Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 4 de agosto de 2012

Flamengo projeta conclusão de CT de Vargem Grande para dezembro

Previsão inicial era para entregar obras em abril, mas atraso prolonga data de conclusão

O Flamengo projeta para dezembro o lançamento do seu novo centro de treinamento. Segundo informou o arquiteto Wagner Barroso, um dos responsáveis pela construção do CT George Helal, em Vargem Grande, as obras estão saindo conforme o esperado e devem ser finalizadas em dezembro deste ano. Em maio de 2011, contudo, a previsão das obras era de 11 meses.

Leia também: Patrícia compara Fla ao Afeganistão em lançamento das obras no CT

Alexandre Vidal/Agência FotoBR
Maquete das instalações do CT do Flamengo

"As obras iniciaram em maio de 2011 com a execução das sondagens (estudo dos solos) e serviços de terraplenagem. A partir de julho de 2011, iniciamos as fundações. O término das obras está previsto para o final de 2012 com a conclusão dos Blocos 16 e 17", explicou Wagner.

O moderno centro de treinamento ocupará uma área de 136 mil metros quadrados e terá seis campos de futebol. Haverá ainda um hotel para hospedar as equipes principal e de base. Parte desse projeto é bancado pelos próprios torcedores por meio da campanha "Rubro-Negro Para Sempre", com a venda de tijolinhos personalizados.

Dia 21 de Agosto começa o horário eleitoral no Rádio e TV


A campanha eleitoral para as eleições do dia 07 de outubro, próximo, com vistas ao horário no rádio e na televisão começa no próximo dia 21. A Justiça Eleitoral para isso está convidando todos os coordenadores das coligações e candidatos  a prefeito e ao legislativo para um encontro na terça (7), às 14 horas no Salão Nobre do Fórum Rui Barbosa, em Itabuna.

A divulgação já foi feita hoje (04) pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos Moraes, participando do programa “Bom dia Bahia” do jornalista Ederivaldo Benedito, exibido através dos microfones da Rádio Nacional.

Pelas projeções, os candidatos Capitão Azevedo (DEM), Juçara Feitosa (PT) e Vane do Renascer (PRB) e que pertence a Igreja Universal serão donos dos maiores tempo da programação gratuita, com maiores quantidade de inserções diárias. Assim respectivamente: 9 minutos e 58 segundos; 9 minutos e 22 segundos e 5 minutos e 27 segundos.

Já Zem Costa (PSOL) terá 1 minuto e 47 segundos. Zé Roberto (PSTU) e Pedro Eliodório (PCB) terão, 1 minuto e 40 segundos, cada.

O horário eleitoral é dividido em dois blocos no rádio e na televisão, com duração de 30 minutos. No rádio, a exibição ocorre às 7h e às 12h e na televisão, às 13h e 20h30min, de segunda a sábado, alternando com os candidatos a vereadores, na terça, quinta e sábado.

Julgamento recomeça na segunda com defesa dos réus; veja o cronograma

O julgamento do mensalão, que promete ser o mais longo da história do STF (Supremo Tribunal Federal), recomeça nesta segunda-feira e não tem data para acabar.

Os ministros dividiram a análise do caso em duas partes. A primeira começou no dia 2 de agosto com a exposição do caso, a acusação da procuradoria-geral da República e as defesas dos réus. Os ministros votarão na segunda parte, prevista para começar no dia 15 de agosto.

Na primeira parte, as sessões começarão às 14h e serão diárias. Na segunda parte, as sessões continuam com início às 14h, mas ocorrem apenas três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas.

As sessões serão transmitidas ao vivo pelo site da Folha e também TV Justiça (canal 53-UHF em Brasília), pela Rádio Justiça (104.7 FM em Brasília) e também pela internet.

O cronograma foi estabelecido pelos próprios ministros, mas pode sofrer mudanças como atrasos, que podem correr com a votação de questões de ordem eventualmente levantadas por advogados dos réus.

Confira o calendário do julgamento

2 de agosto O primeiro dia de julgamento começou com a leitura do resumo relatório pelo ministro Joaquim Barbosa. Ricardo Lewandowski, revisor do caso, concordou com a análise de Barbosa. A leitura da acusação pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estava prevista para a primeira sessão, mas os ministros atrasaram o cronograma discutindo longamente uma questão de ordem que pedia o desmembramento da ação. Depois de quase quatro horas de discussão, o plenário decidiu, com 9 votos a 2, que o processo continua no STF.

3 de agosto Com um dia de atraso, Roberto Gurgel leu a acusação preparada pela procuradoria-geral da República durante as cinco horas de sessão.

6 de agosto Os advogados dos 38 réus começam a ler as defesas de seus clientes. Cada leitura deve durar até uma hora, ou seja, serão cinco defesas por dia. Os primeiros acusados a serem defendidos, na ordem, são José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério Fernandes e Ramon Hollerbach.

7 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Geiza Dias e Kátia Rabello.

8 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus José Roberto Salgado, Vinícius Samarane, Ayanna Tenório, João Paulo Cunha e Luiz Gushiken.

9 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus Henrique Pizzolato, Pedro Corrêa, Pedro Henry, João Cláudio Genu e Enivaldo Quadrado.

10 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus Breno Fischberg, Carlos Alberto Quaglia, Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas e Antônio Lamas.

13 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus Carlos Rodrigues, Roberto Jefferson, Emerson Palmieri, Romeu Queiroz e José Rodrigues Borba.

14 de agosto Os ministros escutam as defesas dos réus Paulo Rocha, Anita Leocádia, Luiz Carlos da Silva, João Magno e Anderson Adauto Pereira.

15 de agosto Os advogados leem as últimas defesas, as dos réus José Luiz Alves, Duda Mendonça e Zilmar Fernandes. Em seguida, os ministros começam a votação, que começa com o voto do relator, Joaquim Barbosa, seguido pelo revisor, Ricardo Lewandowski.


