sábado, 16 de junho de 2012

CONVENÇÃO DO DEMOCRATA EM ITABUNA DIA 21 NA USEMI



Lúcio, Renato, Geddel e Azevedo
O Democrata escolheu o próximo  dia 21 para a sua convenção, com uma frente partidária composta por seis partidos que vão apoiar o prefeito Capitão Azevedo visando a sua reeleição, um fato que nunca aconteceu na história política deste município.

Na chapa de Azevedo será amolgado como seu vice, o médico Renato Costa (PMDB), ex-deputado e que já foi vice-prefeito, entre 1989 e 1992, na gestão do então prefeito Fernando Gomes.

A convenção do  Democrata e demais partidos que comporão a coligação, está programada  para ser realizada na sede da Usemi.  Neste sentido, a presidente da Agremiação, Maria Alice já está tomando todas as providencias para o sucesso do evento, que deverá ser um grande momento democrático e festivo da cidade. 

Entre os convidados  que já confirmaram  suas presenças ao evento estarão os deputados  Federais ACM Neto, Lúcio Vieira Lima e dos estaduais: Pedro Tavares, Augusto Castro  e Deraldo Damasceno. 
Maria Alice, ainda nos informou que também estarão presente, o senador Agripino Maia,  o ex-ministro Geddel Vieira Lima, e o ex-governador Paulo Souto, alem dos deputados: Sandro Regis,  Bruno Reis e o deputado estadual, Coronel Gilberto Santana.

CUIDADO MEU POVO, CHEGA DE MUDANÇAS QUE NÃO ACONTECEM!


Um programa apresentado pela rádio Jornal de Itabuna, todos os sábados, no horário das nove às dez horas, tendo no comando, um sindicalista representante da categoria dos radialistas, sem nenhum critério ofenda, física e moralmente a imagem do Prefeito Capitão Azevedo.

Até que prove ao contrário, a pessoa do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo Leal é um ser humano honrado por onde passou, principalmente pela 5ª CIRETRAN, administrando o órgão por cerca de 20 anos. Lutou, é bacharel em Direito e em Educação Física, é professor.  Não existe nada que desabone sua conduta.   O maior defensor dos pobres que a comunidade DE Itabuna já viu, a exemplo do saudoso José de Almeida Alcântara.

Achamos que muita gente que usa microfone deveria pensar e refletir o que diz em uma emissora de rádio, por mais que seja oposição, disso ou daquilo. Apesar de contas as pessoas de um modo geral merecem respeito. Mas, como nós estamos vivendo uma inversão de valores tudo é possível.

Para provar o que estamos dizendo, um deputado federal e forasteiro do PRB e da Igreja Universal, e que nunca fez nada por essa terra, através de uma entrevista a Rádio Nacional, disse que pretende juntar sua bancada ao PT e a outras correntes políticas em Itabuna, inclusive o PC do B para derrotar o Prefeito Azevedo.

Cuidado minha gente, pois o PT e a Igreja Universal são os maiores arrecadadores de dinheiro, de forma ilícita do Brasil, respectivamente: um atrai o povo, através de propagandas enganosas na televisão e a outra usa o nome de DEUS/JESUS, como mercadoria, para pegar o seu dinheiro. Vendem até o pedaço do céu!    

“Mas, é isso ai, enquanto a carruagem passa os cães ladram”.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Revitalização da Rui Barbosa Teve inicio


 (Outros prefeitos  prometeram e não cumpriram )
 
Em seu discurso dizendo que “aqui o que prevalece e o “P” do povo e não de partido” e citando Ruy Barbosa, pelo motivo da rua ter o seu nome, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo assinou momentos atrás a ordem do início da medição topográfica para as obras de revitalização do calçadão Rui Barbosa, no centro de Itabuna. 

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com os recursos financeiros, aprovados através da Caixa.  

De acordo com o projeto, que será executado pela construtora Ema, o calçadão será totalmente urbanizado e receberá equipamentos como bancos fixos de cimento e nova iluminação. Serão 3.040m² de pavimentação para trânsito de pessoas, sendo dez metros de largura por 304 metros de extensão. Será utilizado ladrilho hidráulico resistente e multicolorido, com duas faixas de piso táctil para proporcionar acessibilidade aos deficientes visuais.

De acordo com a Sedur, o planejamento da obra foi realizado com o propósito de não atrapalhar o comércio, principalmente em função do período junino. As obras serão concluídas antes de 28 de julho, aniversário da cidade, dia em que o “novo calçadão” será inaugurado.

