sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prefeito de Itabuna convoca aprovados em concurso público

    Através da divulgação do Edital n º 003/2012, o prefeito de Itabuna, José Nilton de Azevedo Leal (Capitão Azevedo), está convocando 33 candidatos classificados no Concurso Público Municipal, cujo resultado foi homologado através do Decreto nº 7.936, de 04 de março de 2008. Os convocados ocuparão cargos públicos no quadro de pessoal da Secretaria Municipal da Educação, sendo 15 professores da Educação Infantil, outros 15 como professor nível II do Ensino Fundamental e 03 nutricionistas, que atuarão no planejamento, controle e acompanhamento nutricional no setor de Alimentação Escolar.

    Para atender a convocação, os candidatos habitados deverão comparecer até a próxima quinta-feira, 16 de fevereiro, no horário das 8 às 14 horas, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Itabuna, localizado no Centro Administrativo Municipal Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, nº 678, no bairro São Caetano, munidos dos documentos relacionados no Edital de Abertura no Concurso Público nº 001/2007. Na oportunidade, os novos funcionários públicos estarão assinando o contrato de trabalho e agendando o exame admissional.

    De acordo com o prefeito Capitão Azevedo, a convocação de novos professores e nutricionistas para a Rede Municipal de Ensino faz parte das políticas públicas que vem sendo implementadas pelo governo municipal visando à melhoria da qualidade da Escola Grapiúna e de valorização do magistério. Azevedo lembra em seu governo. “Desde o ano de 2009 até hoje já convocamos exatamente 192 profissionais entre professores, educadores físicos e nutricionistas. Isso demonstra nossa preocupação em priorizar a Educação como fator de desenvolvimento”, justificou o prefeito. Do total de convocados, apenas 120 assumiram suas funções como servidor público municipal.

Por: Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Valdir Gomes - 10/02/2012
www.itabuna.ba.gov.ba

Settran inicia ações educativas no trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) realizou na manhã desta sexta-feira (10), uma blitz como parte da Campanha Educativa Verão, que neste período tem como foco  Carnaval 2012 sem Acidente e se integra a uma ação de âmbito nacional com o tema Pare, Pense, Mude - o trânsito só muda quando a gente muda. A ação foi realizada na avenida Aziz Maron, uma área de intensa movimentação de veículos, com a abordagem de centenas de motoristas e pedestres.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, o trabalho mobiliza 30 servidores da Settran e voluntários com o objetivo de sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas alertando para a prevenção de acidentes no trânsito e se estende até a próxima segunda-feira (13).

A operação inclui a distribuição de folhetos e um kit informativo com lixeira para carro, chaveiro, calendário e adesivos,  orientando para a necessidade de obediência às normas de segurança no trânsito, com o uso obrigatório do cinto de segurança ou do capacete de proteção para motociclistas e necessidade da observação das normas de segurança.

Para a coordenadora de Educação no Trânsito da Settran, Elessandra Bispo, esse é o momento ideal para ser realizada uma campanha de  prevenção de acidentes, pois “na época do verão as pessoas saem mais e viajam com frequência, daí o consumo de bebidas alcoólicas mais intenso, além disto as crianças em férias muitas vezes são conduzidas no erradamente banco da frente, e há um relaxamento quanto ao uso do cinto de segurança”.

    A funcionária pública Mirian Sá considerou como muito importante essa iniciativa, pois realmente alerta aos motoristas “a serem mais prudentes no trânsito e entenderem que estão cuidando em proteger não só a própria vida como a de outras pessoas que estão nas ruas e nas estradas”.

Por: Kleber - Torres Reportagem: Thainam Nicácio Fotos: Valdyr Gomes   -   10-02-2012  

www.Itabuna.ba.gov.br

São Desidério comemora 50 anos com programação especial

Tem início hoje a programação em homenagem ao cinquentenário de São Desidério. Serão 12 dias de atividades que envolverão a comunidade e cidades vizinhas. Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, conta com show musical, de humor, apresentação de manifestações tradicionais, cinema, rally de bike, inauguração do Museu Municipal e muito mais.

“É um momento especial para nosso município que neste meio século de emancipação política conquistou seu espaço, se tornou referência e a cada dia se prepara para um futuro cada vez mais próspero. Todos os saodesiderenses estão de parabéns”, alegra-se o secretário, Nerito Carvalho.

História - Até que São Desidério fosse emancipado foi necessária a luta de muitos homens por sua independência política. Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I assinou um decreto que transformou a região correspondente à Bahia em Campo Largo. No final do século XIX Campo Largo foi desmembrado com a criação de Angical em 1890, e Barreiras em 1891. Devido à localização, São Desidério, Catolândia e Baianópolis ficaram pertencendo a Barreiras. 

