sexta-feira, 27 de julho de 2012

Itabuna comemora 102 anos com festa na praça e inaugurações



As festividades deste sábado, 28 de julho, conforme programação oficial distribuída pela assessoria de comunicação do município diz que a mesma terá  inicio às 5 horas da manhã, com uma alvorada de fogos nos diversos pontos da cidade.
  
Uma ampla extensa programação marca os 102 anos de emancipação/política/administrativo de Itabuna. O ponto alto para a população são as festas e shows programados para hoje (27) e amanhã (28), no estacionamento da Câmara de Vereadores, com apresentações do Araketu, Top Love, Xandão e diversas outras bandas regionais, além musica gospel.

Hoje pela manhã foi promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC, no Palace Hotel, um Café da Manhã do Projeto “A História Contada por Eles”, que resgata as tradições culturais e históricas desta cidade, a partir de uma série de depoimentos.

Já a Secretaria da Educação, também hoje, inaugurou às 11 horas a Escola Municipal de Dança de Itabuna, na Escola Zacarias Dantas e na Colônia Penal, e também  a   sala do Programa de Educação dos Jovens e Adultos.

Hoje a noite já começa os shows na praça Rio Cachoeira – estacionamento da Câmara de Vereadores -, com Xandão, Armstrong, Ely Marques, Henrique e Ruan, Banda Biscuit, Araketu, Top Love e Tsunami do Arrocha.

Dia 28
As festividades oficiais prosseguem neste sábado, 28 de julho, iniciando-se às 5 horas, com uma alvorada de fogos nos diversos pontos da cidade, como já frisamos antes e as 9 horas será celebrada a missa solene de Ação de Graças na Catedral de São José e às 11 horas ocorrerá a reinauguração da creche Ester Gomes.

Ainda dentro da programação está incluída às 14 horas, a inauguração da ponte de acesso do bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, uma nova via de mobilidade urbana que cria mais uma opção de acesso à população ao Hospital Manoel Novais.

Encerrando a noite, a partir das 19 horas com uma apresentação de musica gospel, com as presenças confirmadas do Ministério Gilead, Gease Silva e Banda, Elias Fernandes da Proves, Fernando Sales, Márcio Bittar, Marquinhos Góes e Irmão Lázaro e Banda.

Percebemos que dentro da programação oficial não costa a Avenida Amélia Amado, mas as suas obras, uma das mais esperadas pelos itabunenses, já estão em fase bem adiantadas e com certeza deverão ser inauguradas dentros dos próximos dias, com uma grande festa. 

Parabéns Itabuna!

Projeto da FICC conta a história de Itabuna



      O médico João Otávio Macedo, o advogado Gabriel Nunes, a professora Rita Fontes, a musicista Zélia Lessa, os secretários municipais Fernando Vita e Geraldo Pedrassoli, além do compositor Romilton Santos, da historiadora Lourdes Bertol e do colunista social Diogo Flávio Caldas, foram alguns dos personagens que participaram na sexta-feira (27) das gravações do vídeo  “A História Contada por Eles”, no auditório do Itabuna Palace Hotel.

        O projeto, patrocinado pela Fundação Itabunense de Cultura (FICC), foi elogiado pelo vice-prefeito Antônio Vieira, que representou o prefeito na solenidade, ao destacar a importância do resgate da história de Itabuna a partir de pessoas que tiveram participação na sua vida social, econômica e política. “Uma cidade sem história não existe e não tem passado ou futuro”, ponderou Vieira.
A presidente da FICC, Sandra e nosso amigo Garbiel Nunes

        A presidente da FICC, Sandra Ramalho, explicou os objetivos do Projeto História Contada por Eles como uma contribuição da fundação para a preservação de informações de pessoas que atuaram na cidade e contribuíram de alguma forma para seu desenvolvimento cultural, consolidando-a como um grande polo regional. “Este é em essência o nosso presente para os festejos da nossa centenária Itabuna”, resumiu.

