sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sala Zélia Lessa é entregue aos artistas itabunenses


O vice-prefeito, Dr. Vieira cumprimenta a professora Zélia Lessa 

Com o intuito de resgatar o espaço de grandes revelações artístico-culturais e promover a revelação de outros talentos na região, a Prefeitura de Itabuna realizou nesta quinta-feira (19) a entrega simbólica das chaves da Sala Zélia Lessa aos representantes da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate). O espaço fica localizado no anexo do prédio onde funciona a Escola Profissionalizante e será oficialmente entregue a classe na próxima terça-feira (31), como parte das comemorações dos 102 anos de emancipação polítio-administrativa de Itabuna.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, representantes da Academia Grapiúna de Letras (Agral), da FTC e da imprensa. De acordo com o diretor-presidente da Acate, Ari Rodrigues, a associação será responsável por gerenciar o espaço, que será aberto a todos os artistas da região, voltado para a arte, cultura e projetos sociais dirigidos a crianças e adolescentes das escolas da rede pública de ensino.

O espaço continuará abrigando alguns cursos profissionalizantes da Escola Zélia Lessa até o final do ano, quando serão concluídos. Logo depois serão remanejados para unidades escolares do município e outras instituições locais. Para o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, o espaço tem um legado histórico importante para Itabuna e região, já que foi ali onde surgiram artistas como Jackson Costa, Carlos Betão e Eva Lima. “Nada mais justo do que entregar a Sala Zélia Lessa aos artistas itabunenses”, comentou.

Durante o evento desta quinta-feira, foi lançada a pedra fundamental do Café Teatro Zélia Lessa, também anexo à Escola Profissionalizante. Para o historiador, escritor e advogado Adilson Machado, o resgate do espaço após 20 anos fechado representa “uma oportunidade para os artistas futuros e a presença de revelações que por aqui passaram”.

A professora Zélia Oliveira Lessa, que atualmente rege o coral “Cantores do Orfeu”, fez um discurso de convocação a toda a comunidade itabunense para participar das atividades artístico-culturais que serão realizadas em breve na sala que leva o seu nome. “A Sala Zélia Lessa estará aberta a todos e será uma oportunidade de tirar a juventude dos caminhos errados e encaminhá-la para a cultura”, afirma.

Por: Viviane Cabral - Foto - Alex de Souza

Policiais foragidos acusados de crime apresentam-se em Salvador


Acusados de torturar e matar o detento Ricardo Santos Dias, de 21 anos, na noite de sábado, dentro da Delegacia de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, os investigadores Robertson Lino Gomes da Costa, de 44 anos, e Joaquim Pinto Neto, de 42, e o chefe do Serviço de Investigação da delegacia, Otávio Garcia Gomes, de 43, apresentaram-se na noite de quinta-feira na Corregedoria de Polícia Civil, em Salvador.
Os três policiais civis eram considerados foragidos da Justiça desde segunda-feira, quando o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Porto Seguro, André Marcelo Strogenski, expediu mandados de prisão contra eles e contra o filho de Robertson, Murilo Bouson de Souza Costa, de 22 anos. Murilo continua foragido.

Os investigadores estão detidos na carceragem da corregedoria. Na manhã desta sexta-feira, a corregedora-chefe, Iracema Silva de Jesus, tentou interrogar os acusados, mas eles se recusaram a depor. O delegado da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Eunápolis, Evy Partenostro, responsável pelas investigações, também deve interrogar os investigadores.

Imagens registradas pelas câmeras de segurança da delegacia mostram os acusados chegando à unidade policial na noite de sábado e, menos de duas horas depois, carregando o detento, já desacordado. Ricardo foi deixado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, sem identificação. Morreu por traumatismo craniano antes de receber atendimento. Os agentes não haviam sido mais vistos desde o episódio. 



Ricardo havia sido preso na manhã de sábado, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ele era suspeito de assaltar uma relojoaria da cidade e matar o proprietário do estabelecimento no dia 11.

