sábado, 31 de março de 2012

CEPLAC REALIZA ENCONTRO PREVENDO O RIO+20

 Ceplac já tem espaço confirmado para o Rio+20
Deputado Lúcio Vieira, presença marcante
O deputado federal e presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, participou nesta sexta-feira (30), do seminário "Conservação Produtiva", em Itabuna, promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no auditório do CEPEC, durante a manhã de ontem (31).

O encontro teve com objetivo discutir a revitalização da economia cacaueira baiana, com base na conservação produtiva. O evento contou também com a participação do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), Augusto Castro (PSDB), da superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia, Virgínia Hagge, e de técnicos do Ministério da Agricultura, que abordaram temas relevantes à economia cacaueira e a inserção dos temas relacionados no Rio+20, evento que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
Augusto Castro reivindica Patrulha Mecânica

"Esse encontro é de grande importância socioeconômica para o sul da Bahia e a Ceplac mobilizou toda a sociedade para que participe ativamente", afirmou o Superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, destacando também que a "conservação produtiva é o processo que pretendemos levar até o Rio +20 e a partir dele transformar num termo de referência que apresentaremos para o Banco Mundial", acrescentou.

O seminário teve o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Inema, Conselho Nacional dos Produtores de Cacau-CNPC, Fundação Pau Brasil, Núcleo Mata Atlântica, entidades de classe regional, a imprensa  e Centro de Desenvolvimento Agroambiental e Cidadania.

Dentro dos debates, o destaque foi Erico Lobão. engenheiro florestal que fez uma exposição e balanço  sobre a reserva da Mata Atlântica no sul da Bahia, ainda com os números de preservação favoráveis, devido a cultura do cacau cabrunca; "Tenho certeza que a Ceplac vai fazer bonito no Rio+20" disse o engenheiro Lobão, referindo-se a nossa reserva.

O deputado Lúcio Vieira Lima para atender a uma sugestão do deputado estadual Augusto Castro, aproveitando a presença, também do deputado federal Geraldo Simões, o convidou juntamente com ele, colocar recurso no orçamento deles, para a aquisição de uma Patrulha Mecânica para a Ceplac, no sentido, de manter os corredores agrícolas da região em perfeito estado de preservação para o escoamento da agricultura.

Algumas informações: Bahia já

Acadêmicos de Administração promovem III Feira de Negócios


        Estimulados pelos resultados positivos obtidos em duas edições anteriores, os acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Itabuna promovem na próxima quarta e quinta-feira - 4 e 5 de abril – a III Feira de Negócios da FTC, tendo como foco comercialização de produtos comemorativos da páscoa.

        Organizada pela AdmTecnoJr Consultoria e Projetos, a empresa júnior do curso de Administração da FTC, a Feira de Negócios será realizada com o objetivo de estimular nos alunos o espírito empreendedor, possibilitando-os aplicar os conteúdos adquiridos nas diversas disciplinas em sala de aula.

        Segundo a coordenadora do curso de Administração, professora Maria Alice Dória, essa interdisciplinaridade necessária à organização da atividade é algo bastante positivo. “Para preparar os stands, incluindo a exposição e a comercialização dos produtos, os estudantes buscam embasamento teórico em diversas disciplinas”, justifica.

        Durante a Feira, os estudantes estarão comercializando em diversos espaços do campus da FTC produtos do período de páscoa, principalmente fabricados à base de chocolate por empresas regionais.  Os stands funcionarão das 18 às 22 horas.
Por - Erivaldo Bomfim
30-03-2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

Santa Casa de Itabuna participa da Programação da Semana Santa

    Com a entrada oficial no período da Semana Santa, a partir deste domingo (1º), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna convoca todos os Irmãos da instituição a acompanharem e participarem das ações programadas pela Diocesse de Itabuna. Executada na Paróquia de São José, a programação oficial contará com uma série de Missas e Bênçãos durante toda a semana, tendo como ponto alto para a irmandade a Procissão do Senhor Morto, com tradicional participação da Irmandade da instituição.

    De acordo com a programação divulgada pela Diocese de Itabuna, na Sexta-Feira Santa (6), a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo está agendada para às 16 horas, na Catedral de São José, seguida da Procissão do Senhor Morto, às 18 horas. A Procissão sai da Catedral e segue até a praça Otávio Mangabeira, conhecida como praça Camacan.

    “Toda a Irmandade da Santa Casa é convocada a seguir na procissão, quando estaremos devidamente trajados com o balandrau, levando flâmulas e a bandeira da instituição. Assim, convocamos a todos os irmãos a comparecerem e reforçarem a fé católica nesta data tão importante”, declarou o provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Ettinger.

