sábado, 15 de setembro de 2012

AILSON SOUZA REUNE-SE NO VILA ANÁLIA


Ailson, Azevdo e liderança dobairro

AILSON SOUZA  COM A PRSENÇA DE AZEVEDO REUNIU-SE  COM MORADORES  DO VILA ANÁLIA.


Recebendo várias adesões em torno desua disputa à uma vaga noLegislativo Itabunense,  a cada dia que passa, o candidato Ailson Souza, no finaldesta semana que passou, reuniu centenas de moradores no bairro Vila Anália, quando, na oportunidade entregaram ao prefeito Capitão Azevedo uma série de reivindicações. O candidato Ailson Souza, ressaltou que na Câmara, caso eleito, a população do Vila Anália terá voz e a atenção que sempre mereceu.

O encontro também com a participação do prefeito Capitão Azevedo que concorre a reeleição a prefeito de Itabuna,  deixou-o,  bastante satisfeito e muito feliz em vê a comunidade reunida e lhe declarando o apoio, O Capitão Azevedo  em retribuição informou  que as obras que estão sendo executadas naquele bairro vão continuar e defendeu a candidatura de Ailson Souza rumo à Câmara Municipal.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Igreja Católica entra na briga na política de São Paulo contra candidato da Igreja Universal

 A Igreja Católica insinuou numa nota que a eventual vitória de Celso Russomanno em São Paulo representaria uma ameaça. Veiculado no site da Arquidiocese de São Paulo, o texto rebate artigo escrito por Marcos Pereira, bispo da Universal, presidente do PRB-SP e coordenador da campanha de Celso Russomanno à prefeitura paulistana.

O artigo que acendeu o pavio da arquidiocese comandada pelo cardeal dom Odilo Scherer foi ao ar num blog do pastor Marcos. Na peça, o chefe da campanha de Russomanno atribui à Igreja Católica a iniciativa de distribuir o ‘kit gay’ nas escolas. A manifestação é de maio de 2011. Mas a diocese alega que só agora tomou conhecimento. Daí a reação tardia.

O ‘kit gay’ é aquele vídeo que o Ministério da Educação mandou confeccionar no ano passado a pretexto de levar mensagens anti-homofofia aos alunos da rede escolar pública. Idealizada na época em que o candidato petista Fernando Haddad ainda respondia pela pasta da Educação, a iniciativa revoltou os evangélicos. Abalroada pela polêmica, Dilma Rousseff mandou recolher o material.

O pastor Marcos anotara em seu artigo: “Estamos vivendo a política da catequização da Igreja de Roma. [...] Dias de absurdos e depravações. Dias em que filhos e netos chegam à escola e recebem ‘kits’ distribuídos pelos próprios professores lhes ensinando como serem gays ou como optarem por serem gays.”
Em sua resposta, disponível aqui, a Arquidiocese de São Paulo enxergou “destempero” na investida. Contra-atacou: “Qual seria o motivo para ataques tão gratuitos, infundados e ridículos à Igreja Católica em tempo de Campanha Eleitoral? Lamentavelmente, se já fomentam discórdia, ataques e ofensas, sem o Poder, o que esperar, se o conquistarem, mesmo parcialmente, pelo voto? É pra pensar!”

Ouvido, o pastor Marcos disse ter redigido o artigo em “outro contexto”. Tentou tomar distância: “Esse texto não diz nada sobre o momento atual, e a mim não interessa ressuscitá-lo.” Insinuou que a ressurreição do escrito é obra de adversários: “Criaram um perfil falso e começaram a divulgar no Twitter. A quem interessa trazer isso de volta agora?” Russomanno, que se identifica como “católico”, absteve-se de comentar.


do blog - 


Expressaounica

Aqui em Itabuna.para os católicos que não sabem e outras igrejas, o candidato da  Igreja Universal do Reino de Deus, é Vane do Renascer (PRB). Pode apostar, se Vane ganhar a eleição, a Igreja, que só pensa em dinheiro para engordar o patrimônio de Edir Macedo, vai levar sua gorda fatia, que não é pouco dinheiro!

