Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Emasa amplia ações contra dengue e distribui tanques com tampa


Equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) iniciaram a distribuição de 70 tanques com tampas e capacidade de  1000 litros para famílias cadastradas, residentes na Rua Santa Luzia, no bairro Novo Horizonte. A comunidade registrou índice de infestação predial de 46% no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, apurado no final do ano passado. 

A ação é um desdobramento do mutirão de combate à dengue, promovido esta semana pela Secretaria de Saúde de Itabuna no Novo Horizonte, quando  foi identificado que muitas casas não tinham local apropriado para o armazenamento de água, que era acumulada em tonéis e até em portas de geladeiras, além de uma variedade de recipientes sem tampa,  o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. 

Imprensa cobre a distribuição em comodato
O presidente da Emasa, Geraldo Briglia, explica que os novos tanques irão ajudar na redução dos focos de dengue no bairro, ajudando a prevenir o avanço do número de casos da doença. Ele observa que os tanques foram cedidos gratuitamente pela Emasa e se destinam ao uso pessoal das famílias atendidas, não podendo ser vendidos, cedidos, emprestados ou usados para outro fim que não o armazenamento da água. As casas beneficiadas serão vistoriadas semanalmente pelos agentes de controle de endemias.

Alívio – Adelino Alves de Souza, morador da Rua Santa Luzia há 23 anos, diz que utilizava um poço artesanal para o armazenamento de água e teve dengue duas vezes, sendo a última com complicações e maior gravidade. “A instalação desses tanques vai ser um alívio e uma grande satisfação para minha família e nossos vizinhos, pois o risco de dengue vai diminuir e nós vamos poder ficar tranquilos”, acrescentou.

Sheila Roseno dos Santos, moradora na mesma rua, diz que fica muito feliz por essa iniciativa da Emasa, que conforta especialmente as famílias que têm crianças e que já foram prejudicadas pela dengue. 

Por: Kleber Torres Reportagem : Thainam Nicácio  Fotos: Waldyr Gomes e Alex de Souza 06-01-2012  

DESRESPEITO A ITABUNA


Conforme flagra a foto, de Adeildo Marques, o Centro de Convenções de Itabuna onde já foram investidos cerca de três milhões de reais no governo Fernando Gomes você vê   a sua estrutura e o dinheiro público sendo jogado fora... no mato! 

O município fez sua parte, mas o Governo do Estado se esqueceu de fazer a sua. Segundo a população, por problemas políticos, ou melhor, politicagem, aliada a maracutaia do PT, porque neste país, ainda existem políticos sérios. 

Enquanto isso, os grandes eventos de Itabuna são realizados em Ilhéus, no Centro de Convenções de lá. 

Tudo indica que Centro de Itabuna, só vai ser terminado quando o PT deixar o Governo do Estado.

Enquanto isso os prejuízos, na maioria, com a classe empresarial de Itabuna é grande!  

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Prefeitura intensifica Operação Tapa-Buracos

Avenida Amélia Amado humanizada no plantio de árvores


 O prefeito Capitão Azevedo fez o plantio de três mudas de  pau-brasil num trecho da avenida Amélia Amado, onde já foi concluída a primeira etapa das obras de revitalização. Este é apenas o inicio de um grande projeto paisagístico que será realizado nessa área, tão logo as obras de macrodrenagem do canal da Amélia Amado sejam concluídas. 

“Não temos dúvida de que com a conclusão das obras, Itabuna terá um novo perfil, uma nova cara. Nesse local, por exemplo, além de beneficiar os motoristas em função da pista dupla que está sendo construída, haverá um novo visual urbanístico, que tornará a cidade mais bonita” assegurou Azevedo.
Nessa primeira etapa do projeto do projeto de paisagismo, o titular da Agricultura, Marcelino Oliveira, informou que serão plantadas 30 mudas de espécies arbóreas e plantas ornamentais. 