    Com a chegada da Procissão na praça pública, será iniciada a apresentação do espetáculo Auto da Paixão, sob coordenação direta da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). De forma itinerante, a montagem teatral segue para a praça da Catedral, onde será encerrada a programação do dia.  


Por- Jaqueline Simões

Obras de pavimentação estão aceleradas na Vila Vital

As obras de pavimentação da Vila Vital, localizada no bairro de Fátima, continuam em ritmo acelerado. Após a conclusão da fase de terraplanagem – no começo desta semana -, foi dado início nesta quinta-feira (29) ao asfaltamento que beneficiará todos moradores da vila. Essa intervenção terá impacto significativo na melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está atuando nesta etapa com duas máquinas, uma caçamba e uma equipe com cerca de dez trabalhadores. O calçamento evitará os transtornos em dias de chuva, que dificulta a passagem de veículos e moradores, além dos problemas de saúde causados pela poeira.

Os moradores acompanham a pavimentação com grande expectativa. “A vila ficará muito melhor”, acredita Flordiniz Silvestre Santos, residente há 30 anos na comunidade.

Por: Thainan Nicácio e Haísa Lima - Fotos: Waldir Gomes – 29/03/2012 



 Azevedo participa de aniversário do Colégio da PM



O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, participou, na manhã desta sexta-feira (30), das comemorações do sétimo aniversário de fundação do Colégio da Polícia Militar (CPM) no município. A data foi marcada por uma solenidade de promoção de 50 alunos e recepção de outros 200, que participaram de entrega da boina azul, considerada uma espécie de batismo para os calouros.
Para o prefeito, é gratificante participar de uma solenidade de promoção dos alunos da CPM, que leva em conta o mérito de cada um e seu desempenho nas diversas atividades. “Esse é um estabelecimento considerado modelo, com um regulamento próprio e que tem como meta o desenvolvimento do aluno de forma integral”, ressaltou.


O prefeito acrescentou que o CPM é uma instituição de referência no campo educacional, tendo grande responsabilidade social e contribuindo para a formação de jovens.


O comandante do CPM, Major Roberto Ferreira, afirmou que a solenidade de promoção e recepção dos alunos vem sendo realizada desde 2005, quando foi fundado o Colégio da Polícia Militar em Itabuna. “Esta é uma data histórica, incluída no calendário da escola”, observou.

Por: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes           30-03-2012   



www.itabuna.ba.gov.br

Semana Santa em Itabuna começa dia lº de Abril

A falscidade nos deixa assim
    Revivendo os momentos mais expressivos da cristandade – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus – a comunidade católica de Itabuna está mobilizada para iniciar neste domingo (1º de abril) as celebrações da Semana Santa 2012. De acordo com a programação divulgada pelo Conselho Paroquial de São José e a Cúria Diocesana, os atos litúrgicos na Igreja Catedral serão presididos pelo bispo Dom Ceslau Stanula e concelebrados pelo pároco Moizés de Souza.

    A programação começa às 7 horas com a Solenidade da Bênção e Procissão de Ramos, no Santuário Santo Antonio, na Avenida do Cinquentenário, de onde os fiéis sairão em direção à Catedral. Em seguida, haverá a celebração da Santa Missa do Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelos hebreus com ramos de oliveiras. Para o domingo estão programadas mais duas Missas com Bênção de Ramos, às 9h (com as crianças) e às 18 horas.

    Para segunda e terça-feira (2 e 3), além da Santa Missa às 18h, estão programados atendimento de confissões, a partir das 15h e às 19 horas. Também na terça-feira, os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus encenarão a Via-Sacra, logo após a celebração eucarística.

Os atos litúrgicos da Semana Santa, na quarta-feira (4), serão iniciados às 9h, com Missa e Unção dos Enfermos. Nesta celebração, agentes de pastoral e voluntários estarão mobilizados para o translado dos doentes até a Catedral. À tarde, a partir das 15h acontece atendimento de confissões e, às 17h, os fiéis estarão reunidos para meditarem a Via-Sacra e a celebração da Santa Missa, às 18 horas. Na sequência, haverá atendimento de confissões.

Missa da Unidade

    Na quinta-feira santa (5), às 9 horas, acontece a Solene Concelebração Eucarística da Unidade do Presbitério e Bênção dos Santos Óleos. Considerada como um dos momentos singulares na vida da Igreja local, a referida celebração reunirá junto ao bispo Dom Ceslau Stanula, na Catedral de São José, todos os padres, religiosos e religiosas das congregações e institutos de vida consagrada, que integram o clero diocesano e estão presentes em 32 paróquias espalhadas por 20 municípios do Sul da Bahia.

