sexta-feira, 9 de março de 2012

Fifa adia visita de Valcke ao Brasil após polêmica

O presidente da Fifa, Joseph Blatter

.Depois da polêmica do "chute no traseiro", a Fifa adiou a viagem do secretário-geral Jérôme Valcke ao Brasil, inicialmente marcada para a próxima segunda-feira.
Em um comunicado que foi emitido nesta sexta-feira, em Zurique, a entidade explica que a vistoria que o dirigente faria às cidades de Recife, Brasília e Cuiabá só ocorrerá depois da eventual reunião entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Roussef.

Nesta sexta-feira, Blatter enviou mais uma carta ao governo brasileiro, desta vez para a própria Dilma, solicitando um encontro com a presidente. O governo brasileiro até o momento não indicou quando essa reunião com o presidente da Fifa poderia ocorrer.

O governo federal aceitou oficialmente as desculpas do secretário-geral da Fifa que sugeriu anteriormente um "chute no traseiro" do Brasil para acelerar os preparativos para a Copa do Mundo.

Logo após o incidente, o governo federal anunciou que não aceitaria o secretário-geral como interlocutor nas discussões sobre a Copa. Por sua vez, através de uma carta, o dirigente disse que foi mal interpretado.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deixou transparecer desconforto em relação ao dirigente durante visita às obras do Maracanã, nesta sexta-feira.

Antes do anúncio da Fifa, ele admitiu que um possível cancelamento da vinda do secretário-geral ao País poderia ser motivado pela crise envolvendo o dirigente e o governo brasileiro.
Agencia Estado
 A tarde online

Emasa inicia testes em Unidade de Tratamento de Resíduos

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) iniciou os testes operacionais da Unidade de Tratamento de Resíduos da Estação de Tratamento do bairro São Lourenço, cuja data de inauguração deverá ser anunciada nos próximos dias.

Para o presidente da Emasa, Geraldo Briglia, a obra mostra que a empresa não se preocupa apenas com a ampliação do sistema de abastecimento de água, mas em oferecer um produto de qualidade, com maior eficiência e da forma ecologicamente correta, investindo inclusive em projetos socioambientais.

Segundo o diretor técnico da Emasa, Marcos Habib, a UTR reaproveita toda a água utilizada na lavagem dos filtros da Estação de Tratamento, o que, além de permitir economia de energia, possibilita a retenção de todo o resíduo de hidróxido de alumínio  e matéria orgânica, evitando que o material seja descartado na natureza.

O diretor estima que a UTR vai permitir a redução de uma perda diária de 10% da água tratada pela ETA do São Lourenço e o resíduo descartado pela unidade será aproveitado na fabricação de telhas e tijolos.

A equipe técnica da Emasa estuda técnicas para o reaproveitamento dos resíduos hidróxido de alumínio.
Habib explica que esta é a primeira unidade do gênero implantada na Bahia e todo o projeto foi elaborado pelas equipes de planejamento e de engenharia da Emasa, com foco prioritário para a redução dos custos operacionais e diminuição das perdas de água tratada.


Por: Kleber Torres  
Foto Ascom/Emasa

Construção de ponte favorece geração de emprego e renda

A construção da ponte que vai interligar o bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, abrindo um novo acesso para o Hospital Manoel Novaes e outras áreas de Itabuna, já está na etapa da alvenaria. A obra ajudará no escoamento do trânsito e oferece também uma oportunidade de emprego para trabalhadores da construção civil.

De acordo com o encarregado Robson Laranjeira, 39 homens trabalham na obra, que envolve pedreiros, eletricista, serventes e carpinteiros, moradores dos bairros de Fátima, Califórnia, Santa Inês, Mutuns e Novo Horizonte. Para acelerar a execução, a equipe está mobilizada todos os dias da semana, das 7h30min às 17 horas.

Entre os trabalhadores que atuam na obra, a grande maioria estava desempregada. É o caso do pedreiro Gilvan Gonzaga Santos, morador do bairro Novo Horizonte, que afirma estar se esforçando para juntar dinheiro e concluir a construção de sua casa. “Tenho cinco filhos e pretendo terminar minha casa com o dinheiro que estou ganhando”, diz.

As obras seguem em ritmo acelerado e deverão ser concluídas no prazo de 50 dias. Nas próximas etapas, serão construídas alas de contenção e, finalmente, o trabalho de iluminação, jardinagem, pavimentação e urbanização no entorno da ponte, num projeto que inclui uma rotatória e a reforma da praça na rua São Sebastião.

A ponte, que terá 10,20 metros de largura e 12,25 metros de comprimento, é construída com 100 % de recursos próprios, representando um investimento de R$ 500 mil. O engenheiro responsável é o diretor de projetos da Prefeitura, Sóstenes Vilas Boas.
www.itabuna.ba.gov.br
Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 09/03/12

Os limites da informação na Internet é tema de mesa-redonda em Itabuna


Os limites da informação na Internet serão discutidos na próxima terça-feira, dia 13, durante uma mesa-redonda promovida conjuntamente pela Subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia. Previsto para às 19 horas, no auditório da FTC, o encontro terá a participação de Alessandro Dantas (blogueiro, webmaster e especialista em Marketing Digital), Alex Miranda (blogueiro e bacharel em Direito, especialista em Direito Penal) e Valéria Ettinger (bacharela em Direito e professora de Direito Constitucional). 

