecionados após criterioso trabalho e pesquisa e avaliação da Comissão Organizadora do Mérito Educacional FTC 2012, levando em conta os relevantes serviços prestados na educação básica, no ensino fundamental e no ensino superior.

“Hoje, o Sul da Bahia é reconhecido como um dos mais importantes e influentes polos educacionais do Norte/Nordeste do Brasil. Tal reconhecimento não seria alcançado sem que houvesse esses abnegados homens e mulheres que fizeram da educação condição sine qua non ao desenvolvimento das terras grapiúnas”, argumenta o diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo.

Ele ressalta que quando foi instituído o Mérito em 2011, a pretensão da Faculdade era justamente trazer à luz esses protagonistas construtores da história da educação sulbaiana para que a sociedade pudesse reverenciá-los e mantê-los vivos na memória para as futuras gerações.

“Podemos afirmar que nosso objetivo está sendo alcançado, porque a história de vida de cada um dos homenageados, também, diz respeito a milhares de outras histórias de vida de homens e mulheres que alcançaram o conhecimento graças à incansável dedicação desses educadores”, contextualiza Lôbo.

Presidida pelo diretor da FTC Itabuna, a Comissão Organizadora do Mérito Educacional conta com a participação do jornalista Ramiro Aquino, da professora Ana Carolina Nunes de Almeida, do professor Edmundo Dourado, além da assessora Acadêmica da FTC, professora Raildes Pereira, do coordenador de Marketing e do assessor de Comunicação da Faculdade, respectivamente, Silvio Roberto Oliveira e Erivaldo Bomfim.

MÉRITO EDUCACIONAL FTC 2012 - HOMENAGEADOS

1. Adélia Maria Carvalho de Melo (Colégio Vitória/Ilhéus)
2. Alzair Martins da Silva
3. Amália Macedo
4. Ana Doria do Espírito Santo
5. Carlos Roberto Arléo Barbosa
6. Clotildes Conrado de Almeida
7. Cornélia Guimarães dos Santos
8. Edith Oliveira de Sant’Anna (Colégio Senhora Santana)
9. Edulindo Basílio dos Santos
10. Élia Ramos Vieira dos Reis
11. Eliabe Izabel Lima de Moraes (Escola Pio XII)
12. Eunice Oliveira Dantas
13. Gladys Fernandes de Almeida
14. Herlon da Silva Brandão
15. Ivanildes Santos Dominguez
16. José Antônio Formigli Rebouças
17. Leila Assis Portela (Escola Carrossel)
18. Manoel Teixeira Santos
19. Mariamélia Prates Alpoim Andrade
20. Maria Auxiliadora Dantas
21. Maria da Paz Jambeiro da Costa
22. Maria de Lourdes Dantas Andrade
 23. Maria de Lourdes Fontes Magalhães (APAE)
24. Maria de Lourdes Netto Simões (Tica)
25. Maria Nilva de Carvalho Moraes
26. Maria Solange Almeida Santos
27. Maria Terezinha Oliveira
28. Marinalva Midlej Silva
29. Neide Silveira de Souza (Colégio São Jorge dos Ilhéus)
30. Norma Lúcia Vídero Vieira Santos
31. Omar Andrade e Silva
32. Oscarlina de Souza Magalhães Silva (Kalila)
33. Raimundo de Araújo Tôrres
34. Renan Magalhães Silva
35. Renê Albagli Nogueira

HOMENAGENS ESPECIAIS

36. Antonio da Silva Costa
37. Aurélio Macedo
38. Carmem Dória
39. Litza Mary Modesto Câmera
40. Selém Rachid Asmar


Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
11-10-2012

CARLITO DO SARINHA DIZ QUE CONCORRERÁ À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA EM ITABUNA


Carlito do Sarinha eleito pela quinta vez, vereador de Itabuna, disse hoje (11) no programa “Ronda Nacional” apresentado pelo radialista Carlos Barbosa, Rádio Nacional que concorrerá a Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal, gestão 2013.