     Nesta Missa, acontece a renovação dos votos sacerdotais, quando os padres atualizam as promessas de obediência e castidade à Igreja, representada na pessoa do bispo diocesano, e a consagração dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, utilizados pela Igreja na administração dos sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos, da Crisma e da Ordem (ordenações sacerdotais). Em Itabuna, os demais atos da Semana Santa serão celebrados também nas outras 13 paróquias da cidade, conforme programação específica.                     

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa – 05/04/2012
18h – Missa da Ceia do Senhor: Lava-Pés e Instituição da Eucaristia
19h30min  - Vigília e Adoração ao Santíssimo Sacramento
00h00min – Vigília da Juventude Missionária

Sexta-Feira Santa –06/04/2012
06h – Encerramento da Vigília da Juventude com a Via-Sacra na Igreja
09h - Confissão Auricular
14h - Confissão Auricular
16h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
18h - Procissão do Senhor Morto (saindo da Catedral até a Praça Otávio Mangabeira / Camacan)
19h - Apresentação do Espetáculo “Auto da Paixão” - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – Ficc

Sábado Santo – 07/04/2012
10h - Confissão Auricular
19h - Encenação da “Noite da Saudade e da Esperança: Expressando os Sentimentos de Maria no Sábado Santo” – Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
20h- Solene Vigília da Páscoa: Bênção do Fogo, proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.
22h – Procissão da Ressurreição do Senhor
    Queima de Fogos

Domingo De Páscoa – Ressurreição Do Senhor – 08/04/2012
7h - Missa da Páscoa do Senhor
9h30min - Missa da Páscoa do Senhor com as Crianças
18h - Missa Solene da Páscoa do Senhor

Por -  Erivaldo Bomfim
Assessoria de Comunicação
Paróquia Catedral de São José
Diocese de Itabuna
30/12/2012

José Haroldo recebe homenagens post mortem

Amigos e familiares programam para o próximo dia 9 de abril homenagens a José Haroldo Castro Vieira, para comemorar a data – 6 de abril – em que completaria 85 anos. Entre as deferências estão a celebração de missas em Ilhéus, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Cidade Nova às 19 horas; em Itabuna, na Catedral de São José, às 18 horas; em Salvador, na Igreja da Vitória, às 19 horas.

Também serão celebradas missas em Linhares (ES), Manaus (AM), Belém (PA), e outras cidades que sediam unidades da Ceplac.

Em Ilhéus, além da missa, também será colocada uma placa na conhecida praça do Cacau, que passou a ser denominada de Praça José Haroldo Castro Vieira, através da Lei Municipal nº 3.101, de 17 de maio de 2004, cujo projeto é da autoria do vereador Alisson Mendonça. Segundo o ex-coordenador da Ceplac e um dos organizadores das homenagens póstumas, Lício de Almeida Fontes, José Haroldo foi um dos personagens mais importantes não só para Ilhéus, mas para todas as regiões cacaueiras do Brasil, por todo o esforço em prol do desenvolvimento econômico e social.

Outra homenagem a ser prestada a José Haroldo Castro Vieira é a outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, entregue em 28 de junho, data em que se comemora o aniversário de Ilhéus. Para distingui-lo com a honraria, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, encaminhou sugestão do nome ao Conselho da Comenda. Caso seja confirmada a distinção, José Haroldo seria o primeiro, post mortem, a receber a Comenda. “São inegáveis os méritos de José Haroldo Castro Vieira para com Ilhéus e o Sul da Bahia e essa comenda seria uma homenagem singela diante do que essa região deve a esse grande homem”, ressaltou Newton Lima.

O homem - Zé Haroldo nasceu em 6 de abril de 1927, em Ilhéus e faleceu em 5 de fevereiro de 2004, aos 77 anos de idade. Foi funcionário do Banco do Brasil, foi colocado à disposição da Ceplac - Comissão Executiva do Plano de Recuperação Econômico Rural da Lavoura Cacaueira, onde exerceu os diversos cargos, na Superintendência Regional.

Designado Secretário-Geral em 7 de fevereiro de 1969, por Portaria do Ministro da Fazenda, e exonerado a pedido do cargo em 23 de janeiro de 1985. A partir de seu desligamento da Ceplac, voltou à iniciativa privada, como assessor de Diretoria da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga; depois designado Diretor Regional do Nordeste da Isapar – Petróleo Ipiranga Participação, e da Sociedade de Empregados da Ipiranga, se desligando em fevereiro de 1992.
Por - Walmir Rosário - 30.03.12

Expressaounica: Azevedo na frente na enquete do site PliticosSulda...

Expressaounica: Azevedo na frente na enquete do site PliticosSulda...:  Enquete do site  politicossuldabahial   destaca o Prefeito de Itabuna,  Capitão Azevedo na frente. Vejka os números da enquete: •  Enqu...