A mesa-redonda será a primeira atividade da ABSUL, entidade que se propõe a defender os interesses dos donos e responsáveis por blogs, sites e portais de Internet em atuação no sul da Bahia. Destinada principalmente a blogueiros, jornalistas, radialistas, advogados, publicitários, políticos, empresários e estudantes de Comunicação Social, Direito e Marketing, será mediada pelo radialista e advogado Iruman Contreiras. A entrada é franca. 

“O tema é atual e de grande interesse da sociedade porque, assim como o real, o mundo virtual também precisa de limites. A exemplo da Imprensa, a rede mundial de computadores é um espaço livre a opiniões e informações, mas deve respeitar os limites legais e éticos e não pode ser entendida como garantia da impunidade”, disse o presidente da ABSUL, Ederivaldo Benedito.

Por entender que a Internet, um poderoso instrumento de comunicação e difusão da informação, tem se tornado um grande meio de transgressão dos direitos fundamentais, a ABSUL se associou à Subseção local da OAB e a FTC-Itabuna para discutir e coibir os possíveis casos de violação do direito à intimidade das pessoas ou de divulgação de informações discriminatórias contra minorias raciais ou religiosas, em nosso meio.

Em nível nacional, inúmeros são os casos. O mais recente e de grande repercussão envolve os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Heraldo Pereira. O primeiro foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar uma indenização de R$ 30 mil ao segundo. O repórter da Rede Globo acusou Amorim de proferir ofensas em seu blog, Conversa Afiada.


ABSUL – Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia
Núcleo de Comunicação e Divulgação – 08 de Março de 2012
Contatos: 73 8825 7697 e 8828 4672

Ibicaraí realiza 12º Semana Espírita

Acontece a partir do próximo dia 29 a 1º  de Abril, a 12ª SEMANA ESPÍRITA DE IBICARAÍ, um evento organizado pelo professor e comunicólogo Waldyr Montenegro Matos Junior. Na oportunidade Waldyr convida todos os espíritas do sul da Bahia e simpatizantes.

Desta vez, a 12ª SEMANA ESPÍRITA DE IBICARAÍ contará com palestras da Mãe de Luiz Sérgio, D. Zilda Carvalho que, na oportunidade,  lançará o seu livro "Luiz Sérgio - A Trajetória de um Ser Imortal", o evento será realizado na Rua Castro Alves, s/nº, em frente ao Clube dos Comerciários, centro de Ibicaraí, na sede do Centro Espírita.

Maiores informações através do celular 73 91401831.


Com um gol de Vágner Love, Flamengo derrota o Emelec

Agência Estado
Coração. Eis a palavra para definir a vitória do Flamengo. Foi com o coração de Renato Abreu em mente que os jogadores rubro-negros entraram em campo para enfrentar o Emelec (Equador), nesta quinta-feira, no Engenhão, pela Copa Libertadores, com camisas em homenagem ao meia, afastado por problemas cardíacos. A vitória magra por 1 a 0, contra um time com um jogador a menos durante 45 minutos, também refletiu tal estado de espírito.

Muita dedicação, pouca qualidade técnica e muito, mas muito nervosismo dentro de campo e nas arquibancadas. A massa rubro-negra dedicou o segundo tempo a vaiar metade da equipe, com especial atenção a Ronaldinho Gaúcho, hostilizado com xingamentos. O técnico Joel Santana também mereceu apupos, por ter escalado um time com três zagueiros e sacado Deivid do ataque.

Nem mesmo o fato de o triunfo ter levado o Flamengo à liderança do Grupo 2, com 4 pontos, um mais que os equatorianos e o Olímpia, próximo adversário, no dia 15, no mesmo Engenhão, apaziguou o ânimo exaltado das arquibancadas. "Jogamos bem. Acho que essas vaias são injustas", disse David Braz. "Hoje (quinta) foi um jogo de um gol só, mas o importante foram os três pontos", destacou Vágner Love, o herói de uma noite sofrida, com o seu quinto gol em seis jogos pelo clube, em lampejo de Ronaldinho Gaúcho.

A realidade é que os jogadores brasileiros entraram em campo com o coração na boca. Podia-se sentir a tensão no ar. O esquema com três zagueiros tinha pouco efeito prático. Ficou ainda pior quando Leonardo Moura saiu aos 28 minutos com lesão na coxa direita. O inofensivo Negueba entrou em seu lugar, sob os gritos de burro para Joel Santana.

No desfigurado meio de campo, a jovem dupla Muralha, 19 anos, e Luiz Antônio, de 20, se destacou. Foram dois leões e mostraram frieza de veteranos. Apagado, a moral de Ronaldinho Gaúcho está tão em baixa com a torcida que quando houve uma falta próxima a área, o coro foi por Bottinelli. O craque brasileiro cobrou com perigo.

Único desenvolvimento positivo para o time da casa foi a expulsão de Pavon no fim da primeira etapa, por cotovelada em Welinton. Joel Santana, então, sacou o zagueiro Welinton e lançou Deivid.

Bastou as estrelas reluzirem ao menos uma vez. Vágner Love para Ronaldinho Gaúcho, para Vágner Love, para as redes, aos 3 minutos. Bela jogada. Apesar da assistência, os torcedores seguiam na bronca com o meia. Quando o craque tentou um passe com o ombro e outro com o calcanhar e errou, vaias e xingamentos para o camisa 10. Uma pequena parte das arquibancadas tentava contra-atacar com incentivo.

