sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Obras da casa de Jorge Amado em fase de conclusão

Em Itabuna, berço de Jorge Amado, a Prefeitura prepara para ampla programação em homenagem ao centenário do mais famoso escritor brasileiro. O projeto inclui a recuperação da Casa onde ele viveu, complementada por uma série de obras de infraestrutura realizadas em Ferradas, que ganha também uma rotatória urbanizada, com pavimentação, iluminação e paisagismo, além de uma estátua do escritor projetada pelo concepcionador plástico Renart Souza e Durval Nascimento.

O prefeito Capitão Azevedo destaca que estas intervenções são um reconhecimento da importância de Jorge Amado, o mais ilustre filho de Itabuna, autor de romances sociais e sobre a saga do cacau, bem como por revelar Itabuna e a região para o mundo em seus vários livros como Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus, Tocaia Grande e A Descoberta da América pelos Turcos, uma narrativa breve sobre a contribuição dos descendentes de árabes à cultura baiana e brasileira. Os dois últimos livros têm Itabuna como cenário.

Casa

O projeto de restauração da Casa de Jorge Amado, que ocupa uma área total construída de 150 metros quadrados, inclui a pintura também de duas casas vizinhas e uma série de adequações.

 


A reconstrução do imóvel foi projetada com espaços para a recepção, além de duas salas, sendo uma delas para um memorial com objetos pessoais e fotos do escritor, e outra, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros de Jorge Amado e autores regionais.

O espaço da casa onde o escritor viveu parte da infância inclui ainda um corredor, cozinha temática com fogão a lenha e auditório com 80 lugares, complementado por palco, camarim, sistema de iluminação e sonorização.




Por: Kleber Torres - Fotos: Vinícius Borges  23/02/2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Corpo de Silvio Sepúlveda será sepultado as 9;00 horas de amanhã

Nota de pesar

O prefeito Capitão Azevedo lamentou a morte do ex-vereador por três mandatos e empresário Silvio Sepúlveda, ocorrida na manhã desta sexta-feira (24), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna (HCMF).
Silvio Sepúlveda faleceu aos 88 anos e estava internado há 15 dias no HCMF onde morreu em consequência de insuficiência respiratória. Ele também sofria do Mal de Alzheimer.

O prefeito destacou que o empresário deixou sua marca de trabalho na comunidade itabunense, contribuindo tanto na área empresarial quanto na vida política local, exercendo mandatos num período em que o vereador não tinha remuneração. 

O corpo do ex-vereador, que deixa viúva Jacira Sepúlveda e sete filhos, está sendo velado no plenário da Câmara de Municipal e será sepultado amanhã (25), às 9h, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.


DCS/PMI – 24/02/12


O PIOR

Especial por Juarez Vicente

O Itabuna Esporte Clube é o pior time do Campeonato Bahiano de Futebol de 2012. Jogou 10 vezes, perdeu sete e empatou três.

Nem mesmo às vezes que foi rebaixado para a segunda divisão teve um índice técnico tão ruim quanto esse de 2012.

De uma coisa podem ter certeza: não é falta de empenho, dedicação, vontade e amor pelo clube do presidente Ricardo Xavier.

É um presidente que trabalha sem recursos, com pouca participação da comunidade, Prefeitura, empresas. Ou seja: trabalha pelo amor. Trabalha na raça!

E quem não tem recursos não pode contratar jogadores. Por isso mesmo esse é o pior elenco da agremiação de todos os tempos.

E não venham me falar de técnico. Felipão, Luxemburgo, Tite, Renato Gaúcho, Carpegianni, Joel Santana, Cerezo, Mourinho, entre os grandes técnicos do Brasil e do Mundo não dariam jeito nessa equipe.
O técnico Danielzinho está trabalhando com o pior que existe no futebol, até mesmo dos campos de várzea.
Trata-se de jogadores que além de serem ruins não têm brio, determinação, seriedade para jogar, vergonha na cara!

Os resultados mostram a falta de profissionalismo desses jogadores se é, que podemos chamá-los de profissionais de futebol.

