sábado, 18 de agosto de 2012

Seleção itabunense joga domingo pela 4ª rodada


O Itabunão espera um grande público
Líder do grupo 7, com sete pontos ganhos, em três jogos do Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção itabunense enfrentará, neste domingo (19), às 15 horas, a equipe de Canavieiras, visando se manter na liderança. Para participar, a equipe vem contando com o apoio logístico e financeiro, custeados pela Prefeitura Municipal de Itabuna.

Após a conquista de oito títulos pelo Campeonato Intermunicipal, a seleção itabunense de futebol sonha em viver novamente a boa fase do futebol grapiúna e alcançar o nono título, que em alguns anos não foi possível devido a uma série de dificuldades. Visando impulsionar o grupo, o secretário de Esportes e Recreação, Alcântara Pelegrini revela que o Poder Público tem investido a importância de R$ 50 mil, com o apoio de empresários da cidade, na preparação dos jovens.

A equipe é formada por atletas que são destaques em competições itabunenses e que agora estão tendo a oportunidade de jogar em uma das 48 seleções baianas, visando o tão sonhado título Intermunicipal. Os treinamentos estão sendo realizados toda semana, na Vila Olímpica de Itabuna, com o auxílio do técnico Alex Pereira (Gué) e do preparador físico Cleto Sauer. 

No último domingo (12) o time venceu a seleção de Ibicaraí, no estádio Luiz Viana Filho, pelo placar de 1x0. Para jogar no estádio Municipal de Canavieiras, o time grapiúna entrará em campo com 77,8% de aproveitamento, enquanto o adversário, que ocupa a quinta colocação no grupo 7, tem apenas dois empates e uma derrota, refletindo chega a 22,2 % de aproveitamento.

A competição teve início no dia 29 de julho, com um jogo isolado e tem a previsão de ser encerrada no mês de dezembro.


GRUPO 07
Class
Seleção
P/G
N/J
N/V
N/E
N/D
G/P
G/C
S/G
Aprov.
Itabuna
07
03
02
01
00
04
01
03
77.8%
Ibicaraí
06
03
02
00
01
07
01
06
66.7%
Buerarema
05
03
01
02
00
03
01
02
55.6%
Una
03
03
01
00
02
03
07
-04
33.3%
Canavieiras
02
03
00
02
01
03
04
-01
22.2%
Ilhéus
01
03
00
01
02
03
09
-06
11.1%


Por: Viviane Cabral – Fotos: Xxxxx  17/07/12





Formando Constelações comemorou 10 anos


       Uma solenidade que ficará para sempre marcada na história do Programa Formando Comemorações. Assim foi às comemorações pelos 10 anos do Projeto Formando Constelações (PFC), realizada na última quinta-feira (17), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Itabuna. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), o evento reuniu educadores da rede pública e particular de ensino, além de pioneiros na iniciativa pela implantação do PFC.

         Considerado um dos mentores intelectuais do Programa, o bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, utilizando-se da passagem bíblica que relata o surgimento da estrela na gruta de Belém anunciando o nascimento de Jesus Cristo, fez uma analogia quanto à origem do Formando Constelações. O prelado disse que o PFC também surgiu anunciando um novo tempo de paz para as escolas e as famílias itabunenses.

        “O trabalho que vocês hoje desenvolvem não deve ser visto como algo que tem que mostrar resultados na atualidade, ou seja, de imediato. Ao contrário, o que vocês fazem agora é voltado para a eternidade, pois serão felizes e lembrados àqueles que semeiam a paz, a felicidade e o amor ao próximo, como verdadeiros valores humanos”, frisou o bispo. Ele também destacou o empenho do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, dos pioneiros e das professoras que fazem parte da equipe técnico-pedagógica do PFC.

        Cultura de Paz

        Revelando seu encantamento e cresça na educação, o vice-prefeito de Itabuna, Antonio Vieira, parabenizou os educadores que escreveram e continuam escrevendo a história do Programa Formando Constelações, levando às escolas uma cultura de paz. “É necessário devolvermos às nossas crianças o direito de sonhar com um mundo melhor para todos, onde a violência não tenha espaço”. 

“Nesse sentido, acredito que o PFC é um caminho que pode ajudar a tornar real este sonho, que deve ser concretizado em todas as escolas de Itabuna e, consequentemente, nas escolas da Bahia e, quiçá, do Brasil”, disse o vice-prefeito. Também um dos pioneiros no apoio à implantação do Programa Formando Constelações, o pastor Hélio Lourenço, da Igreja Batista Teosópolis, destacou a importância da iniciativa como promotora da cultura de paz nas escolas.

“Como não acreditar e apoiar um Programa cujo objetivo é levar às nossas crianças e adolescentes a mensagem de amor, de solidariedade, de fraternidade, de esperança e de fé. Estes são os verdadeiros valores que transmitidos através do PFC”, argumentou o pastor. A solenidade também contou com a participação da secretária da Educação do município de Poções, Vera Lúcia Mascarenhas, que neste ano solicitou à SEC de Itabuna assessoria técnica para a implantação do PFC naquele município.