Em 10 de abril de 1895, o então governador da Bahia, Joaquim Manoel Rodrigues assinou um decreto que garantiu a São Desidério ser elevado a distrito de Barreiras. Mesmo assim, a população estava insatisfeita e em meados do século XX, os rumores pela emancipação começaram a se desencadear. Após muitas tentativas, no dia 22 de fevereiro de 1962, São Desidério foi oficializado município, com uma área total de 14.876 km², e o título de segundo maior município em extensão territorial do Estado da Bahia.
Confira programação:
 Data
Atividade
Local
Horário
10/02
Sessão na Câmara com homenagem à personalidades da região
Câmara Municipal de Vereadores
19h
11/02
Show com a cantora Ivete Sangalo
Coliseu da Paz
23h
12/02
I Encontro de Filarmônicas
Praça Abelardo Alencar
19h
13/02
Show de humor com Renato Piaba e arrecadação de Livros Paradidáticos e Histórias Infantis
Praça Abelardo Alencar
19h
14/02
I Encontro de Reisados, exposição de artes e artesanato
Praça Abelardo Alencar
19h
15/02
Homenagem aos atletas dos anos 60 e 70
Câmara Municipal de Vereadores
9h
16/02
Apresentação teatral: As Bondosas
Praça Abelardo Alencar
19h
17/02
Sexta na Praça (bandas locais)
Praça Abelardo Alencar
19h
18/02
Cinema na Praça
Praça Abelardo Alencar
19h
19/02
Rally Masculino de Bike e Grito de carnaval
Praça Abelardo Alencar
8h e 20h
20/02
Carnaval de Clube e Concurso de Fantasia
Centro Paroquial
18h
21/02
Entrega de Placa de honra ao mérito – pessoas que fizeram história
Praça Abelardo Alencar
19:30h
22/02
Alvorada, Momento Solene, Apresentação do Hino, Inauguração do Museu, Torneio Feminino de Futsal e Show na Praça
Rua 22 de fevereiro, Praça Abelardo Alencar e Ginásio de Esportes
A partir das 5h

Amurc e prefeitos apostam na criação de consórcios do lixo

            Visando garantir apoio técnico e financeiro para a elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, alguns prefeitos da região, através da Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia – Amurc encaminharam ao Governador da Bahia Jaques Wagner uma carta que destaca a criação de consórcios públicos, em conjunto com os gestores dos municípios para o desenvolvimento de um aterro sanitário compartilhado, que visa a erradicação dos lixões a céu aberto.

            A iniciativa foi adotada durante o Seminário Desafio do Lixo, realizado no início da semana, na Ilha de Comandatuba, localizada no município de Una, onde além de prefeitos, estiveram presentes representantes do Ministério Público e do Meio Ambiente, além de órgãos do Estado da Bahia e da iniciativa privada que apontaram a alternativa de criação de um consórcio, no qual um grupo de municípios se tornaria responsáveis por um aterro sanitário compartilhado.
       
           A ideia tem como propósito extinguir os lixões, que agrava mais de 5 mil municípios no Brasil e a sua aplicação deverá levar em conta os cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, alguns gestores solicitaram apoio técnico e financeiro para o Consorciamento na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; Programas de Coleta Seletiva Solidária; Planos Municipais e Intermunicipais para a Gestão dos Resíduos; Definição do Modelo de Gestão dos Aterros Consorciados e Programa de Educação Ambiental, associados aos Programas de Coleta Seletiva e Saneamento.
     
          A verba no valor de R$ 1,5 bilhão será destinada ao desenvolvimento do consórcio pelo Governo Federal e todos os municípios têm até agosto de 2014 para se enquadra a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a utilização de alternativas ambientalmente corretas para a destinação do lixo orgânico. Por outro lado, no encontro foi apresentada a proposta da Participação do Público Privado (PPP), no qual o setor empresarial ficaria responsável pela gerência do projeto de destinação do lixo, sendo que caberia ao município apenas a fiscalização.

         Para o presidente da Amurc e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado o seminário foi importante para que os gestores municipais juntamente com os técnicos possam dar fim a um problema antigo na região. “Independente dos posicionamentos a serem tomados, seja pela criação de consórcios ou pela busca de parcerias pelo setor empresarial, sem a participação do recurso público, o mais importante é alcançarmos uma solução rápida e eficaz para a destinação do lixo, que acomete todos os municípios da Bahia e do Brasil”, afirmou.
Por:Viviane Cabral
 Foto: Josevaldo Lino

ANIVERSÁRIO DE DUDÉ NA USEMI

José Pereira da Glória é o nome dele, mas poucos o conhecem, porém quando se fala em Dudé, todo o bairro Maria Pinheiro e boa parte de Itabuna sabe quem ele é.

Dudé vai aniversariar no próximo dia 24 deste mês. Em alto estilo, vai comemorar a data com uma festa na Usemi (patrocinada por seus amigos, é bom que se diga).

Desde já nós estamos mandando prá ele, um abraço amigo e os votos de que continue sendo esse cidadão honesto, trabalhador e um grande lutador das causas públicas.
Parabéns Dudè!

Oito líderes do motim continuam foragidos

A Polícia Federal deve continuar à procura dos oito líderes envolvidos no motim da PM e com mandato de prisão emitido pela justiça. Os oito foragidos são o sargento PM Marcos Vinícius, Fábio Brito (diretor jurídico da Aspra), Alessandro Reis (ex-diretor financeiro da Aspra), Edianario Santos (Aspra Feira de Santana). Além dos identificadas como ex-soldado Edianari, soldados Josafá, Augusto Junior e Gilvan.