Agradeceu a confiança de todos os eleitores e se comprometeu a fiscalizar, não apenas o Executivo, mas também o próprio Legislativo, para que não aconteçam desmandos como os que estão sob investigação.

Uma coincidência interessante, é que Neide, esposa de Carlito, que concorreu a Câmara na eleição de 2008 e ficou na primeira suplência, assumiu ontem o mandato de vereadora, em decorrência do afastamento de todos os atuais vereadores, o que possibilitará tomar conhecimento antecipado da situação da Câmara e não haverá solução de continuidade, uma vez que Carlito assume dia 1º de Janeiro.

Na entrevista, Neide declarou que não será candidata a Presidente, mas Carlito já lançou o próprio nome para a Presidência daquela casa legislativa.

Após sofrer pressão, Fluminense vence Bahia e segue na liderança


O Fluminense deu mais um passo em direção ao título brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras derrotou o Bahia por 2 a 0, gols de Bruno e Rafael Sobis, em partida disputada na noite desta quarta-feira, em Pituaçu, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 65 pontos ganhos. O Bahia segue com 35 pontos na 15ª posição.
Mais uma vez, o time dirigido por Abel Braga mostrou muita eficiência para suportar a pressão do Bahia. Como vem acontecendo nas últimas partidas, o goleiro Diego Cavalieri foi o grande destaque da equipe. Ele fez muitas defesas importantes e ajudou sua equipe a garantir a quarta vitória seguida do Tricolor das Laranjeiras na competição.
O Bahia fez uma boa partida, mas desperdiçou muitas oportunidades quando estava melhor em campo. O time dirigido por Jorginho chegou a mandar duas bolas na trave, mas perdeu o entusiasmo ao sofrer o primeiro gol.
Pela próxima rodada, o Bahia vai encarar o Coritiba, no Couto Pereira, no domingo, às 16 horas (de Brasília). O Fluminense receberá a Ponte Preta também no domingo, às 18h30 (de Brasília), em São Januário.





A Bahia está fora do Horário de Verão


Nesta quinta-feira, o Governador Jaques Wagner anunciou que a Bahia está fora do Horário de Verão, segundo o governador, a implantação do horário de verão não ocorrerá por conta da insatisfação popular. Ele afirmou ter recebido um resultado de uma pesquisa realizada com a população, onde 76 % dos entrevistado declarou-se contra a mudança. 

Eleição para prefeito está indefinida em seis cidades baianas


Seis cidades baianas não têm definição em relação ao resultado das eleições ocorridas no dia 7 de outubro, último domingo, porque os candidatos tiveram registros indeferidos.

Em Amélia Rodrigues, o candidato Toinho, do PT, pode assumir a prefeitura se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiver indeferida a candidatura de Paulo Falcão, do PSD. Foram 44,81% de votos nulos.

Em Cruz das Almas, Dr Jean, do PMDB, teve a candidatura indeferida e, se a decisão for mantida, quem assume a prefeitura é é Valtércio, do PT. O total de votos nulos é de 50,77%.
 
O problema se repete em Salinas da Margarida. Chico, do PDT, aparece como prefeito eleito, já que Jorginho, do PV, também teve a canditatura indeferida. Mas, como o número de votos nulos passa dos 52%, pode haver nova eleição.

Na cidade de Muquém de São Francisco, todos os votos dados ao candidato Márcio Mariano, do PP, foram anulados. O TSE vai decidir se Vadim, do PT, assume a prefeitura, ou se haverá nova eleição. Os votos nulos acançaram 53,19%.

Em Camamu, a vencedora foi Emilianna de Zequinha da Mata, do PMDB, que não tem problemas com a Justiça eleitoral. Porém, ela venceu a disputa porque os votos dos outros três candidatos - Américo, do PSD; Idalina, do DEM, e Iona, PT, foram anulados porque os três tiveram candidatura indeferida. Os votos nulos passam de 60%.

