sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PTN participa unido da Lavagem do Bonfim

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) particiou hoje (13) da 258ª Lavagem do Bonfim, com deputados estaduais, vereadores, pré-candidatos, amigos, educadores e centenas de populares percorrendo à pé os oito quilômetros que separam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio à Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. 
 
Acompanhados por uma banda de sopro, que deu o tom de animação aos que acompanhavam o cortejo com o PTN, o partido destacou, este ano, a importância da educação pública, gratuita e qualidade, como fez questão de destacar o presidente estadual da legenda, deputado estadual João Carlos Bacelar.

"O PTN traz duas importante smensagens aos baianos na Lavagem do Bonfim: primeiro que o partido está unido. Estão aqui os nossos deputados estaduais Luizinho Sobral e Carlos Geilson, os nossos três vereadores da capital - Carlos Muniz, Geraldo Junior e Alan Castro - e diversos dos nossos pré-candidatos que irão disputar as próximas eleições municipais na capital baiana. Além da União, estamos defendendo a educação pública, gratuita e de qualidade. Essa é uma das principais bandeiras de nosso partido, defendida por todos nós, porque sem educaão não há salvação", enfatizou Bacelar.

Secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da prefeitura de Salvador, João Carlos Bacelar tambémd estacou a importância da Lavagem do Bonfim para os baianos. "Essa é uma das maiores festas religiosas do calendário baiano, onde católicos e adeptos do candomblé se reúnem para saudar Nosso Senhor do Bonfim e Oxalá. Essa festa é o maior exemplo de tolerância religiosas, de que todos podemos conviver pacífica e harmonicamente. E, além disso, é um momento especial em que renovamos nossos votos
 Da Assessoria

Ibicaraí: Membros da imprensa são impedidos de participar de reunião


Atendendo a convite de três professores, o blogueiros João Paulo (Giro News Noticias), Demétrio Castro (Políticos de Ibicaraí) e Igor Pinto (Jornal Expresso) estiveram na sede do Sindicato dos Professores, às 15:00 h desta quinta-feira (12), para uma reunião sobre os constantes atrasos de salário por parte da Prefeitura Municipal de Ibicaraí.

 No entanto, os três membros da imprensa tiveram seu acesso impedido pela direção do sindicato, que “justificou” tal atitude afirmando que a reunião era de cunho particular.
blogueiros barrados
Esse posicionamento fere os princípios da democracia, da publicidade de atos públicos e da livre expressão, uma vez que assuntos ligados ao Poder Público Municipal são de interesse de todo e qualquer cidadão.

É lamentável que, em Ibicaraí, o próprio sindicato que deveria defender a classe dos professores, faz exatamente o contrário, utilizando as velhas táticas do “peleguismo”, de forma subserviente e covarde ao prefeito municipal, este, que também foi sindicalista e traiu a história de luta em prol da educação do município.

Fonte: Jornal expresso

Inscrição para vestibular na Faculdade de Ilhéus prossegue até o dia 24

        
        Ficam abertas até o próximo dia 24 de janeiro as inscrições para a segunda chance do Vestibular 2012.1 da Faculdade de Ilhéus,  cujas provas serão aplicadas no dia 29 de janeiro, na sede própria da instituição. Há vagas, limitadas, para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, no turno noturno, e de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos matutino e noturno.

      As inscrições podem ser feitas na secretaria do campus, localizado no Km 1,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras, das 8 às 12 horas, das 14 às 21 horas ou diretamente no site www.faculdadedeilheus.com.br. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais, com direito a um exemplar do Manual do Candidato. As provas serão aplicadas no dia 29, domingo, das 8 às 12 horas, nas salas de aula da própria Faculdade.

     Rede Pública – A direção da Faculdade de Ilhéus está oferecendo vagas, com descontos proporcionais na mensalidade - que variam de 60 a 30 por cento - para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública. “Procuramos a cada ano facilitar ainda mais o acesso ao ensino superior em nossa instituição para estudantes de baixa renda”, afirma a diretora acadêmica, Sandra Milanesi. A Faculdade, inclusive, fez adesão ao Prouni desde que o programa foi lançado pelo Governo Federal. 
          