Segundo informações da polícia, os investigadores estavam de folga na noite do crime. Chegaram à delegacia perguntando pelo suspeito. Os agentes que cuidavam da carceragem o retiraram da cela, onde descansava, e levaram para a sala de investigação, fechada e sem câmeras. Nas imagens do sistema interno da delegacia, Robertson é visto empunhando um pedaço de madeira e brincando com Otávio, antes de a vítima ser retirada da sala, carregada pelos acusados. Os acusados vão responder a inquérito criminal e também serão alvo de inquérito administrativo da Polícia Civil, que pode resultar na demissão dos cargos.


TRE-BA libera lista de vereadores cassados este ano

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou, nesta sexta-feira (20), a lista de vereadores que foram cassados por infidelidade partidária. A relação trata de todos os casos julgados desde o início desse ano até o último dia 17 de julho.

No sistema de “Acompanhamento Processual”, do site do TRE-BA, há informações sobre cada um dos processos que levaram à cassação dos parlamentares. A consulta é feita colocando-se o nome nome do vereador ou da petição contidos na lista.

Configura-se infidelidade partidária o ato político daquele que não observa as diretrizes partidárias da sua agremiação, filiando-se a mais de um partido de forma simultânea ou abandonando o partido político sem justificativa.

A sanção está prevista no artigo 26 da Lei n.º 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). O Supremo Tribunal Federal considerou constitucional a perda de mandato eletivo por infidelidade partidária, conforme prevê a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral, nº 22.610/2007.

Lista dos vereadores:

1.   América Dourada – Márcio de Oliveira Costa.
2.   Antônio Gonçalves – Amilton Matos Cardoso.
3.   Antônio Gonçalves – José Ribeiro de Souza (Pet nº 1584-75).
4.   Belmonte – Carlos Simões Cruz Neto (Pet nº 1.754-85)
5.   Belmonte – Hindenburgo Ramos da Paixão (Pet nº 1.794-29)
6.   Castro Alves – Carlos Eduardo Ribeiro (Pet nº 1623-72)
7.   Contendas do Sincorá – Valdemar Alves da Silva Junior (Pet nº 1636-71)
8.   Eunápolis – Felix Ruth Esteves Curvelo (Pet nº 1702-51)
9.   Ibicaraí – José Elias de Souza Barros
10.  Ibirapitanga – Edson Araújo de Abreu (Pet nº 1659-17)
11.  Ibirapitanga – Karlo Dalmar Batista Gomes (Pet nº 1711-13)
12.  Ilhéus – Valmir Freitas do Nascimento (Pet nº 1360-40)
13.  Itajuípe – Eduardo Cezar de Morais Portella (Pet nº 1423-65)
14.  Itanagra – Luciano Rangel Batista de Oliveira (Pet nº 1.554-40)
15.  Maetinga – Abenidio Lopes de Almeida (Pet nº 1.562-17)
16.  Nova Redenção – Ricardo Fernandes Silva
17.  Rodelas – Ieda Maniçoba Ferreira (Pet nº 1810-80)
18.  Sátiro Dias – Raimundo Sérgio Vieira Batista (Pet nº 1747-55)
19.  Serra Preta – Epifânio Souza Santos (Pet. nº 1521-50)
20.  Macaúbas – Anderson Luis Costa Gumes (Pet. nº 1651-40)
21.  Ibirapitanga – Marlene Sena Santos (Pet. nº 1681-75)
22.  Salinas da Margarida – João Francisco Fonseca (Pet nº 1358-70).
23.  Aramari- - Jorge Carlos Batista Dantas (Pet nº 1506-81).
24.  Presidente Tancredo Neves – Carlito de Jesus Sacerdote (Pet nº 1569-09).
25.  Taperoá – Rosival Lopes dos Santos (Pet. nº 1625-42).
26.  Filadélfia – Carlos Pinheiro da Silva (Pet nº 1640-11).
27.  Jitaúna – Elioval Jesus dos Santos (Pet. nº 1676-53).
28.  Andorinha – José Domingos de Oliveira (Pet. nº 1683-45).
29.  Muquém do São Francisco – Ronaldo Cezar Rodrigues Mariano (Pet. nº 1687-82).
30.  Taperoá – Mirian dos Santos (Pet. nº 1720-72).
31.  Caem – Jozias Dias dos Santos (Pet. nº 1796-96).
32.  Maetinga – Dilton Dutra Vieira (Pet. nº 1550-03).
33.  Ubatã – Paulo César Silva e Silva (Pet. nº 1566-54)