Em Pojuca, a candidata Gerusa Laudano, do PSD, aparece como prefeita eleita. Todos os votos dados ao Dr Toinho, do PDT, foram considerados nulos. Como os votos anulados passam dos 63%, dependendo da decisão do TSE, a Justiça eleitoral pode decidir por uma nova eleição.


Senac Móvel ainda tem vagas para 9 cursos


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com as inscrições abertas para nove cursos profissionalizantes relacionados ao Turismo e Hotelaria para o calendário de outubro/novembro de 2012.

Os cursos oferecidos que ainda têm vagas abertas são os de Preparo de Lanches, Preparo e Apresentação de Saladas, Preparo de Tortas, Salgados para Coquetéis, Sobremesas, Preparo de Café da Manhã, Iguarias Natalinas, Cozinha Básica e Culinária Baiana. As aulas serão ministradas no Senac Móvel, localizado na Praça Otávio Mangabeira.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, localizada no Centro Administrativo Firmino Alves, bairro São Caetano, entre 08 e 14 horas. O candidato deve ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e portar RG, CPF e comprovante de residência. Dúvidas e informações pelo telefone (73) 32146115.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PMDB apoia ACM Neto no 2º turno em Salvador

Anúncio foi feito pelo peemedebista Geddel Vieira Lima, em Salvador. Mário Kertész, candidato do partido à prefeitura não esteve no evento.

geddel e acm neto (Foto: Egi Santan/G1) 
             Anúncio foi realizado na tarde desta quarta.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) anunciou na tarde desta quarta-feira (10) o apoio ao candidato a prefeito ACM Neto no segundo turno das eleições em Salvador. O anúncio foi feito pelo peemedebista Geddel Vieira Lima.

O PMDB disputou a prefeitura de Salvador com Mário Kertész no dia 7 de outubro, que obteve 9,43% dos votos, ficando na terceira colocação. O candidato Kertész não participou do encontro, mas o seu candidato a vice, Nestor Neto, esteve no evento. O candidato Nelson Pelegrino, do PT, não esteve na reunião.

Perguntado sobre onde estaria Mário Kertész, Geddel disse: "estamos tendo opiniões diferentes. O candidato Kertész nos procurou hoje e avisou que tinha recebido uma ligação do ex-presidente Lula e por razões outras de ordem política ele optava por seguir um caminho diferente do partido".

O peemedebista Geddel Vieira Lima foi ministro da Integração Nacional no governo Lula no período entre 2007 e 2010. Atualmente o político ocupa a função de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. O político comentou as especulações de uma possível saída sua da Caixa.
“Não tenho nenhuma razão para deixar o cargo na Caixa Econômica Federal até porque as circunstâncias que eu assumi o cargo são as mesmas. Quando aceitei o convite da presidente Dilma, éramos aliados do governo a nível federal e oposição a nível estadual. Eu teria de pedir a exoneração se a decisão da maioria do partido fosse a de apoiar Nelson Pelegrino, para que não dissessem que meu cargo seria em troca de apoio", afirmou.

No evento, ele disse ainda que falou com Mário Kertész e que o mesmo irá deixar o partido. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Kertész, que garantiu que ele deixará o partido porque não se considera político e sim um administrador. A assessoria disse ainda que esse foi o tom do discurso durante a campanha. Sobre possível interesse para disputar o cargo de governador nas próximas eleições, ele falou: “o nosso objetivo agora é apoiar ACM Neto e vê-lo ganhar. Dois mil e quatorze só quando chegar”, afirmou.
"Estou muito feliz com esse apoio, que é muito importante. Além de tudo isso o PMDB vai ser interlocutor nosso no governo federal. Nada melhor do que ter um partido forte como o PMDB para construir essa ponte em Brasília", disse ACM Neto.