A guerra com a Igreja Católica está apenas começando. Se lembram que uma vez um pastor dessa Igreja chutou a imagem da Padroeira do Brasil( Nossa SEnhora Aparecida), em SãoPaulo e causou um verdadeiro vexame!

A Igreja Universal, "seu dizimo" é sagrado, quando o membro da seita não tem o dinheiro, eles tomam qualquer outro objeto... pulseira, relogío, carros  etc.  Cuidado meu povo!!!

População de Ferradas e Maria Mattos recebe Capitão Azevedo de braços abertos.


Hoje (14) à tarde e a noite nos bairros de Ferradas e Maria Matos (Rua de Palha) novamente a Coligação: Amor e Trabalho por Itabuna, foi recebida com muita confiança e alegria. Os candidatos a reeleição Capitão Azevedo e Renato Costa como vice-prefeito, ficaram bastante otimistas com a recepção  com a presença de centenas de pessoas.

O candidato Capitão Azevedo visitando casa por casa recebeu de vários moradores a confirmação do voto no dia 07 de outubro. Os moradores demonstraram grande confiança na reeleição de  Azevedo devido aos projetos que o prefeito vem desenvolvendo, e dos que pretende realizar no próximo Governo e que não podem ser interrompidos.   

Amanhã, 15, a visita do Capitão Azevedo e Renato Costa às 14h25min, será realizada no bairro Santa Inês, um dos mais carentes e necessitando de saneamento básico e calçamentos de ruas do município, um problema que o prefeito pretende resolver o mais rápido possível, mas para isso precisa contar com a confiança de toda aquela comunidade.   

Foto: Celular 


AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABUNA PARA HOJE (15.09)

 Zem Costa (PSOL)
09h50min – Visita a camelôs
12h – Almoça com ex-alunos
20h50min – Participa da Pré-Parada Gay (Usemi) 


Capitão Azevedo (DEM)
14h25min – Caminhada no Santa Inês
19h25min – Reunião com Sindicato das Empregadas (ao lado da Igreja N.S. de Fátima)

Juçara Feitosa (PT)
9h – Encontro com as Mulheres
14h – Caminhada no bairro São Caetano

Zé Roberto (PSTU)
9h – Ato e panfletagem no Centro Comercial
14h – Visita a apoiadores no Santa Clara
18h – Panfletagem na Mangabinha

Vane para sábado (15) e domingo (16) -
Sábado (15/09) 09:00 - Corpo a corpo no Gogó da Ema, com concentração na USEMI (Clube dos Servidores Municipais). 15:00 - Grande caminhada Caixa D'água/Antique/São Roque/Monte Crito - saída Igreja São Judas.
Domingo (16/09) 09:00 - Grande Caminhada no Pontalzinho. Concentração na Baby Clínica.

Ilhéus:

Jorge Luiz
8h – Corpo a corpo com panfletagem no Japu e Banco da Vitória
15h – Reunião com moradores na Avenida Itabuna
16h – Corpo a corpo com panfletagem na Vila Cachoeira
19h – Corpo a corpo com panfletagem no Alto do Aureliano

Jabes Ribeiro (PP)
9h – Grande Caminhada no centro, saindo da Catedral
16h – Visita ao Salobrinho, saindo da praça
18h – Visita à Igreja Vale do Amanhecer
20h – Encontro do Movimento Dilazenze, na Conquista
 

ENTIDADES EMPRESARIAIS VÃO OUVIR PREFEITURAVEIS DE ITABUNA



 A partir da próxima segunda feria (17) em conjunto a  ACI, CDL e SINDICOM  vão ouvir os principais candidatos a prefeito de Itabuna 2012. Segundo a assessoria dessas entidades do segmento do comércio, o critério foi decidido em ouvir um candidato a cada dia, sendo que primeiro será o candidato Vane Renascer. Em seguida, os outros candidatos Capitão Azevedo e Juçara Feitosa. 

