sábado, 25 de agosto de 2012

“Cada macaco no seu galho”


Não sou nenhum analista político, porém, achamos que o candidato da Coligação: "Amor e Trabalho por Itabuna", o Capitão Azevedo, assim como aconteceu na eleição passada está ganhando terreno, em relação aos outros candidatos pelo simples motivo de não atacá-los, ao contrário desses, que o atacam a toda hora.

Hoje mesmo fazendo uma caminhada pela Avenida do Cinqüentenário vimos vários carros de som de adversário atacando o Prefeito Azevedo, que luta pela reeleição O candidato era atingido, através de uma música, com a voz do cantor da Banda Lordão, Kokó, onde na letra cita que a cidade está cheia de buracos e que o Prefeito Azevedo não fez nada por Itabuna, que se trata de uma grande injustiça.

Mas como o político, sem exceção, se entrega a Deus e ao diabo, tudo é possível! E, é por essa e outras que Azevedo deverá ser prefeito, e, novamente, assentar a cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves, quebrando, assim, mais um tabu em nossa cidade.

 Essa história já assistimos e já vimos, quando a banda “Cacau Com Leite” em seu auge foi apoiar, através de Ari PB, Geraldo Simões, e o seu sucesso foi água abaixo, nunca mais voltando a ser o que era antes. Cuidado Kokó, para o mesmo não acontecer com a nossa querida Banda Lordão!

Waldeny Andrade, em editorial no extinto Diário de Itabuna, já escreveu “Política é coisa do Diabo” Quer saber o porquê, a resposta se encontro nos arquivos do jornal, em sua coleção, a qual confeccionamos cerca de 20 edições anuais, doada por seu proprietário, empresário José Oduque Teixeira, à Biblioteca da UESC.

É por isso que sempre defendemos; padre e para celebrar missas e pastor é para pregar cultos; A palavra de Deus não é a mesma que pregam os políticos. “Cada macaco no seu galho!”, já dizia minha bisa...  


Joselito dos Reis   

Seminário irá comemorar os 50 anos de Psicologia no Brasil


        Na próxima terça-feira, 28, estudantes e profissionais psicólogos estarão reunidos na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Itabuna - para o II Seminário de Psicologia, que está sendo organizado com o objetivo de promover uma ampla discussão e reflexão a cerca dos 50 anos de regulamentação profissional da Psicologia no Brasil.

        Durante o seminário, serão tratadas temáticas direcionadas para a relação dos processos psicológicos e a sociedade de modo geral, começando pela abordagem ética, passando por temas sociais atuais como Abuso Sexual Infantil e Psicologia como Ferramenta do Direito. A programação começa às 19 horas.

        A coordenadora do curso de Psicologia da FTC Itabuna, professora Lêda Barreto informa que os temas serão expostos de maneira interativa e reflexiva através de profissionais da área. Ela ressalta que o encerramento acontecerá com uma rodada de debates onde estarão em pauta às diversas abordagens teóricas em 50 anos de história da Psicologia no Brasil.

“A partir das discussões geradas no Seminário, queremos proporcionar aos participantes um melhor entendimento da profissão de psicólogo e quão importante é a sua atuação e postura mediante complexos processos emocionais que afligem milhões todos os dias no mundo”, frisa a coordenadora.

Ascom – FTC.com.br
Por -Erivaldo Bomfim
24-08-2012

“BOM DIA BAHIA” PRESTA HOMENAGEM A DANIEL GOMES

O “Bom Dia Bahia” deste sábado, dia 25, homenageou o ex-deputado Daniel Gomes, que faleceu nesta sexta-feira na capital do estado. O programa, apresentado por Ederivaldo Benedito, vai ao ar das 07:30 até 10 horas  pela Rádio Nacional de Itabuna AM-870.

A sucessão municipal de Itabuna também foi debatida, os entrevistados foram a presidente do DEM, Maria Alice, o presidente do PC do B, Luis Sena.

O programa teve a presença do advogado e comentarista político Adylson Machado, e do blogueiro João Matheus Feitosa.

 Do blog: PoliticosdosuldaBahia

AZEVEDO SUSPENDE COMPROMISSOS DE CAMPANHA DEVIDO A MORTE DE DANIEL GOMES


 (Amanhã (26) visita aos moradores do Maria Pinheiro está mantida)

Consternado com o falecimento do ex-deputado estadual, por duas gestões, Daniel Gomes, o candidato a reeleição e prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, suspendeu seus compromissos políticos desde ontem (24), inclusive as visitas que faria hoje (25) ao Centro Comercial e ao bairro de Zizo.

