sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CIRETARAN EM ITABUNA COM NOVO ATENDIMENTO

O Sargento Gilson a pouco tempo como diretor a  frente da 5ª Ciretran, já notamos que o mesmo já vem realizando algumas obras essenciais para o conforto do público. Muitas pessoas que vão aquele órgão para renovação de habilitação ou encaminhá-la já se sente mais confortável.

Além de ampliação de salas (serviços em execução) para o maior conforto dos visitantes o setor recebe um sistema de senha, igual ao do Banco do Brasil, além de um novo sistema de ar-condicionado.

Sargento Gilson em conversa conosco, nos disse que os serviços não vão parar por ai. Será revisto todos os setores do conjunto que compõem a 5ª Ciretran; “o nosso lema é zelar pelo o conforto e o bem estar e bom atendimento a cada cidadão”.     

Adeildo Marques esteve no órgão para renovar sua habilitação e sentiu as mudanças e o excelente atendimento.


(Na foto de Adeildo Marques, uma das equipes do setor de habilitaçãoda 5ª  Ciretran: Italo, Chico Reis, Venicius e Maurício)  

SustentaCidade recebe adesões

 O Projeto SustentaCidade a cada dia vem ganhando o respaldo popular necessário para a educação ambiental coletiva.
Professora Heloisa, senhora Valquira Rosas e Rose Farias
O projeto que tem o apoio logístico da Emasa junto ao  Prefeito Capitão Azevedo constantemente recebe adesões de voluntários, entre esses, o Projovem com o professor de  educação física Ely Barbosa e da senhora Lia Chaves que se dispôs a contribuir com o paisagismo das margens do Rio Cachoeira, com o programa que vem sendo realizado na despoluição deste rio.

A senhora Lia Chaves que desenvolve há muito tempo trabalhos sócio-ambientais sustentáveis no seu cotidiano através da Fundação Manoel Chaves em Itabuna com a escola Ação e Cidadania, localizada no bairro Bananeira.

Para a coordenadora do SutentaCidade essas adesões são muito importantes porque trás confiabilidade para o desenvolvimento do trabalho e para a sociedade. A professora Heloisa Pinheiro também destaca o trabalho  da educadora ambiental Rose Farias responsável pelas oficinas ministradas ao público, conscientizado as comunidades. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval de Ilhéus abrem nesta sexta-feira com grandes atrações

O Carnaval de Ilhéus 2012, que estará homenageando o centenário de nascimento do escritor mais popular do Brasil com o tema “Carnaval na Terra de Jorge Amado por Nós”, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), prosseguindo até a próxima terça-feira (21). Além de vários mini trios e de dois trios elétricos de grande porte, o evento contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria.

A festa de momo deste ano também será agitada por grandes bandas regionais, como Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto. Outro destaque do evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal e patrocinado pela Petrobras e Governo do Estado, ficará por conta do desfile da escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba e de blocos afro, de sujo e de arrasto.

ANTIGOS CARNAVAIS
A magia dos antigos e inesquecíveis carnavais será um dos destaques da festa. O Carnaval de Ilhéus contará com um espaço voltado para a realização de bailes infantis e dos famosos bailes da saudade. Neste espaço, os foliões terão a oportunidade de cantar e dançar ao som das velhas marchinhas, como “Ta-Hi”, “Abre Alas”, “Bandeira Branca”, “Turma do Funil”, “Máscara Negra” e “Cabeleira do Zezé”.

De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, a ideia é criar um espaço para as pessoas da melhor idade, bem como para todos os foliões apaixonados pelos carnavais do passado. “Será mais uma opção interessante oferecida pelo carnaval de Ilhéus deste ano, que também contemplará os que gostam de trios elétricos, blocos afro ou escola de samba”, comenta Moreira. Segundo ele, com tudo isso, a proposta é que a cidade tenha um carnaval de paz e de tranquilidade, com crianças,           adultos e idosos brincando, sempre de forma harmoniosa, na avenida Soares Lopes.