O objetivo do encontro, ainda informa a assessoria das entidades é debater com os candidatos as principais propostas e também questionar sobre os temas relevantes para o segmento empresarial. Por esse motivo, foi limitada aos candidatos a presença de 03 acompanhantes, abrindo assim espaço para a presença dos associados das entidades citadas.

 A confirmação dos empresários é imprescindível e pode ser realizada com Alice Magalhães na secretaria da ACI. pelo telefone 73 3613-1171, dentro  do horário comercial. Os encontros serão realizados no Auditório Jornalista Cristovão Colombo Crispim de Carvalho, no 10º andar do Edf. União Comercial às 19:00 horas.

STF retoma julgamento do mensalão na segunda-feira


O Supremo Tribunal Federal (STF) faz um intervalo nesta sexta-feira no julgamento do processo do mensalão e retoma na próxima segunda-feira. Na segunda, começa a etapa do sexto capítulo da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos da base aliada do governo.

Confira o placar do julgamento voto a voto
Saiba o que ocorreu no julgamento dia a dia
Conheça quem são os 38 réus do mensalão
Saiba quem são os ministros e como costumam votar
Defensores de Cachoeira e Carolina Dieckmann atuam no mensalão
De lanche gigante a calcinha antifurto: veja o que o mensalão inspirou
Mensalãopédia: conheça os personagens citados no julgamento

Também na segunda-feira, os ministros da Corte Suprema deverão discutir se devem promover sessões extras às quartas-feiras para dar mais agilidade ao julgamento. A proposta foi apresentada ontem à noite pelo ministro-relator Joaquim Barbosa. Segundo ele, a etapa que começa na próxima semana é a mais exaustiva.

Na próxima sessão, o ministro-relator apresenta seu voto sobre lavagem de dinheiro envolvendo dirigentes de partidos políticos, integrantes do PT e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. No item sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro, os principais réus são o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

O capítulo que trata do crime de formação de quadrilha será apreciado apenas na última etapa do voto do ministro-relator. Barbosa disse que é mais fácil contextualizar se houve formação de quadrilha quando os demais crimes já tiverem sido apresentados.

Ontem, foi concluída a análise do item sobre a prática dos crimes de lavagem de dinheiro. Por unanimidade, os ministros condenaram os réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Por maioria, também foram condenados por lavagem Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.

Ayanna Tenório, por unanimidade, e Geiza Dias, por maioria, foram absolvidas. Ambas foram as únicas rés absolvidas pelo plenário nessa etapa. Ontem, a sessão durou mais de seis horas quando os ministros se manifestaram ininterruptamente das 14h30 às 20h40. A estratégia de prolongar a sessão é uma das alternativas da Corte Suprema para racionalizar o julgamento, além da busca por votos mais resumidos e pontualidade para começar as sessões.

O mensalão do PT
Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.

No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex- presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.

O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A então presidente do Banco Rural Kátia Rabello e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson.

Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e do irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.

ITABUNA: GERALDO SIMÕES ATACA, WENCESLAU REBATE


Na manhã desta sexta-feira o deputado federal Geraldo Simões (PT), foi entrevistado na rádio Jornal de Itabuna pelo radialista J Silva. Durante a entrevista ele partiu para o ataque contra a câmara de vereadores e o candidato a prefeito Vane (PRB).

Questionado se estaria arrependido por  não ter apoiado a candidatura de Vane, ele foi enfático:

“ Estaria com vergonha se estivesse apoiado ele (Vane), já que pelo seu desempenho na câmara de vereadores ele foi uma vergonha. Um vereador omisso com o governo municipal e também muito omisso como relator da Comissão interna de inquérito (CEI), que investigou os escândalos da câmara”. Disse Geraldo.

WENCESLAU REBATE GERALDO:

Procurado por este blogueiro, o vereador e candidato a vice na chapa de Vane, Wenceslau Junior (PC do B), rebateu as declarações de Geraldo:

“ Não vou responder a quem está na 3ª colocação nas pesquisas, quem está nesta posição ataca o 2º e o 1º. Ele quer IBOPE, mas nós estamos em uma posição confortável e não vamos atacar ninguém, já que Itabuna precisa de paz”.disse Wenceslau.

