sábado, 3 de março de 2012

POSITIVO O MUTIRÃO “EU AMO O RIO CACHOEIRA”

Vieira destaca a importância do projeto
Dando o “ponta-pé” inicial foi realizado hoje (03) o 1º Mutirão “Eu amo o Rio Cachoeira” voltado para a conscientização da importância do meio ambiente e limpeza do Rio Cachoeira, através do Projeto SiustentaCidade, coordenado pela professora Heloisa Pinheiro.
Maria Olimpia fala pela comunidade
O evento que aconteceu, das 7:30 às 11:00 horas na quadra da Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio, margem esquerda  do rio), contou com a participação do vice-prefeito Antonio Vieira, representando o Prefeito Capitão Azevedo, membros das Secretarias Municipais: de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente, alunos do Curso de Agronomia da UESC, A Força Jovem (Sérgio Fontes) TV Santa Cruz, além do diretor de expansão Jorge Neves, do engenheiro Daniel Neto, coordenando a equipe de trabalho, Comunicação e agentes da área de segurança da Emasa.
Abraço simbólico pela despoluição do Rio Cachoeira
 engenheiro Agamenon Farias no local proferiu palestra sobre as ações de despoluição do Rio e a sua importância, quando emocionado apresentou um laudo técnico da Ceplac, classificando como de ótima qualidade o adubo produzido através das baronesas do Rio, que gerará renda para ajuda de sua própria limpeza.

A advogada Maria Olímpia, em nome da comunidade, que não vem mais sofrendo com as muriçocas e o mau cheiro do Rio, disse que esse projeto é uma coisa de Deus, e que não foi à toa que ele chegou até Agamenon Farias e abraçado pela lucidez de Geraldo Bríglia, presidente da Emasa. Ela foi muito aplaudida, inclusive, pela coordenadora Heloisa Pinheiro que agradeceu a presença de todos que estão confiando mos programas do SustentaCidade.

O próximo




Outro mutirão, o segundo da série, já ficou programado para o bairro da Bananeira, no próximo dia 10, deste mês de Março.        

Fotos e vídeo Alex de Souza

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova ponte facilita o trânsito em Itabuna

    O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, vem acompanhando de perto o andamento da construção da ponte que interligará o bairro de Fátima ao loteamento Ruffo Cunha, abrindo novo acesso para o Hospital Manoel Novaes e outras áreas da cidade. A obra é vista pelo governo como de grande importância para melhorar o trânsito naquela área.

Nesta quinta-feira (1º), teve início mais uma etapa da obra, que inclui contenção em alvenaria. Ao mesmo tempo, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) dá andamento ao serviço de drenagem pluvial, no qual estão sendo utilizados 40 metros de manilhas.

    De acordo com o topógrafo da obra, Joselito Alves Mendes, a ponte terá 10,20 metros de largura e 12,25 metros de comprimento. Para acelerar a obra, a Prefeitura mobiliza 39 homens, entre serventes, pedreiros, carpinteiros e eletricistas. A intervenção terá um custo de R$ 500 mil, com recursos próprios.

    Numa visita ao local, acompanhado pelo diretor-administrativo da Emasa, Octaviano Burgos, o prefeito destacou que a ponte será uma alternativa em favor da mobilidade urbana, favorecendo não só as pessoas que moram na zona norte da cidade, mas toda a população de Itabuna. Segundo Azevedo, “haverá mais uma opção de acesso, o que ajuda a dar mais fluidez ao trânsito, que também vai melhorar muito a partir de obras como a da Avenida Amélia Amado”.

Além da ponte, será construída uma rotatória, pavimentado todo o entorno e executada a reforma da praça situada na rua São Sebastião, no bairro de Fátima, também com recursos próprios.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 28/03/12

 Futsal/campeonato

A Secretaria de Esporte da Prefeitura de Itabuna anuncia para o período de 5 a 15 de março o período de inscrições para o Campeonato de Futsal Cidade de Itabuna, cujas competições acontecerão no próximo dia 23. Além das equipes itabunenses, o campeonato contará com a participação de esportistas de cidades vizinhas.