Na madrugada desta quinta, o dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), o ex-PM Marco Prisco, negociou sua rendição à polícia. Sob a condição de deixar a Assembleia Legislativa (AL), no CAB, pelos fundos, com o ex-sargento Antônio Paulo Angelini, únicos no prédio com prisão preventiva expedida pela Justiça, ambos foram presos pelas polícias Federal e do Exército por volta das 6h30 da manhã.

No decorrer da semana, foram detidos o sargento Elias Alves de Santana, lotado na 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (Rio Vermelho), e o soldado PM Alvin dos Santos Silva, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), além da soldado Jeane de Souza. Para o advogado criminalista Rogério Andrade, contratado para defender os 12 líderes da greve, houve excesso da Justiça ao pedir a prisão preventiva deles, “por serem réus primários, com endereço fixo e profissões lícitas”.

Decisão - A decisão de abandonar a resistência grevista ocorreu poucas horas depois de a Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelar à imprensa o conteúdo de escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, entre o ex-PM e o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspojer), David Salomão, domingo passado, quando os dois supostamente tramavam atacar veículos e interditar o tráfego na BR-116.
Escoltados em viaturas do Grupo de Operações Táticas da Polícia Federal (GOT) até um helicóptero do Exército, que os aguardava a cerca de 500 metros da AL, Prisco e Angelini seguiram para o Setor Militar Urbano da 6ª Região, na Avenida Paralela. Lá, segundo o advogado Rogério Andrade, Prisco e Angelini fizeram exame de corpo e delito, foram interrogados e levados para a Cadeia Pública, na Mata Escura.

O restante do grupo de 245 pessoas, entre mulheres e homens, segundo contagem feita pelo Exército, evacuou pacificamente a sede da AL, à pé, em motocicletas, carros e no ônibus cedido pelos militares. Após passar pela revista dos agentes da PF, os amotinados ligados à Aspra seguiram para o Sindicato dos Bancários.  O tenente-coronel Márcio Cunha,  disse que a tropa atendeu ao pedido do governador Jaques Wagner que “rechaçava o combate”.

Franco Adailton e George Brito
A Tarde Online

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hospital de Base em Itabuna ganha Unidade Coletora de Sangue

O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (Hblem), que atende em média 137 municípios, vai ter uma própria unidade de coleta de sangue a partir da primeira quinzena de março. O hospital, que recebe as bolsas do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, tendo uma unidade de coleta em suas dependências vai poder atender a um maior número de pessoas que necessitam de transfusão sanguínea.
Itabuna precisa arrecadar em média 1400 bolsas de sangue por mês, porém essa meta dificilmente é atingida.

A expectativa é que, com a implantação de mais uma unidade coletora, sejam arrecadadas 800 bolsas de sangue por semana, alcançando a meta e, por conseguinte, mais pacientes possam ser atendidos. A unidade de coleta de sangue do Hblem contará com uma equipe composta por dois enfermeiros, dois recepcionistas, dois responsáveis pelo registro das bolsas e seis técnicos em enfermagem.
Gestora do Hospital

O Hospital atende hoje, durante 24 horas, pacientes que precisam de transfusão e o número de bolsas de sangue arrecadadas pela cidade ainda é muito pouco e não supre as necessidades do município. O sangue arrecadado no Hblem será enviado para tratamento na Santa Casa e retornará a unidade de saúde, já pronto para o consumo. De acordo com a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Gilnay Cunha Santana, a ideia é de que nós próximos meses, o Hblem possa realizar todo o processo de tratamento.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, revezando o funcionamento aos sábados com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, possibilitando a doação de pessoas de outros municípios, que chegam à cidade nos finais de semana. O projeto foi apresentado para o Prefeito Capitão Azevedo pela presidente da FASI, Gilnay Cunha Santana, e pelo coordenador do Núcleo de Captação de Sangue, Rosildo Ribeiro que enfatiza a implantação da nova unidade coletora como “uma chance de poder salvar mais vidas e mobilizar mais ainda a sociedade para que ajudem nessa missão”.

Quem pode doar?

Homens e mulheres na faixa etária de 16 a 68 anos e com o peso acima de 50 quilos. Os homens podem doar a cada 60 dias (quatro vezes ao ano) e as mulheres a cada 90 dias (três vezes ao ano).

Por: Thainán Nicácio – Fotos: Valdir Gomes / Pedro Augusto - 09/02/12
www.itabuna.ba.gov.br

BRAVO CAMINHÕES E ÔNIBUS CHEGA A ITABUNA

Pelo quinto ano consecutivo, caminhão Volkswagen MAN é o mais vendido do Brasil se instala com sua 7ª Loja em Itabuna

Uma das empresas que compõem o Grupo LM – atuante no mercado de transportes há mais de 30 anos – a Bravo Caminhões e Ônibus, concessionária Volkswagen MAN,  que é líder no seu segmento no estado da Bahia atualmente, e destaca-se entre as maiores redes de concessionárias de Caminhões e Ônibus Volkswagen MAN no cenário nacional.