 Acompanhado dos secretários municipais Fernando Vita (Planejamento), Marcelino Oliveira (Agricultura) e Gustavo Lisboa (Educação), o prefeito ouviu detalhes das obras e um balanço do que já foi feito, e sobre os próximos passos da execução.

O secretário de Planejamento explicou que a obra foi paralisada momentaneamente porque o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) pediu a redução da cobertura do canal no trecho entre a avenida Itajuipe e a rua Professor Alício de Queiroz, mas assegurou que as obras de macrodrenagem serão finalizadas  até o próximo mês de maio.

“Esta é uma das maiores obras dos últimos tempos em Itabuna. A intervenção vai humanizar um espaço insalubre, tornando-o bonito e agradável, além de garantir melhores condições de mobilidade no centro”, salientou Vita.

Por: Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges – 05/01/12
www.itabuna.ba.gov.br 

Geraldo Bríglia tem avaliação positiva da atuação da Emasa


O diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento S/A (EMASA), engenheiro Geraldo Bríglia, fez um balanço positivo do ano de 2011 para empresa, com ênfase para os últimos seis meses de sua gestão.

A reunião de avaliação contou com a participação de todos os diretores: Marcus Habib, da Diretoria Técnica; Octaviano Burgos, da Diretoria Administrativa; Jorge Neves, da Diretoria de Expansão; Juscelino Leal, da Diretoria Financeira; além de José Silva, da Gerência Comercial, e dos coordenadores e gerentes setoriais. Briglia disse que, como novo gestor da Emasa, obteve os melhores índices de desempenho, graças ao enquadramento dos funcionários ao seu novo sistema de trabalho.

Na oportunidade, Geraldo Briglia também expôs os novos projetos da empresa, entre eles a ampliação da oferta de água e melhoria da distribuição, e a despoluição do Rio Cachoeira, através do Projeto Sustenta Cidade, coordenado pela professora Heloisa Pinheiro. Segundo o presidente, a maior carência da empresa está na questão do saneamento. No entanto, ele enfatizou que o setor já conta com vários projetos à espera de recursos no Ministério das Cidades “e que deverão ser aprovados a qualquer momento”.

 “Quero fazer um agradecimento especial a todos os coordenadores, chefes e encarregados por esses resultados, salientando que em 2012 deveremos manter o mesmo empenho e, assim, poder atender bem ao usuário, com eficiência, rapidez, qualidade nos serviços para a população, que é o sentido da nossa existência, e também para que possamos sempre atender à altura a determinação do Prefeito Capitão Azevedo, que é a de dar dignidade ao cidadão”, declarou Briglia.

Ascom/Emasa – 05/01/12
 

Emasa fornece reservatória em comodato


Tanque sendo entregue em comodato
Para auxiliar o combate a dengue, que teve início através de mutirões no dia ontem, pelos bairros Novo Horizonte e Corbiniano Freire, em uma ação em conjunto com todos os setores do município e coordenado pessoalmente pelo Prefeito Capitão Azevedo, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, dá início amanhã (06), em sistema de comodato, a entrega de tanques de reservação de água, com capacidade de mil litros, aos moradores de imóveis de maior índice de proliferação do aedes aegypti, mosquito que transmite a epidemia

Essa iniciativa de comodato informou o diretor-presidente da Emasa, engenheiro Geraldo Bríglia, começa a distribuição dos reservatórios amanhã, já contendo bóias, pelos bairros citados e prevalece até que as condições sanitárias do local, beneficiado, sejam amenizadas, dentro de um cronograma desenvolvido pelo município de combate a dengue.

No dia de ontem o Prefeito Capitão Azevedo considerando o agravamento epidemiológico da infestação predial que atingiu o patamar de 8,8% e as fortes chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) para o município de Itabuna, o que poderá ocasionar uma epidemia de dengue, de consequências imprevisíveis, assinou o decreto 9.656, que declara situação de emergência em todo o território municipal, por um prazo de 90 dias e prorrogável por igual período até que a situação se adéque às exigências do Ministério da Saúde.