O campeonato será aberto para atletas acima de 18 anos e poderão ser inscritas equipes masculinas e femininas, os jogos serão conduzidos por oficiais de arbitragem da Confederação Brasileira e Federação Baiana de Futsal. O congresso técnico acontecerá no dia 16 de março, às 18h no auditório da Vila Olímpica. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria de Esporte ou através do telefone 3613-1477 ou 8802-0995 (Paulão)

www.itabuna.ba.gov.br

Augusto Castro convida toda a região para a Assembléia Itinerante

O deputado estadual Augusto Castro está convidando todos, itabunenses e cidadãos dos municípios vizinhos para um importante encontro no Centro de Cultura de Itabuna, neste dia 15 de Março para a Assembléia Itinerante.

No encontro serão tratados assuntos de interesse da cidade de Itabuna e região, a exemplo de segurança pública, educação, saúde e a Região Metropolitana, além da conclusão das obras de construção do Centro de Convenções e Teatro.


Outros assuntos que ainda serão discutidos envolvem a duplicação de Itabuna/Ferradas, Itabuna/Ilhéus e a construção das Unidades de Pronto Atendimento e da Base Comunitária de Segurança,
Para isso Augusto Castro espera que todos assumam esse compromisso, visando exercício da cidadania, principalmente, na organização para cobrar do governador os nossos direitos.


Augusto Castro quer antecipação de GAP IV para Junho

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) quer que o governo do Estado antecipe a GAP IV aos policiais militares para junho próximo. O governador disse que não tem condições de pagar antes de novembro, mas Augusto Castro acha que pode sim, principalmente se fechar a negociação da Folha de Pagamento do Estado com a Caixa Econômica. A expectativa, segundo notícias já divulgadas, é que esse acordo com a CEF seja fechado até o mês de junho, com um aporte que pode chegar a até R$ 1 bilhão. 
 
Em emenda ao projeto de Lei 19.702/2012 do Poder Executivo que altera a estrutura remuneratória da PM, o deputado, vice-líder do PSDB, salientou que no exercício de 2011 o Estado ficou abaixo do limite com gasto de Pessoal. Gastou cerca de 44%, quando o limite prudencial é de 46,17%. Augusto Castro ressalta que, com o dinheiro que receberá da Caixa Econômica, o governo poderá pagar a GAP devida aos policiais e ainda investir na Educação e Saúde.

Por> Vanda Amorim

MUTIRÃO “EU AMO O RIO CACHOEIRA”

Coordenadora Heloisa Pinheiro
 Será neste sábado, dia 03, a partir das 07:30hs, com término programado para as 11:30hs, o I MUTIRÃO DO SUSTENTACIDADE, “EU AMO O RIO CACHOEIRA”, que tem três objetivos:  fazer um  ramal atrás da quadra poliesportiva até embaixo da ponte do São Caetano; limpar as margens do Rio Cachoeira, nos dois lados, entre a ponte e a Mangabinha e dar o ponta pé inicial da Educação Ambiental Intinerante, com informações sobre água, esgoto e lixo.

Participarão do evento, além de convidados, voluntários do terceiro setor, pessoal da Emasa e de diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Itabuna.

O SustentaCidade faz parte do programa Rede Cidade, gerado na Emasa, que conta com a participação da Prefeitura de Itabuna,  Corpo de Bombeiros, setor educacional público e particular, e do setor privado de um modo geral, que tem como meta melhorar a qualidade de vida dos itabunenses, através de várias ações, como, por exemplo, a despoluição do Rio Cachoeira em sua parte que corta o Município de Itabuna.

O mutirão está aberto à todos, e quem quiser participar poderá fazê-lo dirigindo-se ao QG do Mutirão, que será instalado ao lado da quadra que fica na cabeceira da ponte do São Caetano, no Bairro do Berilo.

AGENCIAS BANCÁRIAS DE ITABUNA NÃO RESPEITAM A LEI MUNICIPAL

Apesar de uma Lei Municipal criada pelo então vereador Luis Sena, quando determina que o correntista, ou cliente de agencias bancárias não pode permanecer mais de que 25 minutos nas filas dos referidos bancos parece que tudo, em Itabuna, foi “água abaixo”.

As agencias bancárias, principalmente, nos finais de mês, superlotam, e a falta de respeito ao cidadão e humilhante. Têm gente, aquelas mais idosas, que às vezes precisam fazer uma necessidade física e não encontram um local, ou seja, um banheiro, uma toalete, enfim o descaso é grande!  

A falta de fiscalização aos bancos não existe e eles, seus dirigentes, fazem o que bem entendem e quer. Por que não aumentar o número de caixas nesses períodos? 