FMI reduz projeção de crescimento do Brasil para 2,5%


O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2012, que foi cortada de 3% para 2,5% na revisão anual da economia brasileira feita pela instituição. Para 2013, a projeção para o PIB brasileiro foi elevada de 4,1% para 4,5% de crescimento. 


No relatório sobre o Brasil, divulgado nesta sexta-feira, o FMI afirma que o País enfrentou a atual desaceleração na economia global razoavelmente bem por meio de um ciclo oportuno de relaxamento monetário e do compromisso com suas metas fiscais, mas diz que o governo precisa encorajar a poupança e o investimento para trazer o crescimento de volta ao seu curso.

No relatório, o Fundo destaca que o Brasil iniciou a queda da taxa Selic em agosto de 2011, trazendo uma das mais elevadas taxas de juros do mundo para 8% neste mês, mínima recorde para a economia brasileira. "Isso deverá ajudar a estimular o crescimento no segundo semestre deste ano", avalia o FMI.

Para o fundo, o compromisso do governo brasileiro com sua meta de superávit primário de 3,1% do PIB também deverá ajudar a estabilidade econômica, mas uma retirada oportuna das medidas de estímulo será necessária para manter a inflação sob controle no próximo ano, recomenda.

Com níveis de endividamento e inadimplência em alta, o Brasil precisa fazer mais para estimular a poupança de governo e consumidores e para encorajar o investimento dessa poupança, alerta. "O reequilíbrio da demanda do consumo para o investimento e as exportações líquidas ajudarão a garantir crescimento forte e equilibrado à frente e dar suporte à competitividade", defende o chefe da missão do FMI para o Brasil, Vikram Haksar, no comunicado.

No documento, o Fundo afirma que as taxas de investimento e poupança do Brasil ficam atrás daquelas de seus pares no G-20 mesmo quando se exclui a China, e elevar esses níveis ajudaria a reduzir a taxa de juros do País, favorecendo a competitividade. Com menos demanda por poupança externa, o Brasil poderá ver sua taxa de câmbio enfraquecer, impulsionando a competitividade, diz o FMI.

As reformas das aposentadorias do setor público em curso, que cortam "generosos benefícios", devem encorajar a poupança privada e tirar alguma pressão dos gastos do governo, diz o relatório, que afirma também que o País precisa desenvolver fontes de financiamento de longo prazo, encontrando alternativas ao BNDES, que atualmente domina o financiamento. O BNDES deverá se concentrar "no desenvolvimento de um mercado para financiamento de longo prazo e gradualmente desengajar-se de atividades comerciais, incluindo o financiamento às empresas de primeira linha que têm acesso a outros financiamentos", recomenda o Fundo.

A despeito das preocupações com o lento crescimento na Europa e China, que poderá diminuir a demanda pelas exportações de matéria-prima do Brasil e também restringir as fontes de financiamento, o País não está "especialmente vulnerável a contágios" da desaceleração quando comparado com outros países do G-20, resume o FMI. Na verdade, o Fundo apurou que os riscos ao seu cenário de crescimento do Brasil estão "amplamente equilibrados", com o financiamento dos bancos públicos domésticos ajudando a neutralizar o aperto nas condições globais de financiamento e os preços mais baixos de commodities. As informações são da Dow Jones.