     10 Anos – Hoje considerada a maior instituição de ensino superior privada do município, a Faculdade de Ilhéus completa, em 2012, dez anos de fundação. Nesse período, a instituição, através da entidade mantenedora (Cesupi), concluiu a construção da sede própria, no bairro São Francisco, cujo investimento contribui para a expansão urbana da zona sul. Com cerca de dois mil alunos de graduação, a Faculdade oferece também cursos de pós-graduação, de preparação para o ENEM (gratuito), de extensão, e sedia dezenas de eventos acadêmicos e comunitários.

Por> Zé Carlinhos e Valério de Magalhãrs

Em Ilhéus neste sábado com Lavagem da Catedral São Sebastião

Um dos pontos altos da programação de verão promovida pela Prefeitura de Ilhéus acontece neste sábado (14) com a Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, considerada símbolo da fé cristã e um dos principais cartões postais da cidade. Bastante tradicional, a festa popular costuma atrair um grande público, de nativos e principalmente por visitantes e integra a programação de homenagens a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e dos machadeiros.

O cortejo será iniciado por volta das 10 horas, tendo como ponto de concentração a frente do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho, com saída em direção à Praça Cairu. De lá, prosseguirá até o antigo Grupo Escolar General Osório, seguindo pela avenida Soares Lopes, no sentido da Catedral de São Sebastião. O cortejo será composto por representantes do Sindicato dos Estivadores, membros de sete entidades afro, entre elas Dilazenze, mini Kongo e Zambiaxé; e de sete terreiros de candomblé da cidade, além de grupos de capoeira, 6 carroças enfeitadas, e por aproximadamente 200 baianas.
Na praça Dom Eduardo, o cortejo se junta ao público que o aguarda e inicia a lavagem das escadarias da igreja. Além da àgua de cheiro utilizada pelas baianas e muitos pedidos de proteção, a lavagem dos degraus contará com o auxílio de um carro pipa, que também ajuda a refrescar os participantes do festejo. A animação da festa fica por conta do cantor Lito Cruz e banda, que comanda a festa em cima do mini trio Mini Tom.
Estacionamento – A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito informa aos condutores para não estacionar ao lado ou sob o canteiro central da avenida Soares Lopes. “A medida constitui infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito, presente no artigo 181, inciso 8”, explicou o secretário Marcelo Barreto. Desta forma, uma equipe de agentes de trânsito estará no local com o objetivo de orientar aos motoristas que se direcionem ao estacionamento localizado atrás da Estação de Bombeamento da Embasa, na avenida Soares Lopes. 
A fiscalização do estacionamento será iniciada durante a festa da Lavagem das escadarias da Catedral e prossegue durante todo o ano, com o objetivo de organizar o trânsito naquela àrea.

Programaçao religiosa – Até o próximo dia 20, a Paróquia de São Jorge promove novenário em homenagem ao santo padroeiro dos estivadores. Tendo como tema central “Por uma igreja em estado permanente de missão”, a novena é realizada, sempre a partir das 19 horas, na Catedral São Sebastião.

No dia 20, dia dedicado a São Sebastião, os festejos serão iniciados às 0 hora com alvorada de fogos, missa solene às 9h30min, procissão às 17 horas com saída da Catedral, que percorrerá as principais ruas do centro,  retornando à Catedral, onde será realizada a segunda missa solene, a partir das 18h30min.
Da Assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Ibama não vê impedimentos para a implantação do Porto Sul

O Ibama não vê impedimentos para a liberação de licenças do Porto Sul. Segundo o superintendente do órgão na Bahia, Celio Costa Pinto, que acompanhou e presidiu as audiências públicas realizadas em Ilhéus, local que sediará o megaprojeto do governo baiano, que tem como principal parceria a mineradora Bamin, se mostrou satisfeito com o resultado das audiências. A informação faz parte de uma reportagem veiculada pelo jornal Tribuna da Bahia na terça-feira (10).

“Foram mais de 3,7 mil pessoas participando e pelo menos 270 pediram a palavra. Disso resultou rico e vasto material para análise técnica que foi encaminhado a sede do órgão em Brasília. A partir das questões técnicas apresentadas pelo EIA RIMA, foi solicitado ao governo da Bahia alguns esclarecimentos uma vez que será criado um programa especial para atender aquela região, bem como os possíveis impactos ambientais causados pelo projeto. Aguardamos o governo do Estado nos enviar as respostas as solicitações”, avisa.

