quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Paralisação na Uesc nesta quarta-feira


Professores e alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz programam uma paralisação para esta quarta-feira (24). Durante todo o dia, os manifestantes estarão acampados no campus da universidade. Entre outras coisas, eles reivindicam reajuste salarial e mais investimentos na instituição. A programação prevê panfletagens, palestras e debates. Temas como "Orçamento Universitário" e "Regime de Trabalho Docente" serão discutidos durante o movimento.
A paralisação integra a agenda de atividades do Fórum das Associações de Docentes (ADs) e envolve todas as Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), que se queixam de dificuldades geradas pela falta de recursos.
Só para se ter uma ideia, o repasse da Receita Líquida de Impostos (RLI) das UEBA não chega a 5%. Uma das consequências disso é a o baixo salário dos professores, considerado o mais defasado de todo o nordeste. Para se equiparar com a remuneração dos docentes das instituições estaduais do Ceará (considerado o melhor salário), os docentes em questão precisariam de um reajuste salarial de 28%. E eles estão lutando por isso.
Outra reivindicação dos participantes do movimento é a revogação da Lei 7176/97, que fere a autonomia universitária e o repasse orçamentário de, no mínimo, 7% da RLI para a UEBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...