sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Consulta pública discutirá criação de unidade de conservação em Ilhéus



 A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, estará realizando no próximo dia 21 de novembro uma consulta pública para apresentar a proposta de criação da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (RVS) da Lagoa Encantada. O evento, aberto ao público, será realizado das 8 às 13 horas, na Câmara Municipal de Ilhéus, e vai contar com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, representantes dos governos municipal, estadual e federal, do setor empresarial e dos segmentos organizados da sociedade.
De acordo com a programação, o evento será aberto às 8 horas, com a apresentação do projeto de criação da unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre. Em seguida o espaço será aberto para as discussões, com esclarecimentos de dúvidas e informações mais detalhadas sobre a proposta. O chefe de Gabinete e secretário interino de Administração da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, informou que já está sendo disponibilizado para o público o resumo executivo da consulta pública. Os interessados devem se dirigir ao Gabinete do Prefeito para ter acesso ao projeto.
O diretor de Unidades de Conservação do Inema, Ivã Amorim, explicou que em função de projetos de infraestrutura e empreendimentos previstos para serem implantados no Território do Litoral Sul, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Sema irá apresentar propostas para a criação do Parque Estadual das Nascentes do Almada e Serra do Corcovado e dois Refúgios de Vida Silvestre (RVS), sendo um das Nascentes do Almada e o outro da Lagoa Encantada, em Ilhéus. O objetivo é aumentar a extensão das áreas protegidas no sul da Bahia. Ele informou que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia considerou relevante identificar áreas na Bacia Hidrográfica do Rio Almada e na APA para criação de unidades de conservação de proteção integral com o intuito de ampliar as áreas de proteção.
Conforme o documento apresentado pelo Inema,  a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada e Rio Almada, localizada no sul do Estado da Bahia, desempenha importante papel para a conservação da biodiversidade. Inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, forma juntamente com a APA Costa de Itacaré/Serra Grande e o Parque Estadual da Serra do Conduru (Pesc) um conjunto de unidades de conservação estadual de extrema relevância ambiental. O Pesc, considerado como área núcleo do Corredor Central da Mata Atlântica, apresenta recorde mundial de biodiversidade em espécies vegetais, alto endemismo, espécies raras, grande riqueza de recursos hídricos, com cerca de 30 rios e riachos que abastecem a Lagoa Encantada e bacias hidrográficas importantes na região, dentre outras peculiaridades.

Da assessoria de imprensa

www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...