sexta-feira, 16 de março de 2012

Albergue Bezerra atendimento com dignidade

O Albergue Bezerra de Menezes iniciou neste mês de Março um canal de comunicação para aproximar a instituição à comunidade.
César Brandão e o vereador Nadson Monteiro

O sistema, segundo seu diretor César Brandão funcionará através de uma central de doações, visando à divulgação do indispensável trabalho que o Albergue desenvolve para seus assistidos e ao mesmo tempo convidar a sociedade para ajudar e manter esses atendimentos através de um simples ato de amor e carinho, fazendo uma doação.

A doação poderá ser feita através da operadora de telemarketing de nossa Central de Doação com o contribuinte, proporcionando facilidade e agilidade no processo de encaminhamento. “Esses recursos vão ser utilizados nas benfeitorias e obras para o desenvolvimento e melhor condição de vida dos assistidos da nossa Instituição” ressalta César

Por isso quando a Central de Doações entrar em contato com você, não desperdice a chance de fazer o bem a alguém - diga SIM ao Albergue Bezerra de Menezes! Juntos nós podemos mais, é só querer!

A Central de doação estará sempre a sua disposição. Para maiores informações, ligue através do telefone: (73) 3215-1511. Sua doação é muito importante para nós!

“É ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES - PRESENTE EM SUA VIDA!”.

Itabuna adere ao Redesim

Com o intuito de dinamizar a abertura de empresas na cidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, vai aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim.

A reunião que deu início ao processo ocorreu na quarta-feira (14) com representantes da gestão municipal, comércio (CDL e Sindicom), Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Associação Comercial e do Governo do Estado.

De acordo com o coordenador de Comércio e Assuntos Tributários da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado, Francisco Nobre de Oliveira, o Redisim está previsto na Lei Nº 11.598/2007. O modelo integra os órgãos públicos envolvidos no Registro e Legalização de Empresas, como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual, prefeituras e órgãos de licenciamento.

Com a implantação do sistema em Itabuna, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, explica que o processo de abertura de empresas se tornará mais rápido. “O objetivo é manter um cadastro de informações que também sirva como base para a definição de políticas públicas”, acrescenta Leahy.

Vantagens

O presidente da Juceb, Carlos Henrique Martins, diz que o sistema já funciona com sucesso nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais. Para ele, as principais vantagens são a possibilidade de realizar todo o processo de abertura da empresa em um único lugar, economia de tempo e dinheiro, acompanhamento do processo, tanto na consulta de viabilidade como na constituição da empresa, por meio da internet.

O processo possibilita transparência e rapidez na legalização de empresa, mais possibilidade de geração de novos empregos e, para o município, melhoria na arrecadação. As próximas etapas na adesão ao Redesim serão a assinatura do convênio, o treinamento dos funcionários da Prefeitura de Itabuna, a implantação do sistema e sua disponibilização para os cidadãos, prevista para o final de maio.

 Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 15/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Amurc defende a reitoria da Ufesba para Itabuna

A IV Reunião Itinerante realizada pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) reuniu, na quinta-feira (15), prefeitos e representantes de municípios associados na Câmara Municipal de Vereadores de Almadina em torno da defesa para a instalação da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) em Itabuna. Uma comissão formada de gestores municipais será constituída visando definir estratégias para acelerar o processo de implantação. Após a reunião, os participantes acompanharam uma série de inaugurações no município que sediou o evento.

O encontro prestigiou o município de Almadina, que completou 50 anos de emancipação política administrativa, mas foi também centro de debates entre munícipes e representantes do Poder Público Municipal que defenderam a instalação da sede administrativa da Ufesba em Itabuna, diante da ameaça de sua transferência para a cidade de Porto Seguro. O anúncio foi feito pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública no Congresso Nacional e contraria o que foi divulgado pelo o ex-ministro Fernando Haddad e a presidenta Dilma Rousseff.

Em seu pronunciamento, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado reforçou a importância de criar uma comissão de gestores municipais visando acelerar o processo de instalação da Ufesba na cidade de Itabuna, tendo em vista a garantia de desenvolvimento socioeconômico para a região Sul da Bahia.“A Amurc, juntamente com os prefeitos estará formando uma comissão para defender a vinda da reitoria para Itabuna. Nesse sentido, já está sendo agendada uma audiência com o prefeito Capitão Azevedo com o intuito de definir estratégias”, ressaltou Cláudio.