Fundada em 1994, com matriz em Salvador, ao longo dos anos, a Bravo ampliou a sua estrutura abrindo filiais nas cidades de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas e Guanambi. E em 2012 é a vez de Itabuna receber a sétima unidade da Bravo. No dia 10 de fevereiro, autoridades, empresários e formadores de opinião de Salvador, Itabuna e entorno estarão reunidos em um evento de inauguração.

Estrutura
Em um terreno de 10 mil m² na Rodovia BR 101, km 502, Itabuna recebe a primeira concessionária do Norte Nordeste com padrão Volkswagen MAN. A unidade possui estrutura completa para atender a região cacaureira, com área de vendas, setor de peças e assistência técnica – com uma oficina, alojamento com duas suítes e capacidade para atender oito motoristas com área de lazer. 

Nesta nova unidade da Bravo, no sul do estado, os clientes terão acesso a vendas de veículos novos e seminovos, venda de peças originais, assistência técnica contando com seis boxes para serviços mecânicos, sendo quatro rampas para revisão e três boxes para funilaria e pintura.

Segundo Eduardo Magalhães, diretor executivo da Bravo Caminhões e Ônibus, como uma das principais cidades do sul do estado, Itabuna já demanda, há certo tempo, uma unidade Bravo. “Acreditamos no potencial e crescimento dessa região que, historicamente, sempre foi considerada o núcleo comercial de todo o entorno, juntamente com a vizinha Ilhéus. A construção da ferrovia oeste-leste, com obras em andamento, também demonstra o crescimento do sul – nosso raio de alcance deverá atingir aproximadamente 40 cidades”, afirma Magalhães. Foram contratados 24 funcionários da região.

Novos rumos
Com o objetivo de que parte da água consumida pela Bravo Itabuna seja de reuso e diminuir a demanda de água potável da rede pública, foram construídos sistemas de filtros e reservatórios específicos para essa finalidade, implantando um sistema de retenção da água da chuva para armazenamento temporário e posterior encaminhamento.

Um breve histórico: Bravo Caminhões e Ônibus
A Bravo Caminhões e Ônibus conta com toda linha de Caminhões Volkswagen MAN para pronta entrega. Seja para entregas urbanas ou para transporte em médios e longos trechos, a Volkswagen MAN tem modelos para todas as necessidades, sendo considerados os caminhões mais versáteis do mercado.

Credibilidade de uma equipe de vendas que oferece um atendimento personalizado e soluções adequadas às necessidades, melhores taxas de financiamento do mercado e condições especiais são características que a Bravo procura manter sempre..

Além das excelentes colocações no ranking, a MAN Latin America comemora mais uma marca: a empresa é a primeira do país em vendas de veículos comerciais com 61.968 unidades entre caminhões e ônibus vendidos em 2011, um crescimento de 18% em relação a 2010. A empresa é ainda líder há nove anos consecutivos na venda de caminhões no Brasil. No ano passado, foram 50.829 caminhões emplacados e uma participação de 29,7%, de acordo com dados do Renavam.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Volkswagen MAN Caminhões e Ônibus é a Marca mais Desejada do Brasil, em pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, na categoria Caminhões e Ônibus.

O Grupo LM – O Grupo LM, um dos maiores grupos empresariais da Bahia, constituído pela LM Transportes, pela rede de concessionárias de caminhões e ônibus BRAVO e pela Santo Antonio Patrimonial, uma empresa de investimentos e gestão imobiliária. Sua marca representa as iniciais do seu presidente e fundador, Luiz Mendonça Filho. 
Da assessoria

EMASA: HIDRÕMETROS ROUBADOS NESTA MADRUGADA EM ITABUNA

O Chefe do Setor de Segurança da Emasa, Tenente Gilmar Oliveira Cardeal, está pessoalmente envolvido na investigação do roubo de mais de 30 (trinta) hidrômetros na madrugada desta quinta-feira(9), no bairro Pontalzinho e nas Ruas: Rui Barbosa, Rufo Galvão e Amélia Amado, no centro de Itabuna.

Contando com a colaboração do agente Edmilson Rosa, da Polícia Civil, o Tenente Cardeal informou que já tem pistas sobre a identidade de um dos autores do ilícito, e confirmando a suspeita, vai se saber se o furto é uma ação criminal comum,  vandalismo ou ação política.

A descoberta da ação criminosa somente foi percebida pelos usuários ao amanhecer, quando notaram que a água estava jorrando livremente pelas ruas, enquanto suas casas ficavam sem o produto.

Ao ser comunicada, a Emasa deslocou para os locais suas  equipes de emergência, que resolveram o problema, evitando também o desperdício da água tratada.

Foto: Alex Souza
09.02.12

MEDICO DIFICULTA TRABALHO DE REPORTERES

Tentando impedir o trabalho da imprensa o médico Cristiano Conrado do Hospital de Base em Itabuna mandou prender, o repórter Helio Fonseca (Bocão). A denuncia foi feita pelo próprio repórter, no programa do radialista Orlando Cardoso na manhã de hoje e em seu programa. Segundo o repórter o médico também vem dificultando o desempenho do trabalho de outros repórteres, entre eles, Rai Nascimento.

