quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Supremo começa nesta quarta a julgar Dirceu e ex-dirigentes do PT


Depois de condenar 12 réus ligados a partidos aliados ao PT (PL, PTB, PP e PMDB) por corrupção passiva no processo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal começa a julgar hoje os acusados de corrupção ativa: a cúpula petista - José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares - e os operadores do esquema, Marcos Valério e seus associados.
A sessão de hoje do STF já deve começar com a leitura do voto do relator, o ministro Joaquim Barbosa. Réu confesso, apesar de alegar que o dinheiro levantado em empréstimos bancários seria usado em campanhas eleitorais, Delúbio Soares não deve escapar da condenação. Presidente do partido quando o escândalo estourou, Genoíno, que assinou os empréstimos, deve ter o mesmo destino. Mas a estrela deste capítulo do julgamento é mesmo o ex-ministro José Dirceu.
Poderoso comandante da Casa Civil no primeiro governo Lula e ainda hoje um dos mais influentes líderes do PT apesar de não ter mandato nem cargo de direção, Dirceu é apontado pela Procuradoria-Geral da República como principal responsável pela organização do esquema operado por Delúbio com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.
O ex-ministro chefiou a campanha que elegeu o ex-presidente Lula em 2002 e assumiu o papel de principal articulador político do novo governo, negociando acordos com os partidos que formaram a base de apoio ao governo Lula.
Em sua defesa no processo do mensalão, Dirceu admite que negociou com os partidos aliados, mas nega ter tratado de assuntos financeiros com eles e diz que se afastou da administração do PT ao assumir a Casa Civil. Em seu interrogatório no processo, Dirceu disse que “organizou e negociou” a formação da base aliada, que incluía os partidos (PP, o extinto PL, hoje PR, PTB e PMDB) cujos líderes foram condenados nesta semana por corrupção passiva no Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...