Célio Costa Pinto também se disse satisfeito com o resultado das audiências e informou que, a princípio, os questionamentos do Ibama são técnicos e revelou que, após devidamente respondidos pelos entes competentes, não acredita que ocorra impedimentos à instalação do Porto Sul. “Dependemos destes pontos para criar um programa específico para melhorar o controle ambiental na área do empreendimento”, cita.

Celio Costa Pinto comentou sobre a participação do Ibama no tocante ao licenciamento de duas grandes obras: Ferrovia Oeste Leste e Porto Sul. “Já estamos acostumados a acompanhar estas discussões. São obras de grande porte que impulsionarão o desenvolvimento econômico não apenas do estado, como também da região Nordeste. Muitos dos problemas que impedem a liberação de licenças são frutos do desconhecimento na legislação ambiental em vigor no país. Esse é o papel dos técnicos do órgão que procuram acompanhar essas situações e solicitar adequações quando necessário”, destaca.

PROJETO ESTRATÉGICO

O Governo da Bahia alega que “depois da Audiência Pública o Ibama relacionou pontos que deveriam ser mais detalhados e com isso os empreendedores realizaram estudos complementares no setor de atividade social, nas atividades de fauna e flora e meio físico. 
Todos os novos estudos solicitados serão realizados e entregues ao instituto no prazo  estabelecido”.

O projeto do Porto Sul é considerado estratégico para o desenvolvimento da Bahia. Inicialmente, o local escolhido para a instalação do novo porto apontavam para a localidade conhecida por Ponta da Tulha. Após a realização de estudos ambientais detectou-se a área de Aritaguá, em Ilhéus, como mais adequada do ponto de vista técnico e menos sensível sob a ótica social e ambiental.

Já foram realizadas alterações com posterior preservação de resquícios de Mata Atlântica. “As ações para minimizar os impactos são muitas e encontram-se devidamente listadas no Estudo de Impacto do Meio Ambiente e no Relatório de Impacto do Meio Ambiente apresentados”, informa o coordenador de Políticas Públicas de Infraestrutura do Governo da Bahia, Eracy Lafuente.


Por: Daniel Thame

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O ITABUNA TEM PATROCINIO DO GRUPO VULCABRAS/AZALÉIA

Ao centro o diretor da Azaléia, sendo entrevistado
Com a presença de toda a crônica esportiva do sul da Bahia e, principalmente de Itabuna, a Vulcabras/Azaléia/Nordeste e outros patrocinadores foram recepcionados pelo Itabuna Esporte Clube com um grande almoço na Churrascaria Los Pampas ao meio dia desta quita-feria (12), quando foi anunciado o patrocínio da Azaléia/Nordeste ao Azulino.
Os radialistas Luiz de Zú, Jota Hagem e Wagner Mendes

O diretor comercial e de marketing da indústria, Pedro Morgado disse que, com a exceção do Grupo Vulcabras que adquiriu a Azaléia essa é a pela primeira vez que a empresa investe em um time de futebol no Brasil.
Prefeito Azevedo conversa com Marcel Leal

VEJA VÍDEO:

Bastante satisfeito, e chegando a dizer em entrevistas que considera a Bahia o seu segundo Estado de origem. Já que ele é paulistano, disse que estava muito alegre com o contrato realizado com presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier.   Informou Pedro Morgado que hoje o seu Grupo patrocina grandes times no Brasil, entre eles, o Flamengo, o Cruzeiro, o Internacional e agora o nosso Itabuna.

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo que também se encontrava na solenidade agradeceu a confiança do Grupo Vulcabras/Azaléia/Nordeste em nome de seu diretor Pedro Morgado em patrocinar o nosso time, hoje o único representante do futebol no sul da Bahia, na esperança de que o IEC se torne grande Campeão do Estado no Campeonato Baiano que tem início nesta quarta-feira, dia 18, onde a diretoria do Azulino espera a presença da torcida em massa.no estádio Luis Viana Filho (Itabunão).

