quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Itabuna tem mais de 6 mil casos de dengue e pode enfrentar nova epidemia

Itabuna corre risco de enfrentar, ainda este ano ou no inicio de 2013, uma nova epidemia de dengue como em 2009, quando nove pessoas morreram vítimas da doença. O alerta foi feito na Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (27), pelo diretor de Vigilância à Saúde, da Prefeitura de Itabuna, Florentino de Souza Filho.
 
“A situação é preocupante. Se não forem adotadas as ações preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Itabuna poderá ter uma nova epidemia da doença, o que deixa todos nós em situação vulnerável”, atestou Florentino Filho.

Ele revelou que de janeiro até o último dia 12,  já haviam sido notificados 6.393 casos de suspeita de dengue em Itabuna. Também admitiu que o total de casos esteja atualmente na faixa dos 7 mil. 

Florentino Filho lembrou que a dengue já matou duas pessoas em Itabuna este ano e que um novo vírus, o 4, passou a circular na cidade, aumentando os riscos, em caso de contágio, especialmente para quem já teve a doença. 

Hoje o vírus da dengue de maior prevalência é o 2, mas a doença agora  também poderá ser disseminada pelo vírus 4, o que significa dizer que, se a pessoa for vítima da doença pela segunda vez, correrá risco de morte porque o cruzamento dos dois vírus no organismo produz complicações ainda mais graves que as habituais.

O diretor de Vigilância à Saúde, Florentino Filho, foi à Câmara Municipal atendendo convite do vereador Paulo Luna com apoio de todos os demais integrantes do Poder Legislativo, que se mostram preocupados com a evolução da dengue em Itabuna. 

Florentino Filho participou de reunião das Comissões Técnicas e fez um relato detalhado do quadro da doença na cidade, revelando que a taxa de infestação predial, no momento, é de 18,4%, considerada muita elevada.  Florentino Filho pediu à população que colabore no combate à dengue.

Texto - Fábio Luciano
Foto: By Fabinho Nazoera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...