sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Eventos culturais marcam a abertura da I Semana Estadual dos Direitos Humanos

Em comemoração ao aniversário de 64 anos de proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 62 da instituição do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, promove, de 10 a 14 de dezembro, a Semana Estadual dos Direitos Humanos.

A abertura da semana será realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM com a presença do Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, da Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Zaudith Silva Santos, do Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, além de representantes de diversos segmentos da sociedade civil e esferas governamentais.

Na ocasião haverá o lançamento do Livro Direitos Humanos: Múltiplos Olhares, de Valnêda Cássia Carneiro e Vanessa Cavalcanti.

Programação - Ainda em comemoração ao dia Internacional dos Direitos Humanos, Salvador sediará, nas noites dos dias 10 e 11, a 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Rua. Os filmes serão exibidos no Largo do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, à partir das 20hs, com entrada franca.

A solenidade de abertura contará com a presença da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, do Governador Jaques Wagner e do Secretário Almiro Sena. A programação faz parte da 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que será realizada em Salvador a partir da próxima sexta, dia 14, na Sala Walter da Silveira.

A Semana dos Direitos Humanos também contará com a participação dos povos indígenas com a realização do IV Fórum de Políticas para os Povos Indígenas, de 12 a 14 de dezembro.
O encontro, que será realizado no Hotel Sol Barra, na Av. Sete de Setembro, 3577 – Porto da Barra, trará um diagnóstico sócio econômico dos povos indígenas na Bahia e promoverá discussões sobre as perspectivas dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

A abertura do encontro contará com as presenças do Secretário Almiro Sena, do Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Ricardo Maurício Soares, do antropólogo Ordep Serra, do professor José Augusto Sampaio, do Coordenador Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas na Bahia – MUPOIBA, Cacique Babau, do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas na Bahia – COPIBA, Marcelo de Jesus e de representantes de diversas etnias do estado da Bahia.

Na sexta-feira, 14, acontece a 4ª Marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não Violência. A concentração para a caminhada está prevista para as 15hs, com saída do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. A 4 ª Marcha é fruto da Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência (World March for Peace and NonViolence), realizada em 2009 em mais de 100 países. A versão nordestina de 2012 acontecerá como evento de encerramento da I Semana Estadual dos Direitos Humanos
A abertura oficial da Semana Estadual de Direitos Humanos acontece às 14:30 de segunda-feira, dia 10, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, 3ª Avenida, 310, Centro Administrativo da Bahia – Salvador.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...