O jogo seguia assim, nervoso, tenso e com nenhuma margem para erro. E um deles poderia ter sido fatal. Aos 44 minutos, Bottinelli arriscou de longe, o goleiro Dreer espalmou e Negueba perdeu lance impossível. Menos mal que o adversário, com 10 homens e de menor categoria, não apresentou necessária vontade de buscar o empate.
A Tarde Online

REUNIÕES ORDINÁRIAS DA ACI RETORNAM NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) que em Junho, próximo, completará 104 anos de existência, prestando valiosos serviços em defesa do progresso de Itabuna e região, retornará às suas aditividades após  um recesso.

Entre a pauta desse semestre, os assuntos mais importantes  em discussão serão a realização do Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, já uma marca em nível de norte e nordeste do pais e o Fórum Empresarial, criado por Dr. Eduardo Fontes, atual presidente da entidade centenária, hoje uma tribuna das discussões dos problemas regionais.

A reunião ordinária é tradicional e acontecem todas as segundas-férias na sede da ACI, na Rua Osvaldo Cruz, 56, 10º andar, edifício União Comercial, sempre às 19h00, com a participação dos diretores da Casa e do público interessado.  
www.acei.org.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Guido Lima apresenta ´Luz no Tempo´ ao público de Vitória da Conquista

“Luz no Tempo” é o novo trabalho que o artista plástico Guido Lima apresenta em Vitória da Conquista, a partir do próximo dia 16, às 19 horas, na Galeria Ânimapop. São pinturas em óleo sobre telas, com temas variados, que revelam uma nova fase do artista nascido em Salvador e radicado em Ilhéus.

Guido Lima é artista plástico graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e iniciou sua carreira no final dos anos 60 expondo na Galeria ¨Le Domme¨ em Salvador. Autor de exposições de pintura à óleo e esculturas, o artista também participou da 1ª Bienal Latino Americana em 78. Sua mais recente exposição, intitulada “Caminho das Cores”, aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, ano passado.

“O que me motiva é a possibilidade de brincar com as cores, revelar figuras e construir um universo artístico inovador, diferente, rico em detalhes do comportamento humano”, revela Guido Lima, considerado um artista de vanguarda no cenário cultural da Bahia.

Guido também é cenógrafo de vários espetáculos de teatro e dança produzidos na Bahia e ganhador do Premio Martins Gonçalves na categoria de Melhor Cenógrafo e Melhor Figurinista. Foi também diretor de teatro e de Programas de televisão e Estúdios da TV Educativa da Bahia.

Por- Maurício Maron

Feira de Saúde da Mulher é realizada com sucesso

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, com uma Feira de Saúde voltada para o público feminino. Instalada no calçadão Jorge Amado no centro de Ilhéus, o evento chamou a atenção dos pedestres, que paravam para participar dos serviços oferecidos. A feira recebeu pela manhã a visita do prefeito Newton Lima e do Secretário da Saúde, Alexandre Simões, que ressaltou a importância das políticas de saúde da mulher para o município.

Foram oferecidos os mais variados tipos de serviços como exame preventivo e exame clínico da mama, além de palestras e folhetos voltados para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Além disso, foram oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão e teste e avaliação de diabetes, e atividades físicas no início da manhã. O Núcleo da Mulher participou da feira com enfoque para a campanha contra violência a mulher. O odontomóvel também disponibilizou serviços odontológicos para os participantes.

A professora Tiane Dantas disse que ficou impressionada com a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos. “O que mais gostei foram as palestras sobre câncer de mama e de colo de útero. Aprendi informações importantes e que ainda não sabia sobre o assunto”. Já a aposentada Margarida Silva disse que adorou a iniciativa e que “alguns serviços ficam mais acessíveis a população dessa forma”. A feira teve início às 9 horas e seguiu durante todo o dia, com o encerramento às 17 horas
Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Mulheres de São Desidério serão homenageadas

Alegria, emoção, adrenalina e fantasias irreverentes marcarão o maior Rally de Bike Feminino do oeste baiano em São Desidério neste domingo, 11. Em sua 9ª edição o evento é uma promoção da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março.

Sobre as duas rodas as mulheres largam às 07h30min da Praça Abelardo Alencar passando pelos povoados de Roçado Velho, Ribeirão e Riachinho num percurso total de aproximadamente 30 km de muita farra e descontração.

As margens do Rio Grande na localidade de Morrão com suas águas refrescantes será cenário para um momento de lazer, descanso e entretenimento proporcionado às mulheres, no qual o almoço será servido ao som de muito pagode com as bandas locais Swing Massa e Art Manha.

O retorno está marcado para as 16h. Ao chegarem à cidade elas serão recepcionadas com muita festa na Praça Abelardo Alencar, onde as comemorações terão continuidade com premiações e sorteios de bicicletas e outros brindes. Uma novidade para este ano é o sorteio de uma viagem com direito à acompanhante e todas as despesas pagas com destino á capital baiana, Salvador.

A segurança das ciclistas será garantida pelas polícias, Militar e CIPE- Cerrado, além de seguranças particulares.

