Fila de 1,5km de extensão. Pacientes em busca de atendimento. |
A segunda-feira no Hospital
Santa Izabel em Salvador retrata o dia a dia de milhares de brasileiros, que
precisam do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), e não conseguem êxito.
No Santa Izabel, durante a
manhã da segunda-feira (5), formou-se uma fila de 1,5 km de extensão, com cerca
de 300 pessoas, lutando por um atendimento. Idosos que chegaram ao local, às 4h
da manhã, e mesmo assim, não conseguiram marcar uma nova consulta. São mães,
pais, avós que merecem todo o respeito, aliás, é muito além do merecer, é ter o
direito a um atendimento digno no SUS, direito esse que é violado, toda vez que
depois de passar o dia todo na fila, eles voltam pra casa sem a consulta, ou o
exame marcado.
Na ocasião, o diretor do
Hospital, José Almeida, disse que não tem como ampliar o número de vagas. “Eu
não tenho como aumentar toda vez que o número de consultas que o hospital
oferece. O hospital tem uma capacidade de atendimento, tem um grupo de médicos
que atendem. Se eu aumentar o número de fichas atendidas, nós vamos agendar
para quatro, cinco ou seis meses. Vai chegar uma hora que pacientes que
precisam do retorno não terão vagas”.
É essa a nossa vergonhosa
realidade, pois, uma pessoa que está procurando pela unidade de saúde hoje, é
porque precisa hoje, e não daqui a cinco ou seis meses, durante esse tempo,
muitas vidas podem ser perdidas, e o Governo não se importa, pois a sua família
Graças a Deus, está rodeada de planos de saúde. Precisa-se de grandes
investimentos e comprometimento dos profissionais da área de saúde, é um
conjunto de fatores que levarão a melhora do SUS, reclamamos do Hospital de
Base em Itabuna, mas pelo visto o problema é infelizmente, generalizado.
Ótimo que o Governo invista
na Copa do Mundo, mas vergonhoso é esquecer da saúde, esquecer da educação,
segurança pública e diversos outros setores, que estão largados de mão, por
quem deveria preservá-los, por quem deveria investir.
Posto médico Itabuna/Bairro Califórnia |
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