Por exemplo, o Santander agencia da Prefeitura Municipal, no último dia 1º, deste mês (ontem), só um funcionário estava no caixa atendendo aos clientes em grande número, pois se tratava do pagamento do servido público municipal. Todos descontentes na fila; muitos ameaçando mudar a conta para outra agência.

Mas, é aquela estória: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”      

Hospital Calixto Midlej Filho tem Serviço de Fisioterapia

O Serviço de Fisioterapia do Hospital Calixto Midlej Filho conta com nova coordenação eleita recentemente, à frente da qual está a profissional fisioterapeuta Cândida Suely Almeida, que assumiu o cargo ainda em novembro de 2011. Totalizando um período de seis anos desde a reestruturação, o serviço assumiu o moderno conceito de Fisioterapia Hospitalar, atendendo as principais áreas da especialidade com uma equipe de 16 profissionais especializados e capacitados para o trabalho.

Entre os destaques no Serviço de Fisioterapia do Hospital Calixto Midlej Filho, a aquisição dos equipamentos de Ventilação Não-Invasiva (Cpap), o registro de pacientes internados beneficiados com recursos que possibilitam a melhora da função pulmonar, evitando, muitas vezes, que o paciente agrave e seja encaminhado para o Centro de tratamento Intensivo (CTI).

“A necessidade de investir em recursos materiais e equipamentos surgiu com a possibilidade de melhorar a qualidade de atendimentos e promover uma alta mais precoce possível”, destacou Cândice Almeida.

Com o aumento da concentração de atividades de alta e média complexidade no Hospital Calixto Midlej Filho, o Serviço de Fisioterapia ganha ainda maior evidência. Um dos exemplos é o trabalho dos fisioterapeutas junto aos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Com a aplicação das técnicas, a equipe pode solicitar alta precoce do CTI ao paciente que se encontra em pós-operatório.

“Além disso, o uso de dispositivos de marcha, tais como andador e muletas, assim como os pesos, bolas e faixas elásticas possibilitam a retirada do paciente do leito e a melhora da força muscular, evitando assim, os efeitos deletérios da imobilidade, tais como edemas, contraturas, úlceras de decúbito, além dos prejuízos para o sistema cardiorrespiratório”, declarou a fisioterapeuta Cândice.

Da assessoria
Por: Jaque Simões

quinta-feira, 1 de março de 2012

Jussari tem projeto de água aprovado pela Funasa

Sob a portaria de número 2152, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu licença unificada à Prefeitura Municipal de Jussari para reforma e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município. Esta era a última pendência existente na etapa de revisão da documentação para liberação de recursos do Programa de Aceleração Continuada (PAC) II. São R$2,5 milhões liberados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, na modalidade de obras de abastecimento de água.

De acordo com especificações técnicas, o Sistema de Abastecimento de Água terá vazão prevista de 16,09 litros de água por segundo com captação a fio d´água no rio Aliança. O sistema terá duas redes de adução de água bruta com extensão de 9.400 metros cada, uma sub-adutora derivada de 12 mil metros cúbicos, rede de distribuição de água tratada de 11.710 metros, uma estação de tratamento de água, um reservatório de água tratada de 300 metros cúbicos, um reservatório de água tratada de 130 metros cúbicos, um sistema de tratamento e desidratação do lodo, dentre outros equipamentos. O Sistema atenderá 2.329 residências distribuídas no distrito de Anuri, município de Arataca, Jussari e Areia Branca, distrito de Jussari.      

    “Cumprimos todas as fases da proposta, com envio e aprovação do projeto técnico, visita de técnicos da Funasa, por fim, a aprovação da documentação, com licenças e autorizações dos órgãos de meio ambiente do Estado. Foi uma grande batalha, mas conseguimos”, declarou o secretário de Administração, Simão Lucas.  

         A prefeita Neone Barboza agradeceu à equipe local, ao próprio Saae e, principalmente, do empenho do secretário da Casa Civil, Rui Costa. “Para além da capacidade técnica que foi demonstrada em todas as fases de evolução do projeto, o empenho do secretário foi determinante para que Jussari fosse contemplada com este sonho”, definiu Neone Barboza.






Por: Jaque Simões

Coordenação DST/Aids na Lavagem do Beco do Fuxico

 Promover a saúde por meio de orientação, conscientização e distribuição de materiais que ajudam na prevenção  às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/HIV/AIDS e Hepatites. É com este objetivo que a Secretaria de Saúde de Itabuna, por meio da Coordenação Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, estará presente durante a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico.

