quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pelo segundo ano consecutivo a Bahia lidera o ranking de homicídios no país

Dados da 6ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta terça (06), em São Paulo aponta a Bahia pelo segundo ano consecutivo na liderança em número de ocorrências de homicídios, com mais de 4,3 mil assassinatos registrados em 2011.
Apesar de uma leve redução de 3,42% de 2010 para 2011, o estado manteve a liderança que nos anos de 2008 e 2009 era do Rio de Janeiro. A Bahia finalizou o ano com 4.380 homicídios dolosos registrados, 155 a menos que em 2010. O fórum considera que as taxas de homicídios dolosos são as medidas principais da situação do crime e da violência em uma localidade.
Em números proporcionais ao tamanho da população, segundo o estudo, a Bahia fica na sétima posição, com taxa de 31,1 homicídios por 100 mil habitantes. Nesse ranking, o campeão nacional é Alagoas, que registrou 2.342 assassinatos no ano passado - uma taxa de 74,5 homicídios por 100 mil habitantes.
Itabuna
Até o final de outubro, a cidade registrou cerca de 140 homicídios. Crispim Ramos, 28 anos, foi morto a tiros e golpes de facão na cabeça, no Bairro Nova Itabuna, no domingo (4). Este foi o primeiro registro deste mês. A vítima chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu e morreu ao dar entrada no pronto socorro.
De acordo com o levantamento feito este ano pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, Itabuna figura em 8º lugar no ranking nacional da violência e 3º no estadual para jovens de até 19 anos entre as cidades mais violentas do Brasil no Mapa da Violência 2012. Nos últimos cinco anos, Itabuna registrou uma média de 200 homicídios por ano, um índice equivalente a países em Guerra, e, superior proporcionalmente inclusive aos registrados, atualmente, na Síria.
A violência assusta moradores. Em novembro de 2010 uma pesquisa apresentada pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro, o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de SP, Luiz Antonio Marrey, e integrantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre a exposição do jovem brasileiro à violência (Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Pesquisa de Opinião com Jovens de 31 Municípios Brasileiros), apontou a cidade de Itabuna com maior índice de vulnerabilidade à criminalidade entre os jovens.

Fonte: http://www.agora-online.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...