sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prefeito entrega termos de Posse a pequenos produtores de Itabuna




O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo vestiu, literalmente, a camisa da Agrafam – Associação Grapiúna da Agricultura Familiar. Foi na manhã desta sexta-feira (25), durante a entrega dos Termos de Permissão de Uso da Fazenda Niterói, dentro do Projeto Agricultura Familiar – Agrovila, aos 48 pequenos produtores beneficiados pelo programa. 

“Esta é a realização de um grande sonho para essas famílias do campo”, declarou o prefeito, destacando que a ação se tornou possível graças a parcerias firmadas pelo governo municipal.

“Aqui temos um bom exemplo da participação dos governos municipal, estadual e federal, trabalhando juntos, sem partidarismos, em busca de melhor qualidade de vida para a comunidade que mais necessita”, afirmou Azevedo. 

O projeto da Agrovila foi implantado no ano passado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, numa área de 38 hectares na Fazenda Niterói, às margens da BR 101 (próximo ao bairro São Roque. Inicialmente, serão atendidos 48 pequenos produtores rurais de Itabuna. 

Além do direito à posse da terra, as famílias também receberão assistência técnica, orientação na produção, na distribuição e na comercialização dos produtos, numa ação conjunta entre técnicos da Prefeitura de Itabuna, Ceplac e EBDA. Esta última fez a doação aos pequenos produtores de sementes de milho e feijão, com selo de garantia da Empraba, segundo o engenheiro agrônomo Wellington Leite.  

“Esse projeto dá um importante passo para o desenvolvimento econômico e social dessas famílias, com a valorização do cidadão”, frisou Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia. Segundo Sampaio, a fazenda Niterói chegou a ser dizimada pela praga da vassoura-de –bruxa e agora foi transformada em um espaço produtivo que não beneficia apenas às famílias assentadas, mas a toda a comunidade regional.    

“Este é um momento importante em nossas vidas e só podemos agradecer por essa oportunidade única para todos nós”, disse, bastante emocionado, o presidente da Agrafam, José Venâncio Santos.   

A solenidade para a entrega dos documentos foi bastante concorrida. Além do prefeito e todo seu secretariado e diretores municipais, contou também com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Ceplac, EBDA, Território Litoral Sul, das associações de pequenos produtores de Itabuna e dos assentamentos.    

Por: Rosi Barreto – Fotos: Haisa lima – 25/05/12
www.itabuna.ba.gov.br 

Capitão Azevedo entrega casas no Daniel Gomes


Azevedo não para
Dentro de instantes às 16 horas de hoje (25) o Prefeito de Itabuna, cumprindo as suas promessas de campanha entregará mais um lote de casas populares no bairro Daniel Gomes. 

Os conjuntos são realizados em parceria com o Governo Federal, em projetos desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento do Município e aprovado pelo Governo Federal, através da Caixa.

Devido a projetos consistentes elaborados pelo Município, levou Itabuna a ser a 3ª cidade que mais atrai recursos do Governo Federal. 

Também pudera o povo de Itabuna não conta com o Governo do Estado que após enganar a todos, virou as costas para a cidade.

Portanto, o prefeito de Itabuna Capitão Azevedo está de parabéns, e merece o reconhecimento dos itabunenses.  
 

Santa Casa de Itabuna destaca ações para o trabalhador


No mês em que se comemorou o Dia Mundial do Trabalho, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna destaca o investimento realizado em ações voltadas para o trabalhador. Tendo no colaborador seu principal capital intelectual, a Santa Casa destaca o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) como essencial na dinâmica institucional. O apoio e incentivo às ações da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) é também outro destaque nos Hospitais e unidades da Santa Casa de Itabuna.  

Sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o Sesmt está relacionado às ações de manutenção da saúde e segurança dos trabalhadores. Para isso, realiza vistorias nos ambientes de trabalho e avaliações quantitativa e qualitativa dos riscos cotidianos inerentes à cada setor. Ainda como atribuição do serviço, a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e orientação de medidas preventivas como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Respondem pelo Sesmet da Santa Casa de Itabuna o médico do trabalho, Dr. Gilmar Pinheiro; a enfermeira do trabalho, Marlone Bahia; três técnicos em segurança no trabalho, sendo no Hospital Manoel Novaes, Wilker Passinho, no Calixto Midlej Filho, Marcelo Brandão e no Hospital São Lucas, Rolemberg dos Santos. 

         O Sesmt trabalha em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), principalmente na realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), cursos e treinamentos e comemoração do Dia do Trabalhador.
Cipa
Assim, outro trabalho de grande importância na instituição é a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), serviço apoiado pela provedoria da instituição. Eleitos cumprindo proporcionalidade ao número de funcionários de cada hospital, a Cipa atua na fiscalização de ambientes de risco e orientação para minimizar os impactos da atuação profissional na saúde do trabalhador. Entre os destaques, além da co-realização da Sipat, a Cipa é responsável por promover o curso de Prevenção de Acidentes para Membros da Cipa. 