A festa será realizada neste sábado (3) e durante todo o evento, a equipe do Centro de Referência Dr. Júlio Brito (CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento) estará presente para distribuir farto material de prevenção das DSTs como preservativos, além de informativos e bandanas para os foliões participantes. 

A coordenadora Maria Vitória Gonçalves lembra que a ação só poderá alcançar o sucesso se houver a participação de outras entidades  e instituições que também realizam trabalho preventivo em Itabuna, a exemplo do Gapa, Grupo HUMANUS, RNP+ (Rede de Pessoas Vivendo) e os voluntários da Atenção Básica (Agentes Comunitários de Saúde) além dos demais voluntários.

“Todos os voluntários que desejarem participar dessa luta que é de todos , juntem-se a nós”, apela a coordenadora, lembrando  que os participantes receberão camisas, garrafas de água e bandanas.

Por: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 01/03/12
www.itabuna.ba.gov.br

IPTU tem desconto de 15% até 30 de março

O Departamento de Tributos da Prefeitura de Itabuna começa na próxima semana a distribuição de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano 2012, com desconto de 15% até o final do mês. O imposto também poderá ser parcelado em até oito vezes, com o valor mínimo de R$ 22,00 para cada parcela.

A informação é do diretor do Departamento de Tributos, Emerson Carvalho. Segundo ele, a distribuição dos carnês será feita a partir de 8 de março para contribuintes com imóveis construídos. No caso de terrenos, os proprietários terão de retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no Departamento de Tributos, a partir desta quinta-feira, 1º de março.

Carvalho explica que Itabuna tem cerca de 100 mil imóveis cadastrados e, desse total, 25 mil contribuintes são isentos porque o valor de seu imposto é menor que R$ 22,00. Em 2012, o IPTU teve uma correção de 5,95% pelo Índice Geral de Preços do Mercado -IGP-M/FGV.Os contribuintes que tenham dúvidas relativas ao IPTU devem se dirigir ao Departamento de Tributos, munidos da documentação dos imóveis.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo municipal previsto pela Constituição Federal, que tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel localizado em zona urbana ou extensão urbana. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos para as ações de governo, como os programas sociais, a coleta de lixo e a realização de obras públicas.

Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto – 29/02/2012  

Empresa caça talentos retorna ao Sul da Bahia

Diego
         Diante do sucesso obtido na primeira seleção de modelos, a equipe Diego Comarela, especializada na seleção de modelos para eventos de moda, televisão e cinema está retornando as cidades de Itabuna, nos dias 19 e 20 de março e Ilhéus, nos dias 26 e 27 com o intuito de detectar mais jovens do sexo masculino e feminino, de zero a 35 anos. As inscrições serão feitas nos dias da seleção, com a entrega de um quilo de alimento não perecível e o preenchimento da ficha.

A empresa catarinense, há sete anos no mercado e com sede na cidade de Chapecó,  tem prospectado dezenas de jovens que já estão seguindo carreira nacional e internacional. Durante uma passagem pelo Sul da Bahia, no ano passado, o scouter (caça-talentos) Diego Comarella, revelou diversos talentos, que de acordo com ele são jovens promissores para o mercado de modelo, televisão e cinema. Para esta segunda seleção, o profissional espera “atrair cada vez mais pessoas diferentes daquilo que estamos acostumados ver”.

    Maiores informações entrar em contato pelos telefones: (73) 9999-4000, 9132-0288 ou 8196-7131.

Mutirão do SustentaCidade neste Sábado

Neste sábado (03.03), acontece o 1º Mutirão de uma série, do Projeto SustentaCidade que matem o Programa de Despoluição do Rio Cachoeira, com o apoio logístico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa SA).

O mutirão sob o tema: “Eu amo o Rio Cachoeira” com inicio previsto para as 07h30min, no sentido bairro do Berilo (ponte São Caetano) ao Mangabinha será focado na limpeza das margens do rio, e o “ponta pé” inicial da “Educação Ambiental” contando com a presença de lideranças de bairros, sociais e diretores de colégios, dentro do programa de atividades educativas.

