Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ITABUNA FALTA DE SEGURANÇA GERA MEDO E PAVOR

O pavor tomou conta de Itabuna devido à greve da Policia Militar. Ontem o comércio fechou as portas temendo os arrastões. Aumentou na cidade também o número de assassinatos; De ontem até este momento às 12h30min, ocorreram três homicídios. 

Informações nos chegam de que os transportes coletivos da cidade por falta de segurança também vão parar, nesta tarde, assim como, o, comércio, novamente fecha as portas ao meio dia de hoje (3).

Com a onda de arrastões, as pessoas estão preferindo se isolarem em suas casas.

Devido a esse marasmo provocado pelo Governo do Estado, para evitar o pior, o município resolveu suspender a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, para o dia 11, o que seria realizado neste sábado (04).
Outras ações, como por exemplo, o mutirão da dengue, que seria realizado no bairro Sarinha também foi suspenso.

Estamos de mãos atadas. Vamos aguardar o que o Governo do PT, decide. Pois, quem promete tem que cumprir!!!

 De última hora
Após a decisão da categoria, os coletivos resolveram atender a população e não vão parar. Mas, o receio do vandalismo ainda é grande. 

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo preocupado com a situação entrou em contato  com o Governo do Estado e solicitou providencias, reivindicando também a Força Nacional.

Parabéns, Paulo Lima!

Ontem, dia 02 de Fevereiro de 2012 foi o dia de Iemanjá, segundo a tradição baiana “Rainha dos Mares”, dia em que também se comemora o aniversário do nosso amigo e jornalista Antônio Paulo de Oliveira Lima (Paulo Indio, ou Lima), pré-candidato a vereador em Itabuna nas próximas eleições.

Trata-se de um grande nome da história de nossa cidade. Sabe tudo de Itabuna, principalmente, a sua trajetória política, desde a sua fundação. É um estudioso do assunto. Tem de tudo para ser um excelente legislador.

Mas, o nosso Paulo Lima não está nesta cidade, resolveu curtir seu aniversário longe daqui, escolheu o Rio de Janeiro, de Estácio de Sá e da Garota de Ipanema, do saudoso poetinha Vinicius de Morais.

Ao nosso amigo Paulo Lima, que é também Presidente da Academia dos Pensadores de Itabuna, diretor do Clube do Poeta Sul da Bahia, apresentador da “telinha” da TV Itabuna (TVI), os nossos parabéns, porque a distância existe via terrestre, mas na comunicação ela já foi quebrada há muito tempo!

Parabéns Paulo, que Deus, o nosso Pai da Luz, como gosta de dizer você, Lhe dê muita saúde, paz e felicidades.    

Obs: Essa matéria era para ser exibida ontem, mas por motivo técnicos, não a divulgamos.  Desculpas.
 

Autoridades prestigiam 95 anos da Santa Casa de Itabuna

          Com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, a solenidade festiva em comemoração aos 95 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizada no auditório Paulo Bicalho foi observada como ponto alto da programação. O evento que envolveu gerências e coordenações de serviços numa apresentação panorâmica sobre as atividades desenvolvidas nos Hospitais da rede, o que muito impressionou os presentes sobre a capacidade instalada e o know-how da instituição médico-hospitalar. O provedor Eric Ettinger coordenou a programação e falou sobre a importância de fortalecer as parcerias para a consolidação da instituição. 

         Participaram da comemoração dos 95 anos da Santa Casa de Itabuna o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, Antônio brito; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia da Bahia (Fesfba), Maurício Dias, além do prefeito de Itabuna Capitão Azevedo. Também foi destaque a presença de representantes da sociedade civil organizada, como os clubes de serviço, membros da instituição, representados entre Conselheiros, Irmãs Auxiliadoras, Irmandade, além de membros da provedoria, gestores e colaboradores da instituição. 

         Com formato dinâmico, a solenidade realizada no auditório Paulo Bicalho contou com a participação de coordenadores de serviços estratégicos dentro do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Itabuna. Foram apresentados dados que demonstram os avanços conquistados em tecnologia e capacitação humana na instituição, com destaque para a alta e média complexidade. 

         “A Santa Casa de Itabuna é o CTI, é a Hemodinâmica, Cirurgia Cardíaca, Bariátrica, todo parque de imagens, serviço de Ressonância, Endoscopia, Diagnóstico e Tratamento Oncológico, todas as modalidades de Tratamento Renal, entre tantos outros serviços que se sobressaem em pioneirismo ou até exclusividade em todo interior da Bahia”, declarou o provedor Eric Ettinger.