Marisete Rodrigues, comerciante da área, em seu pronunciamento em conjunto com o presidente do Sindicom, José Adalto, disse que “a reforma vai trazer acessibilidade e deixar o calçadão com um visual atraente”. Já para Roberta Pinheiro, comerciária, do local, aposta nas vantagens da revitalização. “Essa mudança vai trazer novos clientes para o calçadão, pois a estética é muito importante para a valorização das lojas”, afirma.

Hoje ordem de serviço da revitalização do calçadão em Itabuna

Hoje às 15 horas o prefeito Capitão Azevedo vai autorizar as obras de revitalização do Calçadão da Rui Barbosa, com a previsão  de  entregue das obras no dia 28 de julho, Dia da Cidade. 

Para a solenidade já foram convidados, Secretários Municipais, Vereadore e entidades representativas do nosso comércio.

Essa reforma de revitalização é uma solicitação antiga de todos os comerciantes do local. O calçadão fará parte do projeto de um futuro Shopping ao Céu Aberto. Com certeza, se transformará em uma  agradável área de lazer para todos os itabunenses e visitantes de nossa cidade.


Tenha dó Governador


Força-Tarefa intensifica o combate a Dengue


O Departamento de Vigilância a prefeitura municipal de Itabuna anuncia a continuidade das ações de intensificação do trabalho focal de combate a dengue, com a realização da terceira etapa da “Força- Tarefa” a partir da próxima segunda-feira (18). As ações serão focadas em bairros que se destacam em número de ocorrências e notificações de casos suspeitos de dengue. Até o dia 29 de junho, serão visitados o São Caetano, Jaçanã, Sarinha, Vila Anália e Jardim Primavera. A Prefeitura de Itabuna lembra a importância da eliminação dos criadores de larvas do Aedes Aegypti e alerta para a necessidade dos moradores receberem os agentes em suas residências para que o combate á dengue alcance a eficiência necessária para a proteção da população.

Terminam hoje as inscrições para o Enem de 2012


Nesta sexta feira terminam as inscrições para o Enem de 2012. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(Inep), o número de inscritos chegou a 4 milhões na terça-feira. O candidato pode fazer o cadastro pela internet até as 23h59. A taxa de inscrição é de R$ 35 e pode ser paga até 20 de junho.


As provas serão realizadas em 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. No primeiro dia, o exame terá duração de 4h30, com início às 13h e termino às 17h30. No segundo dia, serão 5h30 de provas, com início às 13h e término às 18h30. O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.

O Enem é a oportunidade para entrar em várias instituições de ensino superior que não terão mais vestibulares. É importante não perder o prazo.

Gabriela mostrada no Vesúvio em Ilhéus


Com a estreia programada para o dia 18, às 23 horas, a nova novela da Rede Globo, Gabriela, de Walcyr Carrasco, inspirada no romance, Gabriela Cravo e Canela, do escritor itabunense, nascido no bairro de Ferradas Jorge Amado, foi apresentada ontem a noite (14) em Ilhéus a sua minuta com muito sucesso. 

O Evento realizado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo no sul da Bahia, reuniu alguns atores da nova novela, assim como, publicitária e empresária, tendo colo local escolhido o Bar Vesúvio um dos locais do cenário da novela, ou seja, o Bar do Nacib. 

A Gabriela que será encenada pela segunda vez, já que a primeira aconteceu há trinta e cinco anos atrás, vem renovada e com um novo elenco, mas conta ainda com a participação do ator José Wilker que interpretou “Doutor Mundinho” na série anterior. A grande novidade do novo elenco, com certeza, será a interpretação da cantora baiana Ivete Sangalo, com o papel de Maria Machadão.   

A direção Geral é de Mauro Mendonça Filho e direção de Núcleo, de Roberto Talma. Nessa nova versão quem interpreta Gabriela é a carismática atriz, Juliana Paes, antes a interpretação, foi da atriz Sônia Braga.
Se ligue!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Calçadão da Rui Barbosa revitalização em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna deu a largada para a revitalização de uma das áreas mais movimentadas comercialmente no centro da cidade: o Calçadão da Rui Barbosa. A obra será iniciada amanhã (15), a partir das 17 horas, e a previsão é de que seja entregue no dia 28 de julho, no aniversário de Itabuna.

O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi apresentado na manhã de ontem (13), na Secretaria de Indústria e Comércio, no Centro Administrativo Firmino Alves, pelos secretários Carlos Leahy (Indústria e Comércio), José Alencar (Desenvolvimento Urano) e Jorge Vasconcelos (Agência Municipal de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos).

Participaram do encontro o presidente da CDL, Jorge Braga, engenheiros da  Emasa e comerciantes da Rui Barbosa. De acordo com o projeto, o calçadão será totalmente urbanizado e receberá equipamentos modernos como bancos fixos de cimento e nova iluminação.

