sexta-feira, 23 de março de 2012

Concluídas 60% das obras do canal do Lavapés

As obras de macrodrenagem do canal do Lavapés, com uma extensão de 1.360 metros, tiveram o seu ritmo acelerado pela Construtora Casa Própria, que ampliou nos últimos dias o número de máquinas e caminhões utilizados na execução do projeto.

A Secretaria de Planejamento estima que 60%  do previsto no cronograma da obra já foi concluído e a Prefeitura de Itabuna também investe recursos próprios na reurbanização e revitalização da avenida Amélia Amado, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana.


A obra realizada através de uma parceria com o Ministério da Integração Nacional, tem um custo de R$ 12,8 milhões, com uma contrapartida da Prefeitura e é uma prioridade para o prefeito Capitão Azevedo.
Um relatório técnico mostra que a macrodrenagem já está concluída até a rua Bartolomeu Mariano, no Pontalzinho e estão sendo acelerados projetos complementares que contemplam  caixas de esgotamento, emissário e a reurbanização da avenida Amélia Amado.

Além de recursos em caixa para a execução da obra, a Prefeitura de Itabuna tem ainda um saldo de R$ 2 milhões a receber do Ministério da Integração Nacional.

Por Kleber Torres - Fotos: - 23-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Todos unidos pela UFESBA em Itabuna

Foto Arquivo/FTC
Neste momento deputados, prefeitos, vereadores educadores, lideranças políticas regionais estão em debate pela consolidação da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFESBA, com sede em Itabuna.

Uma das ausências notada no auditório Professor Gervásio Oliveira, da FTC, foi a do ex- Deputado Federal, Felix Mendonça, autor do projeto.

Entre as autoridades mais destascadas estrão presentes o Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo; 
deputado federal, Geraldo Simões; Davidson Magalhães (Bamin); José Reis (UESC); Cristiano Lobo (FTC); Jorge Braga (CDL); Eduardo Fontes, presidente da ACI; Wenceslau Jr, vereador de Itabuna; secretários municipais; além de representantes da UNIME e da UNOPAR.

Novo movimento em defesa do Porto Sul em Ilhéus

Os municípios do Sul da Bahia das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul estarão realizando no próximo dia 21 de abril, em Ilhéus, um manifesto em defesa da implantação do Complexo Intermodal e contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou ao Ibama que realize audiências públicas em Itacaré e Uruçuca para discutir sobre os impactos ambientais do empreendimento.

 A proposta será mostrar que a sociedade regional não vê necessidade de novas audiências públicas, já que o encontro realizado pelo Ibama no dia 29 de outubro do ano passado, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu 3.778 pessoas e foi a segunda maior audiência pública realizada pelo Ibama para discutir sobre os impactos ambientais.

A ideia de se realizar o manifesto surgiu após a decisão do TRF-1 de determinar a realização de mais duas audiências, o que, na avaliação dos mais diversos segmentos regionais, nada mais é que uma tentativa de atrasar o início das obras do Porto Sul. A decisão saiu após análise de pedido de antecipação de tutela apresentado ao TRF pelo Ministério Público Federal. O primeiro entendimento era que uma audiência de amplitude regional, realizada em Ilhéus no ano passado, fosse suficiente. Mas procuradores federais discordaram, entrando com ação para que audiências ocorressem também em Uruçuca e Itacaré.

Diante dos prejuízos que essas novas audiências trarão para a região, representantes dos mais diversos municípios do Sul da Bahia se reuniram esta semana no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, em Ilhéus, para discutir a realização do manifesto. Nesse encontro ficou definido que serão adotadas três principais linhas de ação.

A primeira foi de se criar uma comissão formada por prefeito e lideranças políticas de diversos municípios regionais para visitar o Ministério Público Federal na tentativa de mostrar que a audiência pública realizada em outubro do ano passado contou com a representatividade de todas as cidades das áreas de influências diretas e indiretas do Porto Sul.

O segundo passo será o da realização de uma nova reunião de mobilização do movimento, nesta segunda-feira (26), às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, para discutir a estratégia de ação e detalhes do ato em defesa do Porto Sul. A terceira medida será a realização de um grande movimento no dia 20 de abril, contando com a participação dos mais diversos órgãos públicos, empresas privadas, segmentos da sociedade civil organizada, além de cidadãos que defendem a necessidade de implantação do Porto Sul como equipamento capaz de promover e incentivar o desenvolvimento regional.

O movimento será coordenado pela Prefeitura de Ilhéus, contando com o apoio do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região (Coeso), além de entidades, sindicatos, associações e clubes de serviços dos municípios do Sul da Bahia.

O diretor de Logística da Bahia Mineração, Aildo Fonseca, explicou que essa mobilização é importante para mostrar ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal que a sociedade não está de acordo com a necessidade de se fazer novas audiências públicas para discutir a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul.

 Na avaliação do representante da Bahia Mineração os municípios de Uruçuca e Itacaré foram contemplados com exautivas discussões, debates e informações sobre o Porto Sul em vários encontros realizados nessas cidades. A realização de novas audiências, segundo ele, só retardará o processo de implantação do porto sul, cujas obras estão previstas para serem iniciadas em julho desse ano.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, também defende que não há qualquer necessidade de se realizar novas audiências públicas para discutir sobre os impactos do Porto Sul, já que o último encontro realizado pelo Ibama em Ilhéus foi participativo e suficiente para esclarecer as dúvidas de toda a região. Uma nova discussão, segundo ele, só contribuirá para atrasar as obras de um dos equipamentos mais esperados pela comunidade regional. É por esse motivo que a Prefeitura de Ilhéus resolveu coordenar esse novo movimento em defesa do Porto Sul.