Depoimentos
         O deputado federal Antônio Brito falou da importância da Santa Casa de Itabuna na consolidação da Frente Parlamentar das Santas Casas do Brasil, reconhecendo a participação de representações locais, respondendo a chamamentos para a causa conjunta. O presidente da Fesfba, Maurício Dias, lembrou da participação da Santa Casa de Itabuna na implantação de importantes programas em âmbito estadual. “A Santa Casa de Itabuna esteve presente quando implantamos o sistema de compras coletivas; e o Programa de Qualificação da Gestão, sendo inclusive co-autora dos projetos”, declarou Maurício Dias. 

         O prefeito de Itabuna Capitão Azevedo declarou sua gratidão à Santa Casa de Itabuna, relatando momentos em que pessoalmente fora atendido na instituição. “Sinto-me orgulhoso de dizer que sou de Itabuna e que temos aqui uma Santa Casa deste porte”, declarou Azevedo. Falando diretamente ao prefeito, em seu discurso, o provedor Eric Ettinger declarou a necessidade de se agendar uma audiência para afinar estratégias de gestão entre a Secretaria Municipal de Saúde e a instituição, o que deverá ser realizado nos próximos dias.  

         Uma missa em Ação de Graças realizada na manhã do sábado na Capela do Hospital Manoel Novaes marcou o dia de fundação da instituição. A Missa foi celebrada pelo Bispo da Diocesse de Itabuna, Dom Ceslau Stanula.
  
 
Transplante Renal é tema de palestra

         Será realizada nesta segunda-feira (6) uma palestra com o tema Transplante Renal, agendada para o auditório Paulo Bicalho, no Hospital Calixto Midlej Filho. Sob a coordenação do Serviço de Educação Continuada do HCMF, com o apoio do Serviço de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a palestra será proferida pela médica e coordenadora do Serviço de Transplante Renal da SCMI, Neyde Vinhático Pontes; e pelo enfermeiro do Serviço, Álvaro Júnior. 

O objetivo da palestra é apresentar o Serviço de Transplante Renal em atividade na instituição e manter atualizados o quadro de profissionais da Enfermagem dos três hospitais da rede.

Por - Jaque Simões

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hospital Manoel Novaes realiza Encontro de Voluntários


Está agendado para esta sexta-feira (3) o Encontro de Voluntários do Programa de Humanização na Assistência do Hospital Manoel Novaes. O evento tem como objetivo fortalecer a Rede de Comunicação e Apoio em ações permanentes em Humanização dentro da instituição. O Hospital pertence à rede Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e é reconhecido pela Unicef como Hospital Amigo da Criança. O evento é parte das comemorações pelos 95 anos da SCMI e será realizado a partir das 8 horas, no auditório Paulo Bicalho, no Hospital Calixto Midlej Filho.

O Encontro de Voluntários deverá destacar os programas, projetos e ações estratégicas do Hospital Manoel Novaes, desenvolvidos de maneira permanente em favor da promoção e proteção da Saúde Materna Infantil. A atividade intersetorial reunirá importantes seguimentos da sociedade organizada, com destaque para instituições de ensino superior, Igrejas, Polícia Militar, Escolas Técnicas em Saúde e Grupos de serviço.

Parte integrante das comemorações pelos 95 anos da Santa Casa de Itabuna, a atividade é coordenada pelo Grupo de Gerenciamento Estratégico (GGE) do Hospital Manoel Novaes e provedoria da instituição. Durante o evento, serão certificados a Unime, FTC, Ieprol, CEEP, Escola de Saúde da SCMI pela execução permanente do Projeto Doulas; o 4º Grupamento de Bombeiro Militares de Itabuna pelo Projeto Bombeiros Amigos do Peito; a Paróquia Santo Antônio pela manutenção do Projeto Sorriso Frouxo; a Igreja Batista Teosópolis pelo Projeto Amigos do Riso; o Serviço de Educação Continuada do HMN pelo Projeto Força Tarefa; além das certificações ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc) e
Irmãs Auxiliadoras.

Por - Jaque Simões

Dez... Casados no Beco do Fuxico neste sábado


Os blocos já ensaiaram na Praça Olinto Leoni na tarde do sábado (28) passado, com suas bandas e charangas, se prepararam para o dia 04, para o arrastão da tradicional Lavagem do “Beco do Fuxico”, em Itabuna.