BlOCOS/ABERTURA
A abertura oficial do carnaval será no sábado, mas nesta sexta-feira (17) a festa começa com o desfile dos blocos da Assistência Social e Zé Pereira. O bloco sairá da sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, avenida Soares Lopes, às 16 horas, contando com a animação de um trio elétrico de grande porte e a banda Frisson. O bloco contará com a participação de cerca de 500 integrantes, incluindo as crianças do PETI, os alunos do Projovem, funcionários da Secretaria de Assistência Social e convidados

Já o Zé Pereira sairá a partir da primeira hora do sábado (18) no bairro do Pontal. Há 23 anos o bloco faz a alegria dos foliões do bairro e de outros locais, além de dar um toque de nostalgia com a execução das marchinhas que embalaram os antigos carnavais. A concentração acontece na rua Dom Pedro II e depois disso a charanga do professor Clélio puxa os foliões pelas ruas do Bonfim, passarela do álcool e várias outras, encerrando na praça São João Batista. O objetivo é promover a folia e o resgate dos antigos carnavais.

ESTRUTURA
Para receber milhares de ilheenses e turistas durante os cinco dias de folia a avenida Soares Lopes já está sendo transformada numa grande arena. Além dos camarotes oficiais que estão sendo montados, também vão funcionar estandes para abrigar um posto de atendimento médico, central das polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. Uma praça de alimentação também está sendo implantada para a venda de bebidas e comidas. Todo esse trabalho de cadastro e fiscalização dos vendedores que atuarão durante o carnaval está sendo feito pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano está montando está montando um esquema especial de limpeza que funcionará durante todos os dias, logo após a festa.

SEGURANÇA
A segurança também já está garantida contando com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito da festa serão fechadas com revistas dos foliões e o monitoramento.

E ainda para garantir a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia. Equipes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito estarão atuando durante toda a folia. A Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa.

SAÚDE
A Secretaria de Saúde vai montar uma unidade de atendimento em plena folia, na praça Castro Alves. No local estarão de plantão, durante todo o carnaval, equipes compostas por médicos, enfermeiros e atendentes. Unidades do Samu também estarão de plantão para o atendimento de urgência. Além disso, serão distribuídos preservativos e panfletos orientando os foliões.

DECORAÇÃO
A decoração também terá um toque especial. Esse ano o Carnaval de Ilhéus vai homenagear Jorge Amado o mais importante escritor baiano, que estaria completando 100 anos, caso estivesse vivo. O tema da festa será “Carnaval na terra de Jorge Amado por nós”. Toda a avenida Soares Lopes será decorada com peças contando a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário Paulo Moreira alerta ainda que o clima de segurança estará inserido em toda a festa, até mesmo a decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida destacando a frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
www.ilhéus.ba.gov.br

OAB quer Ficha Limpa na eleição deste ano nos mais de cinco mil municípios

O presidente da seção Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, disse nesta terça-feira que "é justo o desejo de se dar um basta aos políticos que devem contas, algumas pesadíssimas, à Justiça", ao defender a aprovação amanhã (15.02), no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano nos mais de cinco mil municípios do país.

Para Damous, a Lei da Ficha Limpa, resultado de um projeto de iniciativa popular que obteve apoio de mais de 1,6 milhão de eleitores, vai ajudar na moralização do processo eleitoral brasileiro.
"É importante o Supremo garantir a validade da Lei já nas eleições de outubro porque esse instrumento vai evitar a presença de políticos nocivos ao interesse público", acrescentou.

Estão na pauta do STF as três ações que tratam da validade da norma, cuja análise começou em novembro do ano passado. O julgamento será retomado com o voto do ministro Antonio Dias Toffoli, que interrompeu a votação com um pedido de vista em 1º de dezembro.

Até o momento, foram registrados dois votos favoráveis à lei. Do relator, ministro Luiz Fux e do ministro Joaquim Barbosa.

Das três ações, a mais abrangente é da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pede a declaração de constitucionalidade de todos os pontos da lei. As outras ações são do PPS, que pede que a lei seja aplicada a fatos anteriores à sua edição, e do Conselho Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), que quer a anulação da regra que torna inelegível por oito anos o profissional excluído do exercício da profissão por órgão profissional competente.

JusBrasil-Política

Azevedo na Câmara reafirma compromisso com o social

Na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores em 2012, nesta quarta-feira, 15, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, reforçou o compromisso de ter como prioridade a atenção às pessoas mais carentes. Segundo Azevedo, o governo está empenhado em manter a política de fortalecimento das ações sociais e obras de infraestrutura que melhorem a qualidade de vida na periferia.

O chefe do executivo foi recepcionado pelo presidente da Câmara, Ruy Machado, e destacou que os representantes da comunidade no legislativo têm a responsabilidade de estar ao lado da população, nas grandes decisões que repercutam no crescimento da cidade. Uma palavra à qual Azevedo deu ênfase foi “harmonia”, salientando que legislativo e executivo devem, juntos, “somar em prol do bem comum do município”.