Representando o secretário municipal da Educação, a assessora de Gabinete da SEC, Maria de Lourdes Santana destacou os resultados alcançados em 10 anos de implantação do PFC, que hoje está em mais de 71 unidades escolares da rede pública e particular de ensino de Itabuna. “Além disso, o PFC que nasceu como um projeto, hoje ganhou asas e já está sendo implantado e despertando interesse de outros municípios”, elucidou a educadora. A festa dos 10 anos do PFC contou com apresentações artísticas e relatos de experiências bem-sucedidas nas escolas.                                        
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Pedro Augusto – 17/08/2012     


Técnicos discutem mobilidade urbana para Itabuna

Técnicos das secretarias de Planejamento e Tecnologia e de Desenvolvimento Urbano estarão promovendo uma série de reuniões no Centro Administrativo Firmino Alves, com o objetivo de discutir projetos de mobilidade urbana para Itabuna. 

Na cidade circula uma frota de mais de 50 mil veículos automotores, que hoje congestionam as principais vias de acesso ao seu perímetro central nos horários de maior movimentação, além do trânsito gerado pelas pessoas que chegam pelas BRs 101 e 415. 

A proposta, segundo o titular da Seplan, Fernando Vita, leva em conta os estudos do Plano Diretor Urbano, que foi inteiramente revisto, e questões como a carência de áreas de estacionamento na área central da cidade. 

Vita destaca que, além das intervenções nas avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, onde está sendo concluído o projeto de reurbanização, a cidade precisa de novos investimentos no setor de mobilidade urbana, citando como exemplos os projetos da Secretaria de Desenvolvimento nos acessos do bairro São Roque para o semianel rodoviário e a interligação do bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, que desafoga o trânsito na avenida Juraci Magalhães.

A ideia é discutir com a Sedur os projetos já elaborados ou em andamento, que incluem, além de uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, investimentos na ampliação da malha viária urbana.
Por:Kleber Torres
www.itabuna.ba.gov.br                       

Jabes e Cacá discutem com comerciantes prioridades da Central de Abastecimento

            Representantes do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus reuniram-se com os candidatos a prefeito Jabes Ribeiro (PP) e  vice da Coligação Por Amor a Ilhéus, Cacá (PMDB), na noite de sexta-feira, 17, na Central de Abastecimento do Malhado. No encontro, foram apresentadas aos candidatos as demandas que o sindicato avalia como necessárias para melhorar o espaço físico do mercado municipal, questões de ordem administrativa e desenvolver o comércio, atraindo turistas e compradores locais. 

Jabes considera extremamente necessária uma reforma geral da Central de Abastecimento, e enxerga a viabilidade do projeto com articulações políticas junto aos governos federal e estadual.      
   
  A cobertura do canal, segurança, padronização das barracas foram pontos levantados pelo sindicato. O candidato citou exemplos de ações realizadas quando governou Ilhéus, como a organização da feira Guanabara, obra que teve a parceria do Sebrae. Sobre a segurança, o futuro prefeito disse que é preciso definir uma ampla política de enfrentamento da violência não só no Malhado, mas em toda a cidade. “Esta será uma das prioridades do meu próximo governo”, garantiu.

            Um governo participativo, que discuta as soluções com esse sindicato e demais segmentos da sociedade, é para Jabes uma meta de primeira grandeza. “Precisamos usar a experiência, responsabilidade política e pública para fazermos um projeto de requalificação, transformando a Central de Abastecimento, de forma que ela tenha dignidade e respeito, e consiga atrair o público em geral”, concluiu.
Da - Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

CAPITÃO LOGO MAIS NO JARDIM PRIMAVERA

Após receber o sim da maioria das pessoas do Alto Maron e Mirante no dia de ontem (17), a tarde, dentro de um clima de muita confiança e alegria, o candidato a prefeito de Itabuna da coligação Amor e Trabalho por Itabuna, Capitão Azevedo fará "corpo a corpo" dentro de instantes no bairro Jardim Primavera,

O inicio da caminhada sairá do Lar Fabiano de Cristo, próximo ao Colégio Militar, na Avenida Manoel Chaves, programada para as 14:15. Com certeza, muitos moradores estão esperando Azevedo e Renato Costa para fazer suas reivindicações.   

HOJE É DIA DE VACINAÇÃO LEVE SEU FILHO

São Paulo - Começa neste sábado, 18, em todo o País a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. A expectativa do governo é que até o dia 24 de agosto, mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde.


São Paulo - Começa neste sábado, 18, em todo o País a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. A expectativa do governo é que até o dia 24 de agosto, mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde.



O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.


Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.


Ao todo, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa do governo é que 3 milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina A.