Além dos blocos dos Camelôs, Casadas I... Responsáveis e outras novidades, a grande atração, mais uma vez, com certeza será o bloco o Dez...Casados comandado pelo desportista, carnavalesco e empresário Sandoval Benevides que pretende encher o beco de folia e alegria.

O bloco que tem sua sede na Rua Alfredo Benevides, 38 (restaurante O Grilo), bairro Banco Raso, local onde toma todas suas decisões, espera por seus componentes na manhã deste sábado (04) visando às últimas arrumações para fazer bonito no “Beco do Fuxico”.
Foto: Arquivo

Flamengo faz dever de casa e avança de fase na Libertadores

Não foi uma atuação brilhante, nem de encher os olhos. Mas o drible de Ronaldinho Gaúcho por entre as pernas de um zagueiro aos 46 minutos do segundo tempo e o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre o Real Potosí levantaram o Engenhão, na noite desta quarta-feira. A torcida do Flamengo, depois de muito sofrer, festejou a classificação à fase de grupos da Taça Libertadores. Léo Moura marcou o primeiro, na etapa inicial.



          Ronaldinho comemora o segundo gol do Flamengo: alívio no Engenhão (Foto: Press 21/Tony Dias)


O Rubro-Negro avança agora para o Grupo 2 da competição sul-americana e se junta a Emelec-EQU, Olímpia-PAR e Lanús-ARG. Este último será o adversário da estreia, no dia 15 de fevereiro, na Argentina.


O Potosí já havia se mostrado frágil no primeiro jogo, mesmo vencendo por 2 a 1. Mas o Flamengo não encontrou a facilidade que a torcida esperava, embora o time tenha pressionado o adversário durante praticamente todo o primeiro tempo.


Os jogadores, avisados antes da partida que Luxemburgo será substituído por Joel Santana, buscaram o gol com insistência e desperdiçaram muitas chances antes de abrir o marcador. O primeiro gol de alívio só saiu aos 39 minutos, em cabeçada de Leo Moura, após cobrança de falta de Ronaldinho pela direita. Antes de entrar, a bola desviou nas costas de um zagueiro do time boliviano e enganou o goleiro Lapczyk. Na comemoração, muita vibração do time. Já Luxemburgo recebeu apenas um tapinha na mão do lateral-direito.


Antes, porém, o Rubro-Negro já havia criado ótimas chances de marcar. Aos dez, Deivid, que esteve ameaçado de não jogar por causa de uma ação na Justiça contra o Flamengo, se esticou todo na pequena área, mas não conseguiu alcançar cruzamento de Leo Moura da direita.

                                       Leo Moura vibra, seguido por Welinton (Foto:AP)

O Flamengo continuou insistindo contra o paredão azul boliviano, com boas jogadas pelas pontas e chutes de longa distância. Como o de Renato, aos 31, que passou à esquerda da trave de Lapczyk. Logo depois, Bottinelli apareceu duas vezes. A primeira aos 32, após tabela muito bonita com Renato e chute à direita do goleiro do Potosí. Três minutos depois o meia argentino acertaria a trave esquerda de Lapczyk e lamentaria muito a falta de sorte no lance.

Golaço de R10 sela a classificação

A segunda etapa foi bem diferente. O Flamengo perdeu a força ofensiva e deu espaços para o Potosí ameaçar o gol defendido por Felipe. Mesmo assim, o time carioca conseguia alguns bons lances isolados, como um chute de longa distância de Renato, aos 18 minutos. A melhor chance para a equipe boliviana surgiu aos 32, quando Jiménez subiu completamente livre na área e cabeceou à esquerda de Felipe. A apreensão tomava conta do Engenhão.


O time rubro-negro errava muitos passes no meio do campo, saídas de bola, e ía dando chances ao Potosí avançar. Sorte do Flamengo que o time boliviano não é bom, e é violento. Aos 33, Centurion foi expulso e facilitou a vida rubro-negra. Mesmo assim, o segundo gol só surgiu aos 46, num lindo lance de Ronaldinho, que driblou Jiménez com uma caneta e com calma e categoria colocou a bola no canto esquerdo de Lapczyk.


O Potosí ainda tentou buscar um gol para levar a decisão para as penalidades máximas, mas não conseguiu. Festa rubro-negra no Engenhão. Agora a torcida do Flamengo pode dizer que seu time está mesmo na Libertadores.