Numa mobilização de maquinas e homens, envolvendo também a iniciativa privada, a Secretária do Meio ambiente do município, inclusive, com a presença do Secretário Manuel Marcelino e a Rede/Cidade, a coordenadora do Projeto, professora Heloisa Pinheiro, ressalta que estará dando o primeiro passo, visando à conscientização ambiental da comunidade Itabunense.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Blog Val Cabral homenageia autoridades

 Alex de Souza entrega a homenagem  a Dr. Geraldo Bríglia
Na noite de ontem no plenário Dr. Raimundo Oliveira Lima, da Câmara Municipal de Itabuna, o radialista e blogueiro Val Cabral, através de seu blog,, hemenageou várias autoridades de diversos segmentos, da sociedade grapiúna, comemorando os seus três anos de atividades online.

O evento foi bastante concorrido, e entres os homenageados,  estavam: Geraldo Briglia, diretor-presidente da Emasa; o médico Júlio Brito, Cristiano Lobo, diretor da FTC; Jaques Rezende, prefeito de Itapé; Andirlei Nascimento, presidente da OAB-Sul; Adeildo Marques, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia;  Cocó, do Lordão e o Secretário de Educação, Gustavo Lisboa que também representou o Prefeito Capitão Azevedo.
   

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sala de aula no Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna

    O Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna há mais de dois anos identificou a demanda e viabilizou a realização de um programa educacional para letramento de seus pacientes. Cumprindo a rotina de tratamento no qual se submetem à máquina dialisadora por quatro horas ininterruptas, três vezes por semana, os usuários do serviço utilizam agora o tempo ocioso para realizar sonhos: aprender a ler, assinar o próprio nome, escrever pequenas mensagens para familiares.

    Para desenvolver o Programa de Letramento dos pacientes em programa de hemodiálise, a assistente social do Serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna, Thaíse Barreto, buscou e conseguiu parceria com a Secretaria Municipal da Educação. “O curso de alfabetização fora de sala de aula, neste caso em ambiente hospitalar, é uma parceria com o Programa BB Educar, que garante a contratação da educadora e todo material escolar para os alunos/pacientes”, detalhou a assistente social.

    Ainda sobre a execução do Programa no Serviço de Hemodiálise, os planos de aula são desenvolvidos de forma individualizada, respeitando a dinâmica de aprendizagem e acompanhando o quadro clínico de cada paciente. As aulas são individuais e realizadas durante o período que o paciente está na máquina, quando são promovidas orientações, tiram-se dúvidas, aplicam-se tarefas para casa, como em qualquer curso regular.  
 
    A assistente social Thaíse Barreto fala ainda sobre os benefícios diretamente atribuídos à execução do programa. “Notamos uma elevação da autoestima dos pacientes, que passam a escrever o próprio nome, ao invés de sujar e colocar o dedo como certificação digital, além de já conseguir realizar leituras simples, facilitando a qualidade do próprio tratamento ao qual está submetido”, declarou Thaíse.

    Com duas turmas de 30 alunos já letrados e certificados, e turma em andamento, o desafio agora é dar continuidade ao aprendizado adquirido. “Estamos buscando novas parcerias, pois notamos nas anamneses sociais que os pacientes pretendem continuar estudando, mas, muitas vezes e por diversos motivos, não tem oportunidade em escola regular”, acrescentou Thaíse Barreto. 
 
Outras ações

    As ações da Assistência Social dentro do Serviço de Hemodiálise da SCMI estendem-se ainda à recepção e orientação do paciente ao iniciar o tratamento, esclarecimento sobre direitos e deveres, benefícios previdenciários e os diversos recursos que podem ser acessados dentro da própria comunidade.

    “Algumas dúvidas mais freqüentes passam pelo direito ao transporte e auxílio lanche como parte do Tratamento fora de Domicílio (TFD); o perfil daqueles que podem conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC); o passe livre interestadual e as ações de trânsito e transferência, já que o paciente só deixa o serviço quando confirmamos vaga temporária ou permanente em outra cidade, garantindo a continuidade do tratamento”, declarou a assistente social.
Por - Jaque Simões

CARANGUEJO EM EXTINÇÃO

Com as constantes depredações da orla marítima pela ação do homem muitas espécies estão em extinção. Com isso, quem mais sofre são os manguezais locais esses de reprodução dos peixes crustáceos e diversas outras espécies da nossa fauna e flora.

Em Ilhéus, especialmente, devido às invasões desordenadas desses locais os caranguejos em algumas cabanas e restaurantes de praia já não são mais encontrados.