Ambos, os profissionais de comunicação realizam há muito tempo  um excelente trabalho de informação para toda a região e reconhecido por toda a população.

 A Lei de Imprensa, 5.250, em um dos seus parágrafos solicita que as autoridades facilitem o trabalho dos profissionais em exercício.

Mas, como já publicamos aqui, neste blog, que o Brasil está classificado em 46ª posição sobre a liberdade de imprensa, para nós este fato não é novidade.

Por isso chamamos a atenção  dos órgãos que representam o segmento no Estado e no sul da Bahia, Sindicato do Jornalistas da Bahia (SINJORBA), Associação Baiana de Imprensa (ABI),  Sindicato dos Radialistas e a ABSul, entidade recém-criada e que defende os blogueiros, além da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Denuncia telefonica enfraquece greve da PM em Salvador

Os grevistas da Policia Militar na Bahia, que tomaram pacificamente a Assembléia Legislativa como protesto reivindicando melhores salários, uma promessa não cumprida pelo Governo do Estado, deixou o local na madrugada de hoje (09). Na saída todos os manifestantes foram revistados  pelos soldados do Exercito.

Enquanto a um dos líderes (fazendo o papel de Jaques Wagner, ontem...), Marcos Prisco vai ficar preso no quartel do Exercito em Salvador   até  que o problema seja resolvido. A respeito do fato da prisão de Marcos Prisco e de outros líderes do movimento grevista, o Governador do PT, disse que lava as mãos, pois  agora o problema é com a Justiça.

Vamos aguardar, a qualquer momento a paralisação  do movimento grevista pode acabar, pois uma denuncia telefônica mostrada pela Rede Globo, enfraqueceu o movimento dos policiais grevistas.
Foto: Arquivo

NOTA PÚBLICA

O PSOL-Feira de Santana vem a público expressar seu repúdio ao Governo do Estado da Bahia pela negativa de negociação e truculência com a qual vem tratando a mobilização dos policiais militares.
 
Com tom de autoritarismo, vergonhosamente semelhante ao dos governos que precederam o do PT, o governador Jacques Wagner simplesmente debitou na conta dos manifestantes a situação caótica em que se encontra a segurança pública do estado e todos os transtornos causados à maioria da população pela paralisação. Como se a negativa do governo em dialogar não fosse a principal responsável pela situação!

Além disso, o pensamento retrógrado que conclama a cassação do direito à livre manifestação e organização de segmentos da sociedade foi a tônica do discurso oficial do governador, que tem perseguido e criminalizado abertamente aqueles e aquelas que, por algum motivo, questionam as atuais políticas públicas para o estado da Bahia.
 
Cremos que a pauta dos policiais militares em greve na Bahia e no Brasil precisa de discussão pública no âmbito da sociedade, uma vez que a exigência de segurança passa pela criação das condições objetivas para tanto.
 
Por sua vez, enquanto Partido, o que perseguimos como modelo de segurança pública definitivamente supera essa melhoria das condições estritas de funcionamento das instituições policiais (número do efetivo, remuneração, melhores viaturas, armamentos etc.). Isso é apenas a ponta do iceberg. Acreditamos que é essencial modificar a função da instituição policial em favor da própria possibilidade de sua desmilitarização, da crítica da defesa dos interesses dominantes que essa instituição assume muitas vezes sob a face da “legalidade” e para superar a repressão seletiva que exerce sobre a população negra e pobre do país.
 
Por esses motivos, defendemos uma profunda revisão das políticas voltadas para a segurança pública na Bahia e no Brasil, mas nem por isso deixamos de reconhecer a legitimidade da pauta dos manifestantes em luta, que, como trabalhadores que são, precisam ter seus direitos respeitados. Partimos disso para manifestar nosso apoio aos policiais militares grevistas em Feira de Santana e no estado.
 
Firmeza na luta para conquistar melhores condições de trabalho. Fé no que virá por uma sociedade livre da exploração, do racismo, da violência e da intolerância.
Força, porque a luta é pra vencer!
Partido Socialismo e Liberdade
Feira de Santana, 06 de Fevereiro de 2012
Do blog: Pagina50 

Ônibus coletivos em Itabuna só até às 11 horas

Em virtude da greve estabelecida pela Polícia Militar da Bahia, o secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Wesley Mello informa que a partir desta quinta-feira (9), todas as linhas de transporte urbano da cidade estarão circulando até o horário das 22 horas.

A decisão foi tomada após uma reunião com representantes do Sindicato dos Rodoviários – Sindirod e as empresas concessionárias do transporte público municipal. De acordo com o gestor da pasta, o horário de circulação dos transportes será regularizado após o restabelecimento da segurança na cidade, com o retorno da PM às atividades normais.