Piso Nacional do Magistério

Entre outros assuntos destacados na pauta de discussões presidida pelo prefeito de Almadina, José Raimundo Laudano, os gestores municipais se sensibilizaram com a luta dos professores da Educação Básica, em defesa pela aprovação do Piso Nacional do Magistério de 1.451,00 (40 horas, nível médio), que de acordo com os munícipes deverá ser feita a partir de um debate amplo entre o Poder Público Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) no sentido de adequar a receita do município e a Lei de Responsabilidade Fiscal para a garantia permanente da base salarial defendida pelos educadores.

Da assessoria
 Foto: Josevaldo Lino

Nem no Regime Militar os “milicos” estiveram tão presentes no dia a dia dos brasileiros


Nem durante o regime militar estes que muitos gostam de chamar “milicos” estiveram tão presentes no dia a dia da população. Recebi de um amigo um texto interessante — não estou certo se é um desses que circulam na Internet sem autoria. O fato é que está cheio de verdades. Como há um trecho na primeira pessoa do plural, deve ter sido redigido por um militar. Leiam! Volto em seguida.

A PF não quer ir pra fronteira porque a diária é pouca? Chamem os milicos.
A PM não quer subir o morro porque é perigoso? Chamem os milicos.
A PM faz greve porque o salário é baixo? Chamem os milicos.
A Anvisa não quer inspecionar gado no campo? Chamem os milicos.
O Ibama não dá conta de fiscalizar os desmatamentos? Chamem os milicos.
Os corruptos ganham milhões e não constroem as estradas? Chamem os milicos.
As chuvas destroem cidades? Chamem os milicos.
Caiu avião no mar ou na selva? Chamem os milicos.
Em caso de calamidades públicas, a Defesa Civil não resolve? Chamem os milicos.
Desabrigados? Chamem os milicos.
A dengue ataca? Chamem os milicos.
O Carnaval, o Ano Novo ou qualquer festa tem pouca segurança? Chamem os milicos.
Certeza de eleições livres? Chamem os milicos.
Presidentes, primeiros-ministros e visitantes importantes de outros países? Chamem os milicos.
Adicional noturno? Não temos!
Periculosidade? Não temos!
Escalas de 24 por 72 horas? Não temos!
Hora extra, PIS, PASEP? Não temos!
Residência fixa? Não temos!
Certeza de descanso no fim de semana? Não temos!
Salário adequado? Não temos!
Acatar todas as ordens para fazer tudo isso e muito mais, ficando longe de nossas famílias, chama-se respeito à hierarquia.
Aceitar tudo isso porque amamos o que fazemos chama-se disciplina.
Quer conhecer alguém que ama o Brasil acima de tudo? Chame um milico!

Voltei

É isso aí! Está em curso, apelando a flagrantes ilegalidades, uma campanha que resulta em óbvia tentativa de desmoralizar as Forças Armadas. Em nome da disciplina, os militares da ativa estão proibidos de se manifestar. 

Os da reserva, que podem falar (porque amparados em lei), encontram-se sob o assédio de um surto de autoritarismo. De fato, as Forças Armadas estão presentes em todos aqueles eventos, alguns nascidos da mais escancarada incúria de governos civis.

Alguns bobalhões, ao fazer a defesa da revanche, ignorando leis e decisão do Supremo, tentam inculcar nos militares da ativa certa aversão aos da reserva — “afinal, os que estão aí hoje não participaram de 64″, argumentam… 
É preciso desconhecer o básico da história dos militares do Brasil e do mundo para tornar público argumento tão cretino. Ai do país que tivesse Forças Armadas sem o sentido da lealdade!
 Tenho uma idéia melhor: CUMPRIR AS LEIS!
Por Reinaldo Azevedo

DEPUTADA CONGREGA O PSD DA BAHIA EM ILHÉUS

Durante evento político no final da tarde desta quinta-feira (15), a deputada estadual Ângela Sousa promoveu a apresentação do mais novo partido brasileiro, o PSD, na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Com o plenário repleto de filiados e militantes das agremiações da base aliada do governo do estado, lideranças dos executivos e legislativos estaduais e municipais fizeram seus pronunciamentos ressaltando a participação do partido no cenário político do Brasil, da Bahia e da região.