Esclarecimentos sobre o voto nulo

Corpo de bebê é encontrado no lixão de Itabuna


Ontem(13) a tarde foi encontrado o corpo de um bebê recém- nascido, no lixão de Itabuna. Segundo as informações da polícia militar, a criança foi encontrada dentro de uma caixa, embrulhada em tecidos, por catadores do próprio lixão, que assim que acharam, ligaram para a PM.
O corpo encontra-se no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, onde serão feitos exames para ajudar nas investigações. A única informação, é que o caminhão coletor,fazia serviço no bairro Califórnia.

UNIDADE PACIFICADORA DA POLICIA MILITAR NO MONETE CRISTO E CALIFORNIA


Foto - web
Na divisa entre os bairros Monte Cristo e Califórnia em uma área doada pelo município  já está sendo construída uma Unidade Pacificadora, da Policia Militar em Itabuna, para combater  o crime. Essa UPP vai atender vários outros bairros daquela região norte/leste da cidade.   
 
O anuncio, também, foi feito ontem (13) às 19 horas, pelo prefeito Capitão Azevedo quando participava, de uma entrevista na TV  Cabrália, quando  fundamentado, não deixou nenhuma questão da “Sabatina” sem resposta, apresentado pelo jornalista Tom Ribeiro.

A Unidade da Policia Militar foi recebida  com muita alegria pela população desses bairros, pois no local (Rua F, com a Paulista) muitos traficantes realizam a negociação de suas “mercadorias”. 
Daqui, esse blog parabeniza a iniciativa do Comando da Policia Militar e do Município, na   pessoa do incansável Prefeito, Capitão Azevedo, que deverá, para maior mobilidade, asfaltar aquele trecho.     

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Azevedo fala de projetos durante almoço do GAC


O candidato a prefeito pela Coligação Trabalho e Amor por Itabuna, Capitão Azevedo, participou nesta quinta-feira (13) do almoço semanal promovido pelo Grupo de Ação Comunitária de Itabuna (GAC), aproveitando a oportunidade para fazer um balanço das ações de seu mandato e falar sobre os planos para os próximos quatro anos. Representantes do clube de serviços entregaram ao candidato à reeleição um documento contendo sugestões de projetos para a cidade.

Azevedo enfatizou a necessidade de deixar de lado as questões partidárias, colocando em primeiro lugar o debate sobre desenvolvimento do município. Ele lembrou ainda que algumas das propostas apresentadas pelo GAC já estão em andamento. “O que me deixa feliz nesse momento é perceber que muitos dos projetos que os membros do grupo sugerem ao governo municipal hoje estão em execução ou já foram concluídos.

O candidato citou a duplicação da ponte 8 de Dezembro, na Rua Felícia de Novaes, como uma das obras que beneficiaram o escoamento do trânsito, por facilitar o deslocamento da população. “Muitas pessoas comentam comigo e agradecem por aquela ponte, que acabou com um verdadeiro nó naquela área do Bairro de Fátima”, afirma Azevedo.

O candidato assegurou que, em seu próximo mandato, continuará priorizando ações que estimulem o desenvolvimento da cidade. Entre os projetos, está como a abertura de uma ligação entre o bairro São Caetano e a Ufesba, que será localizada a quatro quilômetros do centro da cidade. “É preciso abrir ruas e avenidas para que ampliem nossa malha viária e ajudem a distribuir melhor o trânsito”, declarou.

Expressaounica 
Sobre esses mesmo projetos e outros  o Capitão Azevedo dentro de insantes estara na TV Cabrália, sendo sabatinado pelo repórter  e apresentador, Tom Ribeiro. Agoraàs 19 horas.
           