Agência Estado

Ilhéus convoca novo grupo de salva-vidas


 A Secretária da Administração da Prefeitura de Ilhéus está convocando mais um grupo de candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2011, para ocupar os cargos de Salva-vidas. Os convocados devem comparecerem no prazo de 30 dias, à Seção de Recrutamento da Prefeitura, situada no Anexo de Secretarias, 3º andar, no horário das 13 às 17 horas, para entrega dos documentos necessários à admissão conforme especificado no edital.
Segundo informa o secretário municipal da Administração, Mozart Aragão, assim que entreguem os documentos e seja completado o processo de contratação, os aprovados deverão entrar, de logo, no exercício do cargo. No mesmo prazo, os candidatos também deverão apresentar os resultados dos exames solicitados no edital. Os candidatos convocados para a contratação obrigam-se a declarar por escrito, no ato da apresentação, se aceita ou não assumir o cargo para o qual foi concursado. Entretanto, o secretário alerta que o não comparecimento dos candidatos no prazo de 30 dias serão considerado desistentes.
RELAÇÃO DOS CONVOCADOS POR CLASSIFICAÇÃO:
16º - JARDEL BOMFIM SOUZA REIS;
51º -  SERGIO SANTOS PONTES;
52º -  ALEXANDRE MIDLEJ ROCHA DE OLIVEIRA;
53º -  GERENALDO OLIVEIRA SANTOS JUNIOR.
                       

Jabes e Cacá debatem demandas da saúde em visita ao Hospital Regional


O candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), juntamente com o candidato a vice, Cacá Colchões (PMDB), visitaram o Hospital Regional Luis Viana Filho, quinta-feira, 19, para debater a saúde pública, convidando o setor a auxiliar na elaboração do plano de governo. O encontro reuniu o diretor-geral do Regional, Dr. Jorge Avelar, diretor administrativo, Gilvan Machado, coordenadores administrativos, Reniere Viterbo, Wilson Raimundo e Ariel Souza, supervisor Paulo Carvalho, além do vereador Gurita (PP), candidato à reeleição. 

A conversa girou em torno da importância do hospital para a população, que é a única instituição de grande porte na cidade, e atende todos os casos emergenciais e pessoas de diferentes classes sociais. Jorge Avelar mostrou as dificuldades do hospital, ressaltando a necessidade de ampliação dos leitos e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também apontou a necessidade da construção de um novo hospital geral para atender a zona norte, e afirmou que já estão sendo feitas articulações com o governo estatal neste intuito. 

Jabes Ribeiro disse que a saúde é um problema sério, por isso ele tem um compromisso claro com essa área e, se eleito, realizará um trabalho em parceria com a administração do regional, visando solucionar as deficiências da unidade.

Da assessoria

Bahia anuncia a demissão de Paulo Roberto Falcão


Em nota divulgada em seu site oficial, o Bahia afirmou que a saída foi uma “decisão conjunta” tomada entre o próprio treinador e o presidente Marcelo Guimarães Filho. De acordo com o comunicado, ambos “entenderam que (Falcão) não deveria continuar com o trabalho à frente da equipe”. A diretoria ainda agradeceu e desejou sorte ao treinador, dizendo ter “orgulho dos serviços prestados” por ele.
Falcão chegou à equipe soteropolitana em fevereiro deste ano para substituir Joel Santana. Sob seu comando, o Tricolor conquistou o Campeonato Baiano pela primeira vez em 11 anos.

O treinador concederá uma entrevista na tarde desta sexta-feira para esclarecer os motivos de sua saída.

O Bahia é o vice-lanterna do Brasileirão, com sete pontos conquistados. Às 18h30 (de Brasília) do próximo domingo, o Tricolor, comandado pelo auxiliar Eduardo Barroca, enfrenta o Coritiba em Salvador.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/07/bahia/bahia-anuncia-a-demissao-de-paulo-roberto-falcao.html

A TIM entrará com um ação para reverter a decisão da Anatel


A TIM, afirmou na noite dessa quinta-feira (19) que entrará na justiça para tentar manter as vendas dos seus chips em todo o Brasil. Ela tentará não ser forçada a interromper as vendas e ativações dos novos chips. Em nota, a TIM considerou a posição excessiva: "A suspensão das vendas foi baseada em dados e indicadores diferentes daqueles usualmente estabelecidos pela própria Anatel para acompanhar o desempenho da rede.".