O candidato Nelson Pelegrino foi procurado pelo G1 para comentar o apoio do PMDB ao DEM e ainda não se manifestou sobre o assunto.

Após o primeiro turno, o candidato ACM Neto (DEM), e Nelson Pelegrino (PT), demonstraram interesse pelo apoio do PMDB. A diferença entre eles foi de 5.626 votos nas urnas, menos de 1%


Por- Egi Santana Do G1BA
(Foto: Egi Santana

SUPLENTES ASSUMEM VAGAS DE VEREADORES CONDENADOS EM ITABUNA



O juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas, as 16h desta quarta, 10, realizou a posse dos 13 suplentes dos vereadores que foram  afastados em Itabuna, por mau uso do erário publico.  O afastamento preventivo foi determinado pela Justiça em pedido do Ministério Público Estadual na ação penal que investiga a Farra das Diárias na Câmara.

O promotor Inocêncio de Carvalho já havia pedido o afastamento de todos os vereadores há um mês, mas o pedido foi negado e o juiz Eros Cavalcanti determinou à época o bloqueio de bens dos envolvidos até o equivalente ao que cada vereador gastou em diárias. O Ministério Publico Estadual está agora de posse de toda a documentação da Câmara para investigação.

O afastamento de 90 dias é preventivo e visa impedir que vereadores e assessores “travem” as investigações. Eles foram afastados dos seus gabinetes e só podem visitar o local, acompanhado da policia ou de um agente  do Ministério Publico. Veja os nomes dos novos vereadores empossas hoje a tarde: Nadson Monteiro (Clóvis Loyola) Wellington Rodrigues-  Leléu (Milton Cerqueira), Adeladio Pezão (Milton Gramacho), Glebão (Ricardo Bacelar). Piçarra (Sólon Pinheiro), Ricardo Xavier (Ruy Machado), Emanuel Acilino (Vane Renasce), Neide de Carlito (Raimundo Pólvora), Del Galy. (Didi), Carmem do Posto. (Roberto de Souza), Paulo Luna (Gerson Nascimento), Júnior Brandão (Rose Castro) e Rosivaldo Pinheiro  a Wenceslau Júnior.

Vale lembrar que Nadilson Monteiro, Carmem do Posto, Del Gally e Glebão, foram eleitos na última eleição e comporão o novo Legislativo Itabunenses. Dos atuais,o único que conseguiu se reeleger foi o Presidente, Rui Machado.    


Conclusão das obras do calçadão da Rui Barbosa em Itabuna


  O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy anuncia que uma das prioridades do governo municipal é a conclusão das obras de reurbanização do calçadão da Rui Barbosa, um compromisso do prefeito Capitão Azevedo. 

A obra prevê a pavimentação de 3.000 metros quadrados do calçadão, que ganha um novo piso, mobiliário, urbanização e iluminação e foram projetadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Leahy também destaca no elenco de prioridades, a implantação da Cooperativa de Costureiras, uma obra em fase de conclusão na antiga feira do bairro  Conceição, “também continuamos atendendo a empresários  que tenham interesse em investir em Itabuna, que se consolida como polo de comércio e serviços.”

Ele informa que serão mantidos os serviços de apoio ao comércio na Avenida Cinqüentenário, na Paulino Vieira e no calçadão da Rui Barbosa, em termos de limpeza e de ordenamento dos vendedores ambulantes. 

“Estamos participando e acompanhando o processo de transição, criando facilidades para os novos gestores que vão assumir o governo municipal em 2013, contribuindo com projetos voltados para o desenvolvimento de Itabuna”, complementou.