Representando a Câmara Municipal de Ilhéus, a vereadora Professora Carmelita (PT) argumentou que a questão dos impactos ambientais provocados pelas obras do Porto Sul foi amplamente debatida durante a audiência pública realizada pelo Ibama em Ilhéus no dia 29 de outubro do ano passado, onde foram analisados 81 documentos e 268 questionamentos dos participantes.

 Ela explicou que essa foi a segunda maior audiência pública já realizada no Brasil, onde os representantes dos mais diversos segmentos tiveram a oportunidade de participar, questionar e esclarecer suas dúvidas. Professora Carmelita disse ainda que a implantação do Porto Sul é um desejo do governador do Estado, Jaques Wagner, que acredita nesse investimento como um importante vetor de desenvolvimento para o Sul da Bahia.

Nota técnica – Nesta quinta-feira (22), na sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, em Itabuna, a deputada estadual Ivana Bastos afirmou que manteve contato com o Governo da Bahia e foi informada de que, até o próximo dia 30, serão encaminhadas as respostas à Nota Técnica do Ibama, referente ao projeto Porto Sul. “Não houve novos questionamentos e todos os pontos para os quais o instituto pediu correção ou explicações já foram atendidos”, disse a parlamentar.
Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Manifestações marcaram Reunião dos Deputados Itinerante em Itabuna


Manifestação saúde morta no caixão
    Paralela a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa, muitas manifestações sociais foram realizadas na tarde/noite de ontem, quinta-feira (22), no Centro de Cultura Adonias Filho, com o intuito de sensibilizar os deputados estaduais para o cumprimento das ações público municipal firmado pelo Governo do Estado da Bahia.

    Entre as manifestações, grupos de jovens e adultos se reuniram na entrada do Centro de Cultura em defesa pela volta da Gestão Plena da Saúde para o município de Itabuna, que desde o ano de 2008 convive com a falta de investimentos para a gestão da saúde pública no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que atende há mais de 120 municípios pactuados.

A duplicação da Br. 415, no trecho Ilhéus-Itabuna, esteve na pauta de reivindicações, já que se trata de uma promessa do Estado e que ainda não se concretizou. De acordo com um dos representantes do Rotary Clube de Itabuna, João Edvaldo Lima a solicitação deve-se ao volume de tráfego que já está ultrapassando o normal na localidade.

 Pela aprovação do projeto de Passe Livre intermunicipal para deficientes físicos, a Associação Grapiúna dos Paraplégicos, representada pelo responsável social, conclamou aos deputados pela votação do projeto, que desde o mês de dezembro de 2011 aguarda aprovação. Visando fortalecer o pedido o grupo levou dois caixões simbolizando o descaso de alguns deputados e empresários pela aprovação do projeto.

Em outra ponta, mulheres e parentes de Policiais Militares presos há 38 dias no 2º Batalhão da PM, em Ilhéus participaram da manifestação, com cartazes pedindo apoio dos deputados para a liberação de seus entes queridos. “Que a justiça venha prevalecer e que eles possam responder em liberdade”, pediu a professora e esposa de um PM.

Outra manifestação envolveu concursados aprovados para o preenchimento de vagas no Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus. No entanto, de acordo com a técnica em enfermagem, Cristiane Bastos, desde 2008, faltam vagas a serem preenchidas, que estão sendo ocupadas por contratados irregularmente.

Gacc inicia campanha telefônica em todo Nordeste

A instituição visa arrecadar fundos para tirar do papel o projeto social que visa à melhoria do atendimento à crianças com câncer e construir a Casa de Apoio

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) Sul Bahia mobiliza pessoas de todo o Nordeste para render-se a solidariedade e fazer doações que serão aplicadas no projeto Canto do Aconchego, que visa a construção de um ambiente mais amplo e humanizado às crianças e adolescentes com câncer.

Para construir as 24 unidades de hospedagem já foi aberta a campanha “Entre na Casa pela Causa” via telefone com possibilidade de destinar ao projeto R$ 15, R$ 30 e R$ 50.

Quando é feita a doação por telefone a operadora de telefonia deposita a contribuição diretamente em uma conta do Gacc. Com um simples gesto é possível contribuir para o bem estar de crianças e de seus acompanhantes. Atualmente, a instituição abrange uma área de 152 municípios, nas regiões Sul, Sudoeste, Extremo-Sul e Centro Sul do Estado. O número de atendimento na casa de apoio Clara Kauarké de 450 crianças, que são acompanhadas por um responsável.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer garante aos jovens o direito de alcançar as chances de cura com qualidade de vida. Todos os pacientes, que tem o diagnóstico positivo para o câncer,recebem um atendimento social através da equipe multidisciplinar da instituição desde o momento em que são encaminhados pelos pediatras com a expectativa de que alcance uma cura.

Doação
Além de arrecadar fundos necessários para a execução do novo projeto, a campanha tem como objetivo chamar à atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude com câncer. De acordo com a presidente do GACC e coordenadora da campanha, Teresa Cristina, são feitas cerca de 70 quimioterapias por mês. “Quem é da unidade de quimioterapia sabe que há um número enorme de pacientes que chega de diversas regiões. Por isso, fazemos um apelo no sentido de viabilizar algo que é necessário para que todas as crianças que cheguem até nós possam ser acolhidas pelo Gacc”, destaca a médica.

