terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outubro Rosa

O Outubro Rosa busca chamar atenção para a incidência do câncer de mama no mundo e a importância das medidas protetivas. O movimento mundial tem por meta conscientizar  as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. A cor rosa  identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce da doença.
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa,  na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como um dos  slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.
Comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca, em especial,  lembrar a população a respeito da importância não só da mamografia para mulheres com mais de 40 anos, como também do exame clínico das mamas anualmente e o auto-exame das mamas mensalmente, para todas as mulheres. No Brasil, além da vasta programação promovida por diferentes empresas e organizações, o Outubro Rosa é marcado pela iluminação rosa das fachadas de diferentes monumentos do país. Entre eles o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e alguns prédios da Esplanada, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília.
Em Itabuna, o Grupo "Se Toque" todos os anos realiza atividades para marcar a data. E neste ano, mais uma vez estará na Praça Olinto Leone, orientando sobre como fazer o auto-exame das mamas e com uma tenda para ouvir as mulheres. O Grupo quer saber se a mulher que está com um nódulo (o chamado caroço) na mama ou qualquer outra alteração tem conseguido tratar adequadamente ou se existem dificuldades para ter acesso a um especialista, para a realização de exames e ou procedimentos.
Sendo outubro o mês em que se intensificam as ações de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, época em são realizadas ações de sensibilização junto às mulheres, para que procurem o médico para fazer o exame clínico  das mamas e os exames complementares, é pois necessário saber se existem óbices a essas iniciativas. 
Assim uma equipe do "SE TOQUE" estará de plantão na praça Olinto Leone, dos dias 17 a 27.10.12, colhendo informações sobre a questão.
Após o levantamento, será realizada uma análise e encaminhamento de eventuais questões identificadas visando dar seguimento ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...