Atirador mata 14 e fere 50 pessoas em cinema no Colorado(EUA)


Local do tiroteio é cercado pela polícia na madrugada desta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AP/The Denver Post, Karl Gehring)
A noite desta sexta feira (20) em um cinema no estado do Colorado (EUA) foi de puro terror. Durante a estreia do aguardado novo filme de Batman, um atirador matou a tiros 14 pessoas e feriu ao menos 50. 

O atirador usava uma máscara de gás e abriu fogo durante a sessão da meia-noite, segundo o chefe de polícia da cidade, Dan Oates, depois do atentado, ele detonou uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça.

Dez pessoas morreram no local e quatro morreram após serem levadas ao hospital, os motivos do ataque ainda são desconhecidos. A emissora CNN disse que uma testemunha afirma ter visto um homem subindo as escadas devagar e atirando,escolhendo pessoas aleatórias.

O suspeito tem cerca de 20 anos, já foi preso, e em sua casa foi encontrado armas e munições, no momento do crime ele utilizava um colete à prova de balas e estava armado com duas pistolas e um rifle.

Rosângela forte candidata rumo ao Legislativo


Renato, Ró,Azevedo e Djalma
Com a presença de amigos e simpatizantes a candidata a vereadora Rosangela  Ferreira (Rô), da Coligação Amor e Trabalho por Itabuna, inaugurou ontem (19) às 20 horas, com a presença também dos candidatos Capitão Azevedo (Prefeito) e Renato Costa (Vice) o seu comitê de campanha localizado na Rua São Benedito 25, bairro Santo Antonio.

Rosangela, que vem recebendo inúmeras adesões, visando uma cadeira na Câmara do Legislativo Itabunense, é filha da senhora Regina Ferreira que já foi vereadora em Itabuna. Ró, também, é professora e vice-presidente da USEMI, entidade sociais dos servidores públicos municipais, onde ao lado do seu  presidente, Zé  Inácio, realiza um excelente trabalho 


Foto: Alex de Souza

Capitão Azevedo no Lomanto recebido com muita alegria

Ontem (19), a tarde, a Coligação Amor e Trabalho por Itabuna, realizou a sua segunda visita corpo a corpo, que se transformou  em uma grande caminhada, com centenas de pessoas, desta vez, no bairro Lomanto Junior.
Todos os moradores recebiam os candidatos Capitão Azevedo e  Renato Costa com muita alegria e respeito, dentro de um clima  de festa, união e euforia, como vem acontecendo em todos os eventos da Coligação, ruma ao Executivo, mais uma vez. 

Fotos: Alex de Souza
AGENDA DO CAPITÃO AZEVEDO PARA HOJE (20.07.2012)

 Agora pela manhã - Compromissos administrativos

13 horas – Gravação de material de campanha

20 horas – Reunião com membros do Lions Clube

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Itabuna tem grupo de trabalho para implementar acesso à informação



        O controlador-geral do município de Itabuna, Antônio Calhau, está convocando para quarta-feira (25), no Centro Administrativo Firmino Alves, uma reunião do grupo de trabalho que vai cuidar do processo de regulamentação, implantação e consolidação no âmbito municipal da Lei de Acesso à Informação, que está em vigor há dois meses em todo o pais. 

Calhau salienta que, de acordo com a lei em vigor, qualquer pessoa pode ter acesso a documentos e informações que estejam sob a guarda de órgãos públicos, em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e níveis de governo (União, Estados, Municípios e Distrito Federal).

No caso dos municípios, o controlador explica que a lei necessita de regulamentação para ser aplicada. O processo também passa pela aprovação do projeto pelas Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.