Leo Moura e Ronaldinho festejam a vitóia e a classificaçõ do Flamengo (Foto: Tony Dias/Press 21)


Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/02/flamengo-faz-dever-de-casa-e-avanca-de-fase-na-libertadores/

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cinco presos fogem da delegacia de Almadina



Delegacia, foto arquivo
As polícias de Almadina e Coaraci procuram nesta quarta-feira (1º) os cinco presos que fugiram da delegacia de Almadina na noite desta terça (31). De acordo com os policiais, os detentos escaparam após serrar as grades da cela e do teto da unidade. Outro interno, que estava na mesma cela dos fugitivos, preferiu não participar da ação.

Um carcereiro, que estava de plantão no momento da fuga, percebeu a ação e acionou a Polícia Militar, mas quando os PMs chegaram, os presos já tinham escapado. Policiais de Almadina e Coaraci fazem buscas, mas nenhum fugitivo foi localizado.

Os detentos que escaparam cumpriam pena por homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.

A delegacia de Almadina abrigava, antes da fuga, 23 presos, sendo que a capacidade é para 12.

Da redaçlão
A Tarde Online

Parabéns a Elanio e Simas


Os nossos colegas de batalha da Emasa, estão de parabéns, referimo-nos aos amigos,  Elanio Oliveira (já com o curso superior de Administração) e Ronaldo Simas, que atua no setor de Cadastro da empresa..  Ambos passaram  nas provas do Vestibular/2012, da UESC, habilitação em Direito, um dos cursos mais concorridos,  e  mais conceituados  daquela instituição de ensinoi superior a nível nacional.

A Elanio e Simas, desejamos muito sucesso, afinal de contas, esse país está precisando de homens  éticos e honestos para fazer Justiça.

Ilhéus acompanha verificação dos seus limites territoriais

Acompanhado de secretários e técnicos do Município, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou, ontem  (31), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de reunião com a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento da Bahia, e técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro teve como finalidade apresentar aos municípios o planejamento das ações do projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado, em conformidade com a lei 12.057, de 11-01-2011.

O prefeito Newton Lima ressaltou a importância da verificação dos limites territoriais como forma de planejar os investimentos, como é o caso de Ilhéus que vem recebendo grandes investimentos públicos e privados. Newton Lima disse que seu governo tem se preocupado com os limites com outros municípios e reafirmou o compromisso com a legalidade, frisando que a lei favorece o que está fixado na história dos limites entre Ilhéus e Itabuna. “Vamos estabelecer um debate civilizado em torno do assunto, pois sabemos que as duas cidades possuem ponto em comuns, embora vamos defender nossos interesses em todas as instâncias legais possíveis”, reiterou.

Segundo o superintendente da SEI, Geraldo Reis, os conflitos sobre os limites territoriais têm criado uma instabilidade administrativa, daí a importância do trabalho de verificação dos limites territoriais. Nesta quarta-feira (1º), as instituições envolvidas iniciaram, em conjunto com os municípios envolvidos, os levantamentos dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul. As equipes realizarão as vistorias em 14 divisas, sendo que nove delas apresentam discrepâncias, além de 22 limites legais e outros 37 limites sem informações, totalizando 82 limites intermunicipais. O trabalho tem prazo de 15 dias para a execução em campo e reuniões com os municípios envolvidos.

Segundo o Presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual João Bonfim, os conflitos entre os limites dos municípios já duram cerca de 60 anos, e a execução desse levantamento, que será transformado em projeto de lei, representa uma visão de estadista adotada pelo governador Jaques Wagner. Informa, ainda, o deputado João Bonfim, que a intenção é buscar um entendimento entre os municípios conflitantes, porém o critério a ser utilizado é eminentemente técnico.

De acordo com o planejamento e metodologia adotada pela SEI e a Comissão Especial da Assembleia, o Território Litoral Sul foi dividido em cinco áreas distintas, que serão verificadas pelos técnicos da SEI, do IBGE e da Comissão, sempre com o acompanhamento dos municípios. O município de Ilhéus está incluído na área 2, junto com os municípios limítrofes de Itajuípe, Barro Preto, Itabuna e Buerarema. Ilhéus ainda está incluído nas áreas 3, com os municípios de Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí e Itapé, bem como na área 4, junto com os municípios de Uma, Arataca, Santa Luzia e Canavieiras. Para acompanhar os técnicos, o prefeito Newton Lima designou o chefe de Gabinete José Nazal Soub e o diretor da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Paulo Andrade Araújo.
Da Assessoria

EDVALDO OLIVEIRA UM GRANDE JORNALISTA

Destacamos  neste espaço o nosso amigo e companheiro Edvaldo Oliveira, um grande padrinho, e  responsável pelo nosso ingresso no jornalismo,  lá pelos idos dos anos 70, através  do nosso grande Diário de Itabuna, hoje extinto, do qual ele foi o seu editor.

