sexta-feira, 13 de julho de 2012

JOELMA TELLES DEIXA A DIFUSORA


Joelma, profissionalismo e responsabilidade
Depois de muitos anos realizando um grande trabalho frente a Rádio Difusora Sul da Bahia, levando-a, inclusive, à liderança de audiência na região, desde a época do ex-prefeito Fernando Gomes, proprietário da emissora, hoje (13) Joelma Teles  deixou a direção comercial daquela emissora.

Segundo se comenta a diretora deixou a emissora  porque não concordava com a linha política desenvolvida pela nova direção, que adquiriu o poder acionário da  emissora, através de um grupo encabeçado pelo deputado federal Geraldo Simões, que implantou uma programação mais voltada para as questões políticas, com uma filosofia de ofender os adversários.    

Com essa nova iniciativa, segundo pesquisas, a  emissora perdeu seus princiapis profissionais, e começou a cair sua audiência pelas tabelas.

Fonte: João Ailton Rádio Nacional

Jabes constroi plano de governo participativo com a sociedade ilheense

Durante esta semana, o candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e o candidato a vice-prefeito, Cacá Colchões (PMDB), visitaram entidades sociais e veículos de comunicação, convidando a sociedade ilheense a participar da construção do plano de governo, encerrando o roteiro quinta-feira, 12, à noite na a Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana. Recebido pelo venerável Ivanilton Silva Lima, Jabes expôs as linhas mestras do seu plano e saudou velhos amigos, parabenizando a instituição pelos seus 90 anos. 

          Mais cedo, estiveram no Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, recepcionados pela presidente Crismélia Moreira da Silva. Jabes ressaltou a importância dos comerciários para a economia de Ilhéus, como agentes ativos, sugerindo que a categoria conheça as propostas de governo de cada candidato, para assim fazer uma escolha consciente.        Cacá relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos anos, lembrando que o maior empregador de Ilhéus ainda é o comércio. “Precisamos fortalecer o comércio, promoveremos mais empregos”.

Na quarta-feira, 12, Jabes e Cacá reuniram-se com a diretoria do Abrigo São Vicente de Paulo, reafirmando o compromisso de continuar, fortalecer e ampliar a colaboração e parceria, visando suprir as demandas fundamentais do abrigo. “Como é que a prefeitura de Ilhéus poderia contribuir de uma forma mais decisiva com essa instituição?”, questionou Jabes.

Gestão democrática

         Exercitar a cidadania, por meio da verificação das demandas e responsabilidades fundamentais da cidade é a meta principal do trabalho comunitário de elaboração do plano de governo. “Ilhéus enfrenta hoje um quadro altíssimo de necessidades prementes, uma realidade muito difícil, é preciso ter uma ação bem articulada e amadurecida para que a gente possa trabalhar”, afirma Jabes Ribeiro, expondo sua experiência política e a comprovação do seu amor por Ilhéus.

Com três décadas de vida pública, três mandatos de prefeito, um de deputado federal e uma passagem pelo governo da Bahia como secretário do Trabalho, Jabes elegeu a gestão democrática e participativa como uma das marcas do seu quarto mandato de prefeito. Os espaços de mídias e os encontros com a população terão total relevância na discussão dos problemas enfrentados pelos cidadãos Ilheenses como saúde, emprego, educação, meio ambiente, transporte coletivo e problemas relacionados à infraestrutura urbana. “Prefiro este modelo de interação entre o poder público e a sociedade civil participativa à política embasada em ofensas que serve mesmo é para desviar atenção para a falta de propostas”.


Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

Loteamento Ruffo Cunha ganha os últimos detalhes



Após a conclusão da ponte que interliga o bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, a Prefeitura de Itabuna mobilizou uma equipe composta por 15 homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para dar andamento às intervenções complementares aos serviços de urbanização. 

A obra completa será entregue à população no próximo dia 28, data em que a cidade comemora o 102º aniversário de emancipação política e administrativa.

Com a iniciativa do Poder Público Municipal, a população itabunense ganhará um novo acesso ao Hospital Manoel Novaes e a obra ainda contribui para desafogar o trânsito na Avenida Juracy Magalhães. Na etapa atual da execução, homens contratados pelo município cuidam da instalação de meio-fio, passeio, seguindo com a pavimentação asfáltica e a urbanização, o que inclui ainda sinalização e iluminação pública.

De acordo com o chefe de topografia, Joselito Alves Mendes, são 3.780 m² de pavimentação asfáltica em diversas ruas, além de 1.080 metros de meio fio e 1.080 m² de passeios. Além de favorecer os moradores da zona norte da cidade, a intervenção facilitará a remoção de paciente para os serviços de emergência do Hospital Manoel Novaes, que atende a gestantes e crianças.