A principal liderança do partido no estado, o vice-governador Otto Alencar, afirmou que o projeto

intermodal será um marco que vai dividir a história da região em duas: antes e depois do Porto Sul. Ângela Sousa afirmou que o PSD nasce forte e que seu desejo, como pré-candidata a prefeita de Ilhéus, é “levantar a bandeira dos mais simples fazendo o diferencial sem hipocrisia”. No seu ponto de vista, Ilhéus vem sofrendo nos últimos anos devido a gestões descompromissadas.

Destacaram o perfil de permanentedefensora da cidade que caracteriza a deputada seus colegas de câmara como o líder do PSD, Gildásio Penedo, as também deputadas Cláudia Oliveira, Ivana Bastos e Maria Luiza Laudano, além dos deputados Eures Ribeiro, Carlos Ubaldino e do suplente

de senador Eliel Santana, este comparando a missão de Ângela Sousa em Ilhéus com a de Neemias em Jerusalém, encarregado pelo rei de reconstruir a cidade, segundo as Escrituras.
Também presentes e fazendo seus pronunciamentos estiveram os vereadores Dinho Gás (presidente da câmara), Marcos Flávio, Tarcísio Paixão, Francisco Sampaio e Del do Vilela.
No encerramento do evento o presidente do partido no estado, Otto Alencar, destacou que a liberdade deve prevalecer no campo da política, bem como o respeito ao adversário.

 Da assessoria
Por: Carlos Malluta

quinta-feira, 15 de março de 2012

POETA IBICARAIENSE MORRE NO DIA DA POESIA


(MORRE O MAIOR IBICARAIENSE DE TODOS OS TEMPOS)

Veja o vídeo qunado o  poeta leu uma de suas poesias para os amigos Adeildo Marques, Joselito dos Reis e Waldyr Montenegro em sua residencia, um mês antes de sua morte  

 

Jornalista Waldyr Montenegro, Poeta Nivaldo Melo


e o jornalista e Presidente do


Clube dos Poetas Adeildo Marques.


Poeta Nivaldo Melo, Jornalista e Poeta


Joselito dos Reis e o Jornalista Waldyr Montenegro,


no dia 14/02/2012.


Jornalista Adeildo Marques declama para o


Poeta Nivaldo Melo e Waldyr Montenegro.

                                  Orquídeas do jardim de Nivaldo Melo.           Poeta Joselito dos Reis declama para Nivaldo Melo. Poeta Adeildo Marques Presidente do Clube dos Poetas declama para Nivaldo Melo.
                                           Orlando, Nivaldo Melo e Mil Alfaiate.
                                  Nivaldo Melo, quarto da esquerda para a direita,


                                               maior zagueiro da história do futebol.


                                            Vivaldo, Nilton e Nivaldo Melo em 1949.                                                 ADEUS NIVALDO MELO                                        NIVALDO MELO 8º VENERÁVEL MESTRE NIVALDO, SEGUNDO DA DIREITA PARA A ESQUERDA,


UM DOS CONSTRUTORES DA LOJA MAÇÔNICA.


NIVALDO, QUINTO DA DIREITA PARA A ESQUERDA,


ÚLTIMO FUNDADOR DA LOJA MAÇÔNICA. NIVALDO MELO, QUARTO DA DIREITA PARA A


ESQUERDA, EM 30 DE ABRIL DE 1950.


NIVALDO OLIVEIRA MELO


*06/05/1926 +14/03/2012


Nivaldo Oliveira Melo, nasceu no dia 6 de maio de 1926, em Pirangi, na época Distrito de Ilhéus, hoje Itajuipe, filho de Doroteu Melo Oliveira e de D. Francisca Esteves de Oliveira.


Chegou em "Palestina", hoje Ibicaraí, no ano de 1932, casou-se com Idalice Martins de Santana, de quem ficou viúvo.


Contraiu segundas núpcias com Hélia Vieira Melo, com quem teve vários filhos, netos e bisnetos.