16 de agosto O restante da votação segue a ordem inversa de tempo de casa. A primeira a votar é a mais nova nesta formação do Supremo, a ministra Rosa Weber. Seguida por Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Marco Aurélio e Celso de Mello. Como os ministros não tem tempo determinado para ler seus votos, o julgamento não tem prazo para terminar, podendo estender-se até setembro.

Agencia Brasil

Moradores da Vila Cachoeira citam obras e confirmam apoio a Jabes

“Todas as ruas pavimentadas daqui, foi Jabes Ribeiro quem fez”. A fala da aposentada Maria José,72, moradora da rua Adeodato Matildes, na Vila Cachoeira, é um refrão que se repete em todas as partes de Ilhéus. O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus visitou a localidade na manhã deste sábado, acompanhado do companheiro de chapa, Cacá (PMDB).


A construção e reforma da escola local e da unidade de saúde também foram relembrados pelos moradores. “Foi o único prefeito que trabalhou pela nossa comunidade”, ressaltou José Melo, vizinho de dona Maria José. Jabes e Cacá foram recebidos com alegria em todas as ruas da vila, ouvindo palavras de incentivo e confiança. “Ele é o único que ainda tem meu voto, se fosse outro não votava, mas nele eu confio, e sei que vai ganhar de goleada”, enfatizou a autônoma Maria das Dores, 63, residente na Rua São Francisco.


Assim como ela, muitos moradores fizeram questão de dizer por que vão eleger Jabes o próximo prefeito de Ilhéus. Eliane Alves: “ele foi o único que já trabalhou”; Tais Oliveira: “de todos, sem dúvida é o melhor”; Maria Cristina: “os morros só têm melhorias por causa dele”; Marinalva de Lurdes: “com ele, Ilhéus vai pra frente”; Angélica Maria: “sempre tratou todo mundo muito bem”; João José: “nunca me arrependi por ter votado nele”; Domingos Ferreira: “Jabes é o melhor para Ilhéus”; Judite Maria: “ele é experiente, sabe o que faz”; Bruno Sampaio: “depois que ele saiu, ninguém fez mais nada, ele vai terminar o que começou”.



Da Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Entusiasmo dos moradores marcou visita de Azevedo ao Banco Raso

Uma verdadeira multidão acompanhou o candidato a prefeito da coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, Capitão Azevedo, em caminhada no bairro Banco Raso, na tarde desta quinta-feira (02).

Ao lado do vice Renato Costa, Azevedo reafirmou a sua determinação de trabalhar pela recuperação da cidade: “vamos continuar, nos próximos quatro anos, a fazer esse importante trabalho de reorganização da cidade e recuperação da autoestima de nosso povo”.

Azevedo e Renato foram cumprimentados pelos moradores com muito entusiasmo. “Tenho acompanhado o trabalho de Azevedo e tenho gostado muito. Ele está fazendo coisas que ninguém fez anteriormente”, disse o comerciante Vargel Oliveira.

Para o estudante Vinícius Costa, a simplicidade do Capitão Azevedo faz a diferença. “Azevedo conhece a cidade porque visita, circula pelos bairros e por isso vem fazendo o que ninguém fez anteriormente. Estou com ele nessa reeleição”, declarou.


AGENDA DO CAPITÃO AZEVEDO SABADO E DOMINGO


Sábado:

01 - ÀS - 9h25 – Passeio de motos e bicicletas. Concentração na Vila Olímpica


02 - Domingo:


ÀS - 9h25 – Caminhada pelos bairros Vila das Dores e Vila da Paz. Concentração no Posto Cachoeira

Os outros candidatos não mandaram as informações!

Questão de ordem consegue atrasar andamento de processo do mensalão

Ministro Koaquim Barbosa


A questão de ordem levantada pelo advogado Marcio Thomaz Bastos, na tarde desta quinta-feira (2/8), conseguiu atrasar o processo do mensalão. Só por volta das 18h, os 11 ministros conseguiram decidir pela manutenção do julgamento dos 38 réus no Supremo Tribunal Federal (STF). Votaram a favor da separação os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. A decisão contrária veio de Joaquim Barbosa, relator do processo, e dos ministros Gilmar Mendes, César Peluzo, Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux, Celso de Mello e do próprio presidente do STF, Ayres Britto.

Pouco depois das 18h, com placar final de 9 a 2, Britto determinou um intervalo de 30 minutos na sessão. Na volta dos trabalhos, a permanência do ministro Dias Toffoli no julgamento pode ser outra questão de ordem na volta dos trabalhos.

O advogado Alberto Toron, que representa o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), afirmou que assim que a sessão for retomada, vai apresentar questão de ordem, pedindo que o tribunal reveja a decisão que proíbe o uso de recursos audiovisuais. Segundo Toron, ontem, quando a Corte decidiu não permitir uso de datashow, dois dos ministros não estavam presentes.

A participação de Toffoli demonstrou que ele julgará o processo dos envolvidos no maior escândalo da república. Nada impede, porém, que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, venha a pedir o impedimento da participação dele.

Até o começo do julgamento havia dúvida se Toffoli participaria ou não da análise do processo. Indicado ao STF pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009, Toffoli tem forte ligação com o PT, do qual foi advogado, e com o ex-ministro José Dirceu, que foi assessorado por ele quando chefiava a Casa Civil da Presidência da República. Toffoli também foi sócio de escritório de advocacia que defendeu três acusados no processo do mensalão e sua companheira, Roberta Rangel, defendeu dois dos réus, mas já deixou o caso.

Gurgel só falará nesta sexta-feira
Ficou para esta sexta-feira (3/8), às 14h, a sustentação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O cronograma inicial do STF previa ele falasse hoje por até cinco horas para sustentar a acusação. No entanto, por conta da demora na questão de ordem, a oitiva teve que ser transferida.

