quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Santa Casa de Itabuna serviços ao Mutirão do Diabético

Entendendo a importância do Mutirão do Diabético, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anuncia a renovação de parceria com este evento de grande importância para a sociedade. Como ocorre todos os anos, a instituição estará presente através de serviços de Laboratório de Análises Clínicas, de Nefrologia e do Centro de Estudos (Funcepes), auxiliando de forma decisiva no diagnóstico e encaminhamento de pacientes com diabetes durante o evento. O Mutirão será realizado neste sábado (10), na Praça Rio Cachoeira, Centro de Itabuna, a partir das 8 horas. 

Sobre os serviços prestados pela Santa Casa de Itabuna durante o Mutirão do Diabético, que acontece neste dia 10, o Laboratório de Análises Clínicas atuará com uma equipe de seis profissionais realizando exames de diagnóstico e confirmação do diabetes. Estarão à disposição os exames de colesterol total, creatinina, glicemia, HDL, hemoglobina glicosada, proteína e glicose na urina. 

Os exames laboratoriais serão essenciais para a confirmação do diagnóstico e encaminhamentos médicos realizados durante o Mutirão do Diabético. Neste setor, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estará atuando com duas equipes médicas, sendo a primeira do Centro de Estudos Professor Edgard Santos, realizando orientações e encaminhamentos; e a segunda dos médicos nefrologistas. 

“Os nefrologistas atenderão pacientes diagnosticados com retinopatia diabética, que, provavelmente, tem diagnóstico de nefropatia diabética, já que ambas são agravos decorrentes da evolução do diabetes”, relatou o médico nefrologista e vice-provedor da Santa Casa de Itabuna, Almir Alexandrino. Durante o atendimento no Mutirão, os médicos nefrologistas farão exames clínicos, leitura dos exames laboratoriais e encaminhamentos para tratamento ambulatorial ou mesmo intervenção hospitalar para os casos mais graves.

Para a médica e coordenadora do Serviço de Nefrologia da SCMI, Neyde Vinhático, a essência do Mutirão do Diabético reflete os benefícios coletivos e individuais gerados com a evolução científica que sai da Academia e chega ao seio da sociedade, em praça pública. “Com a evolução do tempo e da ciência aprendemos a lidar melhor com o diabetes e a interferir na doença, retardando ou até revertendo suas complicações.

 Levar este conhecimento à sociedade e fazer com que as pessoas se apropriem deste conjunto de atitudes, que envolve novos hábitos e novas formas de tratamento, é um dos objetivos da nossa presença no Mutirão do Diabético”, declarou Neyde Vinhático.   



Por - Jack Simões
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...