quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SJCDH encerra Capacitação em Libras

Foi finalizado nesta quarta-feira (03), o Curso Básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, através do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). O curso teve como objetivo capacitar os participantes para se comunicar e, dessa forma, possibilitar a inclusão cidadã dos deficientes auditivos.

Na aulas os alunos aprenderam os princípios básicos para a utilização das LIBRAS, além das informações de como se posicionar fisicamente e qual a postura correta para se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva. A capacitação foi dirigida pelos professores Caio Asa Santos que ensinou a prática da comunicação e Taís Gondim, aluna da especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II que explanou sobre noções da teoria da comunicação com sinais e legislação.

A SJCDH por meio do CEDH vem realizando diversos cursos de capacitação e qualificação para os servidores públicos estaduais e para a sociedade civil. Nesta terça-feira, 2, foi iniciado o curso “Capacitação: Por Um Transporte Marítimo Humano e Cidadão”.

A capacitação é uma iniciativa da SUDEF e pretende qualificar os profissionais da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), para o tratamento das pessoas com deficiência. Durante as aulas serão abordados assuntos sobre os direitos humanos e suas garantias, com intuito de formar uma cultura de respeito à dignidade humana através de promoção e vivência aos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação e da tolerância.

O curso de capacitação para motoristas segue até o dia 10 de novembro, no auditório da SJCDH. Estão sendo abordados assuntos como etnias, preconceitos, família e tráfico de pessoas, além de direitos humanos, a declaração dos direitos humanos, diversidade e ética. Durante o curso, serão abordados também noções de primeiros socorros, atualização da Legislação, direção defensiva e meio ambiente.

Da - Assessoria de Comunicação SJCDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...