 CorreioWeb

GREVE DOS PROFESSORES CHEGA AO FIM


A greve mais longa dos professores da rede estadual na Bahia chegou ao fim, hoje, apos 115 dias. O retorno dos educadores à sala de aula foi aprovado ao final da manhã desta sexta, 3, no Colégio Central, em Salvador.

O movimento foi enfraquecido pelo retorno de mais de 70% dos professores à sala de aula nos últimos 30 dias, parte deles sem salários. A categoria quer a garantia de que os 57 profissionais demitidos pelo governo baiano sejam readmitidos e os salários cortados, devolvidos.

A direção da APLB-Sindicato diz que o movimento de pressão continuará. Rui Oliveira, do comando do sindicato, cobra, ainda, a devolução das contribuições sindicais retidas pelo governador Jaques Wagner. Oficialmente, o fim da greve não sinaliza que passará a valer a proposta do governo, de reajustes de 7% em novembro e outros 7% em março de 2013, além dos 6,5% já concedidos em abril.

Do Pimenta

Jabes e Cacá são recebidos com festa no Alto Santiago

 Emoção e alegria tomaram conta dos moradores do Alto Santiago na manhã desta quinta-feira, 2, durante visita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e de Cacá (PMDB). Na rua D, em especial, aconteceu uma verdadeira festa com a chegada de Jabes. 

Pessoas de todas as idades cantaram e dançaram com entusiasmo a música da campanha, e não economizaram nos gestos de carinho. “Jabes, eu te amo!”, declarou a doméstica Maria Angélica. Acolhido pelo povo, o ex-prefeito afirmou que a cada abraço que recebe aumenta sua responsabilidade de trabalhar muito, principalmente pelos mais carentes, se for eleito em 7 de outubro.

Diversas manifestações e lembranças afetivas foram narradas pelos moradores da comunidade local.  A estudante Elane, 28 anos, exibiu um cartaz com a foto de Jabes, guardado desde a década passada. “Minha família toda sempre votou em Jabes, aqui ele é amado”. A dona de casa Renilda coloca a foto do candidato no santuário da residência e justifica seu apoio ao candidato: “Jabes é humilde e trabalha pelos pobres”.
Da Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

Prefeitura inicia obra no canal do São Pedro


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deu início à obra de macrodrenagem do Canal Conceição III, localizado no bairro São Pedro.

O canal será drenado numa seção retangular aberta em concreto, medindo 2,5 metros de largura por 1,4 de altura, e terá 330,26 metros de extensão, indo da rua 2 de Julho até parte da avenida Pedro Jorge. O investimento na obra é de R$ 1.028.750,00.

Os trabalhos já foram iniciados e têm previsão de serem concluídos no prazo de seis meses. Na fase inicial estão sendo utilizadas duas retroescavadeiras e cinco bombas elétricas, com a mobilização de uma equipe de cerca de 20 homens.

Moradores do próprio bairro foram contratados para atuar na obra, beneficiando a região também com a geração de oportunidades de trabalho. 

Tales Santana, morador do São Pedro, demonstra muita satisfação com a iniciativa. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para o bairro, que não vai mais alagar quando chover”, diz. Maria Brito, outra moradora, explica que essa é uma reinvidicação antiga da população. “Há anos sofremos com alagamentos e com o risco de doenças por causa da água suja. Agora, poderemos ter tranquilidade e dignidade”, confessa.



PorHaísa Lima – Fotos: Vinícius Borges – 03/08/2012
www.Itabuna.ba.gov.br

        
        

INVASÕES DOS INDIOS FORÇAM MOVIMENTO DOS AGRICULTORES DO SDUL DA BAHIA


Propriedades destruidas, os prejuizos são grandes e as familias humilhadas
AGRICULTORES PREJUDICADOS PELA INVASÃO DOS FALSOS INDIOS VÃO FECHAR  EM MOVIMENTO O  AEROPORTO DE ILHÉUS

Mais de seiscentos pequenos agricultores do Sul da Bahia estiveram reunidos na sede da Associação para debater e traçar estratégias para coibir as invasões de propriedades rurais na região, onde muita delas já foram invadidas e os proprietários, o verdadeiro dono, expulsos. .
Mo encontro estiveram  presentes o Bispo da Diocese de Ilhéus, D. Mauro Montagnoli, Pe. Ednilson Vivas, Vigário Geral, o Pe. Marcos Alcântara, diretor do Seminário, Bebeto Galvão, presidente do PSB  e da Força Sindical, Maria D’Ajuda, coordenadora da Cáritas Diocesana, Nau, representante da deputada Ângela Sousa, representantes de associação quilombola, e   o presidente  do Assentamento Ypiranga, composto por 54 famílias.


 Os relatos apresentados na reunião, pelas pessoas que tiveram suas propriedades invadidas,  foram estarrecedores, o que leva a crer na tese de não se tratar de um movimento indigenistas, mas de formação de quadrilha ou fabricação de indios. Disseram que o bando, chefiado por Negão da Luz, Babau, Neri, Ivonete e Valdelice  está aterrorizando a região, de Ilhéus, Una e Buerarema. Os indios, ou não, chegam fortemente armados com homens recrutados em morros e favela, pagos para fazer o serviço, escorraçam os moradores de suas casas, roubam todos os seus pertences e ainda os ameaçam de morte, caso retornem às propriedades.


Além das ameaças, o bando  humilha os  pais e mães de famílias e  mandam um recado para os demais: “quem não se cadastrar como tupinambá, nós vamos tomar a terra”. Diante, da omissão  do Estado, da União e das autoridades, segundo, a Associação de Pequenos Agricultores, representada por seu presidente  Luiz Henrique Uaquim, não há outra alternativa, senão ocupar o Aeroporto  com intuito de chamar a atenção do país para o genocídio que a FUNAI quer cometer na Região.