Os interessados em colaborar podem ligar para 0500 2012 015 (paradoar R$ 15,00); 0500 2012 030 (para doar R$ 30,00); e 0500 2012 050 para doar R$ 50,00. Quem estiver de fora da região Nordeste também pode participar dessa importante causa social ao efetuar o depósito direto na contado GACC Sul Bahia (Banco: Caixa Econômica Federal / Conta: 4602-3 / Agência: 0070 / Operação 003) ou atendendo a solicitação do telemarketing da instituição.

Lançamento em Ilhéus

    Já conhecida por empresários, formadores de opinião e autoridades municipais de Itabuna, a campanha “Entre na Casa pelaCausa” já tem data marcada para ser lançada oficialmente em Ilhéus. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Ilhéus, na próxima terça-feira (27), a partir das 20 horas.

Números para doação
0500 2012 015- para doar R$ 15,00
0500 2012 030- para doar R$ 30,00
0500 2012 050 – para doar R$ 50,00

Da asssessoria
Por: Luana Rodrigues

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mercadão de Itabuna inauguração em Agosto


O consultor do Sebrae Nacional, José Alberto Costa Muricy, coordenou uma reunião técnica com o prefeito Capitão Azevedo, no Centro Administrativo Firmino Alves e representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Indústria, Comércio e Turismo, Administração e Planejamento para avaliar o andamento do plano de ação para implantação do Mercadão de Itabuna, a ser inaugurado em agosto.

O projeto, segundo o prefeito Azevedo, contempla a definição funcional para o espaço da Feira do São Caetano, a ser desativado no final do processo, com a implantação na área de um posto de saúde, quadra poliesportiva, parque, espaço de lazer comunitário ou implantação de um camelódromo. Um dos destaques do projeto é que ele valoriza a inclusão social e oferece melhores opções para os consumidores.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, as reuniões técnicas serão realizadas quinzenalmente visando o acompanhamento de cada etapa do programa, elaborado em conjunto com o Sebrae. “Hoje, por exemplo, estamos discutindo questões de infraestrutura e a distribuição dos boxes”.

A previsão é que o Mercadão de Itabuna deverá reunir nos dois galpões da antiga Fábrica da Kildare, que foram desapropriados pelo prefeito Azevedo, cerca de 330 feirantes fixos e mais 220 operadores flutuantes, com espaço para mais de 40 bares e restaurantes, palco para shows e produtores ligados à agricultura familiar.

Para o consultor do Sebrae Nacional, José Alberto Costa Muricy, na primeira fase do projeto foi realizado um diagnóstico situacional da Feira do São Caetano e do espaço do Mercadão de Itabuna. Em seguida, foi elaborado um Plano de Ação divido em 20 tópicos que estão sendo trabalhados pela Prefeitura de Itabuna, através das diversas secretarias.

Muricy explica ainda que a cada 15 dias retornará  a Itabuna para participar de reuniões técnicas com a equipe do governo municipal e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de monitorar e, ao mesmo tempo, avaliar as ações implementadas. O projeto Mercadão de Itabuna terá acompanhamento do Sebrae até o final deste ano.

Comitê executivo

O consultor do Sebrae revela que já foi criado um comitê executivo do projeto e o Plano de Ação contempla a definição de objetivos, perspectivas de novos negócios, formalização dos empreendedores, criação do grupo gestor e estabelecimento das fontes de recursos para investimentos. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já concluiu o registro cadastral eletrônico e cuida de questões como a elaboração da legislação, da permissão de uso, regimento interno e regulamento da feira.

O Plano de Ação em andamento também prevê questões sobre a estrutura física do mercadão e do seu entorno, acessibilidade, criação da associação de feirantes, modernização - bolsa de preços, painel eletrônico e integração em rede-, além do Plano Cultural, Plano de Marketing e outras atividades, que incluem o treinamento e a capacitação dos feirantes para atuar no Mercadão de Itabuna.
Por - : Kleber Torres - Fotos: Valdir Gomes - 22-03-2012   

IPTU com 10% de desconto poderá ser pago até dia 30 de março em Ilhéus.


A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus prorrogou o prazo para pagamento com desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referentes ao exercício de 2012.  Agora, os contribuintes que fizerem o pagamento, em cota única, até o dia 30 de março serão beneficiados com um desconto de 10%. O secretário municipal da Fazenda, Antônio Batista, ressalta, entretanto, que o referido abatimento incide apenas sobre o valor do imposto, excluindo-se, desse cálculo, o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU).
Os contribuintes que ainda não receberam seu carnê em casa podem retirá-lo na sede da Administração Tributária do município, localizada no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro de Ilhéus, das 12 às 18 horas. A Secretaria da Fazenda informa ainda que o pagamento do IPTU 2012 pode ser efetuado em qualquer casa lotérica ou agência bancária. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3234-3522 ou do endereço eletrônico supervisão.tributos@ilheus.ba.gov.br.
O IPTU é um imposto que deve ser pago anualmente por quem tem imóvel registrado na prefeitura. Trata-se de um tributo de competência dos municípios que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel. O não pagamento do IPTU pode acarretar uma série de medidas contra o contribuinte inadimplente a exemplo da inscrição no Cadastro Informativo de Créditos da Dívida Ativa (Cadim).
O lançamento no Cadastro implica que os devedores, pessoas físicas ou jurídicas (empresas) fiquem impedidas de realizar de operações que envolvam a utilização de recursos públicos, concessão de incentivos fiscais, celebração de convênios, acordos e contratos, dentre outras operações com órgãos públicos. A inadimplência também implica na cobrança e execução judicial.
Da assessoria
www.ilheuu

Assembléia itinerante trnsmitido pela NET


Os trabalhos da Assembleia Itinerante em Itabuna está sendo transmitidos ao vivo, pelo Canal Assembleia que instalou os links necessários, deslocou equipe técnica e de jornalismo para o Centro de Cultura Adonias Filho em Itabuna, local onde acontece a Assembléia. 