Por: Viviane Cabral - 08/02/12

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pesquisador da Ceplac vence concurso Ideias Inovadoras

     O projeto que estuda a utilização de substrato extraído da casca do fruto do cacaueiro como fertilizante potássico no crescimento de mudas da planta foi o vencedor do concurso Idéias Inovadoras da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesb), na categoria pesquisador. O projeto foi desenvolvido pelo pesquisador da Ceplac George Andrade Sodré, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a participação do seu colega e também professor da Uesc Paulo César Lima Marrocos e dos engenheiros agrônomos bolsistas Marcela Tonini Venturini e Daniel Ornelas Ribeiro.

    O prêmio de R$ 8 mil foi entregue em solenidade no último dia 1º, no Hotel Pestana em Salvador, ao coordenador do projeto George Sodré, marcando assim a primeira vez do prêmio para a região cacaueira.  “Este resultado é um reconhecimento ao trabalho de anos que vem sendo realizado por toda equipe que integra o projeto” ressaltou o ceplaqueano e Doutor em solos e propagação de plantas George Sodré.

    O Concurso Idéias Inovadoras 2011 integra o Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os principais objetivos está disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras e reconhecer, premiar e divulgá-las.

    George Sodré explicou que para produção do fertilizante natural, o procedimento é simples, “depois de lavadas e cortadas em pequenos pedaços, as cascas de cacau são reservados por um período de 120 dias para decomposição. A temperatura pode chegar a 45 graus, quando elas começam a liberar o potássio, principal componente que é utilizado na produção de um extrato”.   

    A etapa seguinte, segundo ele, “é a homogeneização do material, que é transferido para uma peneira gigante que fará a extração de um líquido escuro, onde justamente está concentrado o potássio, componente utilizado no adubo. Após a extração do líquido ele é levado para secar em uma estufa depois triturado e armazenado. Para ser utilizado basta adicionar água ao extrato e a solução está pronta para ser aplicada diretamente no solo”.

    Ele informou ainda, que estudos estão sendo realizados para que o extrato da casca de cacau também seja utilizado na adubação foliar com a ajuda de um pulverizador.
   
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por - José Carlos Peixoto

Itabuna propõe termo de compromisso para retomada da gestão da saúde

O Colegiado de Gestão Micro Regional (CGMR) esteve reunido hoje (8), no Centro de Saúde José Maria Magalhães Neto, com o objetivo de discutir a proposta de retomada do comando único da gestão da saúde pelo município de Itabuna. A sessão presidida pelo diretor da 7ª Dires, João Marcos Lima, começou com duas horas de atraso e tinha na agenda a apresentação do Termo de Compromisso de Gestão para avaliação da Câmara Técnica da CGMR.

O informe sobre o Samu Regional e a prestação de contas da CGMR foi adiado para a próxima reunião do colegiado em março próximo. O encontro foi acompanhado por Cássio Garcia, da Diretoria de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada da Secretaria de Saúde do Estado ( DIPRO ) e por secretários municipais da região, que garantiram o quorum da sessão plenária.

Na sua apresentação da proposta para a retomada da gestão plena, Geraldo Magela lembrou que Itabuna reivindica um princípio elementar e assegurado pela Constituição: ”o respeito às leis, uma vez que o próprio Ministério da Saúde reconhece que o município está preparado para retomar o comando único”.

Ele destaca que Itabuna tem perdido recursos da ordem de R$ 270 mil, que deixaram de ser repassados para exames de alta e média complexidade, os quais em muitos casos são pagos pelo município para cumprir determinações judiciais. Para o secretário, a perda da gestão “não tem justificativa técnica, legal e moral”.

Magela também destacou a visita de um grupo de secretários a Itabuna para vistoria dos serviços de saúde e propôs a pactuação de compromissos com municípios da microrregião após a adesão do comando único, um documento de oito pontos, que propõe transparência na gestão dos recursos, além de ampliar a rede de serviços de prevenção do câncer e de cardiologia.

A agenda inclui ainda o acompanhamento dos serviços pactuados e das contas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto -  08-02-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

São Desidério se prepara para o aniversário de 50 anos

A programação para comemorar o aniversário de São Desidério inclui eventos especiais que vão do dia 10 ao dia 22 de fevereiro, data oficial da emancipação política do município. Realizado pelo governo municipal por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, terá início com uma sessão solene na Câmara de Vereadores a partir das 19 horas. No sábado, 11, será a vez da cantora Ivete Sangalo animar o público estimado em 50 mil pessoas que terão entrada franca no Coliseu da Paz.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho comenta sobre a estrutura e expectativa para o evento. “As pessoas podem vir com toda a tranquilidade porque a organização está tomando todas as providências e cuidados para que seja um show de muita alegria em homenagem ao cinquentenário de São Desidério. Até mesmo porque existe uma vasta experiência da comissão organizadora em programar a Festa da Paz, que em sua última edição atraiu mais de 80 mil pessoas nos quatro dias de festa sem grandes ocorrências”.
 
Segurança – A prefeitura municipal e as Polícias Militar, Rodoviária Federal (PRF), e Civil, a Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE Cerrado) e equipes de seguranças particulares, será fundamental para a tranquilidade do evento envolvendo mais 350 homens que obedecerá rigorosamente o mesmo formato da segurança utilizada na Festa da Paz, que tem obtido resultados positivos na ordem e tranquilidade do evento.