O prefeito estava acompanhado pelos secretários de Governo, Carlos Burgos, e de Esportes, Alcântara Pellegrine, e pelo chefe de gabinete Ivan Krebs Montenegro, que leu a mensagem do Executivo. O texto apresentou um balanço dos três anos de gestão, apontando mudanças administrativas e chamando atenção também para as dificuldades orçamentárias e a busca da gestão plena da saúde.

A mensagem também enfatiza o foco do governo nos princípios de planejamento, integração, transparência, criatividade e busca por uma gestão pública atenta a valores humanistas.

O líder do governo na Câmara, Milton Gramacho, observou que a abertura dos trabalhos no Legislativo é um momento importante onde se fortalece a relação entre o governo e os vereadores. O presidente da casa, Ruy Machado, frisou a sintonia existente entre os dois poderes. “Nosso objetivo é trilhar um caminho dentro dos conceitos de boa vontade e de parceria com o executivo”, declarou.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 16/02/12

www.itabuna.ba.gov.br

Proteção Social Básica faz balanço positivo em Itabuna

Uma das mais dinâmicas divisões ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a de Proteção Social Básica,  realizou, só no ano passado, atendimentos a 4.432 pessoas que vivem em situação de extrema pobreza em Itabuna.  De acordo com a diretora Márcia de Brito Soares, por dia, são atendidas cerca de 70 pessoas. O departamento funciona no Centro Administrativo Firmino Alves

Entre os principais serviços gratuitos oferecidos diariamente estão os  auxílios à natalidade; ao funeral; passagens intermunicipais e interestaduais para migrantes, doação de cestas básicas; retirada de documentos e auxílio moradia. A divisão também é responsável pelo atendimento emergencial em situação de calamidade pública.
“Nós já chegamos a atender cerca de 100 pessoas em um único dia, e não é só na questão do acesso aos programas de auxilio, mas também no encaminhamento à ampla rede de assistência social que o município oferece”.

Márcia disse que o departamento oferece muito mais do que doações, como fotos para documentos, isenção de 2ª via de registros de nascimento, casamento ou óbito, ou declaração de pobreza. “Nossas equipes também fazem visitas domiciliares e uma das ações mais importantes, o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Felizmente contamos com uma equipe sintonizada e sensível que tenta se colocar do outro lado, na condição das famílias carentes que não vão buscar apenas os serviços ou a ajuda financeira, mas também a atenção, um olhar cuidadoso e principalmente o respeito. Isso sim significa humanização do serviço, e é por isso que abraçamos essa causa”, defendeu a titular da SAS, Marina Silva.   

Por Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 15/02/12    

www..itabuna.gov..ba

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ditadura do PT na Bahia


Muitos policiais militares que colocam as suas vidas em jogo na Bahia, dividindo o espaço com os criminosos que matam sem nenhum perdão, principalmente, aqueles do tráfico, por causa da inoperância de um Estado, dentro de um regime democrático defendido por uma Constituição, agora não vão poder levar o pão paras suas famílias, porque estão presos.

A ordem partiu de um governador mentiroso aos Comandos da PM, que em sua campanha para se reeleger prometeu da o aumento a categoria e não deu o que gerou a reivindicação através de greve dos militares na Bahia. 

Na realidade, isso aconteceu porque os funcionários públicos da segurança do cidadão, uma obrigação constitucional do Estado, não estavam suportando tanta humilhação para levar o pão e o estudo para seus filhos e esposa.

Como o Governador Petista está aliado, tudo indica, ao regime de Fidel Castro, em Cuba (na época do anúncio da greve estava passeando neste país), está trazendo o regime de lá para a Bahia, que diga Hugo Chaves, da vizinha, Venezuela. 

A ditadura do PT, que virou as costas para o trabalhador brasileiro, já é uma realidade. Cuidado meu povo! Está muito fácil o crédito neste pais.
Alerta Total
Daqui, a respeito, queremos destacar a excelente entrevista, hoje, ao meio dia (15) do repórter Carlos Barbosa com o Militar, Coronel Reis sobre as prisões dos militares, no programa  Alerta Total, TV Cabrália apresentado por Tom Ribeiro.