As inscrições já foram iniciadas desde meados de fevereiro e serão encerradas nesta sexta, 09. O rally já conta com 1.300 inscritas e a expectativa é de alcançar o número de 1.500 atletas. No ato do recebimento da camiseta todas as participantes deverão doar um quilo de alimento não perecível para ser doado às entidades religiosas do município.

Por: Adinete Batista
Foto: Rodney Martins

O Cartão de Saúde do SUS é para todos

Por determinação do Ministério da Saúde, desde o último dia 1º de março, todos os Hospitais e prestadores de serviço de saúde estão tendo que, por obrigatoriedade, requerer o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para todos os pacientes atendidos. O que antes somente era exigido para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), passa agora a ser exigido mesmo para os pacientes que tenham plano de saúde e para pacientes particular. 

De acordo com a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), subordinada ao Ministério da Saúde, o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário passou a ser obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. “Os sistemas de informação do Ministério da Saúde tem que ter esta informação, sem a qual a instituição, no caso, os Hospitais, não receberão os valores previstos na tabela do SUS pelos atendimentos realizados”, declarou o diretor administrativo financeiro da Santa Casa de Itabuna, André Wermann.  
O mesmo procedimento foi determinado para as consultas médicas, em consultórios ou ambulatórios que atendem a pacientes com planos de saúde e particular. “Nos casos das consultas médicas, a exigência do número do Cartão de Saúde do paciente será cobrada somente a partir de 1º de abril”, acrescentou André Wermann. 

A nova determinação do Ministério da Saúde, em exigir o Cartão Nacional de Saúde para aqueles que possuem plano de saúde foi uma demanda da ANS. “A Agência Nacional vai enviar para o banco de dados do Ministério da Saúde a relação (base de dados) de todos que têm planos de saúde com operadoras, conseguindo assim cruzar dados e informações”, relatou André Wermann.

Da assessoria da Santa Casa

Prefeita de Jussari comemora Dia da Mulher

Prefeita faz pronunciamento
Com o auditório da Câmara de Vereadores de Jussari repleto de mulheres, a prefeita Neone Barboza realizou nesta quinta-feira (8) a comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com temática enfocando A Importância da Mulher na Construção da Paz Social, o evento contou com a participação especial do presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado, e comitiva, além de representantes de municípios vizinhos, vereadores, secretários municipais e da comunidade em geral.  

Durante seu discurso, a prefeita Neone Barboza destacou a tradição em se comemorar o Dia da Mulher em Jussari, evento que voltou a ser realizado este ano com amplitude regional. Agradecendo a presença do presidente da Amurc, Neone Barboza destacou o apoio que tem recebido da entidade municipalista para o mais rápido restabelecimento do clima de segurança em Jussari.

Ainda durante o evento, após os pronunciamentos, a psicopedagoga Maria Aparecida Rodrigues e do presidente da Amurc, foi realizada  uma breve exposição abordando o papel da mulher na construção da Paz Social. Em seguida sorteio de diversos brindes para as mulheres presentes, entre os quais uma geladeira.     
Por - Jaque Simões

Com desfalques, Flamengo quer 1ª vitória na Libertadores

Agência Estado
Com o meio de campo desfigurado e com a moral abalada. Este é o Flamengo que vai enfrentar o Emelec (Equador), nesta quinta-feira, às 19h30, no Engenhão, pela segunda rodada do Grupo 2 da Copa Libertadores. Em pouco tempo, todos os volantes titulares foram "abatidos", além do goleiro Felipe, deixando o técnico Joel Santana à procura de soluções.

Airton fraturou o pé e não joga por dois meses; Willians torceu o tornozelo. Mas o baque que afeta emocionalmente o grupo foi o afastamento de Renato Abreu por uma arritmia cardíaca. O volante/apoiador realizou uma ressonância e outros exames para que os médicos avaliassem as causas e a gravidade do problema. O médico Serafim Borges vai dar mais detalhes do caso nesta sexta, com os resultados  em mãos. Nesse meio tempo, os companheiros rubro-negros prometem empenho extra pelo colega fora de combate.

O atacante, que já marcou quatro gols em cinco jogos desde o seu retorno ao clube, é a maior esperança de uma vitória, que levaria o Flamengo à liderança do Grupo 2. O Emelec lidera no momento com três pontos, seguido pelo Olimpia (Paraguai), também com três. Vai ser a estreia de Vágner Love na Libertadores de 2012. Ele não estava no grupo na fase preliminar, contra o Real Potosí (Bolívia), e cumpriu suspensão referente a 2010 no empate em 1 a 1 contra o Lanús, na Argentina, na primeira rodada da chave.

Com tantas ausências em setor crucial, Joel Santana testou dois esquema táticos durante a semana. No tradicional 4-4-2, formou o meio com Muralha, Luiz Antônio, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho. No 3-5-2, sacou o atacante Deivid e lançou Welinton, compondo trio defensivo com Marcos González e David Braz.

Como esta última formação foi pouco treinada, o mais provável é que o técnico opte pelo mais tradicional e ofensivo esquema com duas linhas de quatro. A boa notícia é a recuperação de Leonardo Moura. O lateral-direito volta ao time depois de dois jogos de afastamento com dores no joelho direito.
A Tarde Online

MAIS UM ESCANDALO NA CÂMARA DE ITABUNA

 Veja vídeo da  programação da TV Bahia sobre a suposta aposentadoria do Presidente da Câmara Municipal de Itabuna, devido a uma cegueira. O laudo médico foi emitido por um vereador, seu colega, que também é oftalmologista.