É uma prova constante de que a espécie de crustáceo já se encontra em extinção.  Tudo isso aliado a falta de fiscalização do município de Ilhéus que fez vistas grossas em vários campos dos manguezais. Fica aqui o nosso protesto. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Enfim, a vitória do Itabuna

Enfim aconteceu o Itabuna Esporte Clube na 10 rodada para a alegria do seu torcedor venceu a primeira do Campeonato Baiano de Futebol, mas continua segurando a lanterna devido ao empeate do Juazeiro com o Vitória da Conquista em 01X01,

  A Vitória por três a zero como todos já  sabem  aconteceu ontem (26) contra o Fluminense de Feira, na casa do adversário. O jogador Wagner  do Itabuna marcou os três gols e pediu a musica  do Fantásticos.

Com o primeiro triunfo, o Itabuna ainda não conseguiu fugir da degola, mas ganhou confiança após uma mexida radial e de coragem por parte do treinador “Danielzinho”, colocando no time de cima alguns garotos cria da Casa.

Com isso, tudo indica, o time ganhou a confiança  que esperava, e saia debaixo o Dragão do Sul agora vai expelir fogo!

Cloncluida urbanização da Rua Clóvis Santos

Numa parceria com o Ministério das Cidades, que financiou as obras de infraestrutura, a Prefeitura de Itabuna está concluindo a pavimentação e urbanização da Rua Clóvis Santos, no bairro Santo Antônio.

O projeto, que inclui a interligação da Rua José Monstans à BR 101, visa à melhoria da mobilidade urbana e cumpre um compromisso assumido pelo prefeito Capitão Azevedo com lideranças da comunidade.

Azevedo explica que a obra está incluída entre as prioridades do governo e assegura, além da melhoria da acessibilidade para pessoas e veículos, benefício para a população de áreas carentes de serviços e infraestrutura, melhorando a sua qualidade de vida.

A obra, segundo o diretor de Projetos e Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Sóstenes Vilas Boas Souza, vem sendo realizada pela Sedur, com a mobilização de máquinas pesadas e caminhões de apoio. A extensão é de um quilômetro.

O projeto, ampliado para atender a uma reivindicação da comunidade, envolveu, segundo Souza, esgotamento sanitário e pluvial, drenagem, colocação de meio-fio, pavimentação asfáltica e urbanização.
Cláudio Souza Santos, que reside há 24 anos na Rua Clóvis Santos, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito pela realização da obra, cumprindo assim um compromisso assumido durante a campanha e beneficiando a população do Santo Antônio.

Por Kleber Torres Fotos: Valdyr Gomes           24-02-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

III Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada nesta quinta-feira em Ilhéus

Atendendo a uma exigência do Instituto Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Inema), será realizada nesta quinta-feira (1º de março), no auditório do Hotel Barravento, em Ilhéus, a III Conferência Municipal de Meio Ambiente. As reuniões preparatórias, que foram promovidas nos meses de janeiro e fevereiro, contaram com a participação da secretaria municipal do Meio Ambiente, da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também estiveram presentes nas fases preliminares instituições da sociedade civil organizada e membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Harildon Ferreira, que espera a presença de cerca de 100 pessoas, as palestras e exposições serão realizadas das 7h30min às 17h30min. “Trata-se de um encontro muito importante, uma vez que, além de promover a eleição dos nossos delegados, definirá metas e propostas locais que, posteriormente, serão apresentadas e votadas nas conferências territorial e estadual”, destaca Harildon. 

Ainda segundo informações do secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, as palestras da III Conferência Municipal de Meio Ambiente abordarão os seguintes temas e assuntos: “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, “Preservação, Conservação e Uso dos Recursos Naturais e Controle e Sustentabilidade Ambiental e Rural”, “Discussões e Perspectivas da Conferência Rio + 20” e “Fortalecimento da Educação Ambiental e do Exercício da Cidadania”.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico maramataios@gmail.com ou no local do evento antes do início dos trabalhos. Os primeiros 100 inscritos receberão material específico da Conferência.

Construção - Marcada pela participação de diversos setores da sociedade, a Conferência tem caráter deliberativo e, em linhas gerais, objetiva propiciar a integração dos agentes sociais envolvidos nas diversas questões ambientais do município. Em outras palavras, o evento visa promover a discussão e a construção de diretrizes capazes de fortalecer o processo de mobilização e de organização da comunidade, necessariamente voltada para uma política ambiental de desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade.
www.ilheus.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...