Os trabalhos poderão ser acompanhados hoje, à partir das 14h, através da operadora NET para os seus assinantes ou através do endereço eletrônico www.canalassembleia.com.br, em tempo real. A TV do Legislativo obteve a concessão de um canal digital aberto, o 20, que estará no ar até o final do ano.

Por - Paulo Bina 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA COMEMORADO EM ITABUNA


FTC e Emasa comemoram o Dia Mundial da Água

Rio Cachoeira em Itabuna, ainda há esperança!
         A Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Itabuna, em conjunto com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), promove a comemoração do Dia Mundial da Água, que transcorre nesta quinta-feira (22). O objetivo é promover discussões acerca da consciência do homem em relação ao uso racional da água como o mais importante bem natural para a vida no planeta.

        As atividades serão iniciadas às 17h, na Praça José Bastos, com a apresentação do Projeto SustentaCidade, que é coordenado pela professora Heloisa Pinheiro com a participação de funcionários da Emasa,  e do Projeto Água com Ciência, coordenado pelo professor Marcelo Krause com a atuação dos estudantes de Engenharia da FTC.

        Para possibilitar uma maior interação com o público durante a apresentação dos projetos, além da unidade móvel do Sustentacidade, os visitantes da exposição poderão visualizar e manipular os experimentos na área de física desenvolvidos pelos acadêmicos de Engenharia, por meio do Projeto Água com Ciência. 

Às 19 horas, no auditório da FTC, os professores Anderson Alves e Marcelo Krause ministrarão, respectivamente, palestras sobre “Uso Racional da Água” e “O uso consciente da água para fazer ciência”.

De acordo com o coordenador do curso de Engelharia da FTC Itabuna, professor Flávio Leopoldino, além de ampliar os espaços de discussão da temática, as atividades visam divulgar a importância da água nos mais variados tipos de experimentos, que tornaram o estudo da mesma em um dos mais importantes para o homem, bem como promover o envolvimento dos estudantes nas atividades acadêmicas de extensão., cujo foco é sensibilizar e educar a comunidade.

Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
21/03/2012

Bento XVI pede que iniciativas contribuam para acesso à água

Depois da oração do Angelus de  domingo, 18, o Papa Bento XVI recordou que no sábado, 17, foi concluído em Marselha, na França, o 6º Fórum Mundial da Água. Uma delegação da Santa Sé esteve presente neste encontro e reforçou o valor social da Água.
 
Bento XVI lembrou também que nesta quinta-feira, 22, será celebrado o Dia Mundial da Água. Ele pediu para que neste ano seja destacada a fundamental ligação deste recurso precioso e limitado com a segurança alimentar.
 
“Espero que estas iniciativas contribuam para garantir para todos um acesso equitativo, seguro e adequado à água, promovendo assim os direitos à vida e à nutrição de cada ser humano e um uso responsável e solidário dos bens da terra, a benefício das gerações presentes e futuras”, afirmou o Pontífice.
Por: Habib

Hoje é o Dia Mundial da Água

RESPEITEM A ÁGUA!


Hoje é o Dia Mundial da Água, portanto o dia da vida! Mas, o ser humano ainda não tem essa consciência e transformam nossos rios, lagos e nascentes em verdadeiros esgotos a céu aberto.

O homem não está vendo a importância da água como fator predominante da existência da vida. Vamos lutar para que essa conscientização não venha tarde, pois no mundo só possuímos 3% de água doce, no planeta, desses 78% se localizam em nosso país.

Portanto, vamos cuidar da água com muito carinho, iniciando já, a despoluição de rios e mananciais. Falta de aviso e advertência não é!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comissão visita Itabuna para discutir o projeto da Ufesba

    O prefeito Capitão Azevedo recebeu da reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, ofício informando sobre a visita à Itabuna, no período 23 e 24 de março, da comissão de professores que cuida da elaboração do projeto de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), cuja proposta de implantação anunciada pela presidente da República Dilma Russeff prevê a implantação da reitoria em Itabuna, maior centro urbano da região e detentora de melhor infraestrutura.

A programação da visita da comissão será iniciada com uma audiência pública na sexta-feira (23), às 15h, no auditório da FTC Itabuna. Para essa sessão estão sendo convidados representantes dos poderes públicos e do judiciário, entidades civis, religiosas, educacionais, além dos prefeitos e secretários de educação de municípios circunvizinhos. No sábado (24) está prevista a visita técnica às possíveis áreas de localização do campus e reitoria da futura Universidade. Os terrenos estão sendo colocados à disposição da União pela Prefeitura Municipal.

Presidida pelo professor Luís Rogério Bastos Leal, a comissão de criação da Ufesba é integrada por Dirceu Martins, Marcelo Embiruçu de Souza, Joana Angélica Guimarães Luz, Eduardo Luiz Andrade e Naomar Monteiro Filho, que é itabunense. A Comissão conta ainda com os consultores José Albertino Carvalho Lordelo e Maria Roseli Brito Gomes de Sá, além do administrador Antônio Almeida Lyrio Neto e o arquiteto José Luiz de Lalor Imiriba, coordenador de planejamento físico da UFBA.