"Quem não tiver pecado que arremesse a primeira pedra" JC


quarta-feira, 7 de março de 2012

Azevedo assina contrato do complexo de lazer

    Com o intuito de resgatar a cultura, o lazer e esporte do bairro Urbis IV e de localidades circunvizinhas, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assinou na última terça-feira (6) o contrato para a execução das obras da Praça dos Esportes e da Cultura. O projeto tem participação direta da comunidade, que vai apontar os principais equipamentos a serem instalados.

Itabuna foi o primeiro município baiano a solicitar o projeto, inscrito pelo diretor de Gestão Integrada de Projetos da Secretaria de Planejamento, Miguel Augusto Silva Batista. Na planta, a área contemplará biblioteca, sanitários, cineteatro com 60 lugares, quadra coberta, pista de skate, jogos de mesa, espaço para criança, sala multiuso, bicicletário, área verde com canteiro para leitura, pista de caminhada, Centro de Referência a Assistência Social (Cras) e equipamentos de ginástica.

    Antes da execução das obras, a coordenadora política governo, Maria Alice Araújo, a presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Sandra Ramalho, uma das gestoras da iniciativa, Dinamar Guimarães, e demais integrantes do governo vêm se reunindo com a comunidade desde o mês de novembro do ano passado, com o objetivo de envolvê-la no gerenciamento do bem público.

A mobilização conta com 12 representantes da Urbis IV, dois da Secretaria de Esportes, dois da Secretaria de Cultura e dois da Secretaria de Assistência Social, que integram a União Gestora Local (UGL). De acordo com Dinamar, a comunidade será envolvida durante 18 meses em cursos de capacitação sobre como gerir o bem público, além de ouvi-la sobre as suas principais necessidades.

Para o prefeito Azevedo e demais secretários de governo que participaram do encontro, a praça vai propiciar múltiplas atividades. “Externo a minha alegria e meu contentamento para as pessoas que estão trabalhando em prol da comunidade. Esse é um momento Itabuna, que será contemplada com uma obra que ajuda a diminuir a vulnerabilidade social”, disse o prefeito.

     O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Euclides Monteiro, elogiou o governo por mais uma obra. “Não podemos deixar de reconhecer a agilidade da Prefeitura e sua equipe de governo, que viabilizaram o processo de aprovação do projeto”, assegurou Monteiro, destacando que os recursos de R$ 2,20 milhões são provenientes do Ministério da Cultura.

O secretário de Esportes, Alcântara Pellegrini, destacou a expectativa da comunidade com o projeto que visa promover a cidadania naquelas localidades e frisou a importância da parceria com a população. A presidente da Ficc revelou que o governo está atento para as necessidades da população, de modo “que seja criado um espaço para atender os interesses coletivos. Nesse sentido, temos a disposição de equipamentos e parceiros para promover a integração da comunidade com a cultura”.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 07/03/12
www.itabuna.ba.gov.br

BAHIAGÁS PATROCINA CAMAROTES COM DINHEIRO DO POVO DA BAHIA


Tem muita gente revoltada com o gasto do dinheiro público por Davidson Magalhães, da Bahiagás

Muitas felizes e milhares revoltados com o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães que distribuiu o dinheiro do povo durante o carnaval patrocinando camarotes. Segundo as denúncias foi gasto o montante de R$ 500 mil para que os comunistas tivessem mais espaço e visibilidade.
De champagne a caviar os comunistas se deliciaram. Sú um camarote foi agraciado com R$ 200 mil. Foi muita graça com o dinheiro de uma população pobre, miserável.


Esse dinheiro daria para matar a fome de muitas pessoas. Como comunistas não gostam de miseráveis, da pobreza, gastou o dinheiro com a orgia do carnaval.


E o PCdoB lançará várias candidaturas a prefeitos em vários municípios brasileiros, dia 26 de março. Pelo jeito se ganhar algumas prefeituras as farras serão bem maiores.


O comunista Davidson Magalhães fez graça com o dinheiro dos outros. 

É EGOISTA SÓ GOSTA DELE!

 Por-Juarez Vicente


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo foi entrevistado ontem pelo radialista Val Cabral, em seu programa na Rádio Jornal de Itabuna. 


Obras realizadas, em andamento, o que foi feito pela população neste mandato e as eleições de outubro deste ano foram assuntos da entrevista.


Um ponto que mais chamou a atenção dos ouvintes foi a declaração do radialista de que o prefeito não contará com apoio do ex-prefeito Fernando Gomes em sua reeleição.


Todos em Itabuna sabem que o candidato preferido de Fernando Gomes nas eleições de 2008 foi o Capitão Fábio que desistiu de sua candidatura pelo PMDB para apoiar a candidata do PT de Geraldo Simões.


Gomes não queria a candidatura de Capitão Azevedo e quem “peitou”, assegurando a sua candidatura pelo DEM foi a presidente Maria Alice Araújo Pereira que com a sua liderança dentro do partido levou os aliados. E é ela que novamente coordenará (para desespero de muitos) a campanha 2012 de Azevedo.