Só a programação de amanhã (26) não foi suspensa,quando o corpo a corpo,acontecerá pela manhã no bairro Maria Pinheiro, um dos que mais receberam benfeitorias, por parte do Governo A Força do Povo. Para isso, toda a coordenação de campanha de Azevedo está sendo convidada     

Azevedo pede urgência na implantação de Base de Segurança


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), protocolou nesta quinta-feira (23), requerimento junto ao Governo do Estado, para que seja implantada com urgência a Base Comunitária de Segurança no município. Azevedo lembrou que o projeto já existe há muito tempo e há inclusive uma área de 800 metros quadrados cedida pela Prefeitura no bairro Monte Cristo para a implantação da base.

“Queremos que o Estado instale esse equipamento com a maior agilidade possível, já que a situação da segurança em Itabuna não permite esperar mais”, salientou o prefeito. Segundo ele, a Prefeitura tem investido para fortalecer políticas sociais e reestruturou a educação no município com a implantação de projetos como a Escola em Tempo Integral, hoje presente em 23 unidades de ensino. “No longo prazo, essas medidas tendem a resultar na diminuiçãoo da violência”.

Associado à ação social, Azevedo defende que o Estado faça a sua parte, reforçando a estrutura de segurança em Itabuna, não só com a Base Comunitária no Monte Cristo, como também aumentando o efetivo policial. Na opinião do gestor, é necessário fornecer novo armamento e viaturas, bem como investir em treinamento permanente, privilegiando os serviços de inteligência e a adoção de medidas preventivas contra a criminalidade.

No que diz respeito à implantação da Base Comunitária de Segurança, nesta semana houve também cobrança dirigida ao Governo do Estado pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB). Ele disse ter se reunido com o governador Jaques Wagner e com o secretário Maurício Barbosa há um ano,  quando alertou para a importância de fortalecer o controle da criminalidade em Itabuna.

Da assessoria de comunicação 

CORPO DE DANIEL GOMES ESTÁ SENDO SEPULTADO NESTE MOMENTO


Local do velório,CâmaraMunicipal
Oduque e Fernando,dois nomeslançados por Daniel Gomes
Com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais inclusive com a presença  do Prefeito Capitão Azevedo, que foram levar  o último adeus ao ex-parlamentar e uma Missa de Corpo Presente celebrada pelo Padre Moisés, saiu a poucos momentos (às 10:30) o cortejo fúnebre do ex-deputado estadual Daniel Gomes, para o Cemitério do Campo Santo em Itabuna.

Raimundo Campos e Eliziáro,dois amigos do saudoso Daniel
O corpo de Daniel Gomes foi velado durante toda a noite na Câmara de Vereadores de Itabuna desde as 16:horas de ontem. 

Alem dos filhos: Dinailton Oliveira, Dinailson Oliveira, Dinei Oliveira e Dinai Oliveira que sentiram muito a ausência do pai, estavam presentes os irmãos, Fernando Gomes, ex-prefeito de Itabuna e deputado federal, Nilton Gomes Oliveira (Nilton Baiano) que é deputado  no Espírito Santos e demais parentes.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CORPO DO DONO DA RADIO NACIONAL ESTÁ SENDO VELADO NA CÂMARA MUNICIPAL


Neste momento, as 22/horas, o corpo do ex-deputado estadual Daniel Gomes, irmão de Fernando Gomes, ex-prefeito de Itabuna, está sendo velado na Câmara de Vereadores,desta cidade, quando já recebeu a visita de centenas de amigos que foram dá o último adeus e solidarizarem com os seus familiares. 