Mais 45 casas populares são concluídas no Maria Pinheiro

Parte do programa Minha Casa Minha Vida, o bairro Maria Pinheiro foi contemplado com a construção de 190 casas, destinadas, a custo zero, aos moradores que residiam em área de risco. Dessas unidades, 145 já estão habitadas e 45 em fase de conclusão num terreno desapropriado pela Prefeitura Municipal de Itabuna na mesma localidade. A previsão é de que, no final do mês de março, as famílias possam ocupar as residências.

As casas populares foram destinadas às famílias cadastradas no Bolsa Família, que tiveram suas casas desabadas durante o período de chuvas. Nesse sentido, o prefeito de Itabuna, através do programa do Governo Federal, realizou o remanejamento dos moradores para os imóveis, que são divididos em dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

Antes de serem contempladas pelo Programa do Governo Federal, as famílias haviam perdido suas casas – a maioria em deslizamentos em períodos chuvosos – e recebiam um auxílio-moradia da Prefeitura Municipal de Itabuna.

Outras obras

Além de destinar casas populares à população mais carente, através do Programa do Governo Federal, a Prefeitura de Itabuna vem realizando há dois anos obras de contençao de encostas, urbanização e esgotamento sanitário. Para o projeto, que inclue a construção das casas populares foi destinado o valor de R$ 4,9 milhões.

Até o momento, o fiscal de obras Washington Silva Santos revela que foi realizado o esgotamento em 19 ruas do bairro, a pavimentação em 1.559,45 m², a contenção em 2.181 metros, o meio fio em 1.628,20 metros lineares e paralelo de 4.981,71 m².

Por:m: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 12/01/12
www.itabuna.ba.gov.br

União de Associações de Moradores tem novo presidente em Itabuna

Em solenidade realizada no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito Capitão Azevedo empossou o novo presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Itabuna (Uami), Luís Henrique Brandão, o Tipen Brandão. Na oportunidade, foi prestada homenagem póstuma ao ex-presidente da entidade, Juscelino Nunes Barros, o Paraquedas, que morreu no final do ano passado e cuja família foi representada pela viúva Marivalda Constância dos Santos.

O evento contou com as presenças da coordenadora de ação política e institucional do governo municipal, Maria Alice Araújo Pereira, e da diretora de Associativismo Comunitário, Veneranda Andrade, além de representantes da sociedade civil organizada, de vários presidentes de associações de bairros e lideranças comunitárias.

Azevedo destacou que a posse de Tipen Brandão marca a certeza da continuidade do projeto iniciado por Juscelino Nunes Barros, o Paraquedas, que foi um dos líderes da criação da  Uami e iniciou um amplo projeto visando fortalecer as associações de moradores junto às comunidades por ele representadas e às diversas instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O prefeito desejou votos de sucesso ao novo presidente da Uami e destacou que as portas do Centro Adminstrativo estarão “sempre abertas para um diálogo franco, respeitoso e para que Brandão possa dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor, com o objetivo de fortalecer as lideranças comunitárias e, consequentemente, a população por elas representados.

A coordenadora de ação política e institucional do governo municipal, Maria Alice Araújo Pereira, lamentou perda do líder comunitário Paraquedas e destacou a  posse do Tipen Brandão como a certeza de continuidade para o trabalho da Uami, entidade que terá todo o apoio do governo do Capitão Azevedo e tem como prioridade atender justamente à população que vive nos bairros.

O novo presidente da Uami, que também é presidente da Associação dos Moradores do Bairro Pontalzinho e foi um dos fundadores da União das Associações de Moradores de Bairros de Itabuna, declarou esperar que todas as lideranças continuem unidas para um projeto em comum e o fortalecimento da entidade. “Também contamos com apoio do prefeito Capitão Azevedo para dar continuidade ao projeto iniciado pelo ex-presidente Paraquedas, que foi um exemplo de luta e uma liderança na comunidade”, finalizou.
Por: Kleber Torres Reportagem: Hélio Fonseca  Fotos:Vinícius Borges   12-01-2012  
www.itabuna.ba.gov.br

AZALÉIA PATROCINA O AZULINO

É uma vergonha, Itabuna contar com vários grades empreendimentos - entre eles - o Shopping Jequitibá, a Triffil, a Penalty, a Conlar, a Brione, Grupo Chaves, Pai Mendonça, Buriti, Casas Bahia, Nestlé, Águia Branca e outras, e deixar uma empresa de fora patrocinar o Itabuna Esporte Clube. Está faltando visão empresarial das empresas locais!  