Parque de Exposiçõesnos últimos preparativos para a Expofenita



 O Parque de Exposições Antônio Setenta, em Itabuna, está passando por uma operação de limpeza e outros preparativos para receber a Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita 2012), que acontecerá nos dias 16 a 23 de setembro.
       
Os trabalhos incluem roçagem e capina, envolvendo uma equipe de vinte homens. Em seguida, serão feitas varrição e coleta, com ajuda de uma retroescavadeira e uma caçamba. A pintura dos meios e a revisão do sistema de iluminação também foram iniciadas e a previsão é de que o parque esteja pronto para receber o evento até sexta-feira.

A estrutura da Expofenita 2012 também começou a ser montada. Estandes e barracas estão sendo armadas e animais que serão expostos já chegam ao parque, onde recebem os cuidados dos tratadores. 

A abertura oficial da Expofenita 2012 está programada para acontecer com a chegada da tradicional Marcha Equestre, que sai da cidade de Itaju do Colônia, passa por Itapé e conclui seu percurso no Parque de Exposições no dia 16 (domingo), às 17 horas. No mesmo dia, além de exposições de animais, automobilismo e outras atrações, serão realizados o Rodeio Mirim e a prova de salva-vidas, na arena de rodeios do parque.

O público terá acesso gratuito à área do evento, exceto à parte reservada para as apresentações musicais, onde será cobrado ingresso popular no valor de R$ 15,00. As entradas poderão ser adquiridas na Central de Ingressos e na bilheteria do Parque de Exposições. Na sexta-feira (21), haverá shows das bandas Fusca Virado e Netinho do Forró; no sábado (22), apresentam-se a dupla Henrique e Ruan e a banda Lordão, sempre a partir das 22 horas.

Por-  Haísa Lima – 13/09/2012

www.itabuna.ba.gov.br
     
        

Hospital de Base implanta Unidade de Coleta de Sangue



        O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) inaugura,  nesta sexta-feira (14), a sala da Unidade Coleta de Sangue, que vai operar em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O serviço começa a funcionar a partir da segunda-feira (17), com capacidade inicial para captar uma média de 800 bolsas por mês. 

 
A Unidade de Coleta vai mobilizar uma equipe de dois enfermeiros, seis técnicos e duas recepcionistas, operando com quatro Hemomix e uma microcentrífuga, além de duas balanças de coleta e equipamentos de apoio, estrutura capaz de atender a até quatro pessoas por vez.

A meta é captar uma média de 40 bolsas a cada dia, o que vai permitir atender à demanda do Hospital de Base, que recebe pacientes de municípios do Sul, Extremo Sul e do Sudoeste da Bahia.


por - :Kleber Torres – Fotos: Pedro Augusto 13/09/2012
www.itabuna.ba.gov.br 

AGENDA DO CAPITÃO AZEVEDO



14.09.2012 – SEXTA-FEIRA

14h25 – CAMINHADA NO BAIRRO DE FERRADAS E VISITA A RUA DE PALHA
CONCENTRAÇÃO: PRAÇA JORGE AMADO

20h25 – REUNIÃO COM MORADORES DO BAIRRO DE FÁTIMA
LOCAL: R. SÃO JOSÉ, 331

Os demais candidatos não maradarm a programação

ACORDA MEU POVO!

A candidata petista, sem ter o que fazer anda dizendo que Itabuna não tem saneamento e o esgoto escorre a céu aberto. É, mais uma injeção psicológica, insinuando, que as cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis conseguiram recursos para esse fim, hoje os referidos municípios têm cem por cento de saneamento.

Só que a candidata petista,  não diz que o Governador Petista, Jaques Wagner enganou o povo de Itabuna  ganhou as últimas eleições e para os itabunenses deu uma “banana!”. 

Esquece também dizer que o seu marido, o também petista Geraldo Simões foi prefeito de Itabuna, por dois mandatos, com Lula no poder, “seu compadre” e não saneou o problema do esgoto deste município.

    Também como deputado federal, ao invés, de trazer recursos para o progresso de Itabuna, do seu orçamento parlamentar, para engordar mais ainda seu bolso, prefere vende-los, lá fora... Casa Nova e tal.