Por: Jaqueline Simões
 

Nesta segunda´feira ACI, mais uma vez, debate a violência

Promotor Público Clodoaldo Anunciação, estará presente

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nesta segunda-feira  (28) às 19 horas realiza mais   um encontro  para debater e buscar soluções contra a violência em Itabuna, onde em  três anos foram registrados 503 assassinatos, fora os assaltos  e vítimas de arma de fogo ou branca, que não resultaram em morte. 


Para o encontro o presidente da entidade, o médico Eduardo Fontes já encaminhou convites a todos os setores  envolvidos em Segurança Pública  em defesa do cidadão. 

Também  foram encaminhados  convites a todas as entidades de classe, eclesiásticas e civis organizadas.

Deste debate e do anterior, que foi realizado na ultima sessão da ACI, sairá  um documento  para ser enviado ao Governo do Estado para que ele tome as providencias. 

O presidente da ACI, disse que devido aos constantes assassinatos e assaltos a mão-armada, houve uma grande queda nas vendas do comércio do município.   

Foto: Arquivo Web
   

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Itabuna será destaque em programa sobre Jorge




Como parte da programação do centenário do escritor Jorge Amado, a Rede Globo de Televisão vai exibir no dia 15 de junho, uma edição do Globo Repórter especial sobre a vida e a obra do autor nascido em Itabuna. O ponto de partida para as gravações foi o local onde o Jorge nasceu, a Vila de Ferradas. O prefeito Capitão Azevedo acompanhou o trabalho da equipe no Galpão Cultural Casa de Jorge Amado. 

Ao repórter José Raimundo, o prefeito falou da importância de resgatar a história do escritor, com a transformação da casa onde ele nasceu num espaço de promoção da cultura. 

A escolha das entrevistas para o programa foi feita pela produção do Globo Repórter com o apoio de Ari Rodrigues, presidente da Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e coordenador do projeto do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado.

Além do escritor e historiador Adylson Machado, foram entrevistados o primo em segundo grau do escritor, Jorge Sodré, e o próprio Ari Rodrigues que falou sobre o projeto do Galpão Cultural. Os diretores da Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas (ACODECC), Alan Costa e Robson Brito, conduziram a equipe para as gravações no local onde um dia foi a Fazenda Auricídia, na qual o escritor baiano nasceu.

Por - Texto: Viviane Cabral / Fotos:  24/05/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Capitão Azevedo assina ordem de serviço(reforma de 11 unidades de saúde)

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assinou nesta quarta feira (23) uma ordem de serviço, para reforma de 11 unidades de saúde do município, as obras estão com previsão de serem entregues, no prazo de 6 meses e o investimento é de R$2,9 milhões.

As unidades de saúde são: Lavígnia Magalhães (Bairro Conceição), Calixto Midlej (Centro), Lourdes Alves (Jardim Primavera), Roberto Santos (Santo Antônio), Amália Lessa (São Caetano), Moise Hage (Lomanto Junior), Dílson Cordier (Monte Cristo), José Edites dos Santos (São Caetano), Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Isolina Guimarães (Zildolândia) e Nilton Ramos (Mangabinha).

O prefeito que sempre teve como prioridade a saúde dos itabunenses, também mencionou os investimentos que estão sendo feitos em saneamento básico, pavimentação e melhoria no abastecimento de água.

Seis cidades da região realizam audiências sobre o Porto Sul

Atendendo a uma exigência do Ibama, o Governo da Bahia promove, no período de 28 de maio a 2 de junho, seis audiências públicas para a apresentação do processo de licenciamento ambiental do Porto Sul, em seis cidades da região.
O Porto Sul terá investimentos estimados de R$ 2,4 bilhões e o projeto foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia, e será construído na região de Aritaguá, norte de Ilhéus, com um cais a 2,5 quilômetros da costa. A unidade vai oferecer suporte operacional para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bamin irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Suspensão das viagens da Viação Águia Branca

As linhas interestaduais estão proibidas de entrar em Salvador, devido a greve dos rodoviários. Por conta disso, a Viação Águia Branca informou ontem (23) por meio de um comunicado, que as linhas que rodam do interior do estado, para a capital baiana, estão temporariamente suspensas. A empresa assegura que os ônibus voltam a rodar para essas linhas, quando forem garantidas condições de segurança para as viagens. Os rodoviários de Salvador, entraram em greve por tempo indeterminado desde a meia noite da terça feira (22).
NOTA
A Viação Águia Branca informa que está impossibilitada de realizar as viagens intermunicipais na Bahia que têm como origem e destino a cidade de Salvador em razão do estado de insegurança gerado pelo movimento grevista do Sindicato dos Rodoviários de Salvador.
A empresa ressalta que a medida visa à proteção da integridade física e à segurança de seus funcionários e passageiros e afirma que essa decisão será mantida até que haja condições seguras para a realização das viagens.
Diariamente, a Águia Branca opera 59 linhas intermunicipais com destino a Salvador. Por isso, a empresa lamenta a necessidade de ter que deixar, nesse período, de atender a milhares de passageiros que precisam se deslocar até a capital baiana.
A Viação Águia Branca conta com a compreensão de todos os passageiros e espera que as viagens retornem à normalidade o mais breve o possível. O passageiro que quiser mais informações poderá se comunicar com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 725 1211.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Itabuna aponta Diagnóstico Alternativo para o combate à violência