Textos jornalisticos, fotos e vídeos

Azevedo na frente na enquete do site PliticosSuldaBahia

 Enquete do site  politicossuldabahial  destaca o Prefeito de Itabuna,  Capitão Azevedo na frente. Vejka os números da enquete:

•  Enquete
Em quem você votaria para prefeito de Itabuna?
•    Capitão Azevedo (24%, 300 Votes)
•    Juçara Feitosa (20%, 254 Votes)
•    Wenceslau (17%, 219 Votes)
•    Nenhum deles (7%, 91 Votes)
•    Vane do Renascer (7%, 91 Votes)
•    Ronald Kalid (6%, 79 Votes)
•    Leninha Duarte (4%, 48 Votes)
•    Coronel Santana (3%, 41 Votes)
•    Pedro Eliodorio (3%, 37 Votes)
•    Zem Costa (3%, 34 Votes)
•    Roberto Minasaço (3%, 32 Votes)
•    Acácia Pinho (3%, 32 Votes)
Total Votantes: 1.257

Essa pesquisa  foi realizada pelo site politicossuldabahia esta semana

Aguardem!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Contribuinte pode ter desconto no IPTU até esta sexta-feira

Adicionar legenda
Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para o itabunense pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 15%. O abatimento vale para quem optar pela quitação do tributo em cota única.

Durante o mês de março foram distribuídos 45 mil carnês do IPTU pelos Correios. Quem não tiver recebido pode solicitar a segunda via do documento no Departamento de Tributos, que funciona no Centro

Administrativo Firmino Alves, sede do governo. Proprietários de terrenos não-edificados também devem retirar o boleto de pagamento neste local.

Itabuna tem aproximadamente 100 mil imóveis cadastrados. Cerca de 25 mil contribuintes com tributo inferior a R$ 22,00 ficam isentos do imposto, cuja arrecadação viabiliza projetos e obras no município, além de investimento na estrutura necessária ao atendimento das demandas da população. Recursos obtidos com o IPTU permitiram ao governo a aquisição de uma nova patrulha mecânica em 2009, evitando despesas com aluguel de maquinário.

O diretor do Departamento de Tributos, Emerson Carvalho, afirma que a movimentação de contribuintes no setor aumentou de forma significativa nos últimos dias, Uma equipe de sete atendentes está de plantão para atender a essa demanda.

“Houve uma intensificação na procura de informações para pedidos de emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), busca de esclarecimentos e pedidos de revisão de cálculo”, exemplifica o diretor.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 29-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

EMASA ABASTECIMENTO RETORNA À NORMALIDADE

Referente à interrupção do fornecimento de água devido a uma pane elétrica nos equipamentos das Estações de captações da Emasa, no Rio do Braço e Nova Ferradas, nos últimos dias, o problema já foi resolvido, com a instalação de uma nova Bomba hidráulica na captação de Nova Ferradas (foto) e a substituição de um djuntor  na captação de Rio do Braço e, que foi, resolvido em tempo recorde.

Para isso, a Emasa mobilizou dia e noite, toda a sua equipe técnica, tendo na liderança dos trabalhos o diretor-presidente, engenheiro Geraldo Bríglia.

O acidente, que prejudicou o abastecimento em alguns locais do município (as partes mais altas), e amplamente divulgado através dos veículos de comunicação da cidade, foi resolvido no dia de hoje.

Com isso a população de Itabuna pode ficar tranquila enquanto ao fornecimento de água dentro das próximas horas.
  
Fotos: Alex de souza 

 Amanhã mutirão no distrito de Mutuns
Ailson conversa com um dos moradores de Itmaracá

Após a realização do mutirão no distrito de Itamaracá, amanhã (30), a Emasa realizará o mutirão do distrito de Mutuns. Para isso sob a liderança de Ailson Souza, gerente de Saneamento da Empresa todas as providencia já foram tomadas junto à direção da Empresa.

A equipe que é formada por cerca de 20 homens, além de carro limpa fossa e retroescavadeira, o mutirão cumpre um cronograma desenvolvido pela Emasa de manter nos distritos, as estações elevatórias e as redes de esgotamento sanitárias sempre limpas e em condições de atender a demanda da população.

“O mutirão de Mutuns terá início as 08h00 e encerramento programados para as 16h00, extensivo a pintura de meios-fios; um serviço de nossa empresa elogiado pela comunidade e contando com o auxílio de todos” ressalta Ailson Souza.     
Foto> Alex de Souza

DOIS GIGANTES DE NOSSA CULTURA

O jornalista Paulo e Zélia, num momento unico
(DEFENSORES DE NOSSA CULTIURA ZELIA POSSIDONIO E JAILTON ALVES)
 

Jailton Alves e Zélia Possidônio, dois grandes nomes de nossa cultura, agora, merecidamente, integrantes da Academia de Letras Grapiúna.