Estamos dizendo isso, porque o Itabuna Esporte Clube para poder disputar a Primeira Divisão do Campeonato Baiano apresenta hoje (12) a indústria Vulcabras/Azaléia Nordeste como seu  novo patrocinador. A apresentação do material acontecerá às 12 horas, na churrascaria Los Pampas

Já que a Azaléia, fez um excelente investimento,torcemos para que traga muita sorte para o Itabuna Esporte Clube, pois já está passando da hora de ser Campeão Baiano para premiar a sua fiel torcida.

Esta é a primeira ação da Azaléia Nordeste  participando do patrocínio ao esporte do Sul da Bahia. Na Bahia, a Azaléia tem sua sede na cidade de Itapetinga. .
Foto: Arquivo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Funcionários da Emasa participam de combate a dengue

Foto para ponto de partida no Setran
Paulo, Joselito,Heloisa, jorge, Habib, Alex e Daniel


 Tendo a participação de vários funcionários da Emasa, que já vem trabalhando constantemente no combate a dengue, desta vez, o mutirão, hoje (11), sob o comando do médico sanitarista Florentino aconteceu nos bairros Novo Lomanto e Santa Catarina, este último sendo encontrados vários focos do mosquito.

Os focos foram encontrados em reservatórios de água sem a devida cobertura e em algumas casas abandonadas, local de muita sujeira principalmente em baldes e copos descartáveis.

Florentino e Daniel Neto
Na oportunidade, por causa do motivo, alguns desses moradores foram instruídos a cobrir seus reservatórios e recolherem o lixo corretamente.

Nas últimas ações dos agentes e voluntários de combate a dengue, a análise que se tem é a de que os próprios moradores contribuem para  os focos do mosquito transmissor em suas  residências por falta, muitas vezes, de atenção e cuidado.

Foco, o tanque não pode ficar  descoberto



O próximo mutirão, segundo informações, acontece no próximo sábado, nos bairros Fonseca e Nova Fonseca.  Não deixe água parada o mosquito pode picar você, dentro de sua casa. 

Preparativos para lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna

Representantes das Secretarias de Transporte e Trânsito, da Saúde, de Desenvolvimento Urbano, da Guarda Municipal, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e dirigentes de entidades carnavalescas estiveram reunidos com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, para discutir os preparativos e a infraestrutura para a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, que em sua edição 2012 será realizada em 4 de fevereiro.

Segundo Leahy, o projeto visa ao resgate de uma tradição dos carnavais itabunenses e que atrai um grande número de foliões de toda a região, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, que cuida da infraestrutura da festa, incluindo iluminação, atendimento em saúde e apoio logístico.

Os dirigentes da FICC, Fred Silva e Beto Dourado, confirmaram o apoio da fundação aos blocos afro, desfile de baianas com água de cheiro e dos bonecos gigantes. Já a Settran se compromete com o fechamento dos acessos à área da lavagem, bem como criando facilidades para o tráfego dos carros-pipas da Emasa, a quem também vai competir, juntamente com a Sedur, a limpeza da área da folia após o evento.
À Sedur também caberá a colocação de elevados para o policiamento e de banheiros químicos. Seguindo normas de segurança, ficam proibidas a venda de acarajés e pastéis, de bebidas em garrafas de vidro e espetinhos na área da folia.