Por: Viviane Cabral 
www.itabuna.ba.gov.br 

Dia Internacional do Cacau hoje não passa de uma lembrança no sul da Bahia


O Dia Internacional do Cacau é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho. A data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler durante uma edição da Conferência Interamericana do Cacau que reuniu especialistas de todo o mundo, tendo como objetivo promover a cultura, atualizar conhecimentos, trocar experiências entre os pesquisadores, estreitar o relacionamento entre as instituições e homenagear os agricultores que mais se destacaram.

O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau e do chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América. Até então, era privilégio dos índios que viviam no Sul do México, América Central e bacia Amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta. Hoje, quase cinco séculos depois, derivados do cacau são consumidos em muitas formas, em quase todos os países, e fazem parte da vida do homem moderno. O Brasil é 5° maior produtor de cacau do mundo, depois de Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. 

Aqui na região, a Ceplac, já em decadencia por falta de incentivos financeiros por parte do Governo Federal, principalmente voltados às  pesquisas em seus laboratórios cientificos, esta decisão, veio contribuir direto para a destruição da lavoura por causa da falta de recursos ao combate da vassoura de bruxa, vai comemorar  a data em sua sede neste domingo (15.07), rodovia Ilhéus/Itabuna, km-22.

 Sem uma politica voltada para o desenvolvimento regional e realizar concursos públicos, há cerca de 30 anos, além de não também descobri, até o momento, uma droga capaz de combater  a vassoura de bruxa, que teve sua implantação, na região sul da Bahia, pela mão do homem, descoberto Policia Federal, mas não apontando culpados, a instituição fugiu da sua linha de atender aos agricultores nos canais de produção, para se transformar em um centro das ações politicas partidárias, implantadas pelo PT.  

Pelo o andar da carruagem e do jeita que as coisas estão indo, seus dias estão contados, pois, cerca de 70% de seu corpo funcional já se encontra aposentado e o restante em andamento. Tiste lavoura cacaueira! Tristes cacauicultores individados! Triste 250 mil trabalhadores fora do campo! Vamos acabar com a fantasia e viver a realidade!   

Serra é reconhecido como presidenciável


Eleitores dão apoio para que tucano concorra pela presidência novamente

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, recebeu apoio de eleitores que gostariam que ele disputasse novamente a Presidência da República. Em caminhada pelo bairro do Ipiranga, na zona sul, três mulheres o abordaram, declararam voto no tucano e afirmaram que torcerão por ele em uma eleição nacional.


"Meu voto e de toda a minha família é seu. E tomara que o senhor seja nosso presidente", disse uma moça. "O senhor merece ser prefeito e merece ser presidente", disse outra mulher.
Serra, que já disputou e perdeu duas eleições presidenciais, reagiu com bom humor. "Estão falando bem de mim. Eu gosto, embora seja candidato a prefeito e vou ser prefeito", afirmou. "Se as pessoas te veem de uma maneira tão favorável, ajuda a ganhar eleição".

O candidato do PSDB visitou o Mercado Municipal do Ipiranga, conversou com comerciantes e posou para fotos com eleitores. Serra prometeu criar mais dez mercados municipais em São Paulo, se for eleito.

"O mercado regional é um equipamento comunitário, um ponto de encontro cultural. Nós vamos fazer mais dez, inclusive em São Mateus, Itaquera, Perus - regiões que ainda não têm", afirmou.

Serra criticou os ataques feitos por seus adversários a ele e ao prefeito Gilberto Kassab (PSD). "Tem gente que disse que ia fazer campanha limpa e está fazendo o contrário. Existe dificuldade de vários candidatos de discutir a cidade: aquilo que foi feito e o que vai ser feito. Substituem isso, então pela baixaria", disse.

Ontem, o candidato Gabriel Chalita (PMDB) afirmou que as administrações de Serra e Kassab são "higienistas".

Bruno Boghossian - O Estado de S. Paulo 

OBINA NO PALMEIRAS CAPEÃO DA TAÇA BRASIL

Confirmada pelo presidente Arnaldo Tirone após a conquista do título da Copa do Brasil a contratação de Obina depende apenas da assinatura do contrato pelo centroavante para ser oficializada. Havia até a expectativa para que o jogador fosse apresentado nesta sexta-feira, o que não deverá acontecer.