O grupo de trabalho da Prefeitura de Itabuna vai trabalhar em sintonia com as diversas secretarias, fundações e empresas municipais para o cumprimento integral da lei. Segundo Calhau, “Itabuna continua investindo na transparência ativa e vem disponibilizando. através do site www.itabuna.ba.gov.br, informações sobre a execução do orçamento, receitas e despesas, e a publicação do Diário Oficial Eletrônico”.

Com a lei em vigor, todos os órgãos públicos deverão fornecer os dados solicitados no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10, sem que haja necessidade do requerente justificar o pedido. Todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público e não classificadas como sigilosas são consideradas públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos.
Por: Kleber Torres   Fotos :  Vinícius Borges     19-07-2012
 www.itabuna.ba.gov.br,

Azevedo intensifica campanha na internet e redes sociais


 A campanha da coligação Trabalho e Amor por Itabuna ganha força na internet, onde o Capitão Azevedo, candidato à reeleição para prefeito, está presente com um site e perfis nas redes sociais. 
 
Os internautas podem encontrar todas as informações sobre a campanha – incluindo matérias jornalísticas, agenda, vídeos, material em áudio e o plano de governo de Azevedo – no site www.azevedo25.com.br. Quem frequenta as redes sociais também pode ter acesso a perfis do candidato no Facebook (http://www.facebook.com/azevedo.itabuna) e Twitter (https://twitter.com/cap_azevedo25).

“Essa é uma maneira de estarmos mais perto de nossos eleitores, pois a internet faz parte da vida das pessoas e facilita nosso contato com a população”, afirma Azevedo.
   



Uma texto de uma Cabraliense sobre sua cidade,mas que vale para todas as cidades, em relação a política


(Vale a pena)
Os discursos políticos recheados de uma lógica circunstancial conseguem muitas vezes desfigurar as normas morais, mistificando ou falsificando verdades. Essa estratégia de poder que consegue às vezes anular o “eu” como sujeito que pensa, parece a cada novo capitulo avançar por domínios antes não concernidos. Isso me deixa estupefata e com inquietações latentes como se o desenvolvimento econômico e transformação social em toda a sua estrutura fosse possível sem a participação e adesão de cada cidadão. A cada nova eleição eu vejo ressurgir na população a esperança de melhores dias, embora às vezes seja difícil ter esse otimismo, devido a fenômenos inaceitáveis de corrupção, baixo preparo dos gestores públicos, falta de comprometimento e competência com o crescimento econômico sustentável . Acabam deixando de legado o desempenho pífio dos resultados econômicos e sociais dos seus governos. As pessoas acreditam que a travessia para dias melhores pode ocorrer sem um planejamento consistente, sem um desenvolvimento de planos de ações e acompanhamento sistemático. Para criar-se emprego é necessário criar um ambiente que favoreça a geração de emprego. E construir essa capacidade econômica irá beneficiar a qualidade de vida de todos. A população parece se esquecer na hora do voto que as nossas vidas são afetadas de inúmeras maneiras pela atividade do governo, por meio de diversos setores como o de saúde, educação e segurança. 
Compreender a potencialidade local tornar-se uma abordagem vantajosa quando se utiliza desses atributos para atrair e gerar investimentos. Isso vai desaguar em uma reflexão onde você se encontra e qual o seu posicionamento no cenário em questão, e assim, encontraremos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esse tipo de análise tem por nome análise se SWOT. 

Em relação a Cabrália não existem grandes empresas privadas (nenhuma) e isso mina a economia local e sua capacidade de gerar riqueza, logo, existe uma concentração exacerbada de funcionários no setor publico para que este movimente a economia, isso é o mesmo que da um tiro no pé. O papel do governo municipal é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios e não inchar a máquina pública com empregos com propósito de socorrer a economia local. 