 DCS – PMI   Texto : Kleber Torres     Fotos : Pedro Augusto     

www.itabuna.ba.gov.br               

Grande sucesso de público mo Teatro de Ilhéus

Estrelado pelos atores Luis Salem e Stella Miranda, um dos maiores sucessos do teatro brasileiro nos últimos tempos estará em cartaz no TMI nos próximos dias 20 e 21, sempre a partir das 20h30min. Em “Gozados”, a dupla reinventa o mundo das celebridades, sempre com sátiras e paródias musicais imperdíveis. Durante a apresentação, o público terá a chance de se divertir com versões bem-humoradas do compositor Chico Buarque, do cantor Arnaldo Antunes e do antigo grupo Dominó. Também entram em cena personagens como “a mulher rica” e “a baiana cansada”, além de imitações da apresentadora Ana Maria Braga e da cantora Amy Winehouse.


Antes do espetáculo “Gozados”, nesta sexta-feira (12), a partir das 17 horas, o público infantil terá a oportunidade de conferir “Alice no País das Maravilhas”, musical encenado pela Companhia Ilheense de Teatro e Música. Abrindo a segunda quinzena deste mês, no próximo dia 17, a partir das 18 horas, com entrada gratuita, a secretaria estadual de Educação estará promovendo um evento denominado “Tempos de Arte Literária”. Um dia depois (18), na galeria do TMI, a partir das 19 horas, também com entrada gratuita, será aberta a exposição “Moda e prevenção: quem cuida da beleza, cuida da saúde”.

Seguindo com a programação do TMI para este mês de outubro, no dia 22, às 18 horas, com entrada gratuita, semifinal regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), organizada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. No dia 23, dois eventos promovidos pela secretaria municipal de Educação: Seminário sobre Adolescência, a partir das 8 horas, e homenagem aos professores da rede municipal de ensino, a partir das 14 horas. Na sequência, no dia 25, com horário a confirmar, recital Schumann; dia 26, a partir das 19 horas, I Encontro de Corais; dia 27, a partir das 18 horas, Festival de Talentos, com a apresentação dos alunos do Colégio São Jorge dos Ilhéus; dia 30, às 19 horas, espetáculo infantil “O macaco cozinheiro da arca de Noé; e, finalmente, às 18 horas do dia 31 de outubro, abertura da exposição “Gueto da Alegria”.

Trabalhos - Entre os principais trabalhos de Luis Salem, destacam-se as novelas “Aquele Beijo”, “A Lua Me Disse” e “Salsa e Merengue”, além dos humorísticos “Zorra Total” e “Toma Lá Dá Cá”. Já Stella Miranda tem no seu currículo trabalhos importantes como “Aquele Beijo”, “Ti Ti Ti”, “Salsa e Merengue”, “Zorra Total” e “Delegacia de Mulheres”.


Nota de falecimento – José Salomão

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima decretou, nesta quarta-feira (10) luto oficial de três dias pelo falecimento do servidor José Eduardo Santana Salomão, de 66 anos, aposentado pelo Banco do Brasil e ex-secretário de Saúde do município de Ilhéus.


Ele faleceu nesta terça-feira, vítima de um Acidente vascular cerebral (AVC) e o velório está sendo realizado no saguão da Loja Maçônica Regeneração Sul-Baiana, centro. O enterro está marcado para as 14 horas no Cemitério da Vitória. José Eduardo Salomão, além de secretário de Saúde, também ocupou cargos nas secretarias de Governo e Ações Estratégicas, Fazenda e Planejamento.

    Da assessoria www.ilheus.ba.gov.br

Hospital Manoel Novaes comemora Dia das Crianças

Uma semana inteira de diversão e descontração aliviando o alto nível de estresse no ambiente hospitalar. Este é o objetivo da comemoração do Dia da Criança no Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, projeto que este ano ganha uma semana inteira de atividades. Todas as crianças internadas em alas e unidades de internamento do Hospital estão recebendo ações lúdicas e recreativas, contando inclusive com distribuição de brinquedos.