Poeta de grande sensibilidade, foi recebido pelo "Grande Arquiteto do Universo", "Deus", no Dia do Poeta, 14 de março.


Nivaldo Melo era o último Maçôn, fundador da Loja Maçônica Obreiros do Areópago, nº 33 de Ibicaraí, onde ocupou todos os cargos, inclusive de Venerável Mestre.


No dia 14 de fevereiro de 2012, recebeu em sua residência, o Presidente do Clube dos Poetas de Itabuna, jornalista Adeildo Marques e do sócio do Clube, jornalista Joselito dos Reis, os quais lhe brindaram com algumas de suas poesias. Nivaldo retribuiu a singela homenagem com uma de suas poesias publicada em seu livro "OS VERSOS DE UMA HISTÓRIA" em seu único exemplar feito pelo amigo Danilo, da Digiart's.


"Craque do futebol, começou a jogar na escola, depois em grandes equipes do nosso futebol, dos 15 aos 30 anos, e destacava o titulo do Ibicaraí Futebol Clube em 1949 como o titulo memorável, defendeu as cores do Pérola de Euclides Rosalino dos Santos, seu grande amigo, Flamengo de Hercílio Nunes, e o Fluminense de Itabuna. Nivaldo Melo era um zagueiro de técnica refinada como pouco se viu por aqui, isso lhe valeu a convocação para a seleção ibicaraiense em jogos amistosos na região, por varias vezes, já que na época não havia competições oficiais. Um fato marcante é que, onde jogava a torcida aplaudia sempre, ressaltava que foi convidado para jogar em outras cidades mas, a sua fidelidade ao futebol local não permitiu aceitar. Como o futebol não tinha a visibilidade como nos dias atuais, ele preferiu deixa-lo e se dedicar ao trabalho, no Instituto de Cacau da Bahia, Modesto & Irmãos, e Banco da Bahia. Mais tarde abraçou a atividade comercial, com a Loja A Garota ( Louças, vidros etc.) e Armazém Junco (Comércio de secos e molhados, e produtos rurais).


Dedicado a família e amigos, gozou de grande conceito na sociedade ibicaraiense, diga-se de passagem merecido, como um dos homens mais respeitados desta terra, pelo seu caráter e pela sua honestidade, tornando-se uma referência para todos." Fonte: http://ibicaraiesporte.blogspot.com/2011/05/craques-do-passado-que-ajudaram.html
A PROFESSORA


Nivaldo Melo
Ei-la! – num todo visual, divina, Tem algo de mãe sob infinda luz, De forma bendita sempre conduz Sublime chama do que nobre ensina. Anjo bondoso, desdobrando a sina Em suas lições para quem faz jus, Pois, desvela-se conduzindo a cruz Serenamente e nunca descrimina. De santa, um tanto, mostra-se humana, Com humildade segue soberana; Em tudo assim, com alma engrandecida! Tem, em verdade, o símbolo perfeito Da paciência com imenso efeito, Sem ostentar a glória merecida! (Poesia dedicada a Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos, nos 15 Anos das Faculdades Montenegro Ibicaraí, em 19/05/2004) 

Expressaounica
 
SEPULTAMENTE



 O sepultamente do poeta e maçon aconteceu às 11 horas, deste dia 15, no cemitério local. Fizeram as honras da familia elutada, ao grande Nivaldo Melo, o jornalista Waldyr Montenegro Matos Jr e o poeta Adeildo Marques, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, com o poema intitulado "A Bíblia", ganhando muitos aplausos, como era a vontade do poeta que deu o seu último adeus.

O desaparecimento do ilustre filho da terra, deixou a população de Ibicaraí bastante consternada. O prefeito da cidade Lenildo Santana, vereadores, prefeitos de outras cidades, autoridades regionais e a Loja Maçonica dequela cidade, da qual Nivaldo Melo pertencia e era o unico fundador vivo, lhe deram o último adeus.   

 A BÍBLIA


   Inspiração suprema da bondade,
A Bíblia enche de luz a humanidade
              Nos desvarios seus!


A Bíblia é o grande código do mundo,
E mostra com sublime e quão profundo,
              Tem sido o amor de Deus!

Ela é o farol que brilha nas procelas,
         E guia para o porto as caravelas,
          Dos míseros mortais!