Como parte do compromisso do prefeito Capitão Azevedo no sentido de criar facilidades para o projeto da implantação da Ufesba, a Prefeitura está empenhada na mobilização dos participantes da audiência pública, além da logística de translado da comissão, inclusive para o procedimento da visita técnica na manhã de sábado (24) às possíveis áreas para a instalação do campus da nova universidade. Entre as opções, há um terreno na BR 101, ao norte da cidade, e uma área nas proximidades do bairro de Ferradas.

 www.itabuna.ba.gov.br

Por - : Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 21-03-2012

FTC Itabuna seleciona professor para o curso de Enfermagem

    A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna iniciou nesta quarta-feira (21)  o período de inscrições do processo seletivo para contratação de novos professores para atuar o curso de Enfermagem, mais precisamente ministrando as disciplinas Bases Teóricas e Metodológicas do Cuidar II e Enfermagem na Atenção à Saúde do Adulto. O prazo para inscrição termina no próximo dia 27.

    De acordo com o Edital nº 02/2012 divulgado pela FTC, para participar da seleção, no ato de inscrição, o candidato deve apresentar fotocópias autenticadas, ou acompanhadas dos originais para comprovação, dos seguintes documentos: diploma de graduação, histórico escolar, currículo lattes, comprovação de experiência profissional, diploma de titulação máxima, carteira de identidade, CFP, titulo de eleitor, duas fotos 3x4 e atestado de idoneidade moral firmados por três professores universitários ou por autoridade judicial.

    Além da inscrição, o processo seletivo se dará por meio da análise de currículo, entrevista e aula pública, está última marcada para o dia 28 de março, no horário das 14 às 18 horas, quando os candidatos serão avaliados por uma Banca Examinadora.

A exposição versará sobre um dos pontos do programa pré-estabelecido sorteado 30 minutos antes da realização da aula. O atendimento para inscrição acontece no Setor Gestão de Pessoas, no 7º andar do prédio sede da FTC, na Praça José Bastos, centro de Itabuna. Através do portal www.ftc.br os interessados podem ter acesso a integra do edital e ao programa das disciplinas.

Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
21/03/2012

Venezuela pretende firmar acordo de cooperação técnica com a Ceplac

Conhecer as tecnologias geradas pela Ceplac e promover entendimentos governamentais para assinar um futuro acordo de cooperação técnica, foram alguns dos objetivos da visita do embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, à Superintendência Regional da Ceplac na Bahia, neste sábado (17). Recebido pelo superintendente Juvenal Maynart, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro, além de diversos técnicos da instituição, o embaixador conheceu vários programas desenvolvidos nas áreas de pesquisa e extensão.

A visita do embaixador à Ceplac – acompanhado do prefeito de Ilhéus, Newton Lima – fez parte de uma ampla programação, promovida pela prefeitura daquele município, que incluiu contatos durante três dias com organismos de pesquisa e dos ramos agropecuário e industrial, além de projetos de assentamento da região. Também participaram da visita o deputado federal Josias Gomes, o deputado estadual Marcelino Galo, o diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo de Mendonça, e o representante do Assentamento Terra à Vista, Joelson Oliveira.

Inicialmente, o chefe do Cepec, Adonias Castro, apresentou a história do cacau no mundo e as condições do atual mercado, além dos diversos projetos e programas desenvolvidos pela instituição, que atualmente está redirecionando a sua missão a fim de enfrentar os novos desafios impostos pelo mercado interno e externo. Dentre as ações planejadas tem destaque a conservação ambiental, através de parcerias com organizações públicas e não governamentais, visando o desenvolvimento de atividades agroeconômicas sustentáveis e a preservação dos fragmentos florestais remanescentes, por estar inserida em dois dos mais estratégicos ecossistemas do Brasil – a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Segundo explicou o superintendente Juvenal Maynart, há uma grande transformação no mundo e as instituições e empresas que pretendem sobreviver tem que desenvolver novos programas e projetos, no sentido de se transformar numa organização competitiva. “A Ceplac vem se preparando para as novas demandas e seus técnicos têm conhecimento desse novo momento e elaboram projetos que estão em harmonia com a realidade internacional”, frisou. Um desses projetos de sustentabilidade será apresentado pela Ceplac na Rio + 20.

Após a apresentação, o embaixador e os convidados realizaram uma visita na fábrica modelo de chocolate e conheceram alguns dos laboratórios do Cepec. Impressionado com o nível de conhecimento científico disponível pela Ceplac, Maximilien Arvelaiz ressaltou que técnicos do seu país serão destacados para estreitar o relacionamento entre os órgãos de pesquisa da Venezuela e do Brasil, com a finalidade de propor a troca de conhecimento em áreas pré-estabelecidas.

O embaixador lembrou que a Venezuela já realiza algumas parcerias notadamente no intercâmbio de informações na pesquisa científica do cacau, um dos produtos de exportação da Venezuela mais respeitados no mercado internacional devido a sua alta qualidade. O embaixador ressaltou a importância da ampliação da cooperação técnica em diversas áreas de interesse recíprocos dos dois países.

Segundo o deputado federal Josias Gomes, a Ceplac deve ser reconhecida como a instituição brasileira que fez a mais brilhante intervenção numa região que se encontrava decadente e conseguiu mudar a realidade. “De uma crise profunda, a Ceplac conseguiu transformar região cacaueira da Bahia num celeiro de cientistas, responsáveis também pela criação da Uesc e, graças às ações desenvolvidas conservar até hoje a Mata Atlântica. É esse projeto de desenvolvimento sustentáveis que queremos”, incentivou o deputado.