Cálculos do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 20% dos menores de 5 anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até o fim do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do Programa Brasil sem Miséria.

..O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Ao todo, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa do governo é que 3 milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina A.

Cálculos do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 20% dos menores de 5 anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até o fim do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do Programa Brasil sem Miséria.


Em Itauna, todos os postos médicos dos bairros e do centro estão executando os serviços.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Faculdade de Ilhéus faz formatura da 1ª turma do Curso de Direito

Implantado em 2006, o curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realiza neste sábado, 18 de agosto, a solenidade de colação de grau de sua primeira turma. A cerimônia acontece no auditório principal do Centro de Convenções de Ilhéus, às 19 horas, presidida pelo diretor geral Almir Milanesi, tendo como paraninfo o professor Israel Nunes Silva e como patrono, o empresário Roque Lemos. Trinta e seis formandos participarão da solenidade, tendo como orador da turma, Vinícius Bomfim Ribeiro, e como juramentista, Ana Celma dos Reis.

A primeira turma de formandos vai colar grau tendo o curso já obtido o reconhecimento do Ministério da Educação, com o conceito quatro, cuja decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério foi divulgada através da Portaria nº 40, de 19 de maio de 2012, assinada pelo secretário Luís Fernando Massoneto.

A Faculdade de Ilhéus completa 10 anos de existência em outubro próximo. Para o diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, a formatura de Direito significa a consolidação de um projeto sério, no qual foi fundamental o esforço da equipe de professores do curso. “Essa conquista é fruto do trabalho coletivo que envolve todo o corpo administrativo e acadêmico (professores, alunos, servidores e gestores), assim como a sociedade regional, que tem depositado confiança em nossa Instituição.”.
Por - Zé Carlinhos

Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus/Itabuna acontece no próximo dia 27


 Ampliar o debate em torno do processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna sob a influência do Complexo Porto Sul é a principal proposta do Seminário de Desenvolvimento da Região de Ilhéus e Itabuna, programado para acontecer no próximo dia 27, das 13h30min às 18h30min, no auditório da Justiça Federal. O evento, que será aberto às 14 horas pelo prefeito Newton Lima e por demais autoridades, é uma promoção da Prefeitura de Ilhéus, da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Bahia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
As 14h30min, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Edgar Porto, estará fazendo a primeira palestra do evento: “Papel do bi polo Ilhéus/Itabuna no desenvolvimento regional e perspectiva de uma gestão integrada”. De acordo com a programação, a segunda palestra será proferida a partir das 15h30min pela superintendente de Planejamento e Gestão Territorial (SGT/Sedur), Graça Torreão, e cuidará da “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. Finalmente, às 16h30min, “A aglomeração urbana de Ilhéus e Itabuna” será tratada pelo professor Gilmar Trindade. O seminário será marcado ainda por um grande debate às 17h30min e pelo encerramento às 18h30min.
Os coordenadores informam que estão sendo convidados, para o seminário, representantes dos diversos municípios da região que se encontram sob a influência de Ilhéus e Itabuna e, também, do futuro complexo intermodal Porto Sul. A ideia é que eles possam participar de um amplo debate sobre a proposta de criação de um aglomerado urbano ou, até mesmo, de uma região metropolitana no Sul do Estado. O evento, segundo os coordenadores, será aberto ao público em geral.
Núcleo - Uma região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou mais) grande cidade central (uma metrópole) e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, grandes áreas integradas pela cidade núcleo (ou cidades núcleos) e por cidades adjacentes. Essa associação suscita uma conurbação, fenômeno que faz com que os municípios ‘percam’ seus limites físicos entre si, gerando uma imensa metrópole, na qual o centro está localizado em uma cidade (duas ou mais), normalmente aquela (ou aquelas) que dá nome à região.
O fundamental é que as cidades que formam uma região metropolitana possuam um alto grau de integração entre si, tanto na economia, política ou cultura. Uma região formada por diversas regiões metropolitanas, localizadas próximas entre si, são por vezes chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles.
Atualmente, as regiões mais populosas do mundo, que possuem até 30 milhões de habitantes, incluem Tóquio, Cidade do México, Seul, Nova Iorque e São Paulo.
Cooperação - No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de Regiões Metropolitanas que seriam "constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum". Assim, é facultada a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do estado. De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um aglomerado de municípios que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os mesmos, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.

Jabes define prioridades para o Alto do Banco da Vitória


Nem o mau tempo atrapalhou a visita do candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), ao Alto do Banco da Vitória, na tarde de quinta-feira, 16. Acompanhado do vice, Cacá (PMDB), candidatos a vereador e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus, ele ouviu as queixas dos moradores pelo abandono dos últimos oito anos e assumiu o compromisso de cuidar da saúde e da educação, recuperar a quadra de esporte e melhorar a infraestrutura do bairro.