Todos sabem que Fernando Gomes gosta apenas dele e de suas vacas, para ele suas maiores amigas, companheiras e salvadoras. E sabendo que seria o seu último mandato (já que a sua era acabava ali), patrocinou uma das piores gestões feitas em todas as épocas em Itabuna e por isso mesmo está com sérios problemas com a Justiça.


Fernando já esperava que o Capitão Azevedo fosse fazer a melhor administração dos últimos 30 anos. Para ele uma grande sombra. Ele (Fernando), não aceita ser coadjuvante.


Capitão Azevedo na sua humildade foi trabalhando, trabalhando. Conhecendo a cidade como conhece começou a trabalhar nos prefeito abandonados pelos ex-prefeitos e seu deu bem. Teve a receptividade e o carinho da população que andava na lama, não podia passar com seus carros.


Para se vingar Gomes vendeu a Rádio Difusora ao grupo de Geraldo Simões. Uma grande arma que já foi utilizada por ele para combater Geraldo e que agora está sendo usada para combater Azevedo. Corre o boato por aí que os dois firmaram um acordo e que se Juçara for eleita Gomes será beneficiado de alguma maneira. Não estou afirmando, É o que dizem.


Mas o Capitão Azevedo tem o povo ao seu lado. Trabalha com seriedade, Enfrenta os problemas e as críticas dos adversários com projetos e realização. Os itabunenses odeiam mentiras. E os mentirosos vão se decepcionar porque ninguém vai trocar a realidade por mentiras. Por aventuras. (Juarez Vicente de Carvalho)

"Forbes": Eike é 7º na lsita dos mais ricos do mundo

Agência EFE

Eike Batista, o mais rico do Brasil
Dono de uma fortuna de US$ 69 bilhões, o magnata mexicano Carlos Slim voltou a ser coroado como o homem mais rico do mundo, anunciou nesta quarta-feira a revista "Forbes", segundo a qual o brasileiro Eike Batista está em sétimo lugar (US$ 30 bilhões) - uma posição à frente da que ocupava em 2011.

Slim, segundo os cálculos da "Forbes", reduziu sua fortuna em US$ 5 bilhões em um ano, mas isso não o impediu de aparecer no topo da classificação pelo terceiro ano consecutivo.


Barretão morre em Belo Horizonte

Morreu em Belo Horizonte no último dia 02, deste mês (sexta-feira), aos 85 anos de idade, o ex-taxista e corretor de imóveis, em Itabuna, José Silva Barreto, o nosso querido “Barretão”. Em Itabuna ele residia na Rua São João, no bairro de Fátima.

Na capital mineira, onde seu corpo foi sepultado, Barretão estava morando juntamente com sua esposa D. Juditeh com sua filha “Verinha”, esposa do empresário Luiz Berça, quando o fato aconteceu, "Barretão" segundo informação, já vinha sofrendo com uma enfermidade há cerca de dois anos.

 “Barretão”, pai de: Carlinhos, Ana Cristina, Lucia, Tereza, Verinha, Toinho, Rosalia e Afonso (in-memoriam), deixou viúva D. Edithe Barreto, além de netos e bisnetos. 

Daqui, este blog solidariza com toda sua família, dentro de um grande laço de amizade. 

No Dia Internacional da Mulher, prefeito homenageia atletas

Cerca de 120 mulheres, todas elas integrantes da Liga Ilheense de Futebol Feminino (Liff), serão recebidas na tarde desta quinta-feira (8), no salão nobre do Palácio Paranaguá, pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Aproveitando às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o prefeito prestará homenagens às atletas que participaram da 1ª Copa Gabriela de Futebol Feminino, finalizada no último fim de semana.

A atletas representam as quatro primeiras equipes do torneio, realizado entre os dias 11 de dezembro e 3 de março deste ano, no Estádio Mário Pessoa. São elas: Atlântico (1º lugar), Real Madrid (2º Lugar), Ilhéus (3º lugar) e São José (4º lugar). O torneio teve a participação de mais de 300 atletas, com idade entre 15 e 27 anos e contou com o apoio do Governo Municipal. Participam, ainda, da solenidade a vice-presidente da Liff, a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, a diretoria social, Nadja Argolo e a segunda vice-presidente, Lindinalva Santos. 

A 2ª edição da Copa da Gabriela de Futebol Feminina está prevista para começar no dia 6 de maio e mais uma vez deve reunir atletas de diversos bairros e localidades rurais da cidade, a exemplo de Salobrinho, Banco da Vitória, Juerana, São José, Ponta do Ramo, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória e Malhado.
Da assessoria

Jussari promove ação Dia da Mulher e Ação pela Paz Social

Jussari, foto arquivo
    A Prefeitura Municipal de Jussari realiza, amanhã, quinta-feira (8 de março) um ato público em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e pela Paz Social. Com o tema A Importância da Mulher na Paz Social, o evento está agendado para às 9 horas, com concentração no Centro Administrativo com destino à Câmara de Vereadores. A Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) promete mobilizar prefeitos da região para apoiar a ação em Jussari.

Sobre o evento

    Tradição em Jussari, a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher em 2012 ganha novos contornos, com foco na segurança e na paz social, tendo em vista o registro de um atentado com funcionários em cargo de confiança ocorrido ainda no mês de fevereiro. “Apesar do caso já está sendo investigado pela Polícia, precisamos mostrar à sociedade que a construção da paz e da segurança pública depende da ação de cada um de nós”, declarou a prefeita Neone Barboza.