O translado do corpo do empresário,  chegou as 16/horas, procedente de Salvador, para ser   sepultado nesta cidade, amanhã (25), as 09 horas, no Cemitério Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Seminário debate criação de região metropolitana no Sul da Bahia



Ao lado de diversas outras autoridades da região e do estado, o prefeito Newton Lima estará abrindo na próxima segunda-feira (27), a partir das 14 horas, o Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus e Itabuna. A principal proposta do evento, que acontecerá no auditório da Justiça Federal e se estenderá até às 18h30min, é debater o processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna que se encontram sob a influência do Complexo Porto Sul. O seminário será promovido pela Prefeitura de Ilhéus, Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Bahia e secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
De acordo com os coordenadores, estão sendo convidados representantes dos diversos municípios da região que se encontram sob a influência de Ilhéus e Itabuna e, também, do futuro complexo intermodal Porto Sul. A ideia é que eles possam participar de um amplo debate sobre a proposta de criação de um aglomerado urbano ou de uma região metropolitana no Sul do Estado. O evento, que será prestigiado pelo prefeito de Ibicuí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Cláudio Dourado, terá entrada gratuita.
Por volta das 14h30min, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Edgar Porto, estará fazendo a primeira palestra do evento: “Papel do bipolo Ilhéus/Itabuna no desenvolvimento regional e perspectiva de uma gestão integrada”. De acordo com a programação, a segunda palestra será proferida a partir das 15h30min pela superintendente de Planejamento e Gestão Territorial (SGT/Sedur), Graça Torreão, e cuidará da “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. Finalmente, às 16h30min, “A aglomeração urbana de Ilhéus e Itabuna” será tratada pelo professor Gilmar Trindade. O seminário será marcado ainda por um grande debate às 17h30min e pelo encerramento às 18h30min.
Núcleo - Uma região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou mais) grande cidade central (uma metrópole) e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, grandes áreas integradas pela cidade núcleo (ou cidades núcleos) e por cidades adjacentes. Essa associação suscita uma conurbação, fenômeno que faz com que os municípios ‘percam’ seus limites físicos entre si, gerando uma imensa metrópole, na qual o centro está localizado em uma cidade (duas ou mais), normalmente aquela (ou aquelas) que dá nome à região.
O fundamental é que as cidades que formam uma região metropolitana possuam um alto grau de integração entre si, tanto na economia, política ou cultura. Uma região formada por diversas regiões metropolitanas, localizadas próximas entre si, são por vezes chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles.
Atualmente, as regiões mais populosas do mundo, que possuem até 30 milhões de habitantes, incluem Tóquio, Cidade do México, Seul, Nova Iorque e São Paulo.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de Regiões Metropolitanas que seriam "constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum". Assim, é facultada a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do estado. De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um aglomerado de municípios que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os mesmos, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.
 Da assessoria




Presidente da Amurc alerta para o fechamento das contas municipais


A redução, cada vez mais acentuada do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma das principais preocupações que vem assolando os municípios filiados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, em especial aqueles que têm o recurso como a principal fonte de renda. De acordo com o presidente da instituição, Cláudio Dourado, a preocupação é maior no final do mandato deste ano, principalmente para o fechamento das contas, com o desfalque do repasse.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso repassado pela União aos municípios brasileiros, proveniente da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados é utilizado pelas prefeituras para pagamento das despesas não vinculadas, como remuneração de servidor, manutenção dos serviços básicos e fornecedores, dentre outras.
 
A queda nos repasses do FPM já vem ocorrendo há algum tempo, em razão da redução de impostos concedida pelo Governo Federal. Por conta disso, a maioria dos gestores baianos está trabalhando no vermelho e enfrenta problemas nas finanças todos os meses até mesmo para pagar a folha de servidores. No início desta semana, os municípios brasileiros receberam o segundo repasse do FPM, que em valor líquido, chega a distribuição reduzida de R$ 358.302.175,18, já com o desconto destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). 

Para o presidente da Amurc, a redução brusca do FPM e a queda de receitas de forma em geral versus aumento das despesas (reajuste salarial e insumos) vêm trazendo consequências drásticas aos municípios, principalmente para aqueles que dependem basicamente da receita tributária do Fundo de Participação para se manter. Como consequência, Cláudio afirma que dificilmente os gestores fecharão suas contas ao final dos mandatos sem que tenham qualquer problema de ordem contábil. “E isso vai chocar com a legislação, pois os municípios não podem deixar despesas empenhadas para outro gestor”, acrescenta.

A queda do repasse tributário afetará ainda os novos gestores eleitos que assumirão o mandato de 2013, momento em que será cobrada uma série de exigências aos municípios brasileiros, como o projeto para se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que influencia no envio de recursos para a instalação de aterros sanitários e a implantação da coleta seletiva de lixo. Entre outras exigências, Dourado ressalta que “os novos prefeitos devem se cercar de técnicos para a elaboração de projetos eficazes para os municípios, realizar planejamentos, para que venha atender as ações do Governo Federal”, completa.