 
Durante reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Itabuna, realizada nesta terça-feira (22), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes da sociedade organizada e autoridades locais assistiram a apresentação do diagnóstico da violência e criminalidade no município e conheceram a proposta do Plano Municipal de Segurança Pública.

O diagnóstico computou mais de 500 homicídios cometidos em Itabuna entre 2007 e 2010. De acordo com o estudo, 78% dos crimes foram praticados com o uso de arma de fogo, sendo que 93 % das vítimas  são do sexo masculino, 80 % delas com idade entre 15 e 39 anos e 43 % com apenas um a três anos de escolaridade. 

Foi constatado também  no estudo, que os acidentes de trânsito correspondem à terceira maior causa de mortes violentas em Itabuna, chegando ao total de 310 casos entre 2007 e 2010.

No debate que se seguiu à apresentação do diagnóstico,  foram discutidas  sugestões de diversas entidades como, por exemplo,  a instalação de espaços para recuperação de dependentes químicos, considerando que a maioria dos casos de roubos e homicídios deve-se ao uso de drogas, principalmente o crack. Moradores também sugerem a ampliação de projetos voltados para a inclusão social.

De acordo com o diretor do Programa de Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcos Vinicius de Oliveira Júnior, o plano vai incorporar propostas de representantes da sociedade civil para sua consolidação e futura aplicação.

Ao receber o diagnóstico e a proposta do Plano Municipal de Segurança Pública, a promotora pública Renata Dacach indicou o estudo como o primeiro passo para conhecer o problema e buscar soluções”.    

O trabalho tem relação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e segundo o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, não está somente atrelado à ação policial. “Nós interpretamos que o problema da violência não é resolvido somente com a ajuda de efetivos e viaturas, mas em através de um esforço conjunto da sociedade com o desenvolvimento de ações sociais e políticas públicas”, afirma.

           A secretaria executiva do GGI – M, Luisa Padilha Leal, explica que p  Plano Municipal de Segurança Pública foi elaborado a partir das prioridades identificadas no Diagnóstico da Violência e Criminalidade e será a principal ferramenta  para o combate à violência  nos próximos dois anos. Afirma  que para que ele tenha o sucesso desejado é necessário que seja executado pelo Poder Municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade civil e com os demais órgãos de segurança pública que atuam no município. A idéia é reduzir o crime e a violência e aumentar a segurança da população.

Por: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges 23/05/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Prefeito de Itabuna assina ordem de serviço para reforma de 11 unidades de saúde


 



O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assinou na manhã desta quarta-feira (23), em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, uma ordem de serviço para a reforma de 11 unidades de saúde do município. As obras têm previsão de ser entregues dentro de seis meses e o investimento é de R$ 2,9 milhões. 

Na assinatura, estavam presentes os secretários de Governo e de Desenvolvimento Urbano, respectivamente, Carlos Burgos e José Alencar, além do vereador Milton Gramacho, líder do governo na Câmara Municipal, o presidente da Agência de Controlo dos Serviços Públicos Municipais, Jorge Vasconcelos, do diretor de Comunicação Social Juarez Nunes, além dos administradores dos postos de saúde contemplados.

Serão reformadas as seguintes unidades de saúde: Lavígnia Magalhães (Bairro Conceição), Calixto Midlej (Centro), Lourdes Alves (Jardim Primavera), Roberto Santos (Santo Antônio), Amália Lessa (São Caetano), Moise Hage (Lomanto Junior), Dílson Cordier (Monte Cristo), José Edites dos Santos (São Caetano), Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Isolina Guimarães (Zildolândia) e Nilton Ramos (Mangabinha). 

O prefeito destacou a importância das obras, em função da prioridade exigida pela área de saúde. “Nosso objetivo é poder oferecer condições dignas de atendimento. Nessa primeira etapa estaremos reformando as unidades de saúde e ao mesmo tempo dando sequência a um processo de humanização cada vez maior do atendimento”, declarou. 

         O prefeito mencionou também os investimentos do governo em saneamento básico, pavimentação e melhoria do abastecimento de água, lembrando que essas ações também diminuem os riscos de doenças. Para o gestor, todas essas áreas se complementam.

Por: Kleber Torres  Reportagem: Thainan Nicácio – Fotos: Vinícius Borges 23/05/2012
www.itabuna.ba.gov.br 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...