A gravidade  do problema, que conta com o conluio do CIMI, entidade  ligada à CNBB, levou D. Mauro assumir publicamente uma posição de apoio   às medidas que visem preservar a VIDA,  pois do jeito que vai só Deus pode evitar a tragédia anunciada. 

Era visível  o semblante de espanto e de tristeza do Bispo  diante de tantos depoimentos, principalmente quando disseram que é o CIME quem financia os alimentos e colchões para os traficantes recrutados  pelo bando.  Após as discussões a assembleia decidiu pela ocupação do aeroporto, por tempo indeterminado, até que as autoridades se pronunciem.

Segundo os agricultores, pretende-se com essa manifestação trazer a Ilhéus representantes  dos governos estadual e federal, Justiça Federal, além dos ouvidores do MPF a fim de que apurem por qual motivo, apesar de inúmeras denúncias protocoladas no MPF e na PF até agora nada foi feito. “É muito estranho”, completou um dos participantes.

A data da ocupação ficou definida para o dia 10 de agosto, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado. Todas as autoridades serão avisadas a fim de que deem suporte aos pequenos agricultores, informou Uaquim.

Por - Rivamar Mesquita

Várias entidades de classe da região, apoiam o movimento dos agricultores, inclusive a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI,  entidade centenária, com 104 anos  de fundação, que já ouviu a queixa dos Agricultores em reunião ordinária da Instituição.

SUS distribuirá novo medicamento no combate ao câncer de mama


O medicamento Trastuzumabe, uma das principais armas no combate ao câncer de mama, foi incluído pelo Ministério da Saúde, na lista dos remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Herceptim (Foto: Divulgação)O câncer de mama, é o câncer mais frequente entre as mulheres. Estima-se que entre 20% e 25% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama são indicadas a receber essa medicação, cujo alvo é a mutação genética que leva ao HER-2 positivo, um dos tipos mais agressivos de tumor.

O Trastuzumabe, fabricado pela Roche, é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama. Ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadias.

A droga será oferecida no SUS por decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (Conitec), criada dentro do ministério por força de lei. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a comissão analisou o custo-efetividade da droga por mais de um ano, colocou o assunto em consultas públicas e não levou em consideração a pressão das demandas judiciais.

A droga é administrada na veia e é de uso hospitalar. Por ser um medicamento de alto custo - cada frasco custa, em média, R$ 7 mil -, ela estava restrita a mulheres que conseguiam o direito de recebê-la do governo por meio de ações judiciais.



Cariocas protestam contra Patrícia Amorim, em pleno Jogos Olímpicos de Londres


Nesta quinta-feira (2) as Olimpíadas na capital inglesa, foi palco de protesto, de um grupo de cariocas que estenderam uma faixa “Fora, Patrícia Amorim” na arena do vôlei de praia durante a partida em que as brasileiras venceram as australianas por 2 sets a 1. Depois, o mesmo grupo seguiu para o jogo do time masculino de vôlei, e continuaram levantando a mesma faixa.
Patrícia Amorim, acompanha as Olimpíadas na capital inglesa, depois de pedir licença do cargo por duas semanas.

Monumento de Jorge Amado



Há trinta e dois anos atrás o jornalista Pedro Ivo Bacelar, na época Assessor de Comunicação, do então Prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas, tentou fazer uma apologia ao escritor Jorge Amado pela passagem dos seus 80 anos de idade. Para isso, desenvolveu um projeto, convidou alguns amigos de sua confiança, onde cada um deles ficaria na responsabilidade de escrever o que sabia sobre o escritor.  
Jorge Amado quando veio a Ilhéus pela última vez  em 1997 (Opaba Hotel), tomou conhecimento da intenção do jornalista  Pedro Ivo, o que lhe deixou muito satisfeito. Mas, apenas com alguns trabalhos em suas mãos, Pedro Ivo sucumbiu a uma enfermidade, que lhe levou a morte. Com isso, a homenagem não foi possível. 
Entre os convidados de Pedro Ivo, fomos também privilegiados para fazer parte do Projeto que não foi a frente, mas me lembro muito bem, que na redação  do extinto e combativo “Diário de Itabuna”, numa máquina velha de datilografia, escreví sobre a biografia  de Jorge Amado Jorge, especificamente sobre duas passagens  que bem poucos itabunenses, ou melhor, grapiunenses  sabem. 
Uma delas, é que o escritor, ainda com dois ou três anos de Idade, foi levado da casa em que ele morava em Ferradas, para Pirangi (Cequeiro Grande), hoje a cidade de Itajuipe, no cabeçote  da sela de um cavalo do pai do advogado João França Santana, que ainda está vivo para contar  com mais detalhes a história. De lá, anos depois, o escritor ganhou o caminho para Ilhéus, Salvador, Rio de Janeiro e o mundo. 
Outra curiosidade é que naquela época, como foi publicado no Diário de Itabuna, em nossa coluna “Culturando”, foi reivindicada a instalação de um monumento do escritor na entrada  de Ferradas, o que aconteceu agora com a administração do Capitão Azevedo, que está de parabéns.
Com isso, Azevedo acabou com a polêmica de que Itabuna não reconhecia a fama de seu filho ilustre. 
Lembramos, também, que na época, anos depois, após a morte de Pedro Ivo, levamos, através, do também Jornalista, Waldir Montenegro, que trabalhava no Gabinete, a nossa intenção da instalação do referido monumento a Jorge Amado, ao então Prefeito Fernando Gomes, sugerindo, inclusive, que o monumento fosse criado com o escritor chupando um fruto de cacau. Mas  o assunto caiu no esquecimento. Na época, envolvemos os nossos amigos já em outra dimensão, Raimundo Osório Couto Galvão, Telmo Fontes Padilha, Ariston Caldas, e o Clube do Poeta Sul da Bahia que atualmente faz um excelente trabalho na difusão e divulgação de nossa poesia, principalmente, nas escolas e, agora, com uma parceria  com OAB, através de Dr. Andirlei Nascimento.  