Obina, que estava na China, deve chegar ao Brasil nesta sexta ou, no máximo, na próxima madrugada. Com isso, a tendência é para que a apresentação do atacante fique para o começo da próxima semana. Assim que chegar, ele vai assinar contrato com o clube e já começará a treinar.

Novo reforço do Palmeiras, Obina se destacou no time em 2009, quando marcou 12 gols, mas saiu no mesmo ano após brigar dentro de campo, no intervalo de partida contra o Grêmio, com o zagueiro Maurício.

Obina, de 29 anos, teve passagens destacadas por Vitória, Flamengo e Atlético Mineiro. O atacante estava no Shandong Luneng, da China. Agora, ele deverá aumentar a disputa pela vaga de centroavante do time, que já conta com Hernán Barcos e Betinho.

Apesar dessa contratação, o Palmeiras ainda tem o desejo de se reforçar com mais um atacante para a sequência da temporada. Mouche, do Boca Juniors, foi oferecido recentemente ao clube.

 DANIEL BATISTA - Agência Estado

Goleiro Bruno recebe castigo por enviar carta a programa de TV em Belo Horizonte (MG)

 Por conta de carta enviada nesta quinta-feira (12) a emissora de TV em Minas Gerais, o goleiro Bruno Souza foi punido hoje (13) pela administração da penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, situada em Contagem (MG), com a suspensão do trabalho de faxina que o goleiro realizava no pavilhão. Ele não pode mais sair de sua cela, senão para as duas horas diárias de banho de sol. Bruno e mais sete réus vão a júri popular, ainda sem data definida, pelo sumiço de Eliza Samudio, ex-amante do jogador.

A carta foi entregue pelo advogado do goleiro, Rui Pimenta, a um apresentador de programa da TV Alterosa, afiliada do SBT. Nela, o jogador afirmou não ter ordenado a morte de Eliza, fez referências a Deus e disse que vai assumir a paternidade do filho de Eliza Samudio.

 

Leia mais
O goleiro ainda diz que paga por um crime que não cometeu e que seu maior erro teria sido confiar em "algumas pessoas", sem citar nomes. Ele está preso há dois anos na Nelson Hungria.

Segundo nota da Secretaria de Estado de Defesa Social, responsável pela unidade prisional, o goleiro “cometeu erro disciplinar ao ignorar as regras de segurança do Complexo Penitenciário Nelson Hungria e enviar, fora dos trâmites legais, uma carta ao público externo à unidade, por meio de seu advogado”.
Conforme o texto, a carta não passou pelo crivo de departamento específico que registras as correspondências destinadas aos presos e aos familiares deles e confere o teor das cartas.
Ainda de acordo com a secretaria, o goleiro será ouvido na próxima segunda-feira (16) e o seu depoimento vai ser encaminhado à Comissão Disciplinar do Complexo Prisional, órgão que vai analisar a suspensão ou fixar o prazo do recolhimento de Bruno a sua cela.

A Seds ainda afirmou que vai notificar a OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais) sobre o caso. O UOL tentou contato com o advogado Rui Pimenta, sem sucesso.

Fonte: BOL

Professores mantêm greve sem previsão de terminar


Conforme dizemos  aqui nesta manhã, os professores estaduais decidiram, nesta sexta-feira (13), em assembleia, manter a greve que já dura 94 dias. Essa posição era prevista já que nesta quinta a categoria demonstrou insatisfação com a proposta que o governo apresentou na negociação intermediada pelo Ministério Público (MP).

De acordo com o presidente da APLB (sindicato da categoria), Rui Oliveira, os docentes da capital e interior vão se reunir na próxima segunda (16) para preparar uma contraproposta. O sindicalista disse que ainda não saber o teor do documento, que será entregue no MP na quarta (18) após assembleia dos professores.

Até lá, os mais um milhão de estudantes da rede estadual continuam sem aula. Apenas os alunos do 3º ano do ensino médio voltaram às salas de aula desde o dia
25 de junho.

Da Redação, do A Tarde Online com informações de Luana Almeida

Com treino tático, Falcão define Bahia que enfrenta o Flamengo

O técnico Paulo Roberto Falcão manteve o time que vinha testando nos treinos desta semana na atividade tática, em campo reduzido, realizada nesta sexta-feira, 13, no Fazendão.

Diones ganhou uma posição entre os titulares, ocupando o lugar do atacante Elias. Com isso, o treinador muda a formação da equipe, com dois volantes, três meias e apenas Souza no ataque do tricolor baiano.

O time que deve começar o jogo contra o Flamengo no domingo, 15, às 16h, em Pituaçu, será formado por: Marcelo Lomba, Fabinho, Titi, Danny Morais e Hélder; Fahel, Diones, Kléberson, Mancini e Gabriel; Souza.