Ambos os professores e poetas realizam em Itabuna um grande trabalho de difusão e divulgação de nossa cultura, além de serem dois grandes intelectuais. 

Daqui, especialmente, o nosso abraço aos nossos amigos, quando desejamos muito sucesso e carreira brilhante.
Professor Jailton e o seu sorriso encantado.

"Navegar é preciso
Viver não é preciso..."

O materialismo passa...
A vida continua.

Que diga o nosso eterno Fernando Pessoa! 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Academia programa homenagens para o centenário de Jorge Amado

Novos academicos
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi representado pelo vice Antônio Vieira na sessão magna de instalação e de posse dos 30 integrantes da Academia Grapiuna de Letras (Agral), realizada na Loja Maçônica 28 de Julho. A cerimônia teve a presença de escritores, jornalistas, atores e representantes dos diversos segmentos da sociedade regional.

Poeta Adeildo Marques
Para Vieira, a academia, que tem Jorge Amado como patrono, amplia o espaço para o debate e a produção cultural. O presidente da Agral, Ivann Krebs Montenegro, destacou que a academia tem o objetivo de integrar projetos e atividades voltadas para a valorização da literatura, do teatro e da cultura grapiúna, “aparecendo como resultado de mais de um ano de trabalho de uma equipe de abnegados”. Montenegro salientou que a Agral terá na sua agenda de 2012 toda uma programação voltada para os festejos do centenário de Jorge Amado.

Na solenidade, também falaram Ramiro Aquino, que saudou os novos acadêmicos, e Vercil Rodrigues, que fez uma retrospectiva da vida e da obra de Jorge Amado. O evento também incluiu a realização de um jogral e um jantar de confraternização que reuniu acadêmicos, padrinhos e convidados.

Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 28-03-2012

Casa de Passagem facilita recuperação de jovem em risco

Valeriano
Adolescentes em situação de risco pessoal e social têm sido atendidos em Itabuna pela Casa de Passagem, instalada há nove meses no município. Os jovens são encaminhados pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Adolescência e acolhidos por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores.

Segundo o professor Valeriano Amaral Júnior, que coordena a Casa de Passagem, a instituição realiza um trabalho pioneiro na região. Os adolescentes recebidos permanecem internados por um período máximo de 45 dias, até a solução de pendências no judiciário e relativas à própria segurança do menor.

Valeriano Júnior explica que a ação desenvolvida visa reconstituir os vínculos familiar, escolar e social dos jovens que tiveram seus direitos violados. “Funciona de fato como uma unidade de acolhimento para os adolescentes com respeito, atenção e resgatando seus valores e sua cidadania”.

O professor acrescenta que cada jovem recebido tem uma rotina diária de tarefas, com acompanhamento pedagógico e manutenção de atividades escolares, com o foco no resgate da autoestima. O trabalho inclui a participação em oficinas e eventos diversos.

O projeto é bancado pelo município e gerido pela Secretaria de Assistência Social, que oferece todo o suporte operacional. Para o prefeito Capitão Azevedo, a ação é uma prioridade e auxilia na recuperação de jovens que foram vítimas de violência ou tiveram seus direitos e sua cidadania desrespeitados.


Por Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 28-03-2012
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Seminário aborda desempenho das unidades de saúde em Itabuna

A Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna promove nesta quinta-feira (29), a partir das 8 horas da manhã, o Seminário “Abraçamos a Saúde – conhecer para transformar”. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). O encontro foi idealizado com o objetivo de apresentar e discutir como se dá o fluxo de atendimentos nas unidades de saúde do município.

De acordo com o diretor do departamento, Tiago Domingos dos Santos, o encontro faz parte do plano de trabalho do setor, que tem promovido eventos objetivando levar ao público orientação e informação acerca dos serviços de saúde. Outra intenção é a de promover a integração entre os gestores e o público para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas unidades.

“Ainda há um longo caminho a percorrer para consolidar e garantir o acesso universal ao SUS, este é um dos nossos desafios”, afirma Domingos. Segundo ele, “é preciso avançar no processo de consolidação do Sistema Único de Saúde, ampliando a assistência e qualificando cada vez mais o serviço”.



Por: Rosi Barreto

Louvozão no Bairro do Zizo

(Igreja Adventista do 7º Dia)

A Igreja Adventista do 7º Dia, do bairro do Zizo, realiza neste dia 08 de Abril, o “Louvozão da Solidariedade”  com o objetivo de prestar serviços sociais à comunidade.

Dentro da programação do evento consta, conforme nos informou o coordenador, Nilson Santos,  Distribuição de Roupas, Alimentos, Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicose (Hemograma), Corte de Cabelo, Consulta Odontológica e Consultas Psicológicas.