O atual piso será substituído por ladrilho hidráulico multicolorido e resistente, o suficiente para resistir ao peso de veículos. Mas o titular da Sedur, José Alencar, adianta que o acesso será restrito apenas a viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros ou ambulâncias.

O secretario de Indústria e Comércio, Carlos Leahy está bastante entusiasmado com a obra, e lembra que este é mais um compromisso que o prefeito Capitão Azevedo cumpre dentro do plano de ação traçado desde a campanha.

Leahy disse ainda que embora a prioridade do prefeito seja a periferia, ele não descuida do centro da cidade. “Temos como exemplo a reforma na Avenida do Cinquentenário e a importante obra que está sendo executada no Canal do Lavapés, e agora a revitalização do calçadão que é um sonho antigo e aguardado com muita perspectiva pelos comerciantes da área”.

“Mais do que uma obra, e um presente que recebemos depois de muitos anos de espera”, confirmou o comerciante José Roberto Fontes Pina, que mantém uma loja há 25 anos no Calçadão

Por: Rosi Barreto – Fotos: Thainá Nicácio – 14-06-2012
www.itabuna.ba.gov.br

MÃE ROSA MANTÉM TRADIÇÃO DE UMBANDA EM ITABUNA



Uma tradição religiosa que se iniciou na África, chegou ao Brasil no século XVI através dos escravos, a Umbanda, foi comemorada ontem (13) ao meio dia em Itabuna, na casa da Mãe Rosa, com uma grande oferenda a Ogum (Santo Antônio). Com uma mesa farta, contando com a presença de várias autoridades do município. 

No evento alguns membros militares, e da Polícia Civil, receberam uma atenção especial da Babalorixá que na oportunidade expos sua luta dentro de uma missão que foi passada pelo seu pai. Disse também que é mineira, filha da cidade de Jordânia. Ainda em sua fala destacou que  a sua missão é de muito trabalho e dedicação e que tem de ter sangue nas veias,  principalmente para enfrentar os preconceitos religiosos “que diz que a nossa missão é do inimigo,quando na realidade, acontece ao contrário. Aqui nesta mesa farta  estamos em primeiro lugar  com a presença de Deus e em segundo  os nossos Orixás, nosso protetores continuando as nossas tradições”. 

Mãe Rosa que já vem com essa missão há 35 anos em Itabuna, conta com seu Centro Umbandista na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, onde recebe todos os seus adeptos. Na ocasião Mãe Rosa pediu a proteção de Deus para  todos os que estavam ali presentes e pela contenção da violência  em Itabuna e no mundo..

Todos são filhos de Deus, até que se prove ao contrário!

Prefeitura intensifica obras de recapeamento da Mangabinha


Com a mobilização de uma equipe de 25 homens e apoio de motoniveladora, caminhões e equipamentos de compactação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está intensificando as obras de recuperação asfáltica do bairro Mangabinha. O projeto prevê, segundo Marcos Magalhães, diretor da Sedur, a utilização de cerca de 600 toneladas de asfalto e o recapeamento de 100% das ruas do bairro. “Nossa meta é atingir toda a parte baixa da Mangabinha, o Alto da Lua e a Burundanga, beneficiando inclusive o acesso ao conjunto habitacional próximo ao aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho” . O diretor explica que a obra é resultado de uma determinação do prefeito Capitão Azevedo, que atende a reivindicações de lideranças comunitárias e vem priorizando investimentos nos diversos bairros. Magalhães ressalta que o andamento das obras no bairro sofreu um pequeno atraso em função das chuvas intensas que têm caído em Itabuna e na região.