  Assim, queremos deixar claro e registrado, que o projeto da instalação do monumento de Jorge Amado  não é coisa recente, agora foi concretizado.     

Joselito dos Reis
02.08.12
           

Lomanto recebe creche reformada e ampliada


As famílias do bairro Lomanto, em Itabuna, acabam de ganhar um novo espaço para a educação, acolhimento e o lazer das crianças.
Foi entregue no sábado (28) a Creche-Escola Ester Gomes, que passou por uma ampla reforma na estrutura física e reformulação na parte pedagógica.
"Estamos buscando garantir às crianças o acesso a um ensino de qualidade, desde a educação infantil", salientou o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, durante a solenidade de reinauguração.
O evento contou com a participação de todo o secretariado do governo municipal, além de professores e convidados. Na abertura, a primeira diretora da Creche, Elba Dórea, fez um pronunciamento e contou um pouco da história da unidade, criada há 30 anos.
Para a ex-diretora, a ampliação e melhoria nas instalações da creche mostram a competência e a preocupação do governo municipal. "Educação só acontece no coletivo, quando todos vestem a camisa da dedicação, seriedade e compromisso com a causa", afirmou Elba Dórea.
A diretora da Creche-Escola, Valquíria Magalhães, agradeceu à Lisboa "pela sua competência na pasta e, principalmente, por ter tornando nosso sonho e o de dezenas de famílias em realidade". A Creche-Escola Ester Gomes ganhou estruturas adaptadas para deficientes, melhoria nas salas de aula, no refeitório e na secretaria, além de área de lazer com parque infantil.

Vendas de chips da TIM,OI e Claro,estão liberadas a partir desta sexta-feira


A Anatel liberou a venda de chips de celular, da OI, TIM e Claro, a liberação acontece a partir desta sexta-feira (3), as empresas estavam proibidas de vender seus chips desde o dia 23 de julho.

A punição às três empresas foi anunciada no dia 18 de julho pelo presidente da Anatel, João Rezende. O motivo foi o grande número de reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

As três operadoras apresentaram à agência planos de investimentos pra solucionar os problemas na rede de telefonia móvel, e por conta disso, tiveram a liberação concedida. Os planos apresentados somam R$ 20 bilhões nos próximos dois anos.



 “Vamos fazer um acompanhamento bastante fino para não permitir que a situação volte a ficar como antes da medida cautelar [que suspendeu a venda de chips]”, disse o presidente da Anatel.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cláudio Vieira: um exemplo de superação e perseverança

Superar seus próprios limites, ainda que a vida lhe imponha sérias limitações. Acreditar que você é capaz de ultrapassar obstáculos, ainda que o dia a dia lhe reserve barreiras que pareçam intransponíveis. Perseverar na conquista dos seus objetivos, mesmo que o mundo a sua volta diga para você desistir.

Foi com palavras assim que o contabilista Cláudio Vieira de Oliveira palestrou para os estudantes ingressantes do 2º semestre de 2012 da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º), como parte da programação da Semana de Integração de Calouros organizada pelas coordenações de cursos.

Egresso da unidade FTC Feira de Santana, Cláudio Vieira, que é natural de Monte Santo, no sertão baiano, é portador de uma deficiência congênita rara e mesmo tendo sua coluna completamente vergada para trás e com braços e pernas atrofiados tem demonstrado que as restrições físicas jamais foram obstáculos para sua vida.

“Desde a minha infância sempre fui obstinado por conquistar meus ideais. Assim foi quando conseguir concluir o ensino médio, bem como ao decidir ingressar na Faculdade para uma graduação superior. Portanto, eu não fiz das minhas limitações físicas e de mobilidade empecilhos na busca das minhas conquistas”, revelou.

Persistência

Cláudio aconselhou aos estudantes a persistirem naquilo que eles se propuseram a fazer, mesmo que o caminho durante a graduação possa parecer muito obscuro. Citando o autor Sérgio Pinheiro, ele enfatizou no final de sua palestra que: “O impossível está a um passo da nossa superação. A partir do momento que nos superamos algo impossível se realiza”.

Após a palestra, muitos estudantes presentes no auditório da FTC fizeram questão de expressar quanto às palavras de Cláudio os encorajaram para esse primeiro semestre de Faculdade. Um destes depoimentos foi do acadêmico Euzequias da Silva Santos, que após 35 anos fora sala de aula decidiu ingressar no curso de Direito.

“Dez anos após sofrer um AVC isquêmico, vendo esse exemplo vivo de superação e perseverança que é você, sou capaz de reconhecer que as minhas limitações e, acredito, que de muitos dos que aqui estão nada são diante dessa grandeza que é sua vida. Obrigado por nos presentear com um testemunho tão enriquecedor e que, com certeza, fará grande diferença em nossas vidas a partir deste dia”, disse Euzequias.

Essa é a segunda vez que Cláudio Vieira vem à Itabuna para palestrar na FTC. Em abril último, ele foi convidado pelo diretor da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, para falar também sobre superação e perseverança para estudantes, docentes e funcionários da Instituição de Ensino.

Ascom – FTC Itabuna


Por - Erivaldo Bomfim


02-08-2012


Manifestantes protestam em frente ao prédio do STF em Brasília

O primeiro dia do julgamento do mensalão é marcado por protestos isolados do lado de fora da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Um forte esquema de segurança foi montado ao redor do prédio para evitar grandes tumultos, o que faz com que poucos manifestantes permaneçam no local.



Para o dentista Francisco Tabajara, 52 anos, o julgamento do mensalão começou de forma negativa, pois foram sete anos de atraso. Ele acredita que o STF precisa mudar. “Eu olhei o Judiciário, a Corte e vi muita decadência”. Tabajara se disse decepcionado com a falta de mobilização da sociedade. “Pensei que tinha mais gente aqui. Acho decepcionante. Os estudantes, principalmente de direito, deveriam estar aqui. As pessoas só se mobilizam por salário”, criticou.