Ela é a luz que nos transes lancinantes,
            Abre caminho para nos navegantes
            Través dos temporais!

Os que sofrem acídulas tristuras,
E suportam horrores e amarguras,
           Cheios de privação,
Nesse livro bendito e poderoso
Esperança, conforto e bom repouso,
            Enfim, encontrarão.

Nessas páginas de ouro e de poesia
        Podem achar os tristes á alegria,
        Os réus, o seu perdão;


Os oprimidos podem achar gozo
E todos cansados o repouso
         De uma feliz mansão!

Passa uma geração... Desaparece...
Porém o grande livro permanece
         Aberto ante os mortais!

Ele revela Deus e a eternidade
Aponta para a pobre humanidade
         O caminho da paz!

Itabuna se prepara para receber deputados

Por meio de parceria institucional com a Assembleia Legislativa da Bahia, a Prefeitura de Itabuna continua com os preparativos de toda a infraestrutura logística e do apoio operacional para a realização de uma sessão especial da Assembleia Itinerante, dia 22 de março, no auditório do Centro de Cultura Adonias Filho. O evento deve reunir 60 deputados estaduais, prefeitos da região e um público superior a 400 pessoas.

O secretário de Administração, Maurício Athayde, que participou semana passada de reunião de planejamento com o grupo precursor, liderado pelo superintendente administrativo-financeiro da Assembleia, Marcos Presídio, e o chefe de segurança da AL, Coronel Yuri, explica que o cronograma previsto está mantido e vem transcorrendo da forma programada. A reunião teve também a participação de secretários e técnicos da Prefeitura de Itabuna.

Athayde informa que compete à Prefeitura oferecer o apoio logístico e todas as facilidades para a sessão especial da AL, que é considerada pelo prefeito Capitão Azevedo, como um marco histórico para Itabuna. A iniciativa pioneira do parlamento baiano tem como objetivo interiorizar as ações e ao mesmo tempo aproximar o Poder Legislativo da população baiana.

No caso de Itabuna, por exemplo, a agenda preparada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa, será direcionada para questões locais e regionais. Inclui ainda uma homenagem especial a pessoas itabunenses de destaque nas áreas política, econômica e cultural.

Fiol e Porto Sul - Os deputados que integram a Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste do executivo estadual querem chegar ao encontro munidos de informações atualizadas dos governos federal e estadual, não só sobre a ferrovia, mas também sobre o Porto Sul, empreendimento que será construído em Ilhéus. A intenção é aproveitar a sessão itinerante para esclarecer as dúvidas da sociedade regional sobre o andamento das obras e seus impactos ambientais.

Poro: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto           15-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Operação Tapa-Buracos em Itabuna

A operação tapa-buracos realizada pela Prefeitura nas principais ruas de Itabuna, com prioridade para os corredores de transporte coletivo, já beneficiou diversos bairros centrais e da periferia da cidade. Vias públicas nas comunidades do São Lourenço, Banco Raso, João Soares e Jardim Primavera estão entre as que já foram atendidas.

Ao longo desta semana, a equipe está mobilizada no bairro Santo Antônio. Até o momento, já foram beneficiadas as ruas Marquês de Pombal, Macário dos Reis, Monte Alto e 25 de Dezembro. Há também uma frente de trabalho no bairro Jardim Grapiúna.

A operação, que envolve máquinas pesadas e dezenas de homens trabalhando diariamente nos três turnos, visa à recuperação das vias urbanas e é uma das prioridades do governo. “Esse é um trabalho essencial, que é executado em praticamente toda a cidade para oferecer melhores condições ao tráfego de veículos e pedestres”, afirma o prefeito Capitão Azevedo.

 O gestor observa ainda que  hoje o governo tem uma atenção voltada para toda a cidade, buscando melhorar as condições de infraestrutura principalmente nos bairros mais desassistidos. “As melhorias estão chegando a locais onde nunca foi feita nenhuma obra pública, levando qualidade de vida para os mais carentes”, salienta Azevedo

Por:: Rosi Barreto - Foto: Waldir Gomes  - 15/03/2012



www.itabuna.ba.gov.br

Prefeitura faz acordo com donos de bares de Ferradas e Nova Ferradas

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, e representantes do 15º Batalhão da Polícia Militar se reuniram na manhã desta quarta-feira (14) com donos de bares dos bairros de Ferradas e Nova Ferradas para discutir um acordo de regularização desses estabelecimentos.