Acorda meu povo!

Palestra da Oab na FTC

Nesta quinta-feira (13) será realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em Itabuna. O evento faz parte do 3º Ciclo de Palestras promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Itabuna. A palestra será ministrada pelo Dr. George Alves Assis, juiz de Direito da 2ª Vara do Juizado de Defesa de Itabuna, e tem como tema "A Realidade do Sistema do Juizado Especial no Brasil". 

Concurso Simplificado REDA - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Trechos da entrevista do Capitão Azevedo ao Jornal Agora


O candidato à prefeitura de Itabuna, Capitão Azevedo, em uma série de entrevistas ao jornal Agora, falou entre uma série de coisas, sobre as propostas para os próximos quatro anos em relação à violência, infraestrutura e saneamento básico. Confira abaixo algumas partes dessa entrevista:
J.A- Quais são os projetos concretos para um Plano de Governo 2013-2016?

C.A- Pretendo continuar com projetos de infraestrutura e seguir buscando a captação de recursos junto à União. Destaco o fato de ter sido o prefeito a captar maior volume de recursos da história de Itabuna para diminuir a desigualdade social e melhorar a infraestrutura. Mobilidade urbana é outro plano que cito como prioridade de investimento, exemplificando o caso da ponte do São Roque, que viabilizou as construções no valor de R$46 milhões de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida e mais um acesso ao semi-anel rodoviário tirando pessoas de condições deprimentes e sub- humanas. Na verdade, a ponte fez com que esse projeto acontecesse.

J.A- O município investe 25% dos recursos em educação. Quais as suas propostas para área e o que será prioridade no setor?

C.A- Antes quero destacar o Índice da Educação Básica de nossa cidade, avaliado positivamente, o que significa que estamos no caminho certo. No entanto, segundo o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, precisamos de muito mais recursos. A divisão é injusta: o montante repassado para o município é pequeno referente ao arrecado pela União. A educação é a base, o eixo principal de qualquer programa de desenvolvimento. Por isso incentivamos aulas de informática nas escolas, estimulam a criatividade, ou seja, não apenas deixamos nossos alunos na sala de aula. Precisamos aumentar essas ações, mais salas de aula, mais escolas, salas multifuncionais, envolver a tecnologia com educação, levando o mundo para nossos alunos.
J.A- Com relação aos professores existe algum projeto para valorização e qualificação desta categoria?
C.A- Professor Gustavo foi competente em estabelecer convênios com a Uesc, Unime e FTC para capacitar professores da rede municipal. Sobre o suporte financeiro, em todos os quatro anos de gestão garante aumento salarial aos professores acima dos valores da inflação e implantação do piso salarial nacional.

J.A- Qual a sua proposta para a questão do lixo?

C.A- Nós iniciamos uma parceria com a UESC, e aí teremos todo um maquinário instalado, com o qual pretendemos o mais breve possível colocar em funcionamento, disparar um processo da reciclagem, que gera emprego, renda e sustentabilidade. E quanto ao aterro sanitário, que até 2014 será obrigatório, nós daremos um jeito. Eu encaro toda essa parte da coleta de lixo, finalização e destinação como um desaforo a ser cumprido.

J.A- Quais seriam as principais inovações do seu novo mandato no governo? E porque os eleitores deviam votar em você?

C.A- Eu tenho um diferencial que é pessoal, é a qualidade de Azevedo, o cidadão Azevedo. Eu tenho perfil de humildade.Na minha família, embora eu esteja prefeito, ninguém usa desses benefícios de prefeito, moro na mesma casa quando me elegi. Meu diferencial é esse, ser humilde, então eu preparo minha família para não ter ambição e nem usar os benefícios do poder. Para mim, quem fez o diferencial em três anos e nove meses de gestão, foi Azevedo, com criatividade, utilizando recursos próprios. Eu criei o Bolsa renda Municipal, para beneficiar quem não era beneficiado com o Bolsa Família, assim, mais de 1.800 famílias foram contempladas no nosso programa.