Para a animação “O Louvozão” contará com a apresentação de várias musicas cristãs.  

terça-feira, 27 de março de 2012

RÁDIO NACIONAL ENTRA COM NOVA PROGRAMAÇÃO EM ABRIL

Dinailson Oliveira (Som) diretor
A rádio Nacional de Itabuna que foi fundada em 20 de outubro de 1957, pelos jornalistas Ottoni José da Silva, Gerson Souza e o pecuarista Zildo Guimarães a pioneira desta cidade, por onde já passaram grandes nomes de nossa comunicação, entre eles, Antonio Brandão (Titio Brandão), Germano da Silva, Gonzalez Pereira entrará ao ar, em sua nova fase neste dia 05 de abril.

A Rádio Nacional com um possante transmissor de 10 KZ, já tem em sua “grande de programação” com grandes nomes de nosso rádio.

A emissora, hoje, do Grupo do ex-deputado Daniel Gomes terá uma linha dinâmica, com a notícia em cima do fato, sem nenhuma retaliação, como deve ser uma comunicação democrática, dentro de uma linha objetiva e direta na divulgação dos fatos de interesses da população de Itabuna e região.

Milhares de ouvintes estão na expectativa da chegada da nova programação da  Nacional, que deu uma parada para o reaquecimento de seus equipamentos e, também, matar a saudade de alguns profissionais de imprensa, como Alex de Souza, com o programa: “A Voz e a Vez da Juventude” e Maria Alice, com o seu “Boa a Tarde Mulher” ambos campeão de audiência no horário que, juntamente, com Carlos Barbosa, Valter Machado e outros grandes nomes, integrarão o quadro da emissora em sua nova fase. 

Vamos aguardar!            

TORTURADORES ESTRANGEIROS EM ILH[ÉUS

Nesse navio estão torturadores covardes, cínicos. criminosos frios
É de causar revolta um vídeo gravado por um funcionário do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus,que filmou parte da tripulação do navio cargueiro Celine C, do Reino Unido, torturando um dos três cidadãos de Gana que viajaram clandestinamente até o Brasil. O navio partiu da Costa do Marfim com carga de cacau.

A tortura ocorre enquanto os ganeses aguardam procedimentos para serem deportados. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O cacau é destinada aos parques de moagem da Cargill, ADM e Barry Callebaut, em Ilhéus, e Delfi Cacau, em Itabuna, segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores das indústrias moageiras, o Sindicacau, Luiz Fernandes.

Fernandes disse ao PIMENTA que solicitou apuração rigorosa das denúncias de tortura e maus-tratos. O navio está atracado desde o dia 20 em Ilhéus, mas somente na sexta, 23, a polícia foi comunicada da presença de clandestinos africanos no navio. 

Tortura é um crime hediondo no Brasil, inafiançável, portanto. Os torturadores em nenhum momento se importaram Por estarem sendo filmados e em um ato de selvageria e cinismo nem ligaram para o funcionário do porto que estava filmando e avisando que colocaria o vídeo na internet e que todo o mundo iria ver a tortura em um rapaz que não tinha condições de apresentar nenhuma reação.

Os podres canalhas com um civismo sem tamanho ficaram sorrindo. Os bandidos torturadores deveriam ser presos e após processo regular feito pela Polícia Federal Brasileira cumprir pena em um presídio.

O mundo acaba de assistir, em pleno século XXI, em um país democrático (o Brasil) que tem leis duras contra a tortura que bandidos internacionais pratiquem ato se selvageria em nosso território. Enquanto o torturado chora e grita, os bandidos riem sem piedade.

Os torturadores e o comandante do navio devem ser punidos pelas autoridades ou o que poderá acontecer é a população que está revoltada entrar no navio e libertar os ganeses torturados o que pode provocar muito sangue.

As autoridades têm que agir. A justiça tem que fazer justiça. No Brasil tortura jamais.  Fora torturadores. Fora podres canalhas. Fora imbecís!
Já pensou o que esses torturadores fazem em alto mar?

Por - (Juarez Vicente de Carvalho)

Festival do Chocolate da Bahia acontece em Ilhéus

 A francesa Chloe Doutre-Roussel, a Madame Chocolat, considerada a maior especialista em chocolates finos do mundo, é a primeira grande atração a confirmar presença no Festival Internacional do Chocolate da Bahia, que acontece em Ilhéus no período do feriado de 28 de junho (aniversário de Ilhéus) a 02 de julho. Chloe ganha a vida comendo chocolates, é autora da obra “The Chocolate Connaisseur” e consultora free lance de diversas marcas do produto no mundo. Respeitada em todo o circuito chocolateiro – dos produtores de grãos às empresas de marketing – ela participará do ciclo de palestras do evento, que reunirá especialistas, produtores, empresários e admiradores do chocolate.