Os placares são os mais absurdos. Vejamos: Itabuna 1x1 Serrano; juazeirense 3x0 Itabuna;
Itabuna 0x4 Bahia de Feira; Vitória 0x0 Itabuna;  Atlético de Alagoinhas 2x0 Itabuna;  Itabuna 3x4 Bahia; Camacari 0x0 Itabuna; Feirense 1x0 Itabuna; Itabuna 1x2 Vitória da Conquista; Itabuna 1x0 Juazeiro.
Como vocês podem ver acima, falta garra, vontade, seriedade. São verdadeiros displicentes que conseguiram perder algumas partidas ganhas.

Por incrível que pareça o Itabuna Esporte clube tem apenas o presidente que é sério, lutador, apaixonado pelo time, o técnico Danielzinho e o goleiro Baggio que não têm culpa do elenco ser tão ruim.

O Itabuna Esporte Clube é o pior. Perdeu para outro pior: o Juazeiro!

Morre Silvio Sepúlveda em Itabuna


Foto arquivo
Morreu na manhã de hoje às 07h40min aos 88 anos de idade,  no Hospital Calixto Midlej Filho (Hospital Santa Cruz) em Itabuna, o ex-vereador  e empresário Silvio Sepúlveda.

Há cerca de 20 dias internado, Silvio Sepúlveda já vinha debilitado há muito tempo. Como vereador chegou a ser presidente do Legislativo Itabunense se posicionando como um edil de grande prestígio junto a toda comunidade. 

Nos últimos anos se dedicando ao lado de Ronaldo Geraldo (Ronaldão), Vanderlei Machado (China), Alcântara Pellegrine, Milton Cerqueira, Bileco, Rege Barbudo e Rege Moreno realizava um grande trabalho social, através da UBI, entidade que ele foi um dos fundadores.

O seu corpo está sendo velado no auditório Dr. Raimundo Lima,  Câmara de Vereadores de Itabuna, sem horário de sepultamento ainda definido pela família.    

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ampesba promove seminário de gestão

Valdir Ribeiro um grande defensor
O Segepevisa criar condições que permitam aos participantes ter competência para desenvolver habilidades sobre empreendedorismo

    A Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba) promove mais um evento voltado especialmente para as pequenas empresas e empreendedores individuais, visando estimular o desenvolvimento do setor.

Com o tema “Seminário de Gestão na Pequena Empresa (Segepe)”, o encontro apresentará os desafios, cenários e perspectivas aos profissionais ligados à difusão do empreendedorismo com o intuito de atualizá-los com as demandas do setor de pequenas e microempresas.

    Agendado para o próximo dia 28, o evento será realizado no auditório da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC), em Itabuna, a partir das 18 horas. O presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, destaca que o Segepe também é voltado para pessoas que querem adquirir noções básicas de como gerir um negócio e também empresários que precisam repensar seus empreendimentos.

No conteúdo programático do curso estão os temas: “Linhas de Crédito da Caixa Econômica Federal”, que será proferida pelo gerente de negócios da Caixa de Itabuna, Marcus Nascimento; e “Como Viabilizar sua Empresa”, que será ministrada pelo advogado-tributarista e contador Erivaldo Benevides.

Ainda de acordo com a programação, haverá uma terceira palestra com o mote “Empresas Bem Sucedidas”, que será realizada a partir de depoimentos e testemunhos de empresários de Itabuna que obtiveram êxito em seus empreendimentos.

 Os interessados já podem efetuar sua inscrição por meio do endereço eletrônico ampesba@yahoo.com.br. O investimento é de apenas R$ 15,00, que também dá direito ao recebimento de certificado com carga horária de 5 horas/aula.

    O evento conta com o apoio do SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, FTC, Epicentro Design Visual e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe).


Da assessoria

Prefeitura de Itabuna retoma obra do Santo Antônio

Após um período de chuvas, a Prefeitura de Itabuna retomou nesta quarta-feira (22) o serviço de pavimentação da Rua Clóvis Santos, no bairro Santo Antônio. O trabalho, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), inclui asfalto, construção de meio-fio, passeios, rampas, contenções e sinalização. As obras serão estendidas ao trecho situado entre a Avenida José Monstans e a BR 101.

De acordo com o diretor de Projetos e Engenharia da Sedur, Sóstenes Vilas Boas Souza, a pavimentação nas ruas transversais à Clóvis Santos já foi concluída, restando apenas o término dos trabalhos na via principal e na ligação com a BR 101, que sofreram atraso devido às chuvas.