Telefonia fixa ganha programa nem tão popular assim

Desde o dia 8 de junho, famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal já podem solicitar o telefone fixo com assinatura mensal entre R$ 12,62 e R$ 14,80 (valor com tributos). Apesar de estar sendo intitulada Telefonia Popular, o programa corresponde à modalidade pré-pago e depende da compra de créditos para a realização de ligações, à exceção da franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos. O telefone popular foi autorizado no Decreto nº 7512/2011 e disciplinado pela Agência no Regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Em Itabuna, estima-se que mais de 27 mil pessoas poderão acessar o programa.
Lançado ainda no mês de abril, o serviço de Telefonia Popular tem o valor da assinatura inferior ao do atual Aice, que é de R$ 24,14, com tributos, e ao da assinatura básica residencial convencional, no valor de R$ 40,24, com tributos. A assinatura é realizada diretamente com as concessionárias de telefonia fixa local, serviço que na região é operado pela Oi Brasil Telecom.
Ainda sobre a franquia de 90 minutos, após sua utilização, o assinante fica impossibilitado de realizar novas ligações, mas ainda assim continua recebendo chamadas. Para realizar ligações locais acima da franquia, chamadas para telefones celulares, chamadas de longa distância nacional e internacional é necessário inserir créditos ao telefone popular. Ainda não foram divulgados os valores que serão cobrados pelo minuto de cada ligação telefônica em suas diferentes modalidades.
Atendimento
Sobre o atendimento do Programa de Telefonia Popular, o assinante morador da região sul da Bahia deverá ligar para o telefone 10331, correspondente à Oi Região. Inicialmente, todo solicitante deverá ter as informações no Cadastro Único atualizadas há pelo menos dois anos, especialmente renda familiar e endereço da família. Para solicitar um telefone popular, o responsável familiar deve entrar em contato com a concessionária de sua região tendo em mãos o seu CPF e Número de Identificação Social (NIS).

Campanha de Vacinação contra Poliomielite em Itabuna


No próximo dia 16 tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Itabuna, serão disponibilizadas as unidades básicas de saúde e unidades volantes que percorrerão as áreas onde não possuem postos médicos. O público alvo da campanha são as crianças de zero a cinco anos de idade, mesmo as que já receberam a dose anterior. Só não podem receber a vacina, crianças que estejam com febre acima de 38 graus, com vômito 
e diarreia.
É importante ressaltar, que a vacina é gratuita e será dada, mediante o cartão de vacinação da criança.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Poesias de Joselito Reis

Tudo Brilhou.

Brilharam como nunca
Os astros celestes
Os pássaros os animais
Cantaram incessantemente de alegria
Os homens de bem se sentiram sagrados
Com arrépios na matéria e na alma...
Enquanto os maus, nada sentiram
- Na inveja Lhe sacrificaram...
Chegou Jesus para nos salvar!
Contendo as dores, a ignorância e a humilhação...
Ensinou-nos o caminho de Deus
Foi sacrificado, torturado e cravejado numa cruz
Mesmo assim partiu perdoando
Deixou-nos a Sua Luz
Prometendo retornar um dia...
Hoje é Natal!
Nasceu Jesus!
Tudo é brilho que reluz no espírito Santo
Na história de um celeiro em caminho sem destino traçado numa manjedoura em Jerusalém
Nasceu o nosso Salvador
Nasceu o Menino Jesus!
Mas muitos até hoje estão cegos
Surdos e mudos
Não sabendo dividir o pão, ou respeitar o irmão
Para eles, tudo e festa, tudo é ilusão
Não sabendo semear o amor...
Ou conter a lágrima de dor do irmão
Neste cenário nasceu Jesus
Realidade que nos condizem à luz.
Joselito dos Reis
25 de dezembro de 2011.


...........................................................................................................................................................................


 
O virtual

Essa era de falsidades
Aparências e tecnologia
De impotência e de agonia
De amor virtual!

Onde o bem e mal se confundem
Se misturam na usura do poder
Esquecem os sentimentos, a honra
Ferindo a alma e o espírito

Eu grito e ninguém me ouve
Estou como um barco à deriva
Sem tripulação na tempestiva
Em alto mar, vento a soprar...

Os sonhos, os sonhos se foram...
E o poeta com sua dor na solidão
Hoje de incerteza chora e implora...
Vivendo essa inversão de valores.


Joselito dos Reis
05.06.12
Expressaounica.blogspot.com
reislito@gmail.com

...............................................................................................................................................................................

 
PECADO
Jurei perante Deus
Amar uma única vez
No altar da ilusão e sonhos...
Promessa que não cumpri

Pequei! Parti!

O amor se espatifou!
Sonhos ficaram para trás...
O tempo passou tão de pressa...
E em companhia de outros amores
E amores... quando dei por fé
Descobri que não encontrei
A outra parte de mim!

Sem rosas e sem jasmins
Como um castigo cai na armadilha
Da solidão sem fim...
Realidade nua e crua da desilusão

Hoje tragado pelo tempo
Com meus cabelos grisalhos
E meus pensamentos mil do passado incerto
Vejo de perto a eternidade se aproximar...

Mas, nesta solidão infinita
Na beleza do Universo
Vivo adorando as estrelas e a lua
Navego à deriva neste mar de ilusão...

Tendo como certeza a morte me separar
De uma promessa que não cumpri
Mas, solidário com Deus me conformo.
Pois não cometi sozinho esse pecado!

Joselito dos Reis
EXPRESSAOUNICA.BLOGSPOT.COM
REILSITO@HOTMAIL.COM
05.09.11

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...