Da mesma entrevista participou também  o advogado, João Neto Júnior, quando  destacou a integridade de cada cidadão preso, enfatizando que os militares daqui da região são réus primários; cidadãos íntegros de nossa sociedade e que não fizeram nenhum motim, protestando, portanto, a irregularidade das prisões; “foi um ato arbitrário” disse. 
Ficou de fazer Justiça de acordo a Lei.            
      

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeitura divulga cronograma de mutirões para o combate à Dengue

Pelo menos oito bairros de Itabuna deverão ser visitados a partir de março, por equipes de agentes comunitários e de saúde com o apoio de servidores de diversas secretarias e voluntários, dentro da proposta de combate à dengue, elaborada e executado pela Prefeitura de Itabuna.

De acordo com o cronograma de ações, no dia 03/03, o bairro a ser visitado é o Sarinha Alcântara, cujo Índice de Infestação Predial (IIP) registrou 29,56%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na sequência de visitas domiciliares, estão incluídos os bairros Santa Clara (dia 07/03), Pedro Jerônimo (10/03); Maria Pinheiro (14), Vila Anália (17); Nova Ferradas,(21); Santa Inês, (24); Boa Vista (28) e Califórnia (31).
No final do mês passado, o mutirão de combate à dengue foi realizado no bairro Nova Califórnia, onde ocorreram ações de infraestrutura, visitação às residências, levantamento das áreas críticas e informações à população. Na comunidade, o Índice de Infestação Predial (IIP) registrou 25,31%.

O Nova Califórnia foi o sexto bairro visitado desde o início da campanha, que já teve mobilizações no Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Santa Catarina, Fonseca e Novo Fonseca. O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Florentino Souza Filho, informa que os mutirões têm surtido resultado positivo e que a população tem colaborado no esforço de reduzir os focos do mosquito.

“O poder público tem feito sua parte ao mobilizar equipes com até 200 pessoas, que trabalham em áreas previamente selecionadas, que visitam cada residência, recolhem lixo, promovem limpeza e, sobretudo orientam às familais para importância de eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, mas é preciso que a comunidade continue fazendo sua parte, porque sem essa participação efetiva, não conseguiríamos o resultado esperado”, disse o diretor.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Governo não descontará ponto de PMs grevistas

Após 12 dias, a rotina de moradores e turistas em Salvador volta à normalidadeO dia de trabalho dos policiais militares que não retornaram às atividades na última sexta-feira, 10, não será descontado pelo comando da Polícia Militar. Houve um entendimento com os representantes das associações integrantes do grupo de negociação que o retorno estava condicionado à assembleia realizada no sábado, 11, para definir o fim do movimento.

Segundo o capitão Marcelo Pita, do Departamento de Comunicação Social da PM, as atividades dos policiais militares que haviam aderido ao movimento voltaram à normalidade neste domingo, 12. Como faz parte da rotina da corporação, escalas de trabalho previamente definidas e afixadas nos quarteis orientaram os policiais sobre seus horários de trabalho, explicou.

Ainda de acordo com o capitão, até a próxima quarta o comando da PM realiza a apresentação do planejamento de segurança para o Carnaval de Salvador e outras cidades do Estado onde a festa será realizada. A operação começa na quinta, mas a apresentação do planejamento, prevista para o dia sete de fevereiro foi adiada devido à mobilização da PM.

A princípio, a segurança deverá contar com um contingente entre 18 e 19 mil policiais em todo o Estado, informou. O planejamento inclui o deslocamento de 3,2 mil policiais do interior para a capital, a fim de reforçar a segurança durante a festa.

Negociação - O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, havia convocado os grevistas  para que voltassem às atividades na última sexta, após a desocupação da Assembleia Legislativa. Segundo o comando, quem não se apresentasse ao serviço teria os dias descontados na folha de pagamento e sofreria sanções administrativas.

Conforme o capitão Marcelo Pita, no diálogo com os representantes das associações de PM houve um consenso de ambas as partes sobre este assunto. Assim será concedida anistia administrativa para os policiais que participaram do movimento e maneira pacífica. Entretanto, a Justiça dará andamento aos processos contra os policiais a quem forem atribuídos atos criminosos, confirma o capitão Pita.

O capitão informou ainda que as negociações com os representantes das associações  de PMs vai prosseguir para tratar de pontos ainda não definidos como o plano de cargos e salários e o seguro para acidentes. O pagamento da Gratificação por Atividade Policial (GAP) IV e V foram definidos segundo a proposta do governo, concluiu

Por - Marjorie Moura
Fernando Vivas/Agência A TARDE
Foto: Arquivo

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...