A partir de agora, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) se comprometeu a realizar gestões junto aos governos Federal e Estadual, para inclusão do tema Cacau nas conversas entre os dois países – acordo bilateral –, além do convite à Venezuela para que possa participar do Salão Internacional do Chocolate, evento que será realizado em junho próximo na Bahia.


Da Superintendência da Ceplac na Bahia (Sueba)
Por: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira

terça-feira, 20 de março de 2012

Festa de São José atrai milhares de fiés em Itabuna


Bispo Dom Ceslau Stanula, abençõa a multidão 
 Repetindo uma tradição secular, milhares de itabunenses saíram às ruas centrais de Itabuna na tarde da última segunda-feira (19) para a procissão de São José, padroeiro da Cidade, da Catedral e da Diocese. A multidão era tanta que ao longo da Avenida do Cinquentenário era impossível dimensioná-la, pois os fiéis ocupavam praticamente desde a Praça José de Almeida Alcântara até as imediações da Praça Adami.

A Festa de São José, segundo o pároco da Catedral Diocesana, Moizés de Souza, foi uma das mais expressivas dos últimos anos, justamente pela grande participação popular. A programação do Dia de São José em Itabuna foi iniciada às 5h com alvorada e, às 7h, foi celebrada a Missa Festiva, onde a Catedral ficou pequena para os inúmeros fiéis que participaram do ato litúrgico.

Considerado como o ponto alto das festividades, a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, com a participação de diversos padres da Igreja local, também atraiu a participação de devotos, agentes de pastoral e movimentos católicos das 14 paróquias da cidade, além de autoridades e religiosas.

Convidado como pregador oficial, o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, ressaltou a defesa da família como valor primordial para a existência da sociedade.

Participando da celebração ao lado do seu secretariado, o prefeito de Itabuna José Nilton de Azevedo Leal enfatizou a Festa de São José como uma das mais importantes tradições do povo itabunense. “Trata-se de uma manifestação pública de fé da comunidade católica da qual não podemos deixar de participar, pois aqueles que delas participam vêm pedir a Deus mais paz, justiça e melhorias para a nossa cidade e nosso povo e esse também é o desejo do governo municipal”, disse o prefeito.

Procissão

Ao final da procissão, em sua pregação, Dom Ceslau chamou à atenção da comunidade católica e da classe política para as urgentes necessidades de melhorias no sistema público de saúde e no judiciário. Ele também falou sobre as eleições municipais, a Campanha da Fraternidade e Lei da Ficha Limpa.

O bispo de Itabuna apelou aos políticos que trabalhem mais pela melhoria da saúde pública e, dirigindo-se aos fiéis, enfatizou a importância das eleições municipais para o cidadão. “Eleição de vereador e eleição de prefeito são mais importantes até que a eleição de presidente, pois são vereadores e prefeitos que caminham mais perto do povo”, disse, sendo aplaudido pelos presentes na Praça Laura Conceição e na área externa da catedral de São José. A festa do padroeiro de Itabuna foi encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 Erivaldo Bomfim – Fotos: Vinícius Borges / Pedro Augusto – 20/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Itabuna quer veículos fumacê

Uma equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) chegou na tarde desta terça-feira (20) a Itabuna para uma visita técnica com o objetivo de verificar as ações locais de combate à dengue e avaliação de indicadores. O grupo também vai discutir a possibilidade de uso de veículos do tipo fumacê em todos os bairros da cidade, o que foi solicitado pela Diretoria de Vigilância à Saúde.

Segundo o diretor de Vigilância à Saúde do município, Florentino Souza Filho, a agenda prevê reunião da equipe com os técnicos da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e discussão da proposta de monitoramento dos casos de dengue por meio de mapas, o que permite identificar as áreas de maior incidência da doença e ao mesmo tempo definir as estratégias de controle.

Para esta quarta-feira (21), a agenda prevê reunião conjunta com técnicos do município e Dires, seguida de visita à unidade de Vigilância Epidemiológica do município para diagnóstico da situação da dengue em Itabuna. No período da tarde, a equipe técnica da Sesab irá inspecionar unidades de saúde. Também serão avaliadas as ações de bloqueio de transmissão.

A visita técnica termina na quinta-feira (22), com uma reunião entre o secretário Municipal da Saúde, Geraldo Magela, com equipes do município e da 7ª Dires. Na oportunidade será reiterada a solicitação da Diretoria da Vigilância à Saúde para deslocamento de seis veículos fumacê para uma ação em todos os bairros.


Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 20-03-2012
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Projeto contra as drogas apresentado no Pelourinho


Moradores e comerciantes do Pelourinho, Salvador, conheceram o programa Viver Sem Drogas, que foi apresentado,  dia15, pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em evento realizado pela Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. A iniciativa faz parte de uma parceria entre Governo e Prefeitura que propõe intervenções de ordem estrutural e social no Pelourinho, local onde se concentram pessoas em situação de rua que fazem uso de drogas.


O Secretário da SJCDH, Almiro Sena, destacou o caráter “factível” do plano que integra o Programa Pacto pela Vida e foi coordenado pela SJCDH, sendo construído em parceria com diversas Secretarias de Estado, com a contribuição da sociedade civil e órgãos do poder público. Segundo Almiro Sena, o Plano Viver Sem Drogas não pretende ser uma solução milagrosa para a solução do complexo problema das drogas que assola a toda humanidade, mas é uma consistente proposta de intervenção na forma de recuperação do usuário.