Os recursos destinados às obras, de R$ 110 mil, são provenientes do Ministério das Cidades, havendo contrapartida do município. De acordo com o diretor de Projetos, caso o tempo permaneça sem chuvas intensas, a aplicação do pavimento será finalizada até este sábado (25).

Na Rua Clóvis Santos, 24 homens trabalham diariamente, utilizando quatro caçambas, uma acabadora para a colocação de asfalto e o rolo compactador.

A prioridade dada pelo governo municipal às ações de infraestrutura é reconhecida pela comunidade também no bairro Santo Antônio. Moradora da comunidade há mais de 30 anos, a dona de casa Neide Fagundes da Costa, diz que a melhoria está tornando sua rua mais organizada. “A rua era abandonada, mas agora, com ação do governo, conseguimos ver outra realidade”, comemora.

Por: Viviane Cabral / Foto: Vinicius Borges - 23/02/12
www.itabuna.ba.gov.br

Índios do sul da Bahia já tomaram 46 fazendas

A invasão dos índios nos municípios de Pau Brasil e Itaú do Colônia no Sul da Bahia, expulsando os fazendeiros de cerca de 46 propriedades rurais por falta de uma ação enérgica do Governo Federal poderá acontecer derramamento de sangue se providencias não forem tomadas urgentemente.

Muitos funcionários desses locais a revelia estão deixando as propriedades junto com os seus patrões que não sabem o que fazer.  Os índios estão levando tudo o que podem, se apropriando de tudo, segundo informações de trabalhadores que deixam desesperados as propriedades temendo a morte.

Neste momento, às 14 horas, estamos sabendo que agentes da FUNAI estão conversando com as lideranças dos indígenas, que não admitiram a presença da imprensa.  

O delegado de policia da cidade de Itajú do Colônia teme invasões também na região urbana do seu municípios e pede providências urgente e enérgica por parte das autoridades do Estado da Bahia.



Esses conflitos que já vêm acontecendo há muitos anos. De um lado, os fazendeiros têm a documentação  regularizada, inclusive, muitas propriedades passando de pais para filhos, e do outro os indios alegam que a terra pertence a eles.   
 

Sepultamento de Ernand Lins acontece amanhã

Morreu na manhã de hoje (23) no Hospital Calixto Midlej Filho(Santa Cruz), o ex-prefeito do município de Buerarema, Sul da Bahia,  Ernand Lins.. Naquele município ele foi prefeito por quatro mandatos. Considerado um dos maiores gestores de todos os tempos e muito querido pela população local. O seu corpo está sendo velado  no Ginásio de Esporte da cidade de Buerarema.
.
Ernand Lins, que já vinha internado há cerca de 25 dias foi vítima  de uma parada cardiaca  e o seu sepultamento acontece as 10 horas de amanhã (24), na cidade de Buerarema. Ele já vinha sofrendo em uma cadeira de rodas, vitima de derrame.

Esse blog, solidarisa-se com todos os seus familiares, pois o ex-prefeito, um homem respeitado e honesto era  nosso amigo, desde a época do extinto Diário de Itabuna, jornal que trabalhou lado a lado com a sua administração  nos tempos idos do cacau, que Deus Lhe dê a paz em seu recanto eterno.
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Índios invadem cerca de 30 fazendas no sul da Bahia

Itaju do Colonia, foto arquivo
Cerca de 30 fazendas já foram invadidas pelos índios  nos municípios de Pau Brasil e Itaju do Colônia,  na zona sul/oeste da Bahia, a denuncia  foi feita pelo Delegado de Policia da cidade de Itaju, ao repórter da TV Cabrália, Carlos Barbosa do programa “Alerta Total”.

O delegado ainda informou, em relação ao seu município,  que está temendo uma possível invasão dos índios também  na zona Urbana da cidade e pede providencias  ao Governo do Estado, se queixando da falta de segurança.