A participação de Chloe em eventos deste gênero no mundo é sempre um show à parte. Ela começou a ficar conhecida em 2003, quando foi contratada como compradora de chocolates pela loja de produtos sofisticados, em Londres. Três mil pessoas disputavam a vaga. Seu currículo de agrônoma e a atuação em áreas distintas como a L’Oreal e a ONU não a colocavam entre as favoritas. Mas ela tinha paladar apurado, profundo conhecimento técnico. E, além disso, uma passagem profissional importante: tinha sido gerente de produto da confeitaria francesa Ladurée, então sob o comando de Pierre Hermé - que gostava dela a ponto de batizar cinco doces com seu nome. Pegou o emprego. Viajou o mundo comprando chocolates para a grife inglesa por dois anos, mas desde 2007 atua apenas como consultora.

Hoje, a Madame Chocolat faz provas diariamente sempre às 5 da manhã, "quando o palato está fresco e limpo". Se tem muitas amostras, separa todas na véspera, numa bandeja - não há risco para o chocolate, pois seu apartamento, em Paris, é climatizado a 16º C, o ano todo, para conservar bem o produto. Acorda, toma uma xícara de chá verde e começa a trabalhar. "Se o chocolate é bom, como, senão, cuspo", conta. Depois da prova, a barra devidamente catalogada e datada vai para a adega, que funciona como um arquivo, um banco de dados para consultas e comparações.

Mais destaque, mais importância - Com a promessa de que, este ano, o evento passa a integrar uma posição de destaque no calendário de eventos da Bahia, o Festival do Chocolate ganhará dimensão e importância mundiais, passando a ter a denominação de “Internacional”. Contratado para executar o projeto capitaneado pela Associação dos Produtores de Cacau (APC) e pelo Instituto Cabruca, que levou o produto regional às últimas edições do Salon du Chocolat de Paris, o publicitário Marco Lessa, diretor do Grupo M21, afirma que o festival também ganha outro forte ingrediente visando atrair para Ilhéus visitantes de todas as partes do planeta: o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, um dos mais importantes autores da literatura mundial, traduzido em 55 países e em 49 idiomas.

Um número mais significativo de expositores internacionais e até a presença de celebridades européias que irão à primeira versão do Salon du Chocolat de Paris, que acontecerá em Salvador também em 2012, também são elementos que ajudarão ao crescimento do evento que, no ano passado, reuniu milhares de pessoas no Centro de Convenções de Ilhéus. “Estamos deixando de ser apenas um evento de exposição ou turismo, para fazermos parte da agenda de negócios da Bahia”, garante Lessa.

O circuito estadual de eventos deste ano envolve o Festival Internacional do Chocolate da Bahia - 28 de junho a 02 de julho, em Ilhéus; o Fórum Mundial do Chocolate - 04 e 05 de julho; o Salon du Chocolat da Bahia - 06 a 08 de julho, ambos em Salvador. Esta última ação que mudou os mercados mundiais do chocolate e do cacau para o Brasil, é uma iniciativa da APC e Instituto Cabruca, em parceria com o Governo da Bahia, através da Seagri, Setur, Sedir, CAR, Ceplac, Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.
Por - Maurício Maron

CARTÓRIOS FUNCIONAMENTO PELO SÓ DIA 02 DE ABRIL

Os cartórios funcionavam neste prédio
Os proprietários (tabeleão) dos cartórios de Itabuna, estiveram ontem participando da reunião ordinária  da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, quando comunicaram que o novo sistema dos cartórios  em todo o Estada estava foram do ar, visando a mudanças da iniciativa pública para a  privada.

Segundo eles, os cartórios vão fornecer um trabalho mais rápido e de qualidade, com novas tarifas com o preço global em todo o Estado. Em Itabuna, onde muitos dos cartórios mudaram de endereço, o funcionamento pleno  ao público só acontecerá, mesmo, no dia 02 de abril, devido a implantação do sistema e treinamento do corpo funcional. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Posse e instalação da Academia Grapiúna de Letras neste dia 27

Ivann Montenegro, grande nome das latras
Será instalada oficialmente na próxima terça-feira, 27, a Academia Grapiúna de Letras, a primeira do gênero a ser criada em Itabuna, e que tem na presidência o acadêmico Ivann Krebs Montenegro (foto). A solenidade de posse vai acontecer às 19 horas no salão de festas da Loja Maçônica 28 de Julho. 

A AGRAL reúne um grupo de personalidades não somente da literatura, mas também das letras em geral, artes e ciências e objetiva o cultivo da língua e da literatura brasileira, a preservação da memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e da região, além de amparar e estimular todas as manifestações afins.

