quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Programa de Residência Médica da Santa Casa de Itabuna é destaque



O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, iniciado em abril de 1995, mantém médicos residentes nos Hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas nas áreas da Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecológica/Obstétrica e Neonatologia. Ao todo são 19 bolsas para médicos em especialização com titulação reconhecida pelo MEC e Ministério da Saúde. 

Fundamentado em acompanhamento teórico-prático com duração de dois anos, a Residência Médica é regulada pela Comissão Nacional de Residência Médica, instância parceira entre Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Os Programas de Residência Médica da Santa Casa de Itabuna integram o Programa de Pós-graduação de Medicina em Serviço de Saúde dentro do Programa Unificado SUS Bahia. 

“É um concurso estadual, executado via Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), no qual os candidatos melhor classificados optam pelas instituições onde preferem cursar a residência. Para tanto, é necessário ter concluído Medicina e registro no Conselho”, relatou a médica preceptora que coordena o Programa de Residência em Clínica Médica, Rosângela Carvalho. 

O Programa de Residência Médica em Clínica Geral foi o primeiro a ser criando há exatos 17 anos, formando profissionais médicos generalistas, especializados em clínica. Com quatro vagas para o primeiro ano de residência e outras quatro para o segundo ano, a Residência em Clínica Geral na SCMI prevê a execução das atividades práticas do primeiro ano no Hospital São Lucas; enquanto o segundo ano é direcionado para o Hospital Calixto Midlej Filho. 

“Ainda temos instituições conveniadas pelo Brasil onde os residentes podem cursar até dois meses de estágio em serviços que contemplem a formação individual de cada um”, relatou Rosângela.

Mais cursos
Para o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral são três vagas para o primeiro ano e igual quantidade para o segundo ano do programa, desenvolvido em sua plenitude dentro do Hospital Calixto Midlej Filho. “Ainda temos o programa de Residência em Pediatria com duas vagas por ano de curso; em Ginecologia e Obstetrícia, também com duas vagas para o primeiro e duas vagas para o segundo ano do programa; além de uma vaga anual para o Programa de Residência Médica em Oncohematologia, todos esses últimos executados no Hospital Manoel Novaes”, relatou a médica preceptora Rosângela Carvalho.   

Qualidade em alta
Primando sempre pelas melhores práticas didáticas e pelo cumprimento de todas as exigências da Comissão Nacional de Residência Médica, os Programas de residência da Santa Casa de Itabuna mantêm um bom conceito dentro da Comissão Estadual da Residência Médica. Ainda sobre a qualidade do Programa de Residência Médica, a médica Rosângela Carvalho fala sobre os diversos médicos formados no programa que retornaram para atuar na instituição. 

“Temos alguns nomes que já passaram pelo Programa de Clínica Médica que hoje estão conosco em excelente desempenho, como Suely Pereira, gastroenterologista que foi diretora do Hospital São Lucas; Gustavo Magno, pneumologista que também cursou a residência em Clínica; Maria Carolina, hoje nefrologista na instituição que também foi aluna do nosso Programa, além do cardiologista Almir Gonçalves; e das médicas clínicas Neyla Rocha Santos e Jamima Tamandaré do Amaral, que atuam junto aos pacientes internados aqui no Hospital Calixto Midlej Filho”, finalizou Rosângela Carvalho.   

Da assessoria
Por Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...