O atacante Elias virou dúvida para o jogo. O jogador sentiu dores na canela e fará um exame para saber a gravidade da lesão.

Uma novidade nesta sexta-feira foi a presença do lateral Ávine e do meia Jéferson no campo do Fazendão. Ambos fizeram um trabalho físico com os preparadores Dudu Fontes, Igor Morena e Luiz Napoleão, mas ainda não há uma previsão do retorno dos dois jogadores aos treinos com o restante do grupo.

No sábado, pela manhã, o elenco do Bahia fará o último treino antes da partida no domingo.

Fonte - A Tarde Online

CAPELA DE RIO DE ENGENHO TERÁ DE SER RESTAURADA PELO IPHAN

Ação manda restaurar capela de Nossa Senhora em Ilhéus.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi obrigado pela Justiça Federal da Bahia a adotar as medidas para a restauração da Capela Nossa Senhora de Santana, localizada no distrito de Rio do Engenho, em Ilhéus. A determinação em caráter liminar resultou de ação civil proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Foi fixado prazo de 60 dias para início das obras, sob pena de multa diária.

A Capela é o monumento mais antigo existente em Ilhéus e corre risco de desabamento. A construção foi erguida em 1537 pelos jesuítas na sesmaria doada pelo donatário da Capitania Jorge de Figueiredo Correia ao terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, que montou o Engenho de Santana. É tombada pelo Iphan e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Em abril do ano passado, o procurador da República Eduardo El Hage expediu recomendação para que Iphan fizesse a restauração da capela. O órgão informou que o estado precário do imóvel era de responsabilidade do proprietário, que não foi identificado pelo Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Ilhéus.

O decreto-lei nº 25/37 estabelece que, diante da urgência de restauração e conservação de um imóvel tombado, o Iphan pode tomar a iniciativa de executar obras, independente de quem seja o proprietário.

Do Pimentanamuqueca

Final da II Copa Gabriela de Futebol será neste sábado no Mário Pessoa

Estádio Mario Pessoa
 A fase final da II Copa Gabriela de Futebol Feminino será neste sábado (14), a partir das 15 horas, no Estádio Mário Pessoa. Na primeira partida, os times do Real Madri e Ilhéus vão disputar a terceira e quarta colocações. Já às 17 horas entram em campo as equipes do Atlântico e Palmeiras para a disputa do título de campeão. Realizado pela Liga Ilheense de Futebol Feminino, a II Copa Gabriela de Futebol Feminino conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, do vereador Paulo Carqueija e do PMN em Ilhéus.
Iniciada no último dia 27 de maio, a segunda edição da Copa Gabriela contou com a participação dos times de Ponta do Ramo, Sambaituba, Juerana e Paulista do bairro do Malhado, além das equipes do Real Madri, Ilhéus, Atlântico e Palmeiras, que estão na fase final. No total, cerca de 200 atletas participaram da competição. O objetivo, segundo informou o presidente da Liga Ilheense de Futebol Feminino e superintendente de Esportes da Prefeitura, Carlos Augusto Faria, foi divulgar e incentivar o futebol feminino, promover a integração entre as jogadoras da sede e do interior e revelar grandes atletas nesta modalidade.
As semifinais da II Copa Gabriela de Futebol Feminino foram realizadas no dia 17 de junho, no estádio Mário Pessoa. Na primeira partida da semifinal, que teve o inicio às 15 horas, o Atlântico, jogando pelo empate, vantagem obtida por melhor campanha na primeira fase, não tomou conhecimento e aplicou uma goleada de 5 a 1, no time do Ilhéus, com gols de Daiane, Tatiana, Gabrielle e dois de Jaciane. O único gol do Ilhéus foi marcado pela jogadora Taianara.
Na partida realizada em seguida, às 17 horas, o Real Madrid jogava pelo empate, mas foi surpreendido pelo esquema tático e preparo físico da equipe do Palmeiras, perdendo por 5 a 4, com gols de Gilmara, Camila e três de Matilde. Pelo time do real Madri marcaram gols as jogadoras Patrícia, que deixou a sua marca, e Verônica, que fez três. A final da II Copa Gabriela de Futebol Feminino promete um grande espetáculo esportivo no estádio Mário Pessoa.

Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

COMUNIDADE PARTICIPA DE REUNIÃO EM APOIO AO CAPITÃO AZEVEDO


Líderes de 11 partidos, candidatos à Câmara Municipal e pessoas da  comunidade, saíram felizes com a reunião realizada na última quarta-feira, 11, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora, no bairro de Fátima pela chapa " Trabalho e Amor por Itabuna", que tem Capitão Azevedo como candidato à reeleição para  prefeito e o ex-deputado estadual e médico Renato Costa como vice.