O que falta para Cabrália? Falta capacitação, falta infraestrutura, falta parceria (público/privado), faltam subsídios ao setor privado em setores estratégicos, falta projetos e plano de ação. A cidade não possui uma demanda forte financeiramente capaz de absorver a oferta(caso haja oferta) e não existem informações para se avaliar a economia local, pois, não existem dados (econômico, demográfico, etc). É preciso diversificar a base econômica do município e não depender somente de um setor.

A minha indignação é saber que os políticos pensam que “investir” é carnaval, e o povo compreende isso como algo esplendido. Outra coisa, construir praça não é necessariamente investir em lazer, construir escolas não significa investir em educação, fazer calçamento não é o mesmo que investir em infraestrutura. 

É preciso reinventar Cabrália em todos os seus aspectos, seja ele econômico, social e físico. Limitações existem e não me atrevo a dizer que tal mudança é de simples implementação, mas o desenvolvimento econômico local deve ser algo perseguido constantemente. É preciso investir em educação e é preciso ter ousadia para isso. Não existe crescimento econômico sustentável sem investimento em educação. Não podemos continuar errando tanto, não podemos continuar tolerando esse tipo de descaso, esse despreparo. Não podemos nos acostumar. É inaceitável não haver uma mudança de visão, uma mudança de entendimento, uma mudança de postura. E o que me deixa transtornada é perceber que ninguém apresenta um plano, ou uma diretriz, algo concreto além de promessas fantasiosas. A população precisa ser madura o suficiente para não mais acreditar em soluções mágicas. Essa estranha sensação de pobreza intelectual, esse comodismo, essa ausência de atitude não ajuda a construir uma sociedade sadia e justa. 

A natureza política precisa mudar, o posicionamento político se impõe ao conhecimento e a prática crítica. A crise vem nos vencendo, a mudança não é uma tendência, é uma obrigação, é questão de sobrevivência. Culturalmente estamos acostumados aos políticos e suas representações, a população não consegue se reorganizar para desestruturar essa ordem. É explicito perceber como a ignorância tem força, o pior é uma força psicológica e moral que reflete nos comportamentos e hábitos, reflete no voto do eleitorado. O triste é subsistir a essa dominação, a esse mecanismo de controle. É preciso ter em mente o caminho da vitoria, a persistência na consolidação de objetivos, isso deve ser consenso. É preciso sair do comodismo, arregaçar a manga, precisamos aprender e crescer, só assim melhoraremos a qualidade da democracia. Não é tarefa fácil, mas eu sei que podemos ser mais, e ainda mais. 

Não quero que a minha cidade continue pelo meio do caminho, se tivermos que lutar, lutaremos, se tivermos que enfrentar, enfrentaremos. Só não podemos continuar convivendo com o obsoleto, com a adaptação do erro. A mudança, a transformação e a qualidade é para mim como uma obsessão, essa é e sempre será a minha escolha. O prazo é hoje, o tempo é agora. Eu não tenho simpatia pelo partido A ou B, o que eu gosto é do serviço bem feito, é da superação, do conhecimento e da coragem. No mais, o que me leva a estar aqui é o meu laço de amor para com o organismo vivo (cidade) aonde cresci. É à vontade de não se deixar dominar, é o inconformismo. Eu não aceito ser refém nem de mim, nem dos outros...

Jaciara Cláudio Meira

Dono da Buriti elogia obras da ponte do Rufo Cunha


Luizão e Geraldo Bríglia
As obras para serem concluídas e inauguradas, no Loteamento Ruffo Cunha que inclui a instalação de uma ponte que dará acesso ao bairro de Fátima, no próximo dia 28, Dia da Cidade, já está em fase de acabamento.

O empresário Luiz Ribeiro, da Loja Buriti Material de Construção esteve hoje (19) no local, aprovou a obra, enfatizando que a mesma, trará um grande desenvolvimento naquela área, beneficiando toda a comunidade, por ser, mais um importante escoamento para o tráfego e, principalmente, ao Hospital Manoel Novaes.

No local, conforme flagram as fotos de Alex de Souza, o empresário Luizão, conversou a respeito da importância da obra com o diretor-presidente da Emasa, Geraldo Bríglia.