Toda as comunidades de Pau Brasil e Itaju do Colônia estão apreensivas, pois  a ação dos índios poderá gerar  grandes conflitos, inclusive, mortes. As comunidades  estão solicitando  a presença da Policia Federal   

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A SAÚDE NO ABISMO, MAS VIVA O CARNAVAL


NOS ULTIMOS CORTES DO ORÇAMENTO PARA 2012, NO PAÍS, A PRESIDENTE DILMA ACHA QUE O SETOR ESTAR A MIL MARAVILHAS, MESMO MORRENDO CENTENAS DE BRASILEIROS NAS PORTAS DOS HOSPITAIS SEM ATENDIMENTOS, E RESOLVEU CORTAR  5.4 BILHÕES. E AGORA? 

O SETOR DE SAÚDE QUE JÁ ESTAVA NA UTI, COM ESTA, CAIU DE VEZ NO ABISMO, ENQUANTO OS LADRÕES DO ERÁRIO PÚBLICO ANDAM POR AI ROUBANDO A NAÇÃO E GOZANDO A MORDOMIA. 

A LEI DA FICHA LIMPA FOI APROVADA RECENTEMENTE  PELOS MINISTROS DO SUPREMO FEDERAL, AINDA BEM, SE VALER  ALGUMA COISA, VAMOS ESPERAR QUE SIM. ENQUANTO ISSO AS PESSOAS CONTINUARÃO MORRENDO NAS PORTAS DOS HOSPITAIS COM MENOS RECURSOS PARA A VIDA.

A DECISÃO PASSOU DESPERCEBIDA, POIS ACONTECEM, AS VESPERAS DE MAIS UM CARNAVAL. “ALEGRIA MUITA E MINHA TRISTEZA PRIMEIRO”, OS OUTROS QUE SE LIXEM.

ESTA É A POLITICA DO PT, SEMPRE APROVEITA A EMOÇÃO E O DESCUIDO DO POVO PARA APUNHALA-LO PELAS COSTAS.
    

Ivete Sangalo dá show no Carnaval de Salvador "We Are Carnaval", escreveu Ivete Sangalo antes de subir ao palco do Circuito Barra-Ondina no Carnaval de Salvador Da Redação

A cantora Ivete Sangalo brilhou em show no Carnaval de Salvador neste sábado, 18, no Circuito Barra-Ondina. Antes de chegar ao trio elétrico, Ivete Sangalo já era reverenciada pelos fãs. O show de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador começou às 16h30. "Eu não tenho personalidade. Vocês mandam, e eu obedeço", brincou Ivete Sangalo ao subir no trio elétrico da Barra-Ondina.

Ivete Sangalo Carnaval Salvador (Foto: Divulgação)
Ivete Sangalo brilha em show no Carnaval da Bahia (Foto: Antônio Reis/ Terra)

A estrela do carnaval baiano agitou os foliões do início ao fim do show. Era uma brincadeira atrás da outra no intervalo das músicas. E aí sobrou até para o marido de Ivete Sangalo, Daniel Cady, que estava no trio elétrico. "Vocês acham que eu sou um frango assado? Por falar em frango assado... (Ivete olha para o marido) ah, melhor calar a boca", provocou a estrela do Carnaval de Salvador.

Antes do início do show, Ivete Sangalo usou o Twitter para saudar o Carnaval e seus fãs seguidores. "We are Carnaval (Nós Somos Carnaval", escreveu Ivete Sangalo, citando um dos hinos do Carnaval 2012. Antes de brilhar na Bahia, OsPaparazzi destacou shows de Ivete Sangalo em Pernambuco e também o show inesquecível da estrela no Festival Planeta Atlântida.

Em Salvador, os foliões nem acreditavam que curtiam o Carnaval de Ivete Sangalo. "Ela é Carnaval, Ivete é Deusa, Rainha, Musa, Ivete Sangalo é a alegria da Bahia. É muita emoção acompanhar o trio elétrico dela, curtir essa energia. Não consigo nem descrever isso em palavras. É uma emoção muito forte mesmo", contou a fã Aline Gaioso. "O melhor Carnaval do mundo é o Carnaval da Ivete Sangalo. Nenhuma festa no mundo é mais animada que essa. Eu vim de São Paulo e já conheci gente do Rio de Janeiro e até um pessoal que veio de Nova York especialmente pra acompanhar o trio elétrico da Ivete Sangalo aqui em Salvador", contou o fã Eriberto dos Santos.
ospaparazzi.com.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...