Na busca de soluções, Cláudio Dourado estará se reunindo em Brasília, nos próximos dias 4 e 5 de setembro, com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e demais representantes de associações de todo o país, visando discutir alternativas de auxílio financeiro para ajudar os gestores na conclusão dos mandatos. “Por enquanto, a alerta é de cautela a todos os municípios, inclusive aqueles onde os prefeitos não estão conseguindo fechar suas folhas de pagamento”.

Reforma Tributária
A queda das receitas municipais e o aumento da demanda dos serviços são consequências que vêm se arrastando por muito tempo e se agrava agora com a crise no setor tributário. De acordo com Cláudio, entre os municípios pequenos tem-se uma demanda muito maior do que os recursos vindos da União, por que a forma tributária de divisão é contraditória.

“Precisamos de uma reforma urgente para que os municípios possam ser mais contemplados com aportes financeiros e atender as suas demandas. Além disso, torna-se imprescindível uma intervenção dos governos Estadual e Federal no sentido de promover ações concretas, verificar as vocações cada município para o fomento da economia local”, concluiu.

Itabuna e Ilhéus fazem o clássico no Intermunicipal


       Interbairro prossegue neste final de semana

 A coordenação do Campeonato Interbairros acaba de divulgar a programação de mais dez jogos da primeira fase da competição, que movimenta um total de 53 equipes e 1.028 atletas. As partidas do próximo domingo (26) serão realizadas pela manhã, nos campos do Núcleo Habitacional da Ceplac, da Mangabinha, Vila das Dores, São Lourenço, Maria Matos, Ferradas e Itamaracá.  

No Núcleo da Ceplac, enfrentam-se as seleções do Novo Jaçanã X Jardim Vitória e do Jaçanã X Ribeirão Seco. Na Mangabinha, jogam a equipe local contra a do bairro Santa Catarina e na Vila das Dores está confirmado o confronto entre o time do Antique e da Nova Califórnia.

Segundo o coordenador do Interbairros, Paulo Roberto Rezende, a rodada inclui ainda jogos no campo do São Lourenço, onde se enfrentam os times do Odilon X Emanoel Leão e do  Santo Antônio X Jardim Grapiúna. No Maria Matos, a equipe local recebe o time do Sinval Palmeira e a seleção do Jorge Amado X Nova Itabuna. Em Ferradas se enfrentam as seleções Nova Ferradas X Roça do Povo e em Itamaracá, a equipe local disputa com Ferradas encerrando a rodada.

O Interbairros é uma promoção da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Itabuna em parceria com Associação dos Árbitros de Futebol de Itabuna (AAFI) e lideranças comunitárias, com apoio do 15° Batalhão da Polícia Militar, que montou um esquema especial de segurança para as partidas.


Itabuna e Ilhéus
 
 
Itabuna e Ilhéus disputam no domingo (26), no Estádio Luis Viana Filho, o tradicional Clássico do Cacau em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal. Itabuna lidera o grupo 7, com 10 pontos ganhos em três vitórias e um empate, com um aproveitamento de 83,3%. Se vencer, a seleção estará praticamente classificada para a próxima fase da competição.

A seleção ilheense ocupa a sexta posição na tabela, com apenas dois pontos ganhos, acumulando dois empates e duas derrotas e um aproveitamento de 16,7%. Participam também do grupo 7 as equipes de Ibicaraí, Buerarema, Una e Canavieiras   

Para o secretário de Esportes de Itabuna, José Alcântara Pellegrini, a disputa entre as duas equipes tem história e tradição no Intermunicipal. “A nossa seleção tem a vantagem de jogar em casa e com apoio da torcida, mas sabemos das dificuldades para enfrentar a equipe ilheense, que tenta sua primeira vitória”, comenta o secretário.

O técnico Alex Pereira, Gué, já tem definida a escalação da equipe itabunense, que começa a partida com Ewerton; Marcelo Bastos, Pernal, Nado e Ricardinho; Gel, André, Dico e Neguinho; Peu e Paulinho.

Por Kleber Torres – Fotos:  24/08/2012  www.itabuna.ba.gov.br 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...