Outra reunião está programada para esta semana, com representantes da Guarda Civil Municipal, do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Coordenadoria Regional de Polícia, para detalhamento do sistema de segurança. No dia 16 (segunda-feira), será realizada uma reunião com a equipe de fiscais das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Saúde, além de representantes da Associação de Barraqueiros de Itabuna e dos camelôs que atuam na Praça Adami.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto
11-02-2012  

www.itabuna.ba.gov.br

FORÇA JOVEM SE UNE AO SUSTENTACIDADE

A professora Heloisa Pinheiro idealizadora  e coordenadora do Projeto SustentaCidade que apóia  a ação de despoluição do Rio Cachoeira, hoje (11) mais uma vez estará proferindo palestra no auditório da Guarda Administrativa na Villa Olímpica  de Itabuna, em parceria com o Departamento da  Juventude da Prefeitura Municipal de Itabuna com os alunos dos cursos promovidos pela aquela instituição, que encaminha o jovem ao mercado de trabalho, tendo em seu comando o jovem Sérgio Fontes.

 O projeto SustentaCidade  tem o apoio voluntário da educadora ambiental, Rose Gonçalves  que desenvolve o trabalho educativo aos ribeirinhos  e do Engenheiro, idealizador do Projeto Cientifico Baronesa, Agamenon Farias, visando à despoluição das águas do Rio Cachoeira. Projeto, este,  que foi adotado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, através do diretor-presidente  Geraldo Bríglia.

O SustentaCidade também acompanha o processamento das baronesas, que  são transformadas em adubo na industria, estrategicamente instalada  no bairro Nova Ferradas, local de recolhimento da matéria prima.   
Para o aluno Fábio Oliveira, morador do Bairro Jaçanã  e que já participou da palestra anterior  no mesmo local, semana passada, comentou que essa iniciativa  é muita boa, pois mostra a realidade de como devemos atuar em relação ao meio ambiente.

Já para Ana Luisa,  moradora do Bairro São Caetano e também participante  da primeira palestra enfatizou que o tema é muito importante porque leva a educação  e conhecimento  as pessoas leigas, em relação de como se deve agir na coleta  e reciclagem do lixo que pode ser uma grande fonte de renda e não seja lançado em nosso meio ambiente.

ASCOM/EMAS
11.01.12

Prefeitura acelera obras no Daniel Gomes e Maria Pinheiro


       Como parte do projeto para investimento de R$ 16 milhões através de uma parceria com o Ministério das Cidades, com recursos do PAC e uma contrapartida do município,  que contempla a construção de 280 casas populares e obras de infraestrutura e urbanização nos bairros Daniel Gomes e Maria Pinheiro, a Prefeitura de Itabuna intensifica as obras de saneamento e prepara a desapropriação de um terreno para implantação de habitações, centro comunitário e quadra poliesportiva.

       Segundo o supervisor de Saneamento da Emasa, Renato César Fernandes, a obra está sendo acelerada no Daniel Gomes e prossegue de acordo com o cronograma apesar das chuvas intensas que têm caído na cidade  “também concluímos 1,2 mil metros lineares de rede de esgoto no bairro”, complementou.

       Ele destaca que além de preparar a desapropriação de uma área para construção de 120 casas populares no Daniel Gomes, há ainda a previsão de implantação de um outro núcleo habitacional com 160 moradias no Maria Pinheiro. As obras de infraestrutura e urbanização estarão concluídas num prazo de sete meses. 

       As obras de esgotamento sanitário e infraestrutura no Daniel Gomes foram elogiadas pela microempresária Maria das Neves, que reside há 13 anos na rua Monte Alto, ao ressaltar a valorização dos imóveis e o impacto na melhoria da qualidade de vida da população, com a eliminação dos esgotos a céu aberto.

       Maria Luciana da Silva, que reside na mesma rua do bairro há 32 anos, observa que as obras de urbanização do bairro já começam a apresentar resultados positivos com a implantação da rede de esgoto e a expectativa ainda é maior com a realização da pavimentação de ruas e melhorias no sistema de iluminação pública.

Por: Kleber Torres Fotos:Waldyr Gomes
www.itabuna.ba.gov.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fortes temporais em Itabuna


Com fortes ventos, trovões, relâmpagos e chuvas, muita gente em Itabuna passou por maus momentos na noite desta segunda-feira para esta terça-feira (10). Muitas ruas do centro da cidade devido ao forte temporal ficaram alagadas, com acumulo de muito lixo na boca dos bueiros, o que ocasionou mais vexames.