A estudante de ciências sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) Laila Tavares, 21 anos, veio a Brasília apenas para acompanhar o julgamento. Ela também se surpreendeu com a falta de manifestantes em frente ao STF. “Achei que vinha disputar lugar (em frente à grade de segurança que isola a sede)”. Para ela, os 38 réus do mensalão devem ser condenados. “Se (o processo) acabar em pizza, o que é justiça?”.


Em meio a essa apatia, um protesto bem humorado chamou a atenção das pessoas que estavam na Praça dos Três Poderes. O vigilante Uziel dos Santos, 36 anos, vestiu uma cueca cheia de dinheiro por cima da calça. “Estou representando um assessor do PT que guardou o dinheiro na cueca”. Em Brasília há oito anos, o alagoano se diz apaixonado por política, no entanto, ficou um pouco desacreditado depois do episódio do mensalão. “Fiquei desesperançoso. Acredito que o STF vai punir severamente esses corruptos. Se absolverem, vai ser uma vergonha para o Brasil”, considerou.

O mensalão

O STF começou a julgar nesta quinta-feira o processo do mensalão, o maior escândalo político do governo Lula. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), o mensalão foi um esquema montado no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprar apoio de parlamentares e saldar dívidas de campanha com dinheiro não contabilizado, o chamado caixa 2. A acusação entende que pelo menos quatro partidos – PT, PP, PL (hoje PR) e PTB – foram beneficiados com o esquema, além da contrapartida para empresários e funcionários de instituições financeiras.


Trinta e oito nomes são réus no processo, entre eles, o ex-ministro e deputado federal já cassado José Dirceu, o ex-deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson - que denunciou o esquema em 2005 -, e o publicitário Marcos Valério, que seria o responsável por fazer o transporte das propinas. A denúncia é referente aos crimes de corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e peculato.

Do: Correio do Povo.com.br

Flamengo trabalha para contratar Liedson; Negueba permanece


A diretoria do Flamengo está trabalhando no sentido de anunciar, até esta sexta-feira, a contratação do atacante Liédson, que na semana passada se desligou do Corinthians. O jogador procura um novo time para defender na sequência do Campeonato Brasileiro, uma vez que não completou a marca de sete jogos pelo Timão na competição, o que não impede a transferência. O diretor de futebol do Rubro-Negro, Zinho, vem tratando pessoalmente das negociações, mantendo contato direto com o próprio artilheiro e com representantes da Think Ball & Sports Consulting, empresa que gerencia a carreira do atleta.


Os dirigentes do Flamengo evitam falar sobre o assunto, pois temem que a negociação fracasse e as críticas à gestão da presidente Patrícia Amorim se intensifiquem. Foi assim quando o clube não conseguiu acertar com o meia Diego, do Wolfsburg, da Alemanha, viu o zagueiro Juan, que chegou a ser dado como certo, ser anunciado pelo Internacional, e se frustrou quando o meia argentino Riquelme se negou a defender a camisa flamenguista por ter ficado impressionado, negativamente, com a péssima atuação na derrota de 3 a 0 para o Corinthians.


Zinho ofereceu uma proposta salarial compatível ao que foi pedido por Liédson. O jogador tinha quatro propostas, mas duas foram retiradas nos últimos dias. O primeiro a se interessar foi o Botafogo, que desistiu após a negociação ser vetada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que não via o centroavante como o nome ideal para o ataque do Glorioso. O Santos também recuou ao perceber que não conseguiria arcar com os salários pedidos pelo jogador. O quarto clube, que se diz nos bastidores, é o Internacional, que pode desistir se anunciar Rafael Moura, atualmente no Fluminense.


Ao que tudo indica, Liédson pretende definir seu futuro nesta sexta-feira e não parece disposto a esperar mais tempo, o que pode ser um complicador no caso do Internacional. Sendo assim, o Flamengo desponta como um caminho natural. Além disso, ele está empolgado para voltar a defender o Rubro-Negro, camisa que vestiu em 2002. Naquela ocasião ele se destacou, marcando 15 gols em 29 jogos, mas foi prejudicado pelo péssimo desempenho da equipe, que lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro até a penúltima rodada.


Ainda sobre negociações, o clube conseguiu manter o atacante Negueba na Gávea. O jogador esteve cotado para defender o Sporting, de Portugal, mas decidiu permanecer após conversar com o técnico Dorival Júnior.


"Eu tive uma proposta, mas não foi nada fechado. O professor conversou comigo e agora que ele chegou estou tendo esta oportunidade. As coisas acontecem muito rapidamente no futebol, ainda mais no Flamengo. Foi uma conversa muito clara. Ele falou que conta comigo e com os outros jogadores do elenco, e perguntou se eu estava disposto a ajudar o Flamengo. E é claro que eu disse sim, ainda mais com ele me dando esta oportunidade", explicou o atacante, animado.

Fonte: MSN Esporte

INDIOS VOLTAM A INVADIR FAZENDAS NO SUL DA BAHIA


Informações de moradores das proximidades de Vila Brasil, distrito de Una, afirmam que cinco fazendas já foram invadidas em menos de quinze dias por supostos índios. 

Ontem foi a fazenda cachoeira do Grupo Chaves, onde alguns homens colocaram ordem para que os trabalhadores abandonassem suas moradias pois a propriedade agora era deles. Ainda com as informações daquela localidade, a invasão foi ordem de dois elementos,  um já conhecido da polícia Federal, o famoso “Cacique” Babau, e um outro de nome Credoildo ( que se diz também cacique). Esse fazia parte do assentamento Ipiranga próximo à fazenda invadida e que agora também ameaça tomar posse do assentamento que morava.