Edvaldo  Pereira de Oliveira prestando há muito tempo seu serviço à Assessoria de Comunicação da UESC, como coordenador do setor,  trata-se  de um  dos melhores textos  do jornalismo do Sul da Bahia, assim como, um grande caráter.

Edvaldo, aqui  ao nosso lado, em foto clicada, por Alex de Souza,  nas dependencia da Universidade de Santa Cruz,  desejamos-lhe muita saúde, paz e sucesso.

Em breve estaremos  em nossa coluna “Expressão Livre”  publicada  pelo jornal "Correio dos Municípios" narrando  um pouco de sua história no jornalismo. Aguarde!

Policiais Militares da Bahia deflagram estado de greve

Reunidos em assembleia na tarde de ontem (31) policiais militares da Bahia decidiram entrar em estado de greve. Segundo a Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), a categoria reivindica o cumprimento da lei 7.145 de 1997, com pagamento da gratificação por atividade policial (chamada GAP 5), incorporação da gratificação ao salário, regulamentação do pagamento de auxílio acidente e adicionais de periculosidade e insalubridade.

Segundo a entidade, o governo se recusa a acatar o que prevê a legislação, bem como os pleitos da categoria, o que inclui ainda o cumprimento da lei da anistia e a criação do código de ética e de uma comissão para discutir o plano de carreira dos PMs. De acordo com a entidade, os policiais baianos recebem o salário base, equivalente ao salário mínimo e a GAP 3, que somam mensalmente cerca de R$ 2.300.

Enquanto o movimento policial recrudesce, o governador do Estado, Jaques Wagner, acompanha a presidente da República, Dilma Rousseff, em viagem a Cuba.

Apesar da movimentação dos policiais, o comando da PM afirma, porém, desconhecer a decisão dos policiais e pede à população que mantenha a calma porque o policialmente ostensivo se mantém nas ruas. “Os homens do turno das 19h já estão em suas funções e está tudo dentro da normalidade", afirmou o coronel Gilson Santiago.

Por - Heliana Frazão
Mais informações no UOL, Salvador

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prefeito Capitão Azevedo participa das discussões dos limites territoriais

Dentro de 15 dias deverá sair o resultado dos limites entre Itabuna e Ilhéus
 
O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, Geraldo Reis, o presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia, João Bonfim, técnicos da SEI e do IBGE se reuniram no auditório da torre da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus), às 15 horas de hoje (31) quando apresentaram os avanços do projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado, inclusive a de Itabuna e Ilhéus.

Prefeitos de várias cidades estiveram presentes, entre eles, o de Itabuna, Capitão ?Azevedo e o de Ilhéus, Nilton Cruz. Na oportunidade  do Geraldo Reis e o deputado \João Bomfim expuseram tecnicamente sobre  o trabalho de redefinição dos limites territoriais do território de identidade Litoral Sul, composto por 26 municípios: Maraú, Ubaitaba, Itacaré, Aurelino Leal, Uruçuca, Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Barro Preto/Lomanto Junior, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Arataca, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Camacan e Mascote.

Foto Arquivo
O trabalho de atualização das divisas municipais do estado, coordenado pela SEI, já está no quarto território de identidade, sendo que já foram aprovadas as leis para os territórios de Vitória da Conquista e de Itapetinga, totalizando 37 municípios com limites oficialmente redefinidos. O território de identidade Sertão Produtivo será o próximo a ser votado na Assembléia. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, ainda informou que o planejamento para 2012 prevê realizar o trabalho em sete territórios.

Para o trabalho que está sendo iniciado no Litoral Sul, a previsão da SEI é de que cinco equipes de campo passem cerca de 15 dias na região e o trabalho seja completado com mais 45 dias de consolidação dos dados em gabinete Neste sentido representantes desses municípios ficaram reunidos   com os técnicos para as soluções finais.