No momento, o local está recebendo terraplanagem e conclusão de redes de água e esgoto para receber o asfaltamento. Luizão, da Buriti,  também, aproveitou o momento para parabenizar o Prefeito Capitão Azevedo e equipe pela iniciativa da obra.  

CENTENAS DE PESSOAS NA INAUGURAÇÃO DO COMITÊ DE AZEVEDO E RENATO


A Coligação Amor e Trabalho por Itabuna realizou ontem (18), na Avenida Aziz Maron, um  grande encontro cívico para a inauguração do Comitê rumo a vitória do Capitão Azevedo a reeleição.

Centenas de pessoas, comando da campanha e vereadores fizeram uma festa de alegria, quando a maioria dos discursos se concentrou no trabalho voltado pelo prefeito Capitão Azevedo em toda a cidade, transformando o município em um canteiro de obras de ponta a ponta, dando dignidade as pessoas mais humildes e da periferia.

Depois da festa de ontem, a noite, as atenções agora estão voltadas para as caminhadas e o contato corpo a corpo com os itabunenses do Capitão Azevedo e Renato Costa, que acredita na vitória do dia 07 de outubro, graças ao grande trabalho desenvolvido pelo Prefeito em todos os locais do município.

A concentração para a caminhada e visitação de hoje (19) acontece  a partir das 15 horas no bairro Lomento Júnior. Para isso a Coordenação da Campanha está convidando todos os itabunenses.  

Fotos Alex de Souza 
      

Comissão aprova projeto que tira poder de Dilma para demarcar terras indígenas

BRASÍLIA - O PMDB votou maciçamente contra o governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e comandou a aprovação da proposta de emenda constitucional tirando poderes do presidente da República para demarcar terras indígenas, áreas de preservação ambiental e regiões de quilombolas. Os votos do PMDB foram fundamentais para a aprovação do projeto. A resistência governista foi feita pelos deputados do PT, do PCdoB, do PSB, do PV e do PSOL. Em número menor, esses partidos tentavam, desde a semana passada, impedir a votação. Os demais partidos da base ficaram divididos e a oposição votou contra o governo.



"Comissão assassina. Assassinos", entoou um grupo de índios presente na sala da CCJ, assim que o presidente da comissão, Ricardo Berzoini (PT-SP), anunciou o resultado. Apesar do tumulto no final da reunião, a votação do projeto foi concluída com 38 votos a favor e 2 votos contrários. Os demais deputados que não queriam a aprovação da proposta entraram em obstrução, portanto não votaram, em uma última tentativa para derrubar a reunião.


Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples. Depois da CCJ, a proposta de emenda constitucional seguirá para votação em comissão especial e no plenário. "Todos os Estados têm problemas com questões indígenas. Queremos discutir isso com a sociedade. A Funai exagerou na proposta de novas terras para demarcação", argumentou o deputado Moreira Mendes (PSD-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.


"É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas", protestou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Ele anunciou que vai recorrer à presidência da Câmara contra a aprovação da proposta. O deputado argumenta que a proposta fere pontos consagrados na Constituição: o reconhecimento das terras ocupadas pelos índios como direito original e a prerrogativa do Executivo em demarcar as terras. Molon afirmou que esses dois princípios foram reafirmados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da reserva Raposa Serra do Sol.


"O direito dos índios a essas terras é mais antigo do que qualquer outro de qualquer ruralista que se sinta prejudicado com a demarcação de terras", disse Molon. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), afirmou que apenas um terço das terras dos índios está demarcada. "A proposta coloca em risco 90 grupos indígenas isolados, que serão apagados", disse.


O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Antes dele, no entanto, a proposta recebeu parecer contrário do deputado Luiz Couto (PT-PB). "Essa projeto vai impedir que haja mais áreas indígenas e de quilombolas identificadas. O Executivo ficará impedido de resolver essa questão", disse Couto.

Fonte - Rivamar Mesquita

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...