Para Jabes, o Banco da Vitoria deve constar na lista das prioridades da administração pública. “Vamos recuperar a área de saúde, pois recebi informações que está péssima, a quadra de esporte, criando um ambiente de convivência, melhorar a educação, revigorar a autoestima e a confiança da população na administração municipal, pois simplesmente se esqueceram de governar; podem cuidar de outras coisas, mas não de governar os ilheenses, isso está evidente em cada visita que fazemos”, disse o futuro prefeito de Ilhéus. 

O candidato ressalta as obras que realizou no local: “Fizemos a rampa de acesso ao Alto do Banco da Vitória e o matadouro, pavimentamos ruas e travessas, construímos a escola do loteamento, instalamos o Programa de Saúde da Família (PSF) e o sistema de abastecimento de água, em parceria com a Embasa. Agora vamos trazer os benefícios que a população tanto necessita”, assegura Jabes.

A revolta com o descaso administrativo é geral. Elisa Ramos da Paixão, 32 anos moradora da Rua Getúlio Domingos, relata necessidades como a falta de pavimentação, creche, iluminação e rede de esgoto.  “Jabes é o único prefeito que pode nos ajudar no momento, ele sempre trabalhou”, disse, inconformada com a situação do bairro.

O agente de portaria João Batista dos Santos, 51 anos, residente na Rua Érica Alves, aposta na experiência e competência de Jabes para melhorar seu bairro.  “Voto nele pelo conhecimento que tem, pelo bom governo que fez; já foi eleito três vezes e agora vai completar quatro, para o bem-estar de Ilhéus. Os que governaram não fizeram uma boa administração, não têm experiência no ramo, mas Jabes sabe trabalhar. Eu não quero dinheiro, cesta básica, sapato, roupa, emprego, pois essas coisas já tenho. O que eu e meus vizinhos queremos é benefícios para o bairro”. 

Por - Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus


AGENDA DO CAPITÃO AZEVEDO PARA ESTE SÁBADO (18/08) EM ITABUNA

8h25  – Gravação para o Horário Eleitoral
10h25 - Reunião no Bairro Novo Lomanto
13h25 - Caminhada no Bairro Jardim Primavera  - Concentração: Lar Fabiano de Cristo

Seminário de conscientização de IG do cacau mobilizou diversos agricultores

 
Na última quarta-feira (15), o Comitê Gestor do processo de Identificação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia, promoveu em Camacã, sul do estado, o III Seminário de Sensibilização da Identificação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia. O evento foi realizado na Câmara de vereadores do município e mobilizou inúmeros produtores da região. 

De acordo com o Presidente da Câmara Setorial Nacional do cacau, Durval Libânio, que fez a abertura do evento destacando o conceito e as propostas da IG para a região, “a Indicação tem inúmeras vantagens, entre elas, a valorização das terras que estarão referenciadas, trará também oportunidade de mercado com aumento do turismo rural, além de ser uma excelente ferramenta de marketing para os cacauicultores”, informou em entrevista a TV Mercado. 

Também foi apresentado o caso de sucesso do Café do Cerrado Mineiro que tem a Indicação de Procedência desde 2005, e com resultado bastante vantajoso para os produtores. “Percebemos que os produtores estão mais envolvidos no processo de produção e melhorando sempre a qualidade do café. A IG trouxe grandes benefícios, por exemplo, a produção é vendida de forma diferente e com garantia de qualidade”, afirmou o representante dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal. 

Os produtores presentes saíram motivados com a realização do evento e acreditando que o registro poderá renovar o ânimo da cacauicultura regional. “É muito importante ter a IG do cacau, como vimos no exemplo do Café do Cerrado Mineiro, pois dentre outras vantagens, o produtor vai poder acompanhar através de sites, até onde chegou o seu produto. Eu achei magnífico”, afirmou o cacauicultor Deroaldo Andrade.  

O Comitê Gestor do processo de Identificação Geográfica do Cacau Cabruca Sul da Bahia É composto pelo Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), IF Baiano, MAPA, CEPLAC, Associação dos Gestores de Ibirataia, Ipiaú e Região (AGIIR), Cooperativa da Agricultura Familiar da Bahia (Cooafba), Cooperativa Cabruca, Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate (CoperAPC), NIT-UESC, MARS Cacau, RPPN Mãe da Mata. Fonte: Mercado do Cacau

Safra temporã

As entradas de cacau da Bahia estão limitadas pelas restrições impostas por alguns grandes compradores e o mesmo fenômeno agora também parece afetar o fluxo de cacau do Pará. De acordo com a TH Consultoria, as últimas previsões para o Temporão da Bahia estão na faixa de 1,45–1,50 milhão de sacas e alguns analistas admitem a possibilidade de exceder este número.

Ainda de acordo com a analise parte da produção pode não aparecer nas estatísticas do Temporão se o atual acúmulo dos estoques em armazéns no interior não for solucionado até o final de setembro, caso em que inflacionará as estatísticas da safra principal. As primeiras previsões para a safra principal da Bahia estão na faixa ampla de 0.9–1,0 milhão sc, sem considerar as possíveis transferências do Temporão.    