Moradores do Badaró e N. S. da Vitória querem Jabes no comando de Ilhéus


O descaso com a saúde foi, novamente, a principal reclamação dos ilheenses que vivem no bairro Nossa Senhora da Vitória, e no Badaró (Teotônio Vilela). Os candidatos da coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB), realizaram corpo a corpo na terça-feira, 11, juntamente com candidatos a vereador, e fizeram um diagnóstico das principais carências enfrentadas pela população dessas localidades.

            Lenice Souza, 38 anos, moradora da Rua da Vitória, no Nossa Senhora da Vitória, enumera as dificuldades encontradas no cotidiano para utilizar o Sistema Único de Saúde, em Ilhéus. “Para conseguir uma consulta, é preciso esperar mais de um mês”. A cozinheira recorda o compromisso com a saúde nos governos de Jabes. “Com ele, as unidades tinham médicos de plantão, remédios, e não existia tanta dificuldade para ser atendido”, afirma. O sentimento de indignação é compartilhado com Sebastião Raimundo dos Santos, 81 anos. O aposentado, que sofre com problemas respiratórios, relatou que esperou quatro meses para fazer um exame. 

            Jabes, Cacá e a comitiva do Amor a Ilhéus visitaram a Rua Maracanã, a mais precária do bairro Nossa Senhora da Vitória, onde os moradores convivem com ratos e mosquitos, devido a uma grande vala de esgoto no local, e precisam construir “pontes” de madeira para sair de casa. “Viver aqui é um sofrimento: quando chove, o esgoto invade as casas, e a gente transita em meio à sujeira; quando o sol esquenta, o fedor é tão forte, provoca até tontura” desabafa a doméstica Wilma Teixeira, 47 anos.

 Os moradores do Loteamento Del Rei (Badaró), no “Vilelinha de Açúcar”, também denunciaram o esgoto que corre a céu aberto na frente de suas casas. As crianças brincam descalças nas ruas que não possuem calçamento. A falta de água nas casas foi outra queixa de quem mora no Badaró. Diante de todas essas necessidades presenciadas nas visitas que realiza, Jabes lamenta a inoperância dos últimos governos, que não contribuíram para diminuir as carências de Ilhéus, que se multiplicaram em todas as partes da cidade. 

A receptividade dos moradores do Nossa Senhora da Vitória deixou evidente que a comunidade está cansada do marasmo do poder público municipal, e quer Jabes comandando o trabalho de reconstrução de Ilhéus. “Estamos esquecidos, o único prefeito que trabalhou por esse bairro foi Jabes Ribeiro, ele é o cara, tem mesmo que voltar”, declara José Roberto, 33 anos, auxiliar de serviços gerais. Já Enil Alves de Souza, 68, diz não ter dúvida em quem votar, pois basta olhar o legado de Jabes nos quatro cantos da cidade. “Quem mais fez por Ilhéus foi ele. Só Jabes, conduzido por Jesus, para revitalizar essa cidade”, garante.
           


Carmelita participa de debate na Faculdade de Ilhéus


A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), venceu, na opinião dos estudantes e professores, o debate realizado na noite desta quarta-feira (12) pela Faculdade de Ilhéus. O debate contou com a participação de cerca de 450 estudantes e professores e na avaliação da comunidade acadêmica, Professora Carmelita foi a candidata que demonstrou mais equilíbrio e preparo para administrar a cidade e quem apresentou as melhores propostas para o desenvolvimento de Ilhéus. Seguindo a orientação da coordenação do evento, a candidata a prefeita falou de suas propostas para a educação, saúde, meio ambiente, transporte, segurança e cultura, além da geração de emprego e renda e projetos para o desenvolvimento da zona rural.