No bairro do Pontalzinho, a Rua Ramiro Nunes, em sua parte alta, foi a que mais sofreu prejuízos, quando fortes ventos arrancaram o telhado de uma residência e torcendo como uma brincadeira a Atena parabólica do local. Também na mesma rua, o vento conseguiu arrancar os fios de alta tensão, que foram jogados ao chão, levando grande perigo à comunidade.

Na Avenida do Cinquentenário, a água conseguiu invadir várias lojas, alagando também a Rua Duque de Caxias, Avenidas Ilhéus e Amélia Amado e travessais,  mas sem maiores danos; O que se via era muito lixo obstruindo a passagem das águas pluviais. A comunidade tem que tomar consciência e parar de jogar lixo na rua.

Com a chegada, imediata, do Corpo de Bombeiro, tudo foi resolvido e graças a Deus, sem vitimas fatias, só materiais, o que é resolvível.  A previsão prevê mais chuvas na região sul da Bahia para as próximas horas.  

Itabuna amplia mutirões para o combate à dengue


Ao mesmo tempo em que prepara mutirões em áreas com maior incidência de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde investe numa série de ações para mobilizar e sensibilizar a população para a gravidade do problema. O primeiro mutirão ocorreu na semana passada,  com um projeto piloto no bairro Novo Horizonte.

Também na semana passada, no mesmo bairro e como desdobramento do mutirão, foram entregues tanques cobertos, com capacidade para armazenar 1.000 litros de água. Receberam os reservatórios famílias carentes, que – por falta de condições – armazenavam água de maneira incorreta, gerando focos de dengue.

Segundo o secretário Geraldo Magela, as ações serão ampliadas. Ele lembra que em 2010 foram notificados 1.064 casos de dengue, dos quais 484 confirmados. Em 2011, foram notificados 606 casos, com 347 confirmações. Nos dois anos não foi registrada nenhuma morte provocada por dengue em Itabuna.

Magela salienta que todos os casos informados são investigados e é feito o isolamento viral. “No último ciclo de 2010, o índice de infestação era de 19,6%; em 2011, no último ciclo, o índice de infestação foi de 9,6%, com um grande avanço reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado”, afirma o secretário.

DCS – PMI  Texto: Kleber Torres Fotos:Pedro Augusto
09-01-2012   

expressaounica 
Continua Amanhã (11)

Amanhã, 11, a visita do mutirão vai acontecer aos bairros, Santa Catarina e Novo Lomanto. Os agentes de combate a dengue acompanhados de outros servidores municipais, inclusive os da Emasa, terão como ponto de partida, o pátio da Setran (antigo aeroporto). Neste sentido todos estão sendo convidados. 

Papa não admite casamento guy aos católicos

O papa, de 84 anos, encerrou o terceiro dia de visitas à Alemanha. Bento XVI discursou também contra o aborto e a eutanásia. 


 O papa Bento XVI disse neste sábado (24) na Alemanha que a Igreja Católica não pode aceitar o casamento gay e também fez um chamado aos jovens para que erradiquem o mal da sociedade e se afastem de uma fé indiferente que prejudica a Igreja.

O papa, de 84 anos, encerrou o terceiro dia de visitas a sua terra natal com uma concentração de mais de 30 mil jovens em uma área aberta ao sul da cidade de Freiburg, uma região católica onde teve a recepção mais calorosa até agora na viagem ao país.

"O mundo em que vivemos, apesar de seu progresso tecnológico, não parece estar ficando melhor", disse ele aos jovens. "Há ainda guerra e terror, fome e doença, amarga pobreza e opressão sem misericórdia."

O papa fez um apelo para que eles erradiquem todas as formas do mal na sociedade e não sejam "cristãos indiferentes", ao dizer que a falta de comprometimento com a fé fez mais estragos à Igreja do que seus inimigos jurados.

Os jovens na multidão demonstravam entusiasmo enquanto ele falava. "Nestes dias, a Igreja é apresentada pela mídia de modo muito negativo, por isso é importante que nós, jovens, vejamos que também podemos estar orgulhosos da Igreja, e que a própria Igreja não é ruim, mesmo que algumas pessoas tenham causado decepções", Kathrin Doerr, de 26 anos, que participou da concentração de fiéis.