 As importações brasileiras em julho consistiram de 6.006 toneladas de cacau em grão, 80 toneladas de liquor e 1.645,1 toneladas de sólidos de cacau, no valor total FOB de US$22.120,1 mil, além de 940.8 toneladas de chocolates somando US$7.909,7mil FOB. Fonte: Mercado do Cacau com informações da TH Consultoria.

--
Nancy Macedo
TV Mercado

Comemoração do dia do Psicologo na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

Na próxima segunda-feira (27) é comemorado o Dia do Psicólogo e o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-BA) – Subsede Santa Cruz - promove a campanha Psicólogo Solidário. Naquela data, durante todo o dia, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estará recebendo psicólogos e estudantes de psicologia em uma campanha de doação de sangue. 

Estão sendo aguardados profissionais e estudantes residentes em Itabuna, Ilhéus e em toda região de abrangência da subsede do Conselho. As doações serão concentradas na própria unidade do Banco de Sangue (situado anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), das 7 às 17 horas. 

Por- Jack Simões

Uesc abre concurso para professor


uescconcurso
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de cargos permanentes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto de Ensino, nível "A".
O concurso visa o preenchimento de 21 vagas reservadas a candidatos portadores de diploma ou equivalente de graduação, mestrado ou doutorado, de acordo com a formação exigida no anexo único no edital nº 158.
As inscrições serão permanecerão abertas entre 17 de setembro até às 15h30min do dia 17 de outubro, exclusivamente pela internet. O candidato deve preencher o formulário do requerimento de inscrição disponível em www.uesc.br/concurso; pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00, através de guia de depósito, em favor da Uesc; e enviar, via Sedex, com a data de postagem até 18/10/2012, além de documentação exigida no edital.
Deverão ser preenchidas vagas para diferentes disciplinas nos seguintes Departamentos: Ciências Agrárias e Ambientais; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Biológicas; Ciências Administrativas e Contábeis; Filosofia e Ciências Humanas; Ciências da Saúde e Departamento de Letras e Artes.

Paulo Lima o nome que Merece!!!

Com o modelo de encaminhar, uma carta do próprio punho aos seus amigos, o candidato a vereador  de Itabuna,pelo PMDB, Paulo Lima, está com esperança de contar com uma cadeira no legislativo itabunense.
A eleição para o executivo e o legislativo acontece no dia 07 de outubro, deste ano.
Veja o modelo da carta:



TV CABRÁLIA COMEÇA HOJE ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABUNA



Tom Ribeiro

Hoje (17) tem início às 12h30min com os prefeituráveis de Itabuna.a série de entrevistas começando pela  candidata  Juçara Feitosado do (PT), através do programa Alerta Total, da TV Cabrália, apresentado Tom Ribeiro.

Na segunda, 20, será a vez do Claudevane Leite, (PRB). No dia 21, Capitão Azevedo (DEMOCRATAS).

Em seguida, Pedro Heliodório (PCB) (22); Zé Roberto (PSTU)  (23) e dia 24, Zem Costa (PSOL), na sexta feria encerra a série. 

É bom que o eleitor fique atento para  depois não chorar quatro anos, por um erro de cinco segundos, do seu ato erra na urna eletrônica.

Fonte: Tom Ribeiro


Policiais tiram a vida de trabalhadores manifestantes na África do Sul


Policial atira em mineiros durante confronto nesta quinta-feira (16) na África do Sul (Foto: Reuters)

Em todo o mundo, tira-se a vida do ser humano, de forma brutal. O homem se acha no direito de se auto-intitular Deus, quando tira a vida do outro,seja qual for o motivo, seja qual for à desculpa.  Uma prova desse “achismo” foi à morte de 38 trabalhadores de uma mina, na África do Sul.
Policias abriram fogo contra mineiros na África do Sul. (Foto: AP Photo)
Na trágica ocasião, a polícia africana, abriu fogo contra os trabalhadores que estavam reivindicando seus direitos, com uma greve. O lugar da “chacina” foi à mina de platina Marikana, no noroeste da África do Sul, o ministro da polícia, o senhor Mthetwa disse á uma rádio local, que além dos mortos, também há muitos feridos na mina, e disse também, que os manifestantes estavam munidos com manchetes e paus, mas não ficou claro se houve disparos contra os policiais.

Com toda essa brutalidade, a única coisa que as autoridades locais falam, é que “a polícia fez tudo o que pôde, mas os mineiros disseram que não deixariam o local e que estavam dispostos a lutar”. Desde quando, isso é motivo para sair atirando em alguém?
É uma pena que a humanidade tenha chegado a esse patamar de crueldade, é uma pena vê as imagens desses homens mortos, e pensar que existem famílias que dependiam deles para viver. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Relator do mensalão pede condenação de Valério e Cunha

O relator da ação penal do chamado mensalão, ministro Joaquim Barbosa, pediu nesta quinta-feira a condenação do publicitário Marcos Valério por corrupção ativa e peculato e do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.

Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, foi acusado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) de ter recebido 50 mil reais da empresa SMP&B, de Valério, para beneficiar a agência.

Candidato à Prefeitura de Osasco (SP), João Paulo Cunha teria optado por receber o dinheiro em espécie para não ter o registro do valor recebido, segundo a acusação.

Ele também foi acusado de ter desviado para próprio proveito 252 mil reais de contrato da SMP&B com a Câmara dos Deputados, quando era presidente. Teria ainda permitido subcontratações no contrato da agência para permitir a participação de empresa do jornalista Luiz Carlos Pinto, que atuaria como assessor do deputado.


A SMP&B teria terceirizado 99,9 por cento do contrato com a Câmara, segundo a denúncia.


“Condeno o réu João Paulo Cunha pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro… (e) por dois crimes de peculato, porque, mediante autorizações de subcontratações e pagamentos de honorários à agência SMP&B, desviou recursos públicos de que tinha posse em razão do cargo de presidente da Câmara”, disse Barbosa durante leitura do seu voto.

Na mesma linha do pedido de condenação de Valério, o ministro incluiu sócios do publicitário.


“Condeno ainda Marcos Valério, Ramon Hollebarch e Cristiano Paz por corrupção ativa e peculato por terem oferecido vantagem indevida ao réu João Paulo Cunha em troca de atos de ofício que lhe seriam benéficos e por terem realizado desvio de recursos da Câmara.”


Valério é apontado na denúncia como principal operador do suposto esquema de desvio de recursos e compra de apoio parlamentar, que veio à tona em 2005 e foi a maior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Ele é acusado dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato e evasão de divisas.

(Reportagem de Hugo Bachega e Ana Flor)
(Reuters)



Carmelita debate com deficientes

A garantia e o respeito aos direitos dos deficientes físicos, a construção de equipamentos que assegurem a mobilidade, a implantação de mais transportes adaptados e um melhor tratamento para as pessoas portadoras dessas necessidades. Esses foram alguns dos pontos defendidos pela candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), durante a reunião mensal da Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (Adefi), realizado na sede da Igreja Assembléia de Deus, na avenida Canavieiras. O encontro contou ainda com a participação da deputada estadual Ângela Sousa, que anunciou a aprovação de um projeto estadual que assegura o direito de viagem para os deficientes físicos da Bahia.


Durante a reunião os representantes da Adefi citaram uma série de dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos, a começar pela pequena quantidade de ônibus adaptados e a falta de preparo de alguns motoristas e cobradores para transportar os portadores dessas necessidades. Apesar de a legislação garantir a inserção de deficientes físicos na sociedade, eles dizem que ainda se sentem na linha dos excluídos. Além dos poucos transportes adaptados, eles convivem com calçadas esburacadas, terminal de ônibus sem rampa e escadas nos principais órgãos públicos e equipamentos de lazer, fazendo de Ilhéus uma das cidades mais despreparadas do país no quesito de respeito aos deficientes físicos.


Mudar essa realidade e trazer de volta o respeito aos direitos dos deficientes físicos será, segundo a candidata a prefeita Professora Carmelita, um dos seus desafios. O primeiro passo, assegura, será garantir o direito dos deficientes, previsto na legislação, e oferecendo mais condições de mobilidade, o que não se observa em Ilhéus. “A mobilidade está ligada ao direito de ir e vir”, acrescentou, informando que na cidade é preciso construir rampas de acessos aos órgãos públicos, principalmente as escolas, já que muitas não possuem esses simples equipamentos de mobilidade. “Vamos incentivar também que as empresas privadas, as lojas, farmácias, os espaços de lazer, enfim todos os empreendimentos possuam construir as rampas, para que os portadores de deficiências possam freqüentar esses locais”, explicou.


Professora Carmelita também garantiu que dará uma atenção especial ao transporte dos deficientes físicos, assegurando mais veículos adaptados e o fim do sistema “motocobra”, bastante criticado pela Adefi. “Os deficientes físicos precisam ter prioridade e devem ser tratados com respeito”, garantiu. Mas apesar de todos os projetos que garantam mais mobilidade, a candidata a prefeita de Ilhéus adiantou que vai discutir, ouvir e debater com os deficientes físicos sobre os problemas e soluções para a cidade. “Temos no nosso programa de governo uma série de ações nessa área. Mas queremos ouvir cada um de vocês, conversar sobre os problemas, as soluções necessárias e o modelo da Ilhéus que vamos construir juntos”, finalizou Professora Carmelita.

Da Assessoria


AGENDA DE JABES RIBEIRO, AMANHÃ

Nesta Sexta-feira (17/08)


9 h – Alto da Gamboa, no bairro da Conquista, concentração em frente ao Hospital Regional.

