domingo, 18 de novembro de 2012

Neto é decisivo e Brasil é campeão da Copa do Mundo de Futsal


 O Brasil é heptacampeão mundial de futsal. A Seleção venceu a difícil final da Copa do Mundo, contra a Espanha, na manhã desde domingo, pelo placar de 3 a 2, e comemorou o sétimo na competição. A partida terminou empatada em 2 a 2, e foi levada à prorrogação em que Neto foi decisivo e marcou o gol do título.
O Brasil comemora o heptacampeonato, porém para a Fifa, a Seleção Brasileira é apenas penta, pois a entidade só considera os títulos a partir de 1989, quando organizou o campeonato pela primeira vez. Os brasileiros já haviam vencido em 1982 e 1985.

Autor do gol decisivo que rendeu o título ao Brasil, Neto, que também abriu o placar para a Seleção, perdeu o pênalti que deu o bicampeonato à Espanha em 2000. Na final de 2008, vencida pelo Brasil, o jogador estava lesionado e não jogou.
Foi a quinta final entre Brasil e Espanha na Copa do Mundo, a quarta na era Fifa. Com a vitória desde domingo, o Brasil prova sua superioridade em decisões, pois só perdeu a final uma vez para os espanhóis, em 2000.

Desde 1996, Brasil e Espanha são as principais equipes na Copa do Mundo. Na última edição, os brasileiros conseguiram vencer o difícil duelo contra os espanhóis, no Maracanãzinho, também depois de um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Na ocasião, a vitória veio por 4 a 3 nos pênaltis.
A Seleção canarinho ainda vive a expectativa de ficar com a Bola de Ouro, entrega pela Fifa ao melhor jogador da competição. Fernandinho e Neto concorrem pelo Brasil. Os adversários do Brasil na final também têm dois representantes, Kike e Torres. De fora da decisão, o português Ricardinho também é candidato.
As indicações da Fifa deixou de fora o craque Falcão, vencedor nas duas últimas edições, mas que sofreu com uma lesão no começo do Mundial, o que comprometeu sua escolha. O camisa 12 foi novamente importante para o Brasil e fez o gol de empate que levou a partida para a prorrogação.
A Seleção Brasileira teve uma motivação extra antes da partida final. Um site espanhol mostrou toda a confiança do país no título e divulgou uma imagem do escudo da seleção bicampeã com a terceira estrela. A comissão técnica do Brasil não perdoou e espalhou a figura pela concentração.

O Brasil começou sua campanha terminando a primeira fase invicto e em seguida, passou com uma sonora goleada sobre o Panamá. O maior desafio veio na sequência, em que a seleção verde-amarela teve a rival Argentina pelo caminho e precisou confirmar a classificação na prorrogação. Após despachar a Colômbia, os brasileiros chegaram a mais uma final com a Fúria e confirmaram o título de melhores do mundo.
O jogo - As equipes começaram se estudando, mas com forte marcação de ambas. A primeira chance de gol é da Espanha, mas Vinícius salva a bola que já havia passado pelo goleiro Tiago. O jogo seguiu disputado e o camisa nove da Fúria, Lozano, deixou a quadra após entrada forte de Jé.

A Seleção Brasileira teve dificuldade em manter a posse de bola, errou passes, e foi a Fúria que teve as melhores chances, mas foi travada pela defesa brasileira. A primeira boa oportunidade as equipe verde-amarela foi com Ari, que emendou um chute forte em direção à meta de Juanjo, mas a tentativa foi interceptada.
Miguelin deu um grande susto na torcida brasileira após cobrança de falta em que a bola desviou, mas balançou as redes pelo lado de fora. Foi a última jogada do primeiro tempo, que terminou com 15 chutes a gol da Espanha, contra oito tentativas do Brasil. Nenhuma das bolas arriscadas pela Seleção testou o goleiro espanhol.

O técnico Marcos Sorato apostou em Falcão na volta do intervalo e a postura do Brasil passou a ser mais agressiva. A Espanha se desestabilizou e mostrou nervosismo, cedendo um escanteio sem necessidade. Candidato a melhor do mundo, Neto não perdoou e mandou para as redes com um chute cruzado.
O jogo ficou mais disputado no segundo tempo. O árbitro peruano Hector Rojas marcou falta perigosa próxima da área, mas Falcão chutou na barreira. A Espanha empatou na metade da etapa. Torras pegou a sobra depois de uma grande defesa do goleiro Tiago.

A virada aconteceu na sequência, com Aicardo, que chutou no canto do arqueiro brasileiro. O Brasil tenta reagir, mas é a Fúria que leva perigo novamente com uma bola no travessão.
Sorato apostou no goleiro linha e em seguida o Brasil empatou com Falcão. O camisa 12 recebeu e chutou forte no ângulo. A Seleção ainda teve a chance da vitória, mas desperdiçou o contra-ataque que poderia decidir a partida.

A primeira etapa da prorrogação teve chances para ambos os lados. Os times levaram perigo, porém não conseguiram concluir. No segundo tempo, o Brasil teve um tiro livre indireto, mas Rodrigo desperdiçou.
Faltando 19 segundos para o final, brilha a estrela de Neto. O jogador decreta a vitória brasileira com um forte chute no canto do goleiro.

Terra-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...