O encontro, até quando redigíamos esse texto ainda não tinha encerrado. Dr. Geraldo Reis, esclareceu  que depois de uma decisão tomada  será em definitivo  e não cabe recurso.
Fotos  -Alex de Souza

Augusto Castro reivindivica que Itabuna sedie Assembleia Itinerante

O deputado Augusto Castro (PSDB) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, que a primeira sessão do projeto Assembleia Itinerante neste ano seja em Itabuna, polo da região Sul. Em ofício encaminhado à presidência da Assembleia, o deputado sugeriu que a sessão seja realizada no dia 15 de março,  quinta-feira que antecede o dia do padroeiro da cidade, São José, comemorado no dia 19.

Augusto Castro elencou alguns motivos para a escolha de Itabuna: o centenário de Jorge Amado, filho ilustre de Itabuna; ser um polo que concentra pelo menos 120 municípios e ser o 2º maior polo de comunicação da Bahia, tirando a capital. "Ali estão concentrados três emissoras de televisão, quatro de rádio FM e três AM, três jornais, duas revistas e dezenas e sites e blogs de notícias", argumenta.

Temas também foram sugeridos pelo deputado em seu ofício. Augusto Castro considera imprescindível que a Assembleia Itinerante discuta com a população questões relativas à saúde, segurança pública, obras públicas paralisadas, duplicacação da BR-415 - trecho que liga Itabuna a Ilhéus , e investimentos para tornar Itabuna em um polo têxtil.

Em 2011 foram realizadas duas sessões itinerantes da Assembleia Legislativa: uma em Vitória da Conquista e outra em Feira de Santana. O deputado também tenta que o governo do Estado encaminhe projeto que cria a região metropolitana, conforme previsto na Constituição Estadual. " Como a de Feira de Santana foi aprovada durante a sessão itinerante, a de Itabuna e Ilhéus poderia ser também", defende Augusto Castro.
Por - Vanda Amorim

PARABÉNS MARIA ALICE

Hoje é um dia especial, é aniversário de Maria Alice.
Todos seus amigos lhe saúdam, em especial, os nossos colegas da EMASA.

 

Que DEUS Lhe dê muita saúde, paz e sucesso!!!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Emasa realiza drenagem e saneamento em três bairros

(Emasa desenvolve ações nos quatro cantos da cidade)

Ponte Lot. Ruffo Cunha
Equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) estão realizando obras de drenagem e esgotamento sanitário no loteamento Rufo Cunha, onde a prefeitura também constrói uma ponte de acesso à praça São Sebastião; bem como nos bairros Sinval Palmeira e Campo Formoso.


Ailson comanda os serviços
Segundo o gerente de Saneamento da Emasa, Ailson Souza, as obras foram planejadas em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e atendem a uma determinação do prefeito Azevedo, que tem acompanhado pessoalmente a sua execução. 


No loteamento Rufo Cunha estão em andamento a implantação de 200 metros de drenagem e mais 300 de esgotamento sanitário. Já a ponte, com um custo estimado de R$ 400 mil, que vai interligar a rua São Sebastião, no bairro de Fátima, com a rua A, do Rufo Cunha, visa melhorar a mobilidade urbana e desafogar o tráfego na avenida Juracy Magalhães, além de melhorar o escoamento do tráfego em direção à avenida Ilhéus, abrindo um novo acesso para o Hospital Manoel Novaes.
Carlinho ação na Rua do Prado, Conceição


Ailson Souza informa ainda, que outra equipe da Emasa vem executando a limpeza de 500 metros do canal do bairro Campo Formoso, com a colocação de galerias e grades de ferro para facilitar o trabalho de manutenção, o que vai eliminar os freqüentes alagamentos registrados no bairro.


No bairro Sinval Palmeira, a Emasa realiza obras na rua Fontes Lima, no Sinval Palmeira, Urbis IV. com 200 metros de drenagem e mais 350 de esgotamento sanitário: “com isso vamos eliminar alagamentos em decorrência do acumulo de águas pluviais nos períodos chuvosos”, complementou o gerente da Emasa.


Campo Formoso
O coordenador de obras, Carlos Alberto Santos,  destaca ainda na Urbis IV a macrodrenagem da bacia da rua Carlito Alves, onde estão sendo construídos 130 metros de esgoto, o que vai evitar os freqüentes alagamentos no bairro. Esta etapa estará concluída num prazo de 15 dias.


Para o morador Gilmar Lima Matos as obras atendem aos interesses da comunidade  e vão eliminar os freqüentes alagamentos e prejuízos para os moradores nos períodos chuvosos.