Já o Secretário da Semur, Ailton Ferreira, destacou a importância de Governo e Prefeitura estarem juntos para atender às demandas da comunidade do Pelourinho.“ Tapar buracos e pintar paredes é fácil, o mais difícil é cuidar das pessoas”, confessou. De acordo com Ailton, há seis meses já estão sendo realizadas ações em todo o Centro Histórico que contam com a colaboração de órgãos como a Conder e Ipac.


O representante do Movimento de População de Rua, Matias Santos falou das conquistas e dificuldades enfrentadas pelo movimento que também atua no Centro Histórico, sensibilizando moradores em situação de rua que enfrentam problemas com drogas sobre a necessidade de buscar ajuda para vencer o vício. Matias ainda se emocionou ao lembrar das situações em que muitos se encontram, às vezes sem documentação e sem nenhuma capacitação para o mercado de trabalho.

Apresentação do Plano

A apresentação do plano Viver Sem Drogas foi feita pela Superintendente de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD), Denise Tourinho, que de forma didática procurou explicar à comunidade do local a maneira como ela pode ser atendida pelo Estado para enfrentar o problema das drogas na localidade.


Denise falou do plano que está dividido em quatro eixos com a execução de ações que vão desde a ampliação e preparação da rede própria do SUS para enfrentamento ao abuso de crack e outras drogas, até o aporte de recursos do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Sesab, no co-financiamento junto aos municípios, no funcionamento dos CAPS ADII e CAPS ADIII. Outro ponto destacado foi a preparação e integração das redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça; prevenção ao uso de drogas e reinserção social de usuários através de ações nas áreas de Comunicação, Educação, Esporte e Cultura e a criação de um sistema integrado de acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários.

ASCOM SJCDH

Deputados estaduais nesta quinta em Itabuna

Presdiente da Câmara, Marcelo Nilo 
A Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 14h, no auditório do centro Cultural Adonias Filho, de Itabuna. Trata-se da terceira etapa do programa Assembleia Itinerante, que leva o parlamento estadual para o interior em iniciativa pioneira para aproximar os deputados estaduais das comunidades que representam, permitindo ainda a discussão “in loco” dos grandes temas de interesse regional.



Proposto pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, esse programa obteve a adesão de todos os 63 parlamentares que compõem o Poder Legislativo da Bahia e realizou até o momento duas etapas: Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente nos dias 16 de junho e 15 de setembro do ano passado. Em Itabuna, o roteiro será idêntico com a realização de uma sessão ordinária, seguida de uma especial.


As sessões são públicas, portanto, abertas à participação popular. A primeira sessão, ordinária, possui caráter deliberativo e pode resultar na votação de projetos constantes da pauta – bem como permitirá a discussão da conjuntura econômica, política e social de Itabuna e região. A palavra é restrita, portanto aos deputados estaduais. A outra sessão homenageará cinco personalidades de Itabuna que, em decorrência dos relevantes serviços prestados à coletividade, serão agraciados com a Medalha Dois de Julho a partir de indicações dos representantes do município.


Todas as pessoas que forem ao centro Cultural Adonias Filho poderão contribuir com os trabalhos, apontando carências ou problemas da cidade ou regionais em formulários que serão distribuídos pouco antes do início dos trabalhos, que deverão ser depositados em urnas disponibilizadas no local. Esse material posteriormente será sistematizado e o Legislativo se empenhará na busca de soluções junto aos demais poderes ou órgãos estaduais e ainda ampliar a discussão através das comissões técnicas da Casa.


As etapas anteriores do programa Assembleia Itinerante contaram com as presenças, respectivamente, de 46 e 43 parlamentares, um quorum expressivo para um total de 63 deputados estaduais e que permite, com folga, número para a realização de votações. Em Feira de Santana, um acordo firmado entre as lideranças partidárias permitiu, inclusive, a votação da lei que criou a região metropolitana da cidade e que oferece aos seis municípios que a constituem melhores tarifas de telefone, mais recursos para setores vitais como transporte público ou saneamento e até um teto maior para financiamentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.


A transferência do Poder Legislativo para Itabuna foi autorizada por unanimidade, quando projeto de resolução da Mesa Diretora da Casa neste sentido foi aprovado em plenário.


As sessões plenárias nesta cidsade serão transmitidas ao vivo através da operadora NET para os assinantes ou através do endereço eletrônico www.canalassembleia.com.br, em tempo real. Só há cerca de 15 dias foi feita a outorga de um canal aberto para a emissora do Legislativo, o canal 20, que estará no ar ainda em 2012.

Da assessoria da Câmara

Copa Panamericana vai reviver época

Ilhéus vai sediar no próximo dia 7 a Copa Panamericana de Triathlon, um evento internacional da maior importância, que conta pontos inclusive para a Olimpíada de Sidney. O evento, que também recebe o nome de ITU Panamerican Cup 2012, vale ainda como etapa dos campeonatos Norte/Nordeste e II Etapa do baiano.

 O Superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky, conhece esse tipo de evento, já que participou, como atleta, de todas as Copas do Mundo e Campeonato Panamericano, eventos que aconteceram em Ilhéus, além de integrar a seleção brasileira nos mundiais do México (1995), Estados Unidos (96), Austrália (97), Suíça (98), Panamericano de Cuba (98) e Canadá (99).


“Ilhéus volta a ser a capital brasileira do Triathlon e uma das cidades mais importantes da modalidade no mundo. Já conversamos com representantes da Federação Baiana e Brasileira de Triathlon, para os últimos ajustes. Estes são necessários, pois estaremos recebendo atletas de várias nacionalidades, alguns destes que já ouviram falar, mas não conhecem Ilhéus. O que temos de mais atraente? A vibração do público, que contagia o atleta como não ocorre em nenhuma outra cidade. Esses atletas não conheceram isso de perto, e, tenho certeza, vão se surpreender”, disse Alberto.