Moradores da redondeza estão com medo e outros revoltados com o número de invasões e a impunidade por parte da justiça. Alguns já falam até em vingança e guerra armada a qualquer momento nas estradas ou fazendas invadidas. “Cadê a polícia, a justiça, a força nacional e o nosso governo que não fazem nada contra esses bandidos que estão roubando tudo que produzem por aqui?”; pergunta um dos moradores daquele município que não quis se identificar.

Fonte: Rivamar Mesqueita

Itabuna tem a primeira estátua de Jorge Amado no Brasil


Itabuna é a primeira cidade da Bahia e do Brasil a ter uma estátua em homenagem ao escritor Jorge Amado, que completa neste mês o seu centenário. A obra do escultor LavruDurval, tem 1 metro e  85 centímetros, pesa mais de 200 quilos, está instalada sobre um pedestal de três metros, no acesso de Ferradas para a BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí e foi inaugurada simultaneamente com as obras de restauração da casa onde o escritor viveu os seus primeiros anos, com mobiliário de época, além de uma pequena biblioteca, museu, cinema e teatro.

Autor de cerca de 50 trabalhos espalhados pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas e na capital baiana, LavruDurval, residente em Itabuna, é um artista versátil, que trabalha com terracota - material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, e é utilizada em cerâmica e construção-, plastic bronzinado e bronze fundido, vem também realizando projetos em parceria com o concepcionador plástico Renart .

Durval conta que a escultura foi concluída num período de dois meses, desde a elaboração do projeto até a finalização. “É um trabalho solitário, que exige muita concentração, conhecimento de anatomia e de perspectiva, além de cuidados especiais no acabamento”.  O escultor trabalha agora num projeto para a Uesc, mas que mantém em sigilo até a sua implantação definitiva.

Durval explica que trabalha com escultura há oito anos e que a sua descoberta da arte começou ainda no curso primário, quando ocupava parte do tempo desenhando e fazendo esculturas de barro e outros materiais. A formação como escultor foi consolidada a partir de cursos e oficinas em São Paulo, após três anos de estudos e pesquisas.

Em 2006, o artista participou da Bienal do Agora, onde apresentou o trabalho “O Retirante”, em resina. Durval também fez parte de um concurso nacional promovido pelo Museu de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e hoje, desenvolve projetos e estudos para esculturas, bustos e traços fisionômicos, “o que não faltam são ideias, mas recursos para a sua implementação”, conta LavruDurval.
 
Por: Kleber Torres   Fotos  Vinícius Borges 01-08-2012


 Jorge Amado e Luiz Gonzaga

 
           Abordando a temática “O Brasil Nordestino de Amado e Gonzagão”, na festa cívica do Dia da Independência Itabuna irá homenagear o centenário de nascimento de dois grandes nomes da cultura brasileira: o escritor itabunense Jorge Amado e o cantor e compositor popular pernambucano Luiz Gonzaga, o rei do baião. O tema foi definido pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), durante reunião da equipe gestora.

           Segundo o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, a escolha levou conta a importância dos dois grandes mestres da literatura e da música brasileira que tão bem souberam disseminar, através das suas obras, a rica cultura do povo nordestino tanto nacional como internacionalmente. 

           “Com certeza será mais um belo espetáculo protagonizado pelas escolas e demais instituições participantes do desfile do 7 de Setembro. Pois teremos a oportunidade de mostrarmos como Jorge Amado e Luiz Gonzaga retrataram o sofrimento, a cultura, os costumes, as dificuldades e a bravura do povo nordestino”, ressalta o secretário. 

           A vida e obra de Jorge Amado e Luiz Gonzaga serão retratadas com a participação de escolas públicas e privadas, além de dezenas de entidades da sociedade civil organizada. Nesse sentido, a Secretaria da Educação está convocando dirigentes escolares, autoridades militares, além de representantes de diversos outros segmentos, para a primeira reunião de organização do 7 de Setembro, que acontece a partir das 9 horas desta sexta-feira (03), no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no bairro Jardim Primavera.        

Por - Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: – 02/08/2012

Mais uma carga de cacau foi retida hoje, no Porto de Ilhéus

Uma nova carga de cacau, importada por uma multinacional do sul da Bahia, foi retida hoje, (01), no Porto de Ilhéus. Segundo a fonte, que preferiu não se identificar, trata-se de mais uma carga que após analise de técnicos do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), ligados a Secretária de Defesa Sanitária (DAS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) identificaram a presença de insetos vivos. 

Esta é a segunda vez, em um curto período, que a carga fica retida, por não atender os critérios legais de importação. Na última ocorrência registrada no mês de Julho, o MAPA, informou em nota, que a carga passou por analise e que o laudo não concluiu que fosse uma praga de importância quarentenária para o Brasil por não ter chegado em nível de espécie. 

Alguns produtores acreditam que esta situação tende a agravar, pois afirmam que a Instrução Normativa 47/2011, que alterou a forma como eram analisadas a entradas de importações no país, deixa a cultura do cacau vulnerável a entrada de outras doenças, que podem mais uma vez, afetar a produtividade nacional. 

A equipe do Mercado do Cacau entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do MAPA, no intuito de confirmar a informação, mas até o fechamento da matéria não recebeu retorno. Fonte: Mercado do Cacau. 
--
Por - Nancy Macedo
TV Mercado

Lideranças querem que Azevedo prossiga com trabalho nos bairros



O Capitão Azevedo e Renato Costa, candidatos a prefeito e a vice da Coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, receberam nesta quarta-feira (1º) o apoio das lideranças da maioria dos bairros da cidade. Cerca de 100 pessoas, entre presidentes de associações e outros moradores, estiveram presentes em um grande encontro, no Itabuna Palace Hotel. 