Renata Ramos, que reside na Urbis IV, conta que os alagamentos causavam transtornos para os moradores da área e que chegou a pensar em vender a casa onde reside, mas em função das obras e da solução dos problemas, os imóveis da área acabam valorizados.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto / Valdyr Gomes           27-01-2012   

Água mais forte nas partes altas da cidade
Geraldo Bríglia sendo entrevistado pelo repórter Ciro Sales
Alguns locais em Itabuna que o povo sofre a falta de água  por problema de pressão, como é o caso do bairro Novo São Caetano, e que já foi corrigido, outras comunidades também estão recebendo esse mesmo serviço de reparo de rede. 

Entre esses bairros estão, o Mangabinha (Alto da Lua), Pontalzinho (parte Alta), Maria Pinheiro (Alto da Conquista) e o California (alto Boa Vista) A informação é  do diretor-presdiente da Emasa, Geraldo Bríglia, enfatizando que "água suficiente já temos, agora é só corrigir algumas destorções de distribuição de redes e controlar mais os desperdícios".

www.itabunha.ba.gov.br
 

Alex de Souza deixa a Rádio Difusora Sul da Bahia

Por problema de incompatibilidade política, devido à venda do poder acionário da Rádio Difusora Sul da Bahia para outro grupo, o radialista Alex de Souza, dono de uma grande audiência aos domingos à noite, mesmo competindo com os programas televisivos, fez sua despedida daquela emissora.

Alex de Souza-foto arquivo
O profissional de comunicação radiofônica, Alex de Souza disse a este blog, que mesmo recebendo convites de outras emissoras da região, preferirá dá um tempo, mas prometendo que não vai abandonar o seu público ouvinte.  

Com essa decisão Alex de Souza, que recebeu em sua despedida a certeza de seus ouvintes que vai aonde ele for, o profissional demonstrou caráter, postura de cidadão e ética, acima de tudo. 
Anote vem surpresa por ai.

SEI inicia atualização dos limites municipais do território Litoral Sul


(Entre esses limites estão os de Itabuna, que agora deverão ser resolvidos)  
Itabuna e o seu Rio Cachoeira, agora sofrendo trabalho de  limpeza
 No dia 31 de janeiro, o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, Geraldo Reis, o presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia, João Bonfim, técnicos da SEI e do IBGE se reunirão na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus) para dar continuidade ao projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado.

O encontro inicia o trabalho de redefinição dos limites territoriais do território de identidade Litoral Sul, composto por 26 municípios: Maraú, Ubaitaba, Itacaré, Aurelino Leal, Uruçuca, Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Barro Preto/Lomanto Junior, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Arataca, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Camacan e Mascote. Todas as prefeituras foram convidadas pela SEI a participar da reunião, que acontece no auditório da torre administrativa da UESC (Ilhéus-Ba), 5º andar, às 15h30.

O trabalho de atualização das divisas municipais do estado, coordenado pela SEI, já está no quarto território de identidade, sendo que já foram aprovadas as leis para os territórios de Vitória da Conquista e de Itapetinga, totalizando 37 municípios com limites oficialmente redefinidos. O território de identidade Sertão Produtivo será o próximo a ser votado na Assembléia. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, informa que o planejamento para 2012 prevê realiza o trabalho em sete territórios.

Para o trabalho que está sendo iniciado no Litoral Sul, a previsão da SEI é de que cinco equipes de campo passem cerca de 15 dias na região e o trabalho seja completado com mais 45 dias de consolidação dos dados em gabinete.

Da - Ascom/SEI

TURMINHA DOS ANOS 70 BAIRRO DE FÁTIMA

Organizado pelo Cel. Pedro, filho do legendário Cabo Lió, a turminha dos anos 70 se reuniu pela segunda vez, na Praça São Sebastião no bairro de Fátima, numa verdadeira confraternização.

Com uma banda da capital do Estado, contando com a presença de Ely Marques, o advogado e cantor Zezé, filho da professora Graciete e outros cantores anônimos, o encontro ficou mais animado ainda, levado a muita cerveja, churrasco e muitas histórias do passado.

Estamos sabendo que no próximo ano, neste mesmo mês, ou seja, Janeiro de 2013, “com a permissão de Deus” segundo Ângela Lopes,  os membros do encontro contarão com camisas padronizadas, identificada com o nome  e apelido de cada um.