O prefeito garantiu que vai fazer uma campanha de alto nível, apresentando  propostas sem atingir nenhum candidato.

 "Vamos mostrar o que já fizemos em nosso governo em três anos e meio. Vamos mais uma vez assumir compromissos para continuar a  resgatar à dignidade do itabunense. Não vamos entrar em brigas, xingamentos e discussões banais. A população merece respeito. Nós vamos mostrar obras e projetos para  o desenvolvimento de Itabuna” frisou o prefeito.

OAB dá parecer favorável ao curso de Direito da FTC Itabuna

        A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deu parecer favorável ao pedido de renovação de reconhecimento do curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna. Emitido pela Comissão Nacional de Educação Jurídica da entidade, o parecer foi homologado na última quarta-feira (10) pelo presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante.

        Dos 16 processos de várias Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País, examinados pela Comissão no mês de junho passado, apenas dois mereceram parecer favorável da OAB. Além da FTC Itabuna, que solicita ao Ministério da Educação (MEC) a renovação do reconhecimento de curso, a Faculdade Santa Amélia, de Ponta Grossa, no Paraná, recebeu manifestação a favor para o pedido de reconhecimento.

        Segundo explicou a coordenadora do curso de Direito da FTC Itabuna, professora Raildes Pereira Santos, agora, a OAB encaminhará o parecer emitido pela Comissão ao MEC que, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, examinará a viabilidade da renovação do reconhecimento requerida pela Faculdade.

        Raildes ressalta que, de acordo com a legislação, a OAB deve opinar previamente nos processos de criação, reconhecimento ou credenciamento de faculdade de Direito junto ao MEC. Dentre os critérios observados pela Comissão da OAB para emissão do parecer destacam-se o (PPC) Projeto Pedagógico do Curso, a qualidade do corpo docente e a estrutura física da Faculdade, bem como o atendimento da IES ao requisito social exigido para o seu funcionamento.

        Conceito Máximo

        Na avaliação da coordenadora do curso de Direito da FTC Itabuna, o parecer emitido pela OAB referenda a decisão do Ministério da Educação, que por meio da Portaria MEC Nº 653, de 07/05/2009, publicou o reconhecimento do curso concedendo o conceito máximo, que é a nota 5. “Este Conceito de Curso (CC) é alcançado por poucas IES do Brasil, numa escala que vai de 1 a 5”.
“Além disso, o desempenho dos nossos egressos no Exame Unificado da Ordem, bem como no Exame Nacional do Desempenho do Estudante – Enade - demonstram que estamos no caminho certo, por objetivarmos a formação de bacharéis em Direito para o exercício das profissões jurídicas, engajado no contexto histórico, e comprometido com o estudo da realidade brasileira, com ênfase no senso ético e de responsabilidade social”, argumenta Raildes Pereira.

Para o diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo, o parecer favorável da OAB, em si, já é um reconhecimento do trabalho que vem sendo implementado pelo colegiado de Direito da FTC, visando à consolidação do curso, que foi o segundo há ser implantado no Sul da Bahia, após quase quatro décadas de existência do curso de Direito da Uesc, criado a partir da antiga Faculdade de Direito de Ilhéus.

“Quando a FTC, em seu plano de expansão, resolveu implantar o curso de Direito, teve como objetivo formar profissionais diferenciados, considerando o alicerce do patrimônio intelectual que o curso oferece, com base em modernos referenciais pedagógicos do ensino jurídico”, frisa o diretor da Faculdade.

Lôbo destaca ainda que, não obstante, a FTC visa à formação de profissionais capazes de compreender a realidade social e intervir para a transformá-la naquilo que ela mais almeja, que é ter os direitos reconhecidos e concretizados. “Dessa forma, os egressos deste curso hoje tem a grata satisfação de terem nos seus currículos muitos serviços prestados à sociedade regional”, pontua.

O diretor lembra que por conta da sensibilidade com as causas sociais, a FTC teve o seu reconhecimento também por parte do Tribunal de Justiça da Bahia que, por meio de parceria, confiou à IES uma missão honrosa de contribuir com o Poder Judiciário, na ampliação do acesso à justiça a todas as camadas da população, através da implantação do primeiro Balcão de Justiça e Cidadania em Itabuna, que funciona no Campus da FTC, com atuação de acadêmicos e professores de Direito.
       
 FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...