Ilhéus sediou o ITU World Cup entre os anos de 1993 e 96, ano em que a prova valeu também para o Panamerican Cup. Alberto Kruschewsky, que participou de todas as provas e foi vice na categoria 30 a 34 anos na Panamerican Cup em 1996, ressalta que além da elite nacional, composta de Leandro Macedo, Alexandre Manzan e outros, o russo Dimitri Gaag, alemão Ralf Eggert, o neozelandês Cameron Brown, que liderou circuito mundial, o argentino Oscar Galindez, que até hoje corre o Iroman, a americana Janet Hatfield e os irmãos Sanson (franceses) também faziam parte da elite mundial que vinha competir em Ilhéus.

A prova é composta de 1.500 metros de natação (previsão de três voltas na Baía do Pontal), 40 Km de ciclismo (oito voltas de 5 Km no circuito 2 de julho/Soares Lopes) e 10 Km de corrida (duas voltas no mesmo local), distância denominada Standard. O evento vai reunir cerca de 400 triatletas do Brasil e do mundo e a premiação será composta de medalhas, troféu e prêmio em dinheiro.

Da assessoria

EMASA REALIZA MUTIRÃO EM ITAMARACÁ



Para atender reivindicações dos moradores e manter a rede sempre desebstruida, a Emasa realizou no último dia 16, sábado, mutirão no distrito de Itamaracá, há 15 quilometros de Itabuna. 
Uma das estações de esgoto, já limpa, interna e externa,  num total de três.
 Os serviços coordenados pelo gerente de saneamentoda  Ailson  Souza, contou com a participação de 30 homens e caminhões limpa-fossa.
Ailson conversa com morador do local

O evento durou todo o dia, quando a ação foi muito elogiada pelos moradores do Distrito, que aproveitaram a oportunidade para reivindicar, também, ao Prefeito Capitão Azevedo a recuperação da barragem local.

Ailson, ainda informou que essa ação é para atender determinação tanto do Prefeito Capitão Azevedo, como do diretor-presdiente da Emasa, Geraldo Bríglia, que desenvolve um projeto de recuperação de todas as Estações de Esgoto da empresa, enfatizando, que  esses  trabalho será extensivo a todos os bairros da cidade, adiantando que o  próximo será realizado no distrito de Mutuns. 
Fotos: Alex de Souza

ESCANDALOS DOS FALSOS PROFETAS



Esses mesmos problemas acontecem em outras "Igrejas" espalhadas por esse imenso Brasil. Os falsos profetas, bispos, pastores enganando o povo menos avisado, até o pedaço do Céu eles vendem! Você já entrou nessa? Cuidado e muito cuidado, hoje a mercadoria mais vendida é o nome de "Jesus Cristo", inclusive da emissora denunciante acima que pertence ao Grupo de Edir Macêdo, alvo, também de muitos escândalos. Valdomiro,  J.A. Soares, são crias da Universal.   Show Satanás!!!

Congresso estimula investimento político nos pequenos negócios

O III Congresso Norte/Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual contará com palestras técnicas e motivacionais

Empreendedorismo, desenvolvimento sustentável local, política pública e de que forma os gestores públicos podem utilizar o potencial dos pequenos negócios sem favor das cidades. Esses e outros assuntos estarão na pauta do III Congresso Norte/Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual.

O evento, promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba), está marcado para acontecer no dia 9 de abril, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
O III Congresso ocorre em um momento estratégico, em virtude das eleições, e também reunirá políticos. Para o presidente da Ampesba e coordenador-geral do evento, Valdir Ribeiro, o encontro também visa motivar políticos a incluir entre as prioridades de governo o incentivo as MPEs, destaca.

Investimento
Para participar do evento, que abre janelas para o desenvolvimento, basta fazer a inscrição na unidade do SEBRAE em Itabuna e Ilhéus, na sede da Ampesbae na empresa de universitário da Uesc, Cia Júnior Consultoria.
A Ampesba oferece aos participantes transporte gratuito de Itabuna para o local do evento (ida e volta), com saída agendada para as 7horas, na Praça José Bastos, ao lado da FTC/Itabuna, além café da manhã, almoço, lanche e certificado com carga de 10horas/aula.

O investimento para pequena empresa é de apenas R$ 30,00, e de R$ 25,00 para empreendedores individuais e estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 8825-5181, falar com Valdir Ribeiro.
Da assessoria

domingo, 18 de março de 2012

NESTA SEGUNDA É FERIADO EM ITABUNA

Devido ao dia de São José nesta segunda-feria, dia 19, é feriado em Itabuna, Pela manhã a partir das 7 horas, após Alvorada, são realizadas as missas de ação de graças e  a tarde a realização da tradicional Procissão de SÃO JOSÉ que é padroeira da cidade. Neste sentido a Diocese de Itabuna já estabeleceu toda a programação alusiva a data.
 

Dom Ceslau, bispo da Diocese, solicitou que em respeito a São José os candidatos a candidatos politicos  para o próximo pleito, devem ficar afastados  do ¨andor¨ mesa intinerante da Procissão, que percorrerá  ruas e principais avenidas da cidade.

Portanto você que mora fora de Itabuna, lembre-se desse detalhe para não perder a viagem, a não ser que vanha participar dos festejos a São José.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eduardo Bolsonaro conversa com Trump sobre eleições

O ex-presidente Jair Bolsonaro conversou por vídeo chamada com o candidato pelo Republicanos e ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trum...