    Ainda de acordo com a prefeita Neone Barboza, a mobilização para o evento em Jussari conta com a parceria direta da Amurc, que está sendo esperada em Jussari com uma comitiva de prefeitos da região. “Contamos com a presença de toda comunidade e todos os amigos e parceiros para demonstrar que estamos fortes e unidos em Jussari”, acrescentou a prefeita.
Da asssessoria

Emasa melhora distribuição de água

Itabuna está suficiente com relação ao abastecimento de água. A afirmação é do Presidente da Emasa, Geraldo Briglia, feita ao programa “Alô Cidade”, da TVI, apresentado pelo jornalista Paulo Lima.

De acordo com o Engenheiro Geraldo Briglia, a Emasa hoje luta apenas para melhorar a distribuição do produto, já tendo feito grandes avanços nos últimos sete meses, normalizando o fornecimento de água nas partes altas dos bairros Mangabinha, Novo São Caetano, Alto Mirante e Conceição, graças a implantação estratégica de válvulas de pressão.

Desperdício
Com relação à perda de água tratada, cuja média mundial é de 25%, Itabuna ainda perde 47%, mas com a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) a perda cairá para 35%, havendo um ganho de 12% portanto.
Desses 47% de perda, uma média de 15% é desperdiçada por consumidores em cujos imóveis ainda não foram instalados hidrômetros, o que deverá ser feito nos próximos meses, colaborando assim para o aumento da arrecadação (que possibilitará novos investimentos) e ajudando na educação ambiental através da cobrança.

Acordo com a Coelba
O Presidente da Emasa disse ainda que  concluiu um acordo com a Coelba, negociando o pagamento de débitos antigos e, a partir disso, a empresa fornecedora de energia fará um investimento de 4 milhões de reais visando uma maior eficiência do fornecimento, que possibilitará economia de energia, consequentemente aliviando o caixa da Emasa no pagamento de energia elétrica.

Tratamento de esgoto
Geraldo Briglia finalizou a entrevista, assegurando que com relação ao tratamento de esgoto, os trabalhos continuam acelerados, mesmo com poucos recursos, “pois isto é uma decisão política do Prefeito Capitão Azevedo, de que até o fim do ano, já tenhamos concluído a implantação da primeira etapa do programa de tratamento de esgotos, evitando que durante a época seca os dejetos sejam jogados no Rio Cachoeira”.

Quem tem boca fala o que quer...

Na Radio Difusora Sul da Bahia, que antes pertencia ao ex-prefeito Fernando Gomes e hoje ao grupo, do deputado Geraldo Simões, ele anda falando o que quer e bem entende. É como diz o refrão popular “quem tem boca fala o que quer”!

Ultimamente, utilizando os microfones da emissora disse que Itabuna é a cidade que mais recebe recursos do Governo Federal. Fora o exagero, tudo bem, ele não falou nenhuma mentira!

Mas, ele não disse que isso acontece graças a competência da equipe do Governo A Força do Povo, do Capitão Azevedo, em apresentar projetos sérios e viáveis.

Competência que Geraldo não teve, mesmo sendo compadre de Lula, quando foi Prefeito de Itabuna.

Convenientemente Geraldo  se esqueceu de dizer que nesses recursos, a sua participação foi zero como  Secretário da Agricultura do Estado e como deputado federal.     

Obras aceleradas na reforma de praça no Mangabinha

Azevedo atende solicitação dos moradores do bairro Mangabinha

A Prefeitura de Itabuna mantém em ritmo acelerado a reforma de uma das principais praças do bairro da Mangabinha, conhecida como “Praça da Feira”, situada entre as ruas Rio Bahia e Ubaldino Brandão. Segundo o projeto, o local vai se tornar um ambiente de lazer com jardins, palco de eventos, arquibancadas, iluminação e um espaço de alimentação.

A obra, em estágio de terraplanagem, tem previsão de 60 dias para ficar pronta. As barracas de feirantes que havia no local serão realocadas para o largo em frente à Unidade de Saúde Nilton Santos. Serão também padronizadas e periodicamente vistoriadas pela Prefeitura, conferindo maior segurança e organização aos feirantes e consumidores.

Segundo moradores, a praça era comumente usada como ponto de uso de drogas, e com a revitalização o bairro ficará mais valorizado. “A reforma vai nos trazer mais qualidade de vida e poderemos trazer nossos filhos à praça nos finais de semana para que eles brinquem sem preocupação com a segurança” acredita a moradora Kaiala Silva Maciel.

Dona Carmelita Maria dos Santos, funcionária há cerca de 60 anos da lavanderia São José, situada em frente à praça, disse estar ansiosa pelo resultado da reforma. “Temos uma grande expectativa com essa obra. O movimento vai aumentar, melhorando o comércio local”, prevê.

Por: Haísa Lima e Thainan Nicácio - Fotos: Pedro Augusto - 06/03/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Mutirões vão acelerar cadastro do Cartão SUS

OBRIGATORIEDADE DO CARTÃO DO SUS

 Secretaria Municipal da Saúde está anunciando para os dias 10, 17, 24 e 31 de março, uma série de mutirões para ampliar o cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde - Cartão SUS. A medida cumpre uma determinação da Agência Nacional de Saúde ao exigir que em todos nos atendimentos da área da saúde, mesmo para pacientes vinculados a algum plano de saúde, os usuários tenham o Cartão Nacional de Saúde.