A estudante de Direito Samara Cardoso Souza disse não ter mais dúvidas de que Professora Carmelita é a mais preparada para conduzir os destinos de Ilhéus nesse importante momento que a cidade atravessa, com os investimentos que virão com o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste. “Precisamos de pessoas sérias, de mãos limpas, com uma relação direta com o Governo Federal e que venha para atrair novas empresas. Chega de pessoas que deixaram Ilhéus perder as empresas e os investimentos. O momento é de construir e ela representa a melhor opção para a cidade”. A estudante de Nutrição Faina Hanna Nogueira também avaliou que Professora Carmelita apresentou propostas mais consistentes, concretas e representa a mudança que a cidade precisa e merece.

Também estudante de Direito, Érico Silva disse que tinha dúvidas quanto o seu voto e que participou do debate justamente para observar as propostas dos candidatos. “A gente não pode escolher o futuro prefeito de Ilhéus através dos carros de som e muito menos pelas propagandas nas ruas. A gente quer e precisa de mais. Por isso é que a nossa escolha tem que ser baseada em propostas e Professora Carmelita foi, sem sombra de dúvida, quem mostrou que tem os melhores projetos para Ilhéus”, disse ele. Já o estudante Vitor Simões Santos concorda que Ilhéus atravessa um momento importante onde o futuro governante precisa ser honesto, comprometido com a cidade e com um bom plano de governo. “E por tudo que ela apresentou, pela seriedade nas suas palavras e por ter as mãos e a ficha limpas é que vou votar em Professora Carmelita”, adiantou. Pelo auditório e pelos corredores da Faculdade a avaliação era de que Professora Carmelita venceu todo o debate com uma exposição de conteúdo elogiável e de quem tem o total domínio sobre as necessidades e realidade de Ilhéus.

E a apresentação de propostas foi o principal foco da candidata petista. Na área de educação, Professora Carmelita citou a criação dos Centros Cidadãos, com a implantação de escolas-pólo, amplas e bem equipadas, para que as crianças e jovens se sintam bem acolhidos e felizes, além da melhoria da qualidade da alimentação escolar e a garantia de que no campo as unidades de ensino terão características da escola agrícola, com currículo e calendário específicos, valorizando os saberes e a vida camponesa, com horta, noções de agroecologia e herbário. Ela também anunciou que vai reformar e equipar as escolas com bibliotecas, construir quadras esportivas cobertas e implantar rede de internet sem fio, laboratórios de ciência e informática onde esses serviços forem escassos ou inexistentes.

Na área de saúde o foco da administração de Professora Carmelita foi o fortalecimento dos PSFs, com grande investimento na saúde coletiva e preventiva, prioritariamente das populações mais desprotegidas. “Vamos fortalecer a organização comunitária, construindo políticas públicas sociais que garantam o acesso aos direitos fundamentais, especialmente no que tange ao direito à saúde alimentar e nutricional”, disse ela. A candidata a prefeita também anunciou que vai construir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, sendo uma na Zona Sul de Ilhéus e outra na Zona Norte, além de construir uma maternidade com UTI neonatal, implantar a Rede Cegonha, garantindo o parto seguro as gestantes, implementar o Programa de Atenção à Saúde da Mulher com cirurgia de alta frequência na Policlínica da Conquista, e uma série de outras propostas voltadas para a melhoria do atendimento para o cidadão.

Durante todo o debate Professora Carmelita centrou as discussões em propostas, falou da forma como foi construído o seu plano de governo com a participação de técnicos, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas e fez questão de afirmar que o documento ainda está aberto a sugestões de pessoas que desejam realmente contribuir com o desenvolvimento da cidade. Ela citou projetos em outras áreas como o transporte, segurança pública, assistência social e cultura, mas destacou que o grande marco da sua gestão será o orçamento participativo, onde cada cidadão terá a oportunidade de discutir, propor e apontar as obras e serviços que serão prioridade, além de acompanhar como cada centavo dos recursos públicos será usado. “Governar com o povo, com a participação de todos ouvindo e trabalhando junto com cada cidadão, é um dos compromissos que assumo aqui com cada ilheense”, concluiu Professora Carmelita.

 Da assessoria da candidata

 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...