A festa contará com o trabalho de agentes nas imediações do local e com efetivo reforçado da PRF na BR 135 com a presença de blitz para fiscalizar e prevenir acidentes, no trecho que liga Barreiras a São Desidério. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e a Unidade Móvel de Saúde também farão parte da equipe de segurança.
 
Estrutura –  Cerca de 40 barracas estarão disponíveis para oferecem bebidas, petiscos, lanches e coquetel. E para garantir que todos os alimentos e bebidas sejam comercializados em boas condições, fiscais do departamento da Vigilância Sanitária e Epidemiológica fiscalizarão todas as barracas observando o cumprimento das normas de higiene. Além da atração principal, Ivete Sangalo, bandas de apoio se apresentarão.

No Coliseu da Paz foram instalados dois blocos com 60 sanitários cada um. São cinco espaços para estacionamento localizados nas proximidades do Coliseu, com capacidade para 600 veículos cada. O acesso e a iluminação estão sendo melhorados.  
  
Como chegar em São Desidério - Distante 869 km de Salvador e 580 km de Brasília, e 27 km de Barreiras, os principais acessos rodoviários a São Desidério se dão pelas BR's 242,  020, 135 e BA 462. A partir das 19h haverá ônibus de Barreiras para São Desidério, por meio da Empresa de Transportes Macaubense – Emtram. A passagem é de R$ 3,00 e as saídas de hora em hora. O retorno também será garantido pela mesma empresa com partidas de meia em meia hora.


Ascom da Prefeitura de São Desidério (77) 3623 – 2145
 (77) 3623 - 2910

Cantor Wando sofre parada cardíaca e morre aos 66 anos

 De acordo com a nota oficial do hospital, também assinada por familiares do cantor, houve um súbito agravamento do quadro clínico por volta das 5h40. "Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao senhor Wanderlei Alves dos Reis, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do corpo clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores, que com dedicação e respeito atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento", diz o comunicado.

Wando estava com nível de 90% de obstrução de três artérias e precisou respirar com a ajuda de aparelhos durante o período de sua internação. Após a cirurgia de angioplastia, o nível caiu para 40%, sendo considerada uma melhora representativa do ponto de vista da equipe médica.

Apesar de não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, Wando mantinha péssimos hábitos alimentares e era bastante sedentário. Ao dar entrada no hospital, ele estava pesando 110 kg, 30 a mais do recomendado pelos médicos. Outro agravante é o histórico familiar do artista: seu pai e irmão também morreram em decorrência de problemas cardíacos.

Wando, o rei das calcinhas



Wanderley Alves dos Reis nasceu no dia 2 de outubro de 1945, em uma pequena fazenda na cidade de Bom Jardim, em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se para Juíz de Fora e ganhou da avó o apelido de Wando.
Em Minas Gerais, começou a estudar violão erudito e já tinha uma banda na cidade de Congonhas, onde tocava em festas da região.

Mais tarde mudou-se para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e trabalhou como entregador de leite e de jornal, além de feirante e caminhoneiro.

Desistiu do violão clássico e começou a "fazer canções de amor para as moças", como ele mesmo narrou em sua própria biografia, disponível em seu site oficial. Alcançou o sucesso em 1973, com Nega de Obaluaê, que já ganhou versões de nomes como Pedro Luís e a Parede, João Sabiá, Benito di Paula, Sambasonics, entre outros.

Em São Paulo, gravou com Jair Rodrigues O Importante é Ser Fevereiro, que também estourou no início da década de 70, mas foi com a faixa Fogo e Paixão que ele consolidou sua carreira de cantor e compositor.

Com álbuns intitulados Ui-Wando de Paixão, Obsceno, Depois da Cama e Vulgar e Comum é Não Morrer de Amor, por exemplo, Wando recebeu o título de "o cantor mais erótico do Brasil". Seus shows eram famosos por cenários com camas, haréns e, claro, a distribuição de calcinhas perfumadas.

Discografia:
Gloria a Deus e Samba na Terra (1973)
Wando (1975)
Porta do Sol (1976)
Ilusão (1977)
Gosto de Maçã (1978)
Gazela (1979)
Bem-vindo (1980)
Pelas Noites do Brasil (1981)
Fantasia Noturna (1982)
Coisa Cristalina (1983)
Vulgar é Comum é Não Morrer de Amor (1985)
Ui-Wando Paixão (1986)
Coração Aceso (1987)
O Mundo Romântico de Wando (1988)
Obsceno (1988)
Tenda dos Prazeres (1990)
Depois da Cama (1992)
Mulheres (1993)
Dança Romântica (1995)
O Ponto G da História (1996)
Chacundum (1997)
Palavras Inocentes (1998)
S.O.S. de Amor (1999)
Picada de Amor (2000)
Fêmeas (2001) 

 Ney Rubens - Direto de Belo Horizonte
www.Terra 

OPINIÃO


Governador Jaques Pinóquio

Durante os primeiros quatro anos de seu “governo?”, Jaques Wagner não colocou uma palha seca no município de Itabuna. Aliás, o sul da Bahia, tradicionalmente esquecido pelos governadores baianos, ficou à míngua.