Os comerciantes foram convidados ao diálogo por conta de irregularidades detectadas pela fiscalização municipal e assumiram o compromisso de resolver as questões apontadas até o dia 1º de abril, quando a fiscalização da prefeitura fará nova averiguação, antes de ser liberado novo alvará de funcionamento. As multas relativas às irregularidades serão suspensas sob a obrigação do cumprimento do acordo. Os comerciantes que não compareceram à reunião sem justificativa terão seus bares interditados até que atendam ao chamado da Secretaria.

Ficou estabelecido que cada bar deverá afixar placas informativas com horário de funcionamento e aviso de proibição de som automotivo, uso de cigarros no interior dos estabelecimentos, bem como da venda de bebida alcoólica a menores e a permanência destes no bar desacompanhados de responsáveis legais. Também foram acordados limites de horários de funcionamento específicos para cada dia da semana e datas especiais.

No que diz respeito à ocupação do espaço público, haverá um número limite de mesas e cadeiras no lado exterior. Fica proibida a obstrução de ruas e calçadas por mesas, cadeiras, ambulantes, automóveis ou qualquer outro objeto. Deve-se solicitar autorização no caso de utilização de música ao vivo. Além disso, as caixas de som devem ser voltadas para o interior do recinto, evitando incomodar a vizinhança. “Violência não é só briga e armas. Não poder dormir por conta de poluição sonora também é violência”, observou o Capitão Nivaldo Mascarenhas, do 15º BPM.

Esses e outros detalhes do ajuste serão descritos em cartilhas explicativas destinadas aos donos de bares de Itabuna. Os comerciantes que tiverem dúvidas sobre como proceder para regularizar seus estabelecimentos podem solicitar a assessoria da fiscalização da Prefeitura.

Por: Haísa Lima - Fotos: Valdyr Gomes - 15/03/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva

Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.

A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração.

A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do peão. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada doze meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho.

O projeto estabelece ainda cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, "observadas as devidas precauções".

Manifestação cultural
O projeto considera a vaquejada um evento esportivo de competição, em duplas montadas, com o objetivo de dominar bovinos. Somente poderão ser usados animais liberados para a competição por atestado de veterinário, prossegue o texto. A proposta ainda detalha as características da pista e da competição, assim como a atuação do juiz.

O deputado Paulo Magalhães afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público "fiel e apaixonado" e inúmeros atletas. "As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos", agrega.

 Tramitação
O projeto, que tramita apensado ao PL 2086/11, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.
Por> Rivamar Mesqueita

Festival de Defumados movimenta Aritaguá no próximo dia 18

 A comunidade de Aritaguá, situada a seis quilômetros da zona urbana de Ilhéus, quer se tornar conhecida como o lugar onde se produz a melhor carne defumada do sul da Bahia. O primeiro grande passo para divulgar o produto será dado neste domingo (18), quando acontece o Festival de Defumados de Aritaguá, reunindo participantes de um grupo produtivo local.

O grupo envolvido com a produção de defumados participou de um curso de manipulação de alimentos do Projeto Transformar, promovido em 2010, pela empresa Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança. Os participantes também receberam como doação os equipamentos utilizados no preparo das carnes, peixes e aves defumados e agora o objetivo é tornar as iguarias conhecidas em toda a região.

Para incrementar o festival, será realizada ainda no dia 18 a tradicional Cavalgada de Aritaguá, com a locução profissional de RIVAMAR MESQUITA, (o locutor que agita). A previsão é de que mais de cem cavaleiros e amazonas saiam por volta de 10 horas da manhã, do bairro Iguape, em direção ao festival, que começa no mesmo horário, na praça da comunidade.

O evento terá uma estrutura com barracas padronizadas, onde serão vendidos pratos como churrasquinho e até uma feijoada de defumados. Além da parte gastronômica, o festival terá atrações musicais, com a presença de Benner Show e Márcio Santos, artistas de Ilhéus.

Por: Rivamar Mesqueita

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...