        A proposta foi apresentada durante um café da manhã que reuniu jornalistas, formadores de opinião e os entrevistados selecionados, que tiveram seus depoimentos gravados ao vivo e assistiram a uma apresentação de um grupo de chorinho. 

O projeto será ampliado com a participação de outras pessoas da comunidade selecionadas previamente pela equipe de pesquisa da FICC, que pretende ouvir artesões, lavadeiras, artistas populares e pessoas de outros segmentos da comunidade grapiúna.
Por: Kleber Torres   Fotos : Vinícius Borges    27-07-2012 
Fotos: Alex de Souza
www.itabuna.ba.gov.br 

Parabéns Edilson


Foi cumprimentado no dia de hoje (27) por seus colegas e amigos da Emasa, Edilson Silva, chefe do Setor de  Recursos Humanos. Edílson é uma pessoa de grandes responsabilidades  e dedicado no que faz. Sempre na dele! Não gosta de conversa. É um ser humano especial e de muita fé.

Apesar de ser cumprimentado hoje, o seu aniversário acontece amanhã, dia 28 de Julho, também dia da nossa cidade.

Parabéns Edilson, que Deus, nosso Pai Supremo Lhe dê muita saúde força  para suportar as adversidades do dia a dia...

Foto: Alex de Souza

SENAT/SENAT FAZ 01 ANO EM ITABUNA COM MILHARES DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR


     A unidade do Sest Senat Itabuna completa um ano de funcionamento no dia do aniversário da cidade, 28 de julho, e já comemora mais de sete mil atendimentos em saúde, treinamentos e lazer. A diretora da unidade Pedro de Freitas Barros Júnior, Nácia Campos Martins, comemora os números alcançados neste primeiro ano de gestão e afirma que pretende expandir as atividades de preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte.

   Segundo informou a coordenadora do SENAT, Stella Maris, nesse primeiro ano de gestão foram ministrados cursos que legalizam a profissão dos motoristas, com a capacitação de 1.145 profissionais. A unidade oferece também cursos para operadores de máquinas (empilhadeira e guindauto), tendo capacitado até agora 125 alunos. O Senat Itabuna atua também na realização de palestras, curso para formação de novos motoristas e no Projeto Jovem Aprendiz.

   De acordo com a coordenadora do SEST, Petruska Ferraz, na área de Saúde foram realizados 5.619 atendimentos de odontologia e 1.496 atendimentos de psicologia e fisioterapia. A área de esportes oferece aulas de natação para alunos a partir dos sete anos de idade e para adultos. A hidroginástica é oferecida para adultos e para a terceira idade. Para os meninos de 07 a 15 anos, o Sest Senat estruturou uma Escolinha de Futebol que trabalha técnica e condicionamento. São oferecidas ainda escolinhas de Voleybol para meninos e meninas a partir dos 10 anos, Ballet e Jazz para crianças a partir de 07 anos, e Dança para adultos.

    Todos os alunos das escolinhas de esportes são inseridos nas atividades culturais, datas comemorativas e outros eventos da Unidade. Para o trabalhador do transporte, vários serviços são gratuitos. Por outro lado, a comunidade pode utilizar os serviços mediante pagamento de taxa com valores abaixo dos praticados no mercado, agregados ao diferencial da qualidade e segurança dos serviços oferecidos pelo Sest Senat em todo o Brasil.

Por Zé Carlinhos
 

Amurc visita município de Ibicaraí com o projeto “In Loco”



Realizar um levantamento das obras em execução nos municípios e buscar solucionar os entraves no desenvolvimento dos projetos. Esse é o objetivo do projeto “Amurc In Loco”, que já está sendo desenvolvido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc em visita aos associados. Nesta quarta-feira (25), o coordenador da instituição, Luciano Robson Rodrigues Veiga esteve na cidade de Ibicaraí, onde verificou o andamento das obras de infraestrutura e os impasses.

De acordo com o Gestor Municipal de Convênios (GMC) da Prefeitura de Ibicaraí, Romilson Ferreira dos Santos a cidade conquistou o investimento de R$ 9,7 milhões para obras de infraestrutura na sede do município, além dos distritos de Saloméa e Cajueiro. Para isso, foram firmados convênios com os Governos Estadual e Federal para pavimentação asfáltica, de paralelepípedo, construção de casas populares, Unidades Básicas de Saúde, Creche Modelo e espaços esportivos.