15h30 – Corpo a corpo no bairro Teotônio Vilela, concentração na baiana do acarajé.

19 h – Reunião com lideranças.
Da - Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

FTC divulga o Dia da Responsabilidade Social

Pelo 6º ano consecutivo, a Rede de Ensino FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) estará inserindo a cidade de Itabuna no circuito nacional do Dia da Responsabilidade Social (DRS), que acontece no último sábado do mês de Setembro (dia 29). Nesse sentido, docentes, estudantes, funcionários e diversas entidades parceiras estão sendo mobilizados para o grande mutirão de solidariedade que em seis anos já soma mais de 50 mil atendimentos.

Promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o Dia da Responsabilidade Social já está consolidado em todo território nacional como uma das mais expressivas iniciativas no âmbito da promoção de serviços básicos de saúde, assistência social, educação ambiental, assistência jurídica e ações de cidadania.

Por decisão da comissão organizadora e da direção da Faculdade, neste ano a temática do evento será “Dia da Responsabilidade Social: Exercício da Cidadania em Busca da Paz”. Segundo o diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, a escolha do tema levou em conta o atual contexto vivenciado pela sociedade itabunense, no qual cresce assustadoramente os índices de violência, principalmente contra a população jovem.

“Nós temos consciência de que diversos fatores, a exemplo do vício em drogas ilícitas, a desestruturação das famílias e a exclusão econômico-social, influenciam diretamente nesta realidade. Porém, é necessário unirmos a sociedade, instituições governamentais e a iniciativa privada para promovermos uma cultura de paz, inclusive proporcionando condições aos menos favorecidos de exercerem plenamente à sua cidadania”, frisou Lôbo.

O diretor da FTC destaca ainda que em todas as edições anteriores do Dia da Responsabilidade Social, a adesão da comunidade acadêmica, bem como a parceria de diversas instituições e empresas públicas e privadas, tem assegurado o sucesso do evento. Cristiano Lôbo lembra ainda que o DRS é apenas um mostra do cotidiano desenvolvido pela FTC e os parceiros, através da promoção de ações de cidadania.

Da Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
www.FTC.Com
17-08-2012

Moradores do Núcleo da Ceplac reconhecem trabalho de Azevedo

A excelente receptividade que o Capitão Azevedo (DEM) vem tendo nas visitas aos bairros de Itabuna se repetiu nesta quarta-feira (15) no Núcleo Habitacional da Ceplac. Junto com Renato Costa (PMDB), candidato a vice da Coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, Azevedo percorreu todas as ruas da comunidade, conversou com trabalhadores, estudantes e donas de casa, ouvindo inúmeras manifestações de apoio e de confiança num trabalho que está mudando para melhor a realidade de quem vive na periferia.

“Já andei em muitos bairros e vejo seu trabalho por toda a cidade. Pontes, obras no Daniel Gomes, São Roque, a obra do canal. Não é hora de mudar”, declarou o serralheiro Nival Francisco, expressando um sentimento que se percebe em toda a cidade.

A dona de casa Valdice Almeida também reconheceu a importância das ações promovidas em Itabuna nos últimos três anos e meio. “Em apenas um mandato, Azevedo fez o que muita gente não fez em mais tempo”, afirmou Valdice, acrescentando: “eu aposto nele para que Itabuna continue a crescer”. A humildade do candidato é outra qualidade destacada pelos moradores. “Ele tem sido um bom prefeito e olhado pelo povo humilde”, salientou a aposentada Adir do Rosário.

Azevedo ficou emocionado com as manifestações de carinho recebidas no Núcleo da Ceplac e disse que as visitas aos bairros servem para ele como um combustível. “É no olhar, no sorriso, na palavra amiga e no abraço de cada morador que eu encontro força para estar nessa batalha, e vamos continuar nela porque temos amor por Itabuna”, enfatizou Azevedo.

Da Assessoria de Coordenação
16.08.2012

AGENDA DE AZEVEDO
MANHà, DIA 17.08.2012 (SEXTA-FEIRA):
01 - Compromissos administrativos
02 - 15h25 - Visita ao Alto Maron e Alto Mirante.
Concentração na entrada da Rua Alto Mirante (acesso pela Av. Juracy Magalhães)

Itabuna mobilizada para campanha de vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde participa a partir de sábado (18) até o dia 24 deste mês da campanha nacional de multivacinação, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a vacina inativada poliomielite (VOP), lançadas este ano.

A ação deve beneficiar, segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza, mais de 14 mil crianças itabunenses. As vacinas estarão disponíveis nos 32 centros e postos da rede municipal de saúde, além dos postos fixos e volantes no sábado.

A campanha visa regularizar as vacinas atrasadas para aquelas crianças que não estão com o calendário em dia e a novidade é a inclusão de vacinas novas, como a pentavalente, que vai substituir outras duas (a Tetravalente – que protege contra a Disenteria, Coqueluche, Tétano e Meningite - a que previne a Hepatite B) e a VOP.