Com estas exigências a demanda Setor de Cadastramento da Secretaria Municipal da Saúde aumentou muito, e como ela não dispõe de uma infraestrutura de atendimento para tal demanda, surgiu a idéia da realização dos mutirões aos sábados.

A medida é considerada emergencial pelo secretário Geraldo Magela, “até que possamos planejar a rotina para a descentralização dos serviços e ampliação do sistema”. Ele explica que nos quatro mutirões programados serão envolvidos todos os departamentos da Secretaria de Saúde, e  distribuídas 700 senhas por dia, mas com possibilidade de  aumento para os próximos sábados.

O secretário orienta para que os interessados no cadastramento levem o RG (original) e um comprovante de residência em seu nome. Caso seja um menor a ser cadastrado, o responsável deverá levar a certidão de nascimento e os respectivos documentos de identificação dos pais, com comprovante de residência.
O que é

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto - 06-03-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

terça-feira, 6 de março de 2012

Ja estão abertas inscrições para III Congresso da MPE

O evento visa fortalecerentidades representativas das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, alémde capacitar empresários para a gestão
        
A Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba) já deu início aos preparativos do III Congresso Norte/Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, que tem como tema “Um Crédito para o Desenvolvimento!”.

 O evento será realizado no dia 9 de abril, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os interessados em participar de um dos principais encontros de disseminação de informaçõesatuais e relevantesaosegmento,já podem efetuar as suas inscrições.
De acordo com o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, a terceira edição do congresso também visa lançarreflexões e proporpolíticaspúblicasemprol do desenvolvimento das micro e pequenasempresas e dos empreendedoresindividuais. “Paratanto, realizamos um encontro com palestrasmotivacionais e técnicasrelevantesaosetor,bemcomopromovemosa troca de experiências entre osempreendedores de diversosestados e regiões do Brasil”, explicaRibeiro.

         Além disso, aAmpesbavisa articular-se institucionalmente com as instituiçõespúblicas e privadas, bemcomogerarmaioraproximação das instituiçõespúblicas com as MPEse EmpreendedoresIndividuais (EI).“Devido a amplaprogramação, a partirdapróximasemana,divulgaremosa relaçãocompleta dos renomadospalestrantesda Bahia e de outrosEstadosquemarcarãopresença”, acrescentaValdirRibeiro.

Como participar
Empresários, estudantes, presidentes de entidades, contadores, secretários, técnicos, prefeitos empreendedores, políticos, dentre outros públicos interessados na melhoria do desempenho empresarial, já podem garantir a sua participação no evento mais esperado da região.As inscrições podem ser feitas na unidade do SEBRAE, em Itabuna, que fica situado na avenida Beira Rio, no edifício Atlanta Center, próximo aos Correios, bem como na sede da Ampesba, no edifício do Sindicato Rural, 1º andar, na praça Getúlio Vargas (próxima à praça Adami).      

As inscrições também podem ser feitas no SEBRAEde Ilhéus (Avenida 2 de julho, 1039, Centro) e na empresa de universitários da Uesc Cia Júnior Consultoria. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (73) 8825-5181 ou enviar e-mail para o endereço eletrônico <ampesba@yahoo.com.br>. Os partícipes receberão certificado.
Por> Luana               

Ressaca do Beco do Fuxico leva uma multidão de alegria


        Nem mesmo a chuva que caiu no início da  madrugada de domingo (4) esfriou o animo dos mais de 25 mil de foliões de Itabuna e outros municípios da região, que tomaram a Cinquentenário, praça Adami, parte das ruas Duque de Caxias e Rui Barbosa, para participar da Lavagem do Beco do Fuxico, realizada numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna, FICC, Schincariol, Alcifcred e outros patrocinadores, e apoio do deputado estadual Augusto Castro.

        O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy fez uma avaliação positiva da festa e enfatizou que ela foi marcada por muita animação e descontração. O evento mobilizou quatro trios elétricos: o Megatrio Nasa, com a banda Descarga Elétrica; Mel & Cia, com Fernando Caldas; Navegadores e Polirodas, além de outros quatro minitrios, como o Pilequinho, e 15 blocos e afoxés.

        Entre os blocos, além dos Casados I...Responsáveis, com sua tradicional banda, os DezCasados e Maria Rosa abriram a tradicional lavagem, seguidos por um afoxé com baianas e água de cheiro. A festa teve ainda as participações do  grupo afro Encantarte e Projeto Samba & Vida, bem como dos blocos Camelôs, Fusca Maluco, Vou de Rosa,  Meninas de Tromba, Hora Extra e Chapolin, entre outras entidades carnavalescas.

        Outro aspecto destacado por Carlos Leahy é a geração de atividades econômicas para diversos setores, em especial vendedores ambulantes e catadores de latas para reciclagem. O bares do circuito do Beco do Fuxico tiveram intensa movimentação durante a festa.

        Para o folião Eliel Victor, “a festa matou a vontade que o itabunense tem do carnaval”. Ananias Oliveira, outro folião, vê com nostalgia a festa na Cinquentenário, como ele lembra que eram “os carnavais do passado em Itabuna”.
   


Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto           01-03-2012  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...