quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CZZ de Ilhéus alerta a população sobre o combate à roedores e caramujos

 
O Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus continua com o trabalho de combate aos roedores e aos caramujos em Ilhéus e segue atendendo as denúncias realizadas pela população sobre estes casos. A leptospirose (doença infecciosa causada por uma bactéria eliminada através da urina de ratos), por exemplo, tem todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus e acompanhados por técnicos.
Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, também pode entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a colocação do raticida, uma espécie de veneno para ratos.
Já a espécie conhecida como caramujo africano tem tido ocorrência principalmente na zona sul da cidade, em bairros como Pontal e Sapetinga. O caramujo africano é hermafrodita e possui uma rápida proliferação. Ele realiza quatro posturas ao ano, com cerca de 400 ovos em cada uma. O animal pode transmitir doenças aos seres humanos, e por isso é importante manter um nível de infestação baixo, preservando a saúde pública. Assim, a população deve recorrer ao Centro de Zoonoses quando encontrar estes animais tanto em residências, quanto em lugares públicos como ruas e praças. Ao receber a denúncia, a equipe do CZZ irá ao local realizar a catação dos animais que estejam mais evidentes e colocar um produto específico para o combate ao caramujo.
O coordenador do CZZ, Aloísio Correia, informou que o produto utilizado é liberado pelo Ministério do Meio Ambiente, e não é nocivo as plantas e nem aos animais domésticos.  Após 10 dias da colocação do produto, a equipe retorna ao local para averiguar a situação e recolher os caramujos mortos. Aloisio explica ainda que, o recolhimento dos caramujos mortos é muito importante porque seu casco pode acumular água, contribuindo para a proliferação da dengue. Alguns cuidados devem ser tomados como pegar o animal somente com luvas ou saco plástico, e não permitir que crianças tenham contato com o caramujo.
Medidas preventivas podem ser tomadas como impedir a formação de entulhos, acondicionar corretamente o lixo, e só colocá-lo na porta de casa próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta, evitam a proliferação de ratos e caramujos. Deve-se evitar também o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Nessas situações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.
O CCZ de Ilhéus funciona de segunda a sexta-feira no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela), e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. As denúncias tanto da ocorrência de roedores e caramujos, quanto de outros animais como escorpiões e cães agressivos, podem ser feitas pelos telefones: 0800-2846992 ou (73) 3634 – 4434.
 Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...