terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um retrato do descaso na saúde pública

Fila (Foto: Imagem/TV Bahia)
Fila de 1,5km de extensão. Pacientes em busca de atendimento.

A segunda-feira no Hospital Santa Izabel em Salvador retrata o dia a dia de milhares de brasileiros, que precisam do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), e não conseguem êxito.

No Santa Izabel, durante a manhã da segunda-feira (5), formou-se uma fila de 1,5 km de extensão, com cerca de 300 pessoas, lutando por um atendimento. Idosos que chegaram ao local, às 4h da manhã, e mesmo assim, não conseguiram marcar uma nova consulta. São mães, pais, avós que merecem todo o respeito, aliás, é muito além do merecer, é ter o direito a um atendimento digno no SUS, direito esse que é violado, toda vez que depois de passar o dia todo na fila, eles voltam pra casa sem a consulta, ou o exame marcado.
Fila (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Na ocasião, o diretor do Hospital, José Almeida, disse que não tem como ampliar o número de vagas. “Eu não tenho como aumentar toda vez que o número de consultas que o hospital oferece. O hospital tem uma capacidade de atendimento, tem um grupo de médicos que atendem. Se eu aumentar o número de fichas atendidas, nós vamos agendar para quatro, cinco ou seis meses. Vai chegar uma hora que pacientes que precisam do retorno não terão vagas”.

É essa a nossa vergonhosa realidade, pois, uma pessoa que está procurando pela unidade de saúde hoje, é porque precisa hoje, e não daqui a cinco ou seis meses, durante esse tempo, muitas vidas podem ser perdidas, e o Governo não se importa, pois a sua família Graças a Deus, está rodeada de planos de saúde. Precisa-se de grandes investimentos e comprometimento dos profissionais da área de saúde, é um conjunto de fatores que levarão a melhora do SUS, reclamamos do Hospital de Base em Itabuna, mas pelo visto o problema é infelizmente, generalizado.

Ótimo que o Governo invista na Copa do Mundo, mas vergonhoso é esquecer da saúde, esquecer da educação, segurança pública e diversos outros setores, que estão largados de mão, por quem deveria preservá-los, por quem deveria investir.
Posto médico Itabuna/Bairro Califórnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...