Antes, em uma reunião com líderes cristãos ortodoxos, Bento XVI falou contra o aborto, eutanásia e casamento gay. "Nós, como cristãos, atribuímos grande importância à defesa da integridade e singularidade do casamento entre um homem e uma mulher de qualquer tipo de interpretação errônea."

Comunismo e fé

No penúltimo dia de sua viagem à Alemanha, o papa transpôs as divisões geográficas e religiosas do país, enaltecendo os fiéis por resistirem ao efeito da "chuva ácida" do comunismo na antiga Alemanha Oriental e se dirigindo a entusiasmadas multidões de católicos no oeste alemão.

Numa missa na praça medieval na cidade de Erfurt, onde apenas cerca de 7% da população é católica, ele elogiou os alemães do leste que permaneceram leais à Igreja durante os opressivos anos do nazismo e, depois, do comunismo.

Cerca de duas horas antes da missa matinal em Erfurt, um homem disparou para o ar em um posto de triagem que fazia parte do esquema de segurança na cidade, em um aparente protesto contra as medidas rígidas de controle dos participantes, disse a polícia. O Vaticano informou que o papa não esteve em nenhum momento em perigo.

Na sexta-feira, Bento XVI manteve um encontro-surpresa com vítimas de abusos sexuais por parte de padres, em Erfurt. Autoridades eclesiásticas disseram neste sábado que estiveram presentes três homens e duas mulheres, escolhidos entre muitas vítimas da Alemanha que haviam pedido para se encontrar com o papa.

Cerca de 700 alemães entraram com ações na Justiça pedindo indenização por abusos de padres e outros integrantes dos quadros da Igreja. Um número recorde de 181 mil alemães deixou a Igreja Católica em 2010, muitosem protesto pelo escândalo dos abusos sexuais.
Fonte: wscom oline

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aniversário do poeta na fazenda...


Sede da Fazenda
O poeta Adeildo Marques juntamente com os seus amigos/poetas, Clovisnaldo Argôlo e Joselito dos Reis encerrou com “chave de ouro”, as comemorações do seu aniversário ocorrido dia 06, Dia de Reis, em sua Fazenda de Cacau, na região da Serra Verde, município de Coarací, sul da Bahia.
Zé Marques

Seus amigos do campo e familiares lhe brindaram e saudaram cantando os parabéns em grande estilo, levado a torta de abacaxi, cacau, jaca, banana, galinha caipira, bacalhau e outras iguarias... 

Segundo Clovisnaldo Argolo, que produziu até vídeo, aqui publicado no interior da roça de cacau, o dia foi um dos mais maravilhosos de sua vida e, que, ele jamais esquecerá. Também pudera estava ao lado de duas gatas amigas; uma delas parecia mais com uma pantera!
Os parabéns

 Enquanto, o aniversariante, Adeildo com um sorriso de felicidade era a expressão da própria alegria, não sabia o que fazer com tanta gente bonita da família ao seu redor.
Da família quem chamava mais atenção era o galã, “William Boner”, ou seja, Zé Marques Filho, que também era um sorriso só, de ponta a ponte, completado com a simpatia, alegria e beleza de sua mamãe, D. Olga e sua tia Ozana. 
O poeta Clovisnaldo encantado com o fruto do cacau

Ficaram encantados com o recital de poesia de Clovisnaldo Argolo, Joselito dos Reis e Adeildo Marques, após o almoço, onde D. Olga ofereceu um pudim de chocolate com calda de caramelo... Uma delícia! Como é bom a fazendo, o povo tem respeito, amor, união e sensibilidade! Parabéns, Adeildo Marques você merece. Trata-se de um grande homem. È servidor ao próximo! E quem não é assim, não serve para viver! Tenho dito!

Gente!
                                                                   A Adeildo Marques
Na colina daqui
Do campo cheiro de orvalho
Cheiro de jasmim;

No cantor dos passarinhos
No aroma dos frutos  
No rugir dos animais...

É que me sinto mais
Contumaz... Feliz
Ouvindo no final da tarde
No pé da serra querida
O cantar de minha perdiz

Queria não ser gente
Mas parte da natureza
Ah! Que saudade
Ah! Que saudade...
Da minha liberdade...

Veja o vídeo:  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...