Mas especificamente em Itabuna, todas as obras que haviam sido iniciadas com verbas estaduais foram paralisadas, segundo consta “como castigo” pela não eleição de sua candidata a prefeito, apesar da excelente votação que ele obteve em terras grapiunas.

E como dizem que miséria pouca é bobagem, o povo itabunense, na sua imensa generosidade – ou tolice? – votou majoritariamente no seu carrasco, para mais um mandato de governador, acreditando em várias promessas de campanha.

Reeleito, Wagner voltou a demonstrar o desprezo que tem para com Itabuna e sua gente. Não cumpriu absolutamente nenhuma de suas promessas, e ainda vem fazendo todo o possível para dificultar a administração pública municipal.

Se dúvidas alguém pudesse ter, essa crise que ele arrumou com nossa gloriosa Polícia Militar, veio sanar.
Apesar do pedido do prefeito Capitão Azevedo, as tropas federais deslocadas para a Bahia, chegaram até Ilhéus, onde vão permanecer, segundo as notícias, até que tudo volte à normalidade.

E Itabuna, centro nevrálgico do comércio regional, por que não recebeu ao menos um homem – ou mulher – dessa força especial?

A coisa ficou acintosa, quando a força esteve em Itabuna apenas para proteger os jogadores do Bahia, à pedido da CBF. Terminado o jogo, terminada a proteção.

O cidadão de Itabuna que se dane.

E olha que estamos em pleno ano eleitoral! Não demora muito e Wagner virá a cidade pedir voto para seu candidato ou candidata do PT e prometer mundos e fundos.

E o eleitorado de Itabuna, como reagirá? Será uma vaca de presépio ou dará o troco?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hospital Manoel Novaes certifica rede de apoio

    “Um encontro para celebração do amor ao próximo”. Esta frase sintetiza o I Encontro de Voluntários do Hospital Manoel Novaes, ocorrido ainda na sexta-feira (03), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho. Além da apresentação de todos os Programas e Projetos desenvolvidos no Hospital referência em Maternidade e Pediatria de Alta Complexidade, a certificação da Rede de Apoio da unidade hospitalar homenageou 11 entidades e grupos de voluntários atuantes. A atividade integrou comemorações dos 95 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

    A presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), a médica Tereza Cristina Fonseca, detalhou a parceria estabelecida entre o grupo e o Hospital Manoel Novaes, destacando a importância de entender todo o contexto que envolve uma criança com câncer. “Em muitos casos, a doença é o menor dos problemas que envolve aquela criança”, frisou a médica que aproveitou para parabenizar a instituição pelos 95 anos. “A manutenção de todos esses programas voluntários é o que nos garante filantrópica há 95 anos”, finalizou Tereza Cristina.

    A Irmã Auxiliadora Ana Dória do Espírito Santo, que coordena o grupo em atuação no Hospital Manoel Novaes, falou sobre a generosidade das voluntárias e da recíproca da equipe técnica e de gestão à frente da unidade hospitalar. Ana Dória aproveitou para citar o rodízio estratégico de campo, com o deslocamento de equipes para trabalho nos outros hospitais da rede. “Em 2012, nós passaremos a atuar no Hospital Calixto Midlej Filho e a equipe de Irmãs Auxiliadoras de lá viram para o Hospital Manoel Novaes, experiência que será enriquecedora”, declarou Ana Dória.

    A presidente das Irmãs Auxiliadoras, irmã Zélia Fonseca, elogiou a iniciativa e declarou ser aquele o primeiro de muitos outros encontros que deverão ocorrer. “Nunca tivemos esta oportunidade de nos conhecer, mas vamos estreitar este laço que nos une em torno da Santa Casa e do Hospital Manoel Novaes”, detalhou. O vice-provedor Almir Alexandrino ressaltou a importância da manutenção das ações voluntárias como a verdadeira essên

    Ao todo, foram certificados no evento a Unime, FTC, Ieprol, CEEP, Escola de Saúde da SCMI pela execução permanente do Projeto Doulas; o 4º Grupamento de Bombeiro Militares de Itabuna pelo Projeto Bombeiros Amigos do Peito; a Paróquia Santo Antônio pela manutenção do Projeto Sorriso Frouxo; a Igreja Batista Teosópolis pelo Projeto Amigos do Riso; o Serviço de Educação Continuada do HMN pelo Projeto Força Tarefa; além das certificações ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc) e
Irmãs Auxiliadoras. 

    Coordenado pelo Grupo de Gerenciamento Estratégico (GGE) do Hospital Manoel Novaes, o Encontro de Voluntários foi prestigiado por mais de 100 pessoas que integram a rede de apoio à unidade hospitalar. Por motivo de viagem, o provedor Eric Ettinger não pode comparecer ao evento, disponibilizando, no entanto, todo apoio da provedoria.


Por - Jaque Simões

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...