Para Luciano Veiga, a visita foi importante para legitimar as ações do Poder Público Municipal, que servirá como exemplo das melhores práticas para demais gestores durante as Reuniões Itinerantes promovidas pela Amurc. “Ficamos contentes em testemunhar a sintonia entre todas as áreas do município no intuito de contribuir para o desenvolvimento das obras de infraestrutura, que ao mesmo tempo reflete na humanização dos serviços prestados a população”.

Investimentos

Atendendo as solicitações da população ibicaraiense, o Poder Público, através do Ministério das Cidades realizou a pavimentação asfáltica em 2,2 quilômetros entre a rua Siqueira Campos e as avenidas Acelino Prudente de Moraes e São Vicente de Paula. Já a avenida Coaraci, as ruas A, B e C no bairro Sempre Viva e a rua Bela Vista foram contempladas com a pavimentação em paralelepípedo ao longo de 10 mil m². 

No setor de habitação, o município tem investido na construção de Casas Populares, através do Programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com Romilson, está em fase de conclusão a construção de 60 Casas Populares no bairro Sempre Viva; a previsão de mais 50 casas para o bairro Duque de Caxias e já foram entregues mais de 30 unidades habitacionais das 71 previstas pelo Programa Social de Habitação (PSH) do Estado, em parceria com a Associação do Cajueiro.

Está em fase de construção uma Unidade de Saúde da Família, na Vila Santa Isabel, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Sesab, e no distrito de Saloméa está em fase de construção uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o atendimento odontológico e um clínico geral. Através de uma parceria com o Ministério da Saúde está sendo construída a Academia de Saúde, direcionado aos funcionários do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

A partir da parceria com o Ministério do Esporte, estão sendo construídas uma quadra poliesportiva no bairro do Luxo e outra quadra na Vila Santa Isabel. Visando atender 250 crianças de 0 a 6 anos, está em fase de execução a Creche Modelo, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e o município. 

Por Viviane Cabral

“Tudo que o Salobrinho tem, foi Jabes quem fez”, diz morador do bairro


Recebido com entusiasmo na tarde de quinta-feira, 26, no bairro Salobrinho, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), reafirmou o propósito de reconduzir o município ao desenvolvimento econômico e social. Acompanhado do candidato a vice-prefeito, Cacá (PMDB) e postulantes a vereador, o ex-prefeito percorreu diversas ruas, saudando a população local, acolhendo manifestações de apoio e carinho e ouvindo as queixas pelo abandono em que a localidade se encontra.

Durante o período em que Jabes Ribeiro esteve no comando do governo de Ilhéus, a comunidade foi contemplada, entre outras obras, com a Escola Estadual do Salobrinho, ampliação do colégio municipal, gabinete odontológico, posto médico e pavimentação das principais ruas. “Tudo que o Salobrinho tem, foi Jabes quem fez”, confirma José Elias, morador da Rua Professora Terezinha.

O sentimento de gratidão da comunidade do Salobrinho pelo respeito com que sempre foi tratada por Jabes mistura-se à indignação com o descaso da gestão atual. Basta percorrer as ruas do bairro para verificar o porquê dessa insatisfação. Ruas asfaltadas durante seu governo, hoje estão sem nenhuma pavimentação, serviços de saúde sucateados, crianças sem merenda nas escolas públicas, entre outros desmandos. 

Dona Erenice, moradora do Salobrinho há 28 anos, não esquece as realizações de Jabes, comparando os cuidados que o bairro recebeu no passado com a situação vivida nos últimos oito anos. “As ruas estão descalçadas, na época dele não era assim. Tinha médico diariamente nos postos, e hoje não tem. Algumas crianças recebem livros e lápis, outras não recebem, e não tem merenda para elas; com Jabes isso não acontecia”, desabafa.

Da assessoria do candidato
 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...