Por:Kleber Torres
www.itabuna.ba.gov.br


Homens que mataram garota de 4 anos se apresentaram como policiais


Os homens que mataram uma garota de quatro anos de idade na madrugada de quarta-feira (15) se apresentaram como policiais ao invadir casas no bairro Corbiniano Freire, informaram os familiares da vítima em depoimento prestado à polícia.
De acordo com a delegada Sione Porto, uma das responsáveis pelas investigações do caso, três homens foram detidos ainda na quarta-feira sob suspeita de envolvimento com o crime. "Recebemos várias denúncias de que eles se escondiam no condomínio Pedro Fontes. Eles vão ser interrogados hoje e vou pedir a prisão preventiva deles", afirma a delegada. Entre os envolvidos no crime não há policiais.
Em depoimento, o pai, a mãe e uma tia da garota também informaram que a casa onde moram foi invadida por cerca de 15 homens encapuzados, com arma de grosso calibre. Segundo o relato da família, eles interrogavam os moradores do bairro à procura de pessoas associadas ao tráfico de drogas na região. "Duas gangues disputam os pontos de tráfico na região, uma do Novo Horizonte e a outra do Pau Caído", explica Sione Porto.
A polícia diz ainda que somente ao concluir as investigações do caso será possível afirmar se a morte da criança foi intencional. "Há informações de que a mãe da criança teria ligações com o tráfico de drogas, que além de exercer a prostituição, também exercia o tráfico de drogas nas proximidades do centro comercial, por conta disso estamos ainda na fase de investigação, mas há essas informações preliminares", diz Moisés Damasceno, coordenador regional de Polícia Civil.
O corpo da garota morta durante a ação dos suspeitos foi enterrado no fim da tarde de quarta-feira, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Crime
A menina de quatro anos morreu dentro de casa na madrugada de quarta-feira, ao ser atingida na cabeça por disparos de arma de fogo. Segundo a PM, moradores do local relataram que ao entrar nas casas os homens pareciam procurar por alguém, embora não chamassem por nenhum nome. Ao perceber que haviam matado a criança, o grupo fugiu do local.

Ministério da Justiça atende reivindicações de pequenos agricultores


Representantes da Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema   formada  por Luiz Henrique Uaquim, Abiel da Silva, Juracy jr , presidente do assentamento Ipiranga, Antonio Francisco,  da Associação de Negro Luanda e Dr. Vinicius Bríglia   foram recebidos  no Ministério da Justiça, em Brasília, dia 14/08, para tratar das reindicações do movimento dos produtores rurais que estão acampados no aeroporo de |Ilhéus desde o dia 10.


Na reunião estiveram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA- INCRA, Polícia Federal, Ouvidoria Agrária, Polícia Militar do Estado da Bahia, representante da Comissão de  Direitos Humanos  do MJ e o secretário Executivo do Ministério da Justiça Dr. Marcelo.

,
Na  oportunidade, foi apresentado o documentário Minha Terra, Minha Vida, que causou perplexidade aos presentes ao verem que na área em que a FUNAI pretende demarcar, há assentamentos legalizados, pelo próprio governo federal, através do INCRA, associações de negros, além da supremacia da agricultura familiar.


Dr. Vinicius entrega documento a Dr. Marcelo do MJ

Os motivos pelos  quais  os agricultores, do Sul da Bahia, deslocaram-se à Capital Federal, foram as enxurradas de invasões nos últimos dias, em pequenas propriedades/residências de idosos, ocorridas à base de violência e sob mira de arma de fogo vem acontecendo, bem como o barril de pólvora que poderia explodir a qualquer momento, caso as autoridades continuassem omissas. Além disso,  foram apresentadas   três reivindicação aos Ministério da Justiça:  apuração imediata dos crimes praticados por supostos índios Tupinambás; devolução a, consenso, imediata, de todas as propriedades invadidas, além da revisão imediata do relatório que, segundo os agricultores é bastante tendencioso e fraudulento.


O ministério da Justiça acatou todas as reivindicações dos agricultores, comprometendo-se em enviar a Ilhéus, na próxima semana  a elite da Polícia Federal, a fim de verificar como está sendo feito o cadastramento de supostos índios, alem de ver in lócus  tudo  o que está acontecendo na região.

      
NO âmbito estadual, os agricultores foram recebidos, no dia anterior, pelos secretários  Paulo Cesar Lisboa  - Relações Institucional e Dr. Almiro Sena -        
  Justiça e Cidadania e Direitos Humanos que também se comprometeram em  buscar  o mais breve possível, junto ao governo federal uma solução para o conflito.



Mesmo sendo atendidos, os agricultores  disseram que só vão sair do aeroporto, ocupado desde o dia 10/08, quando observarem o cumprimento    das exigências


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...