Tendo como patrono o escritor itabunense Jorge Amado a Academia Grapiúna de Letras, além do presidente Ivann Montenegro, conta em sua diretoria com os acadêmicos fundadores Vercil Rodrigues (Vice-presidente), Washington Cerqueira e José Carlos Oliveira (Secretários), Antonio Costa e Jorge Carrilho (Tesoureiros) e Ramiro Aquino (Diretor de Eventos). Por ocasião da posse serão ocupadas ainda as diretorias de relações públicas, arquivo, biblioteca e revista.

         Eventos - Segundo informa o presidente Ivann Montenegro a AGRAL pretende participar dos grandes eventos culturais do município, sendo o principal deles este ano o do centenário de Jorge Amado, em agosto, juntando-se às manifestações que estão sendo preparadas pela Prefeitura e por entidades culturais.

    Na cerimônia de instalação e posse o acadêmico Vercil Rodrigues, cujo patrono é o mesmo da Academia, Jorge Amado, ficará responsável pela palestra em torno de vida e obra do escritor baiano, cabendo ao jornalista Ramiro Aquino saudar os acadêmicos. Haverá ainda manifestações culturais.
Por - Vercil Rodrigues

Uma vida de Luta por aqui...

(Homenagem ao meu pai José Deraldo dos Santos que completa, hoje, 19 anos de eternidade)
Deraldo

A gente nasce, cresce e morre. É a lei da existência. Ainda que saibamos disso, nos é difícil encarar a morte das pessoas que amamos.


Nascido em Jequiriçá, em 1919, cumprindo a lei da permanência liberada, aqui na Terra por Deus, no dia 26 de março de 1993, José DERALDO dos Santos, chegou a sua última etapa.  Filho de Maria Laurinda e Basílio Bispos dos Santos, meu avô que faleceu aos 101 anos de idade, no bairro Mangabinha, Itabuna, também era tropeiro e faleceu, em agosto de 1982, já a minha avó, eu não a conheci, mas soube que ela tinha um parentesco, era irmã, da mãe do escritor Jorge Amado.

É com saudade, muita saudade, que lembramos o desaparecimento do meu pai, DERALDO, um homem simples, honesto, trabalhador, não media esforços para ajudar ao próximo, que desbravou essa região, quando jovem, como Tropeiro, enfrentando noites tempestivas, armadilhas de jagunços e mesmo ataque indígenas, atoleiros para a entrega do cacau em lombo de animais. Numa época em que nem estrada de ferro existia nessas terras e mais tarde residindo em Eunápolis, extremo-sul da Bahia, foi um dos encarregados na construção da rodovia, ligando este município a Porto Seguro. 

Quando tropeiro, o seu duro trabalho o levava a ficar dias fora de casa, num roteiro de mais de 100 quilômetros mata à dentro com destino a cidade de Ilhéus.

Foi numa dessas suas andanças que ele conheceu nos “41” de Ibicaraí, a jovem Josefa dos Reis Santos, irmã do fazendeiro Ernesto Reis, com quem se casou.

Atendendo convite de sua irmã (a burguesa da família na época) Jovelina Maria Freire, viúva do coletor Leopoldo Freire, para melhor educar seus filhos, o casal se estabeleceu em Itabuna em 1959, cidade onde nasceram os dois últimos filhos, dos  09 que vieram a este mundo.

A partir daí, DERALDO deixou de ser tropeiro e empregado de fazendas, antes de sua estada em Eunápolis, passou a ser comerciante de cereais na então feira-livre da Praça José Bastos (onde hoje existe a FTC de Itabuna e que também já funcionou a estação da Maria Fumaça), vendendo farinha, feijão e milho.

Como era uma pessoa basicamente solidária, alegre e extrovertido, ele fez grandes amizades, tanto com os colegas de profissão, quanto com os fregueses, que apreciavam a sua amabilidade no trato com as pessoas. Prova disto foi quando, seu compadre, colega de feira-livre, José Gonçalves (Zé Pereba) fez aniversário de 82 anos, comemorados na AABB, ano passado, Itabuna, e não se esqueceu de fazer uma homenagem ao seu amigo Deraldo (in-memoriam), que também era seu compadre.  

Meu pai era conhecido como DERALDO, foi uma pessoa que marcou sua passagem por este planeta com dignidade. Enfim, uma pessoa que ajudou a plantar a civilização do cacau; que gerou filhos que dignificaram seu nome; que deixou saudade quando partiu para a eternidade; no dia 26 de Março de 1993.

Hoje, aos 19 anos de seu falecimento e lá, na companhia de cinco dos seus nove filhos. Nós, seus filhos em vida aqui na Terra, Joselito, Joelson, Josevaldo dos Reis e José Deraldo Filho, queremos homenagear sua memória, lembrando de sua árdua luta e história para nos criar e educar. Parabéns, meu pai, onde o senhor estiver!     

Joselito dos Reis
Poeta e jornalista

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...