“Nenhuma gestão abriu as portas para que os presidentes dos bairros tivessem tanto espaço para reivindicar. Azevedo é um prefeito que ouve as pessoas e é por isso que eu estive ao lado dele no primeiro mandato, e estou aqui para reelegê-lo”, declarou Élvis Cordier Costa, conhecido como Gringo, liderança do Bairro São Caetano.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Catarina, Fredson André Néri, discursou em apoio à reeleição de Azevedo, afirmando que ele teve uma administração voltada para a população mais carente. “A cidade era uma coisa antes de Azevedo e é outra coisa depois de Azevedo. No bairro onde moro, por exemplo, não tínhamos água. Hoje cai água todos os dias nas nossas casas. Fica aqui o meu apoio ao Capitão Azevedo, que é o prefeito da comunidade carente”, declarou.

Além de assumir compromisso com o prosseguimento das obras de infraestrutura nos bairros, Azevedo afirmou que escutando os representantes dos bairros para identificar os problemas ainda não resolvidos. “A gente trabalha assim porque entende que é preciso diminuir as desigualdades sociais existentes em Itabuna”, afirmou o candidato.
 
AGENDA DO CAPITÃO AZEVEDO HOJE

02.08.2012

02– Compromissos administrativos

02 - 15h25 – Visita aos moradores do bairro Banco Raso

03 - 19h25 – Reunião com mototaxistas. Local: Comitê Político (Avenida Aziz Maron, s/nº, prox. ao Shopping Jequitibá)

As outras coligações não encaminharam o material
Parte inferior do formulário


 

Da Assessoria da Coligação

 02.08.2012

Hospital Manoel Novaes capacita para aleitamento materno

Está agendado entre os dias 13 e 15 a Capacitação Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (IHAC) - Aconselhamento em Aleitamento Materno, voltado, agendada para o espaço da Escola Técnica em Saúde, no Hospital Manoel Novaes. O evento pretende chamar atenção para a importância da amamentação materna, esclarecimento de dúvidas e incentivo à doação de leite para o Banco de Leite Humano. 

A Capacitação IHAC será realizada das 8 ás 13 horas e contará com reedições mensais, com novas datas e horários a serem confirmados. A carga horária total é de 20 horas e o público alvo estará entre os colaboradores do Hospital Manoel Novaes e público externo. “A importância de termos a participação de mães, avós, pais, tias presentes é também motivar para a doação de leite e aumentar nosso número de captações”, defendeu a gerente de enfermagem, Adriana Cardoso.  

A capacitação terá como foco os seguintes temas: alimentação da criança até os dois anos de idade; aleitamento materno como estratégia para redução da mortalidade materno-infantil; abordagem e orientação sobre aleitamento de acordo com informações e perfil sócio-econômico e cultural; contra-indicações formais para aleitamento materno; vantagens para a criança, mãe e construção do vínculo afetivo e social. 

A realização é do Hospital Manoel Novaes, através do Serviço de Educação Continuada, com apoio da Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes). A capacitação contribui para a renovação do título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Unicef, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a criança e o adolescente.  
Por - Jack Simões

OLHA AÍ O QUÊ, cara pálida?


Segundo as pesquisas, 69 por cento dos baianos, consideram o governo petista de Jaques Wagner, “horrorível”. Não se sabe se é mais horroroso, ou mais horrível! Mas a turma do galego carioca, não se toca, continua a colocar no ar, suas propagandas enganosas. Ontem, vi na televisão, uma dessas propagandas,dirigida para os sul baianos, onde o locutor diz:”Olha aí....” E desfia uma série de “realizações” do governo do Estado.O que eu olhei, é que, absolutamente nada do que é dito na propaganda, é obra do governo estadual. Todas são iniciativas do governo federal, e mesmo assim, aumentaram, e muito, as tais realizações, como por exemplo, a tal de “minha casa, minha dívida”. Falam em milhares de casas, quando, na verdade, não chega a um milheiro.

É o maior engana trouxa desse governo desastrado!
- Educação um caos
 Para completar o desgoverno não está nem ai para a educação do estado. Ontem, em mais uma rodada de negociação, numa greve completando hoje 114 dias, os professores encaminharam mais um documento de propostas ao governo que ficou de analisar. 
Pasmem!!

TEM INÍCIO HOJE A MARATONA DE JULGAMENTO DO MENSALÃO


Veja aqui os nomes dos envolvidos no "Mensalão" que serão julgados hoje às 14h em Brasíla, numa grande maratona para os Juizes do Supremo. Todos esses nomes, segundo, investigação formaram uma quadrinha para roubar o dinheiro da nação. Esse é um dos motivos pelos quais a nossa população procura, o setor de saúde,  um leito de hospital e não encontra. Segunda a ordem, veja os nomes.

Anderson Adauto, Anita Leocadia, Antonio Lamas, Ayanna Tenório, Bispo Rodrigues, Breno Fishberg, Carlos Alberto Quaglia, Cristiano Paz, Delubio Soares, Duda Mendonça, Emerson Palmieri, Enivaldo Quadro, Geiza Dias Santos, Henrique Pizzolato,  Jacinto Lamas, João Claudio, João Magno, João Paulo Cunha, José Borba, José Jenuino, José Janene, José Luis Alves, José Roberto Salgado , Katia Rabello, Luiz Gushiken, Marcos Valério, Paulo Rocha, Pedro Correa, Pedro Henry, Professor Luizinho, Ramon Hollerbach, Roberto Jefferson, Rogério Tolentino, Romeu Queiroz, Silvio Pereira, Simone Vasconcelos, Valdemar Costa, Vinicius Samarane e Zilmar Fernandes.
 
Esses crimes de roubo ao dinheiro público, deveria ser cinco processos em um. Porque o infrator esta roubando: 1. A ele mesmo 2. Ao município 3. Ao estado 4. A união 5. Ao cidadão.




















http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pessoas_envolvidas_no_esc%C3%A2ndalo_do_mensal%C3%A3o