Segundo a programação, já nesta segunda-feira (8) pela manhã o cantor e músico Jan Costa participou da atividade Cantigas de Roda; seguida de tarde recreativa com show de palhaço, no auditório, de grupo de capoeira e pintura em face, com distribuição de pirulitos. Na terça-feira (9) o palhaço realizou visita às enfermarias levando as crianças até o auditório para novo show, contando ainda com fantoches e brincadeiras realizadas por alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Ainda na programação da Semana da Criança, a quarta-feira (10) conta com a participação do palhaço seguido de apresentação das Irmãs Auxiliadoras e distribuição de flautas; já na quinta-feira (11), encerrando a programação, novo show do palhaço, muitas brincadeiras, apresentação do Coral da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, distribuição de presentes e lanche para as crianças presentes.

Segundo a gerente administrativa do Hospital Manoel Novaes, Adriana Galvão, a Semana da Criança dentro do hospital é uma tradição. “Mantemos esta atividade como uma forma de simbolizar a importância da criança dentro da sociedade e principalmente para a família. São atividades lúdicas e recreativas que também auxiliam a aliviar o estresse da doença e típico do ambiente hospitalar”, declarou Adriana Galvão.

Por - Jack Simões

Vereadores de Itabuna afastados por 90 dias



Umaa Ação Penal, constituida através de um Fórum do Ministério Público foi acatado pela Justiça, na manhã de hoje e afastou, por 90 dias todos todos os vereadores que formam a Câmara Municipal de Itabuna. Também foram suspensos todos os seus salários. O vereador pode ir ao seu gabinete, mas só acompanhado de um representante do Ministério Público.
 
Enquanto isso, os suplentes de vereadores imediatamente estão sendo convocados para a substituição do novo parlamento. A realidade é a de que todos os vereadores ficaram sub judice, devido ao processo dos empréstimos consignados e a farra das diárias, o que totaliza  2.1 milhões de reis. 

O Promotor Público Inocêncio Carvalho em entrevista ao repórter Oziel Aragão, Rádio Difusora Sul da Bahia, também, de acordo com a Lei, falou sobre a transição do novo Governo Municipal, sobre as condições dos eleitos poderem assumir, ou não, no próximo dia 1º de Janeiro/2013.      

  Com essa decisão o juiz, Antonio Carlos de Moraes terá que dar empossar os 13 suplentes , enquanto os afastados ainda podem  que conseguir o retorno através do Tribunal de Justiça, dentro de um prazo de dez dias.


Cartões do Enem: serão distribuídos a partir de hoje



A partir desta quarta-feira serão distribuídos os cartões de confirmação do Enem, a previsão é de que até o fim deste mês todos os inscritos receberão seus cartões pelos Correios, nele contém a data, hora e local da realização das provas.

A partir da próxima segunda-feira, os inscritos poderão imprimir o cartão por meio do site do Enem, e caso tenha algum problema, pode entrar em contato pelo 0800-616161, que é o telefone do Ministério da Educação.


Decreto antecipa as comemorações do Dia dos Comerciários em Itabuna


Atendendo a um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom) e o Sindicato dos Comerciários de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo antecipou, através do decreto 9.954, as comemorações do Dia do Comerciário, que é um feriado municipal, para o dia 15 de outubro, na próxima segunda-feira.
Foto: Na justificativa, o prefeito considera que, como a data comemorativa oficial seria festejada em 30 de outubro, uma terça-feira, poderia resultar em uma queda significativa das atividades comerciais, com prejuízo para o setor empresarial e implicações na própria economia do município.
O mesmo decreto considera ainda, que o feriado de 30 de outubro, foi instituído pela Lei Municipal 1.794, de 30 de agosto de 1999, objetiva prestar uma justa homenagem à categoria dos comerciários de Itabuna, cabendo ao poder público possibilitar os meios para que essa categoria de  trabalhadores participem das festividades alusivas à data comemorativa.
O decreto é subscrito pelos secretários municipais de Administração, Maurício Athayde; de governo, Carlos Burgos e de Indústria, Comercio e Turismo, Carlos Leahy.

Mensalão: José Dirceu é condenado por corrupção passiva

José Dirceu-condenado do mensalão
Por seis votos a dois, o ex- ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi acusado por corrupção ativa, além dele, também foram condenados Dirceu, o ex- presidente do PT José Genoino e o ex- tesoureiro do partido Delúbio Soares e o grupo de Marcos Valério.

Durante o processo do mensalão, 25 dos 37 réus já sofreram condenação na análise de desvios de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção entre partidos da base e corrupção ativa, sendo que as penas para os condenados só serão definidas ao final do julgamento.

Até a sessão da última terça-feira (9), foram inocentados cinco réus pelo conjunto dos ministros do Supremo: os ex-ministros Luiz Gushiken e Anderson Adauto, o ex-assessor do extinto PL Antônio Lamas, além da ex-funcionária de Valério Geiza Dias e da ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, que ainda serão julgadas por outros crimes.

Abaixo encontra-se algumas frases de José Dirceu durante o processo do mensalão:

“Eu tenho uma história, uma biografia. Não tenho folha corrida, como muitos que me acusaram”, em entrevista no programa "De Frente com Gabi", no SBT, no dia 4 de julho de 2010

“Estou indignado e revoltado, mas tranquilo. Não concordo, mas respeito a decisão do Supremo. Não quero impunidade, não quero prescrição. Que o Supremo me julgue, mas fui acusado e denunciado sem provas (...) Tenho 40 anos de vida pública e, agora, virei chefe de quadrilha”, em entrevista a jornalistas dada no dia 30 de agosto de 2007

"Não vou me calar, me amedrontar, me acovardar, por causa dos editoriais de alguns jornais e por causa do noticiário tendencioso de muitos meios de comunicação a meu respeito. Sei que existe uma luta política no país e que eu sou a principal vítima. Isso não significa não investigar. Mas o processo político foi crescendo, e a mídia não aceita, até chegar a um golpe branco, de querer cassar o direito do presidente de se reeleger", no Conselho de Ética da Câmara, no dia 27 de setembro de 2005

“Ele se faz de inocente, diz que sou o chefe do mensalão, da maior quadrilha. Eu não estou sendo acusado de corrupção, deputado, em nenhum órgão público”, no Conselho de Ética da Câmara, no dia 2 de agosto de 2005

ITAPÉ: PEDRÃO AGRADECE VOTOS RECEBIDOS E REAFIRMA COMPROMISSO

Ao agradecer a expressiva votação recebida nas últimas eleições municipais e voltar a reafirmar suas propostas de governo para executar um trabalho sério com investimentos firmes nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e habitação, além de firmar parcerias para melhorar a segurança pública, o prefeito-eleito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), disse que com o apoio do governador Jaques Wagner, dos deputados Ronaldo Carletto e Paulo Câmara, e da senadora Lídice da Matta vão alocar emendas ao orçamento do estado e da União para que possam beneficiar o município nos próximos quatro anos.

Enfático, prefeito-eleito ressaltou que “faremos uma auditoria nas contas da prefeitura, devido aos inúmeros desmandos praticados pelo atual prefeito. São superfaturamento em compra de combustíveis e materiais gráficos, dentre outros. Para isso, estaremos em contato permanente com a nossa assessoria, para formarmos a equipe de transição, conforme portaria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)”.

Com a experiência de três mandatos e agora contando com o apoio do vice-prefeito-eleito Naeliton Rosa, dos vereadores eleitos e dos partidos que fazem parte da base aliada, Pedrão afirmou que “a situação do município é extremamente caótica. A primeira ação que teremos é arrumar a casa, para em seguida ampliar nossa capacidade de atração de investimentos e programas junto aos governos federais e estaduais”.

